Últimas indefectivações

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Viciados no sofrimento



Voltámos a falhar golos, atrás de golos. O jogo podia ter ficado decidido muito mais cedo. Não há necessidade...
Júlio César 'imperial', para quem tem pouco ritmo, teve muitíssimo bem...
Agora venham os Corruptos, sem medo...
Não faço ideia quais vão ser os desenvolvimentos na 'novela' David Luiz: se o David é o 2º marcador de penalidades a seguir ao Cardozo, tudo bem, agora se a decisão de 'dar' o penalty ao David se deveu a uma suposta 'prenda' de despedida, acho que foi um tremendo disparate, o jogo não estava decidido. Agora independentemente deste lance o David fez um excelente jogo, ultrapassando inclusive uma possível lesão no final da primeira parte, para quem estava com a 'cabeça em água' como alguém escreveu esta semana, jogou como um verdadeiro titular da Selecção Brasileira!!! (Já agora será que alguém vai escrever como é que o Benfica consegue ter dois centrais convocados simultâneamente para a Selecção canarinha?!!!)

Se em Coimbra tentaram 'colar' a vitória do Benfica a um golo irregular, com o objectivo de 'calar' as nossas criticas (a 'coisa' só correu mal por causa de um pequeno pormenor: dois penalty's a favor do Benfica não foram marcados!!!), agora depois deste jogo, onde foram marcados 3 penalty's a favor do Benfica, ninguém os vai calar!!! Lembram-se do Estrela-Benfica para a Taça da Liga? Lembram-se da final da Taça da Liga com os Lagartos? Lembram-se do Benfica-Nacional para a Taça da Liga do ano passado? Pois bem, esta época o Rio Ave-Benfica para a Taça de Portugal será o 'álibi' para todas as Roubalheiras que já ocorreram esta época, e para aquelas que ainda estão para vir!!! Preparem-se para ouvir repetidamente referências a este jogo...!!!

Para memória futura deixo a minha opinião sobre os lances:
-Coentrão não faz penalty sobre João Tomas.
-Ricardo Chaves não faz penalty, o toque do Saviola é mesmo à 'queima'.(a marcação deste penalty deveu-se exclusivamente ao fiscal-de-linha)
-Zé Gomes faz penalty sobre Saviola. Ao contrário do Coentrão, o Vila-condense empurra claramente o Argentino.
-Jeferson faz penalty. O remate do Cardozo é à 'queima', mas o defesa usa os braços para 'tapar' ângulo ao Paraguaio





PS(1): Parece que houve outro lance passível de penalidade, devido a uma mão do Gaspar, nesse momento não estava a ver o jogo na televisão, portanto não vi o lance, provavelmente não vai aparecer nos resumos, portanto não me vou pronunciar.
PS(2): Hoje disputou-se um jogo antecipado da Liga, sem justificação aceitável, diga-se!!! Só vi os primeiros minutos, desisti rapidamente!!! É que uma das equipas, apresentou-se ao jogo, como tivesse a disputar um jogo particular com o Cascalheira de Baixo!!! Desta vez, não houve trincos nem trancas, 4 jogadores de caracteristicas ofensivas!!! É só coragem!!! Prevejo que esta equipa insular vá longe na Taça da Liga...!!!

Ambição

"A tirada fez manchete num diário desportivo. Só podia mesmo aparecer maiusculada na primeira página do jornal. 'Sou o melhor defesa-esquerdo do Mundo'. Quem disse? Fábio Coentrão, a mais recente coqueluche do Sport Lisboa e Benfica. Lida a frase, ficou a ideia de alguma sobranceria, de alguma arrogância, de alguma altivez. Quem conhece as Caxinas, região piscatória de Vila do Conde, berço de lateral benfiquista, sabe que se caracteriza por ser um local de gente humilde, gente franca, gente trabalhadora. Poderia Coentrão ser diferente? A expressão 'sou o melhor defesa-esquerdo do Mundo' tem de ser contextualizada. Ele até explicou o alcance. Fê-lo mesmo com a genuinidade que o caracteriza, que é bem apanágio dos seus conterrâneos.
'Se eu não acreditar em mim, quem vai fazê-lo?'. Está Fábio coberto de razão. Diz que é o melhor do Mundo pela elementar razão de que quer ser o... melhor do Mundo. A isso pode chamar-se altanaria? A isso pode e deve chamar-se ambição. Somente ambição.
O lateral canhoto do Benfica protagonizou uma ascensão repentina. Repentino, mas sustentado. No Benfica e na Selecção Nacional. Pela sua idade, não custa vaticinar uma larga margem de crescimento. Fábio Coentrão é um jogador excepcional? É mesmo. Fábio Coentrão pode ser um jogador fabuloso? Pode mesmo. Já é o melhor do Mundo na sua posição? É, pelo menos, o melhor do Mundo nessa ambição. Que não esconde, que não ilude. A isso se pode chamar também auto-responsabilização. Que só lhe fica bem. Como bem fica ao Sport Lisboa e Benfica..."
João Malheiro, in O Benfica

Objectivamente (Elmano)

"Elmano Santos é um verdadeiro artista! É demasiado previsível e interpreta como ninguém as ideias de um Sistema podre, mas que vai resistindo contra tudo e contra todos! Como é possível esta alma ter andado tantos anos na primeira categoria e sempre a merecer as boas referências dos seus superiores?! Só mesmo porque faz na perfeição o trabalho que os que habitualmente beneficiam desta vergonha gostam.
Como aquele que tratou de fazer em Coimbra! Na passada sexta-feira, programa «A Jornada», da BTV, tive oportunidade de avisar sobre o que iria ser a arbitragem deste artista. Disse que ele iria arranjar maneira «de pôr os nossos adversários a dizer que afinal o Benfica não tem de falar de arbitragens porque em Coimbra... houve um penalti mal assinalado a favor do Benfica, ou coisa que o valha». Afinal houve coisa que o valha, mais dois penaltis que não foram marcados e uma expulsão feia, tão injusta como cruel! Não me enganei porque conheço como funciona o sistema e ele não falha. Havia que arranjar maneira de fazer parecer que os árbitros também beneficiam o SLB e que são injustas as críticas aos benefícios que o FCP tem tido! Nada melhor que nomear árbitro bem identificado com este saber das coisas para - parecendo que beneficia, prejudica! Veja-se como o SLB foi prejudicado, mas na prática, porque só ganhou por 1-0, o golo obtido em fora de jogo serve de mote para as conversas que vão prolongar até Junho! O Benfica jogou melhor, criou oportunidades, rematou ao poste e dominou em toda a linha. Mas aquilo que se vai discutir é o lance do golo.
Houve até quem comentasse na Sportv que Saviola além de estar fora de jogo EMPURROU A BOLA COM O BRAÇO PARA A BALIZA! Tudo isto é muito mau! Um líder que leva vantagem com pontos amealhados com favores de árbitro. Jornalistas e comentadores que desprezam a verdade e a seriedade. Uma Federação que está ilegal perante a FIFA e a UEFA. O que é que se pode esperar deste pobre futebol português?"
João Diogo, in O Benfica

Dito por não Dito

"O jogo de Coimbra correu-nos de feição apesar de não termos feito uma exibição deslumbrante. O mais importante era ganhar, manter a pressão pontual para o 1.º classificado e somar a sexta vitória consecutiva no Campeonato. O objectivo foi, rigorosamente, cumprido com o Benfica a rubricar uma bela primeira parte onde conseguiu aplicar tudo o que de bom tem vindo a desenvolver nos últimos dois meses.
O Benfica marcou o golo (admito que possa haver fora de joga de Saviola) e uns minutos depois a Académica passou a jogar só com dez, fruto da expulsão de Pape Sow, que mais parecia um atleta de Karaté, ao pontapear o peito de Cardozo. Depois deste lance a nossa equipa entrou em gestão de esforço, pois percebeu que o que estava em jogo era tão somente a conquista dos 3 pontos.
Pelo meio um chorrilho de asneiras do árbitro Elmano Santos (já estamos habituados) que fez vista grossa a dois penáltis a favor do Benfica, sendo que num deles ainda castigou Fábio Coentrão com a amostragem de um amarelo (acabaria por ser expulso mais tarde com um segundo cartão).
Para quem diz que o Benfica saiu beneficiado do Estádio Cidade de Coimbra ou não percebe nada de futebol, nem de regras de arbitragem, ou só pode estar de má fé. E por falar em má fé, é caso para relembrar o que Dito (ex jogador do Braga, Benfica e Porto), comentador SportTV, disse a esse microfone no decorrer da partida. Para dito, o penálti sobre Coentrão não existiu e foi o jogador do Benfica que forçou a entrada que o levou a estatelar-se ao comprido. Logo, foi bem mostrado o amarelo. No lance da expulsão (lance muito feio e a colocar em causa a integridade física de Cardozo) o árbitro exagerou ao mostrar vermelho directo ao jogador da Académica uma vez que este quis jogar a bola. Para não falar de outras tantas alarvidades que este Dito por não Dito, bem como o seu comparsa de comentários, fizeram ao longo da partida. Só dá mesmo vontade de mandar a Sport TV para um sítio que eu cá sei mas não posso dizer."
Luís Lemos, in O Benfica

Factos

"O facto mais notável do último fim-de-semana benfiquista foi, quanto a mim, a vitória na Taça Hugo dos Santos, em Basquetebol. Os adversários bem se gabavam de favoritismo, até porque seguem na frente da 1.ª Fase do Campeonato da Liga Profissional. Mas a verdade é que o Benfica conquistou o quadrangular disputado no Sabugal, ganhando os três jogos que disputou, com gosto particular para o terceiro frente ao adversário mais directo. Aliás, independentemente da classificação na 1ª Fase da Liga, o Benfica conquistou este ano os dois troféus já decididos, frente ao mesmo adversário: a Supertaça e agora a Taça Hugo dos Santos.
Facto igualmente notável foi mais uma vitória internacional da judoca Telma Monteiro, no Masters de Baku, no Azerbaijão, conquistando mais uma medalha de ouro.
Notável foi também a facilidade com que as equipas de Hóquei e de Voleibol derrotaram os respectivos adversários, mantendo a liderança das classificações.
E notável foi a sexta vitória consecutiva para o Campeonato da Liga de Futebol, alternando com vitórias para as Taças de Portugal e da Liga. Embora com menos fulgor que em jogos imediatamente anteriores, o Benfica ganhou. E em boa verdade saiu de Coimbra com razões de sobra para apresentar na esquadra de polícia do Calhabé uma queixa contra um indivíduo por roubo de dois penaltis. O suspeito era pequenino e vestia de amarelo e parece ser reincidente em matéria de grandes penalidades. Aqui atrasado, viu uma para um lado que mais ninguém viu e mandou repetir outra para o lado contrário, que entrara à primeira mas já não entrou à segunda, assim fazendo o resultado. Que ninguém pense, portanto, que o Sistema meteu férias. E Fábio Coentrão que o diga."
João Paulo Guerra, in O Benfica
PS: Esta, e as próximas cronicas, estão um pouco atrasadas no tempo, por isso peço desculpas, mas o jornal O Benfica só hoje me foi entregue pelos serviços dos CTT!!! Só com 6 dias de atraso!!! Serviço de altíssima qualidade...!!!

Dia de São Eusébio


Ontem (já passa da meia-noite!!!) foi dia de São Eusébio, a gala foi uma prenda bonita para os 69 anos na vida do nosso símbolo vivo, que por mérito próprio já ganhou um cantinho na eternidade da nossa memória...

"Boa noite a todos!
Estamos aqui para celebrar Eusébio, o seu talento, sacrifício, dedicação. O seu carácter e a sua inspiração. Tudo isto e muito mais foi Eusébio.
Eusébio é património de todos os que gostam de futebol, porque ele foi - sem dúvida – um dos seus maiores intérpretes.
Eusébio é património do Benfica, mas também é património e marca de um país que por norma reconhece demasiado tarde o mérito daqueles que o projectaram.
Felizmente, para todos nós, não foi assim desta vez.
Num país que tem por hábito ser pessimista, Eusébio sempre foi uma referência de optimismo e de esperança.
O Benfica foi o seu destino, mas também o principal beneficiário do seu talento. Mas o Benfica nunca tornou Eusébio refém do clube, porque esse é o segredo da grandeza e da universalidade do Benfica: Os nossos valores e as nossas referências são valores e referências de Portugal.
Eusébio é a referência maior do Benfica, mas Eusébio foi, é e continuará a ser a referência maior do nosso país além-fronteiras.
Tenho a honra de ser seu amigo e admirador e por isso nada me é mais grato, neste dia de tão grande significado, na presença dos seus familiares e amigos, que prestar-lhe uma sentida e pública homenagem e dizer-lhe o nosso muito obrigado pelo seu exemplo e por tudo o que nos deixou.
Parabéns pelo teu aniversário e obrigado por estes cinquenta anos da tua vida que deste ao Benfica e a Portugal!"






A Palhaçada continua...

Nos últimos dias ficámos a saber que a Relação confirmou a absolvição de Pinto de Sousa e dos seus compadres, hoje o actual CD da Liga resolveu abrir um inquérito (primeira vez que tal acontece, e não é por falta de justificações!!!) ao Jorge Jesus. Parece que o treinador que critica nomeações de árbitros antes dos jogos( o Puto das birras), não teve a mesma sorte!!! E ainda temos que aturar o olho selectivo do capitão da escumalha a tentar construir a ideia que o Benfica é que é beneficiado pelas arbitragens, ignorando sempre que pode as ajudas aos Corruptos. Para finalizar o CA da FPF resolve nomear para o próximo jogo do Benfica, o mesmo árbitro que na última jornada ofereceu 2 pontos aos Corruptos...!!!
E a palhaçada continua...

Demasiados remendos





Sem Heshimu, e com o Jenkins condicionado podíamos ter ganho, só faltou alguma fortuna nos últimos segundos!!! O nível começa a ser muito 'apertado', só podemos aspirar às vitórias se tudo correr bem, e com 28% em lançamentos de 2 pontos, não dá...
Sinal positivo para o primeiro jogo a ' sério' do Mike Williams.