Últimas indefectivações
quarta-feira, 17 de julho de 2024
No Benfica em 2024-25
1. Como pode parte significativa dos adeptos de um clube não querer no seu plantel um jogador que é (ainda) de classe mundial, como acaba de mostrar ao serviço da Argentina na Copa América?
2. Porque há uma tão larga percentagem de benfiquistas que está contra a continuidade de um jogador que foi a par de João Neves o melhor da época 2023-24 (1) e entrou em todos os melhores onzes da Liga que são resultado da pontuação dos jornais?
3. Os números de Di María na época 2023-24 do Benfica foram tudo menos um fracasso: 48 jogos, 3.984 minutos, 17 golos e 11 assistências. Reparem que Rafa e Di María foram os dois responsáveis por 39 golos e 26 assistências: depois de perdermos o Rafa, vamos também prescindir do Di María?
4. Di María é muito criticado pelo número de perdas de bola, pelo facto de já não ter pernas para 90 minutos, por não ajudar nas tarefas defensivas e ainda por ser fiteiro e se atirar muitas vezes para o chão. É possível que tudo isto seja, mesmo que só em parte, verdade, mas essa é uma questão que cabe ao treinador e à sua equipa técnica resolver: eles é que têm de sacar o melhor dos jogadores que têm à sua disposição.
5. Também se diz que Di María tira espaço aos jovens jogadores do plantel. Acontece que o treinador tem que escolher os jogadores pelo que podem dar à equipa e não pelo bilhete de identidade. Di María, se bem enquadrado, ainda tem muito para dar. Basta atentar nas declarações de Scaloni, selecionador argentino, após a vitória na Copa América: "Fez jogos espetaculares. Quando as pernas já não davam, correu como se tivesse 25 anos."
6. Di María estará esta época apenas concentrado no Benfica, evitando longas viagens intercontinentais para os jogos da seleção argentina. Toda a equipa - toda a equipa! - tem muito que melhorar e acredito que Di María tem um contributo importante a dar. Inclusive fruto da sua experiência, que será muito importante nos grandes jogos de Champions e Mundial de Clubes que teremos pela frente.
7. Agora que parece que acertámos na contratação de um avançado, não poderá o contributo de Di María ser muito melhor aproveitado? Não beneficiará Pavlidis da qualidade de Di María?
8. Fui dos que festejei o regresso de Di María há um ano atrás. E sou dos que acredita que a sua continuidade será de grande utilidade. Têm que corrigir o que esteve mal com ele e, pelo que sei, não é pessoa difícil e com comportamentos de "prima dona". Ou seja, fazer de Di María parte da solução. Qualidade não lhe falta. Mãos à obra!
COM DI MARÍA RUMO AO 39
(1) Registei ao longo da época 2023/24 num excel as pontuações de todos os jogadores do Benfica dadas pelos jornais desportivos A Bola, Record e O Jogo e pelos sites ZeroZero, SofaScore e GoalPoint, tudo ponderado pelo tempo de utilização. João Neves foi o mais pontuado dos nossos, seguido de muito, muito perto pelo Di María e já a maior distância pelo Rafa."
Carlos Manuel vs. João Mário
Carlos Manuel.pic.twitter.com/S30aOZscUM
— Scof (@scof1904) July 16, 2024
O Benfica é o mau melhor amigo
"1. Nunca conseguiu, não consigo e jamais conseguirei dizer que a minha seleção é o Benfica. Vem isto a propósito da recente campanha da seleção nacional no Europeu que se está a disputar na Alemanha. A minha seleção não é o Benfica. Se o Benfica fosse a minha seleção e se eu olhasse para os jogos do Benfica como olho para os jogos da seleção, com que paz de alma assistiria aos jogos daquele que seria - e não é - o meu clube em modo da seleção?
2. Seria um descanso. Aceitaria todos os resultados com um fair play inquestionável, limitando-me a encolher os ombros displicentemente nas derrotas, e também nos empates, e esboçaria um leve sorriso a cada vitória porque a ausência de paixão mais não me permitiria.
3. O Benfica é o Benfica. 'O Benfica é o meu melhor amigo' como disse tão bem e tão inspiradamente Kika Nazareth quando em 2022, subiu ao palco no decorrer da Gala Cosme Damião. Do futebol feminino, para lá da súmula impressionante de vitórias, têm-nos chegado declarações de amor ao nosso clube. Filipa Patão, a nossa treinadora da equipa sénior feminina, já se tinha saído em tempos com uma máxima de valor: 'Ama o Benfica e nada te faltará!' Outra grande verdade cuja compreensão só estará ao alcance de quem ama o Benfica incondicionalmente.
4. Acredito que a larguíssima maioria dos adeptos benfiquistas amam o seu clube sem condições. Quer isto dizer que o amam nos momentos esplendorosos com a mesma intensidade com que o amam nos momentos tormentosos. A expressão desse amor pode manifestar-se das mais diversas formas, mas o amor está lá sempre.
5. Se o Benfica é o nosso melhor amigo nunca faremos mais do que se espera de uma relação assim. Estamos com o nosso melhor amigo em todos os momentos. Pensamos no nosso melhor amigo a toda a hora. Sofremos com ele e por ele, regozijamo-nos com ele e por ele. É simplicíssimo. E é um privilégio termos um amigo destes.
6. Kika Nazareth partiu para Barcelona onde vai jogar na melhor equipa de futebol feminino do mundo. Despediu-se em lágrimas com um 'até breve'. A Kika Nazareth sabe, e todos os benfiquistas sabem, que o seu destino é regressar a casa, seja quando for e nas condições em que for. Vamos ter Kika Nazareth no futuro do Benfica, o seu melhor amigo espera por ela.
7. A seleção nacional da Federação Portuguesa de Futebol e de Roberto Martinez caiu nos quartos de final do Europeu no desempate por grandes penalidades. Ficámos todos com a sensação de que havia ali material para fazer mais e melhor. Mas como a seleção não é o meu melhor amigo, deixemos essas análises para os especialistas em matérias gerais e aguardemos pelos dois primeiros jogos da pré-temporada frente ao Farense e ao Celta de Vigo. É isto que nos faz bater mais depressa e coração."
Leonor Pinhão, in O Benfica
Subscrever:
Mensagens (Atom)