Últimas indefectivações

domingo, 18 de dezembro de 2016

Vitória esperada...

Benfica 3 - 0 Esmoriz
25-20, 25-17, 25-21

Fim-de-semana perfeito, com mais duas vitórias, rodando todo o plantel...

Quinta-feira temos jogo Europeu, na Suíça...

Todos os jogos deviam ter um penálti para o Benfica (...).

"Ederson
Os níveis de atenção com que aborda toda e qualquer ocorrência na sua área de acção fazem lembrar Mr. Miyagi em Karate Kid a apanhar moscas com pauzinhos. A sério, experimentem pôr uma bandana na cabeça do homem. Aquela saída aos 70 minutos para uma defesa autoritária a remate de Tocantis fez Manuel Neuer dizer “not bad, not bad at all”, isto num idioma que nos recusamos compreender.

Nélson Semedo
Se virem com atenção descobrirão vários lances de Nélson Semedo a sorrir para as câmaras enquanto acelera pelo seu corredor fora. Foi o melhor de uma equipa menos inspirada do que é habitual. Aos 30 minutos sobe juntamente com os seus colegas para deixar um adversário em fora de jogo e o fiscal de linha não apita, naquilo que foi uma bonita mas ingénua demonstração de confiança na arbitragem portuguesa.

Luisão
Segunda escorregadela a isolar um adversário nos últimos 3 jogos para o campeonato. Ainda assim, uma exibição bastante razoável a jogar ao lado de um colega em comatose. Aos adeptos que dizem que Rui Vitória não tem coragem de o sentar no banco, tentem vocês explicar isso a um careca com 2 metros de altura e mais anos de casa que os de José Eduardo dos Santos no poder. Depois digam-nos como correu.

Lindelof
Diz-se que o lado esquerdo do cérebro procura a lógica, a razão e a estratégia, ao passo que o direito é responsável pelo lado mais artístico e criativo do indivíduo. Agora imaginem que estas duas partes se envolvem numa discussão em sueco durante uma partida de futebol. O lado esquerdo do cérebro queixa-se que o direito não faz nenhum, este por sua vez diz que não pode ser ele a fazer tudo nesta relação, que é preciso dar para receber. O lado esquerdo ri-se ironicamente e ataca logo depois, queixando-se que o direito nem esperou por ele para começar a ver a nova temporada de Mr. Robot. Enfim, vocês percebem a ideia - ok, Maria?

André Almeida
Jogou na direita contra o Real Massamá e hoje regressou à posição de lateral-esquerdo. André Almeida continua a melhorar jogo após jogo e hoje, tanto a defender como a atacar, teve participações muito positivas que, a manter-se, permitirão aos adeptos baixar a terapêutica de calmantes iniciada há algumas semanas. 2016 é um ano cada vez mais estranho.

Fejsa
Quis aproveitar a noite de hoje para demonstrar que é humano, mas o passe falhado aos 34 minutos ainda não nos convence da sua suposta proveniência terrestre. Talvez aquele remate desastrado aos 40 minutos, mas ainda assim é um lance que deixa muitas dúvidas. Já agora, neste dia em que nos despedimos de Henry Heimlich, inventor da manobra de Heimlich, seria interessante discutir a substituição do termo “segunda bola” por “é do Fejsa”.

Pizzi
Alguns dos seus melhores momentos hoje foram fintas desnecessárias em que reconhecemos a sua habilidade e pouco mais. A Pizzi só pedimos uma coisa: quando não conseguires ser o magnífico mouro de trabalho que tem liderado o meio-campo benfiquista, seja por cansaço ou desinspiração, não te ponhas com rodriguinhos. Parece que estás a tentar distrair a malta do óbvio. Relaxa. Toda a gente tem uma noite má. Assume isso e passa a bola a alguém ou tenta acertar nas pernas de um adversário. A sério que preferimos.

Cervi
Exibição aguerrida e carregadinha da já habitual vontade de partir esta m*rda toda, apesar de alguma dificuldade em ocupar o flanco direito na primeira meia hora. Mesmo quando ofensivamente não tem uma noite inspirada, sabemos que podemos contar com ele para o que der e vier. É essa atitude que - ironicamente - o torna um dos melhores a fazer pressão alta.

Rafa
A história clássica de Hollywood. Um tipo com pinta do Barreiro descobre que tem super poderes. Não sabe o que fazer com isso. Esconde o poder, com medo de magoar os outros. Decide praticar até conseguir dominar esses poderes, para depois praticar o bem. Antes magoa-se a si próprio. Mas dêem-lhe tempo: ainda nos vai salvar a todos numa noite escura em Gotham City. Nerds de banda desenhada, escusam de vir aqui fazer fact-check. Voltem lá para o Comic Con.

Gonçalo Guedes
Da próxima vez que alguém vos explicar, como se tivesse descoberto o bosão de Higgs, que o Benfica perde sempre que o Gonçalo Guedes é substituído, lembrem-se de hoje. E riam-se de forma condescendente enquanto lhe passam a mão pela cabeça, qual criança ingénua. Se essa pessoa for mesmo vossa amiga, vai compreender o humor do gesto. Se não for, ninguém vos obrigou a seguir este conselho.

Raúl
Todos os jogos deviam ter um pénalti a favor do Benfica e não, não é por essa razão, caro leitor sportinguista. Todos os jogos deviam ter um penálti a favor do Benfica porque Raúl Jiménez os marca de forma muy bonita. É talvez o melhor gesto técnico que podemos esperar dele ao longo de uma partida de futebol. Não que tenha passado o jogo a dormir: fez pelo menos um remate perigoso, um cabeceamento pouco vocacionado, um cruzamento para si mesmo numa daquelas deambulações pelas alas, e mais algumas coisas em relação às quais até poderíamos discordar, não fosse o facto de estar a caminhar para a sua melhor época de sempre. Nunca na sua carreira tinha marcado em 4 jogos consecutivos, e continua a disputar cada lance consciente de que o Benfica é a melhor coisa que lhe aconteceu.

Mitrolgou
Vai-se andando.

Jonas muitos Emojis de coração
Quase marcou por duas vezes. Nada mau para alguém que passou 113 dias separado da bola, de nós, da presença no relvado enquanto forma máxima de expressão artística.

Samaris
Estes jogadores que entram a 3 minutos do fim tomam mesmo um duche a seguir ou usam apenas umas toalhitas? Samaris parece ser alguém que faz questão de tomar duche. Agora que falámos nisso, esperamos que o tema seja amplamente discutido nas redes sociais."

Cadomblé do Vata

"1. O JONAS VOLTOU... felizmente para o Estoril, o SLB venceu, senão teriam que nos pagar uma taxa de 40,00€ por cada adepto canarinho que teve o prazer de ver o Pistolas ao vivo.
2. Ainda a bola não tinha entrado na baliza do Moreira e já 99% dos benfiquistas adivinhavam que ia haver choro lagarto por causa do penalty, como efectivamente veio a acontecer... em londres já acertam o Big Ben pela cadência da calimerice alvaladiana.
3. Contra o Sporting o SLB cometeu 10 faltas; hoje conseguimos fazer apenas 9... o Glorioso actual ataca com uma marreta numa mão e defende com um espanador na outra.
4. Rafa e Guedes são soberbos na criação e absolutamente patéticos na finalização... parecem pilotos de F1 que dão 20 voltas de avanço ao 2º classificado, para depois se enfaixarem contra um paredão na última volta por levantarem ambos os braços em triunfo quando estão a negociar a curva que antecede a recta da meta a 300km/h.
5. O Estoril pertence à Traffic que assinou nesta semana um acordo de parceria com o Sporting... agora era convidar o Recreativo de Caála para um amigável na próxima segunda feira, para tentarmos arrasar com todo o Mundo Sporting no espaço de apenas uma semana."

Águia em serviços mínimos

"Contas feitas, nos últimos dois jogos Ederson 'deu' pelo menos quatro pontos aos encarnados

Pouco presença na área
1. O Benfica sentiu algumas dificuldades em construir o seu futebol ofensivo na fase inicial do encontro, uma vez que, no meio-campo, as acções dos estorilistas Diogo Amado e Eduardo Teixeira conseguiram manietar Pizzi, o principal alimentador do último terço encarnado. Ainda nesta fase, Rafa apresentou-se pela esquerda e Cervi pela direita, mas rapidamente Rui Vitória percebeu que o argentino sente dificuldades em jogar por este flanco e alterou os extremos. A acrescer as dificuldades encarnadas está o facto de Raúl Jiménez de desposcionar muitas vezes, caindo sobre os flancos. Rafa e Cervi fizeram movimentos interiores, mas notava-se pouca presença na área do Estoril. Apesar do futebol lento na primeira parte, o Benfica ainda criou duas/três ocasiões de golo, mas não conseguiu ir para intervalo em vantagem no marcador.

Vale a pena a contenção?
2. Após o intervalo, de grande penalidade, o Benfica chegou à vantagem. E depois do golo dos encarnados, o Estoril subiu de produção e conseguiu colocar a defesa encarnada em sentido. Percebe-se a opção de Pedro Gómez Rodríguez em jogar com o bloco baixo, mas a pergunta faz sentido: será que vale a pena tanta contenção? De facto, no final do encontro, a vitória sorriu mesmo aos encarnados, pelo que resta saber se uma estratégia mais ousada não teria efeitos mais benéficos para os estorilistas.

O papel de Guedes
3. A equipa da Linha de Cascais, após o golo, como se soltou e encontrou espaços para o ataque. Tal aconteceu porque Gonçalo Guedes, na altura, já estava a jogar mais descaído para a ala, pois Mitrolgou já tinha entrado e encontrava-se na zona central. Com Guedes na ala o Benfica perde agressividade na zona central e não consegue condicionar a primeira fase de construção do adversário, permitindo aos homens do meio-campo, neste caso do Estoril, terem espaço para saírem a jogar. O Benfica só conseguiu estabilizar mais quando entrou Samaris para fechar o meio-campo.

SuperEderson e Jonas
4. Do lado dos encarnados há a destacar Ederson e Jonas. O guarda-redes está numa forma fantástica e fez mais uma defesa tremenda a remate de Tocantins. Contas feitas, nos últimos dois jogos, deu pelo menos quatro pontos ao Benfica. Quanto a Jonas, realmente tem um faro de goleador incrível e em dois lances poderia ter feito golo. Mais tarde ou mais cedo, o melhor marcador dos encarnados na época passada vai entrar no onze e resta saber quem será o sacrificado no onze.
Resumindo o encontro, o Benfica conseguiu uma vitória natural mas não muito segura. Os encarnados continuam a demonstrar maturidade competitiva e denotam muita elasticidade para se adaptarem às circunstâncias de qualquer que seja o jogo. Ontem, foi uma vitória mínimos, sem muita exuberância, mas com eficácia."

Vítor Manuel, in A Bola

Sinais da bola

"E a barba, Jonas?
Percebeu-se cedo que era noite para Jonas regressar. O sorriso estampado no rosto mal sai do autocarro à chegada ao Estoril dizia tudo. Um sorriso limpo e iluminado num rosto em que tinha desaparecido a barba... sinal de que as nuvens negras também já lá vão.

O novo luvas pretas?
Foi estreia absoluta de Pedro Carmona como treinador profissional. O momento não passou despercebido e até o árbitro, Bruno Paixão, antes de apitar para o início do encontro fez questão de felicitar o treinador... que se apresentou de luvas. Pretas. Por cá também faz frio.

Liguem o aquecedor
Não estava de luvas, mas Rui Vitória também precisou de adereços porque a noite estava mesmo fresquinha: passou o jogo com cachecol - vermelho, claro - enrolado ao pescoço, e a andar de um lado para o outro para evitar congelar. Um aquecedor é que tinha jeito...

Rei dos 'penalties'
Dizem as estatísticas que Raúl Jiménez é o rei das grandes penalidades: na carreira nunca falhou no momento de marcar dos 11 metros, festejou sempre. Ontem voltou a sorrir e foi decisivo. Marcou com frieza (tal como a noite). E voltou a festejar. Siiiii!!!!!

Escorregadelas
Não terá sido por causa do frio seguramente, mas lá que o relvado estava traiçoeiro, isso também se percebeu. Que o diga Luisão, que por duas vezes escorregou em situações de aperto e que resultaram em perigo para a baliza de Ederson. Que tal uma afinação de pitons?"

Paulo Alves, in A Bola

2005/06

Benfiquismo (CCCXXI)

Outro ângulo...!!!

Mais 4 ?!!!

Vermelhão: Final da Amoreira ultrapassada !!!

Estoril 0 - 1 Benfica


Grandes, enormes, gigantes 3 pontos... valem tanto ou mais dos que os 3 pontos conquistados no derby da semana passada!!! Se os próprios adeptos desvalorizam estes embates com equipas de menor renome no pré-jogo, é óbvio que os jogadores acabam por fazer o mesmo... e o treinador até pode tentar 'martelar' nas palestras sobre as dificuldades do jogo, a abordagem às partidas nunca é a mesma!!!
Hoje, ainda havia uma dificuldade extra: a chicotada psicológica no Estoril, que deu outra alma aos jogadores canarinhos... e acabou por desmantelar a preparação do Benfica para o jogo, porque as ideias do novo treinador eram desconhecidas...
Mas apesar das dificuldades, e de algumas oportunidades do Estoril (inclusive aquelas em fora-de-jogo não assinalado), o jogo fica marcado pela ineficácia 'quase' total do Benfica!!! Inacreditável a quantidade de golos desperdiçados pelo Glorioso...!!!
E sim, marcámos de penalty... é caso para dizer: o Paixão à 'terceira' lá marcou penalty!!! Apesar da PorkosTV fazer tudo para esconder estes lances!!!
Mas este jogo vai ficar para a história, não por causa da exibição, nem do resultado, a grande notícia foi o regresso do Jonas Pistolas, com barba cortada, e apesar da ausência prolongada, esteve quase a marcar, por duas vezes, além de alguns passes de grande classe... Aqui temos, o grande reforço de Janeiro...
Ederson, foi decisivo, com boas intervenções, depois do 0-1...
Luisão e Lindelof, na minha opinião não tem estado bem, ambos têm errado... Não sei se o Lindelof está com a cabeça nos futuros contratos, ou se é somente o facto de estar a jogar na Esquerda... ou o facto de estar a cobrir demasiadas vezes as costas do Luisão... Em relação ao capitão, por muita gratidão que temos, o facto é que nas bolas pelo chão, o Luisão demonstra dificuldades, e normalmente comete um ou dois erros por jogo, que em alguns casos têm sido fatais!!! Com a Taça da Liga após o Natal, espero que o Jardel e o Lisandro tenham minutos, e que Rui Vitória, tenha a coragem de escolher os melhores Centrais para 2017...
O Semedo e o Almeida estiveram bem... com o André muito activo em zonas de finalização!!!
A dupla Fejsa/Pizzi teve muitas dificuldades hoje, o plano de jogo do Estoril passou muito por condicionar os nossos centro-campistas... além disso o Fejsa, tem demonstrado dificuldades em 'aguentar' os 90 minutos... e a substituição de reforço do meio-campo, tem 'demorado'!!!!
Não gostei do Cervi na direita... prefiro o Rafa ou o Zivkovic no ligar do Salvio. O Rafa tem que 'apreender' a jogar no Benfica, contra equipas 'pequenas'... O espaço é menor, as decisões têm que ser mais rápidas, e tem que perder o medo de rematar!!!
O Guedes continua a demonstrar as qualidades e os defeitos de sempre, muita entrega, muita velocidade, mas as decisões nem sempre são as melhores...
O Mitro não tem jogado bem... mas nestes jogos, precisamos de um avançado mais fixo, e o Jiménez acaba por ser demasiado móvel... Mas a marcar penalty's o mexicano não falha!!!
Grande entrada do Jonas... faltou o golinho para ser perfeito, e esteve quase!!!!
Paixão até é conhecido por mostrar muitos cartões, mas hoje veio com as indicações iguais a todos os outros árbitros que já nos apitaram este ano: retardar ao máximo a mostragem de Amarelos... Se o critério nos jogos do Benfica, fosse o mesmo que nos jogos dos Corruptos, ao intervalo já estávamos em vantagem numérica...!!!
Mesmo com a 'cobertura' da PorkosTV foi visível que ficaram penalty's por marcar a favor do Benfica... pelo menos 1... terei que analisar as imagens mais ao pormenor nos próximos dias!!! Mas existiram lances 'duvidosos' com o Almeida - dois -, um com o Rafa, outro com o Jiménez, e outro com o Cervi... isto além daquele que foi assinalado!!!
E ainda tivemos o mistério dos foras-de-jogo: os 4 lances mais perigosos do Estoril, são todos 'duvidosos', mas só a bola ao poste na 1.ª parte, teve direito a 'linha' da PorkosTV!!! No 2.º tempo, a 'linha' desapareceu: lance onde o Lusião escorrega; lance onde o Almeida acaba por dobrar os Centrais; e a ocasião final no Canto... em nenhum destes lances foi discutido a existência ou não de fora-de-jogo, nem foi mostrado as 'linhas'...!!!
Após garantir a vantagem de 4 (e 5) pontos sobre os adversários, é importante não deixá-los aproximar! Esta 'almofada' de um jogo, é para alargar, não para diminuir!!! Como se viu após a derrota nos Barreiros, basta o Benfica permitir a aproximação dos rivais, para a 'pressão' e toda a descomunicação social desportiva 'cair' em cima do Benfica!!!
Cada vitória do Benfica, é um 'faca' na esperança dos outros... Não interessa jogar bem, interessa somar os 3 pontos... e que sejam eles a perder pontos!!!
Na quarta-feira, vamos ter um adversário que tem estado em grande forma: Rio Ave. A entrada do Luís Castro foi muito boa para os Vila-condenses... não podemos falhar tantos golos, e cuidado com o contra-ataque do Rio Ave...
Queremos um Natal vermelho...