Últimas indefectivações

segunda-feira, 11 de março de 2013

Texas Jack

"Uma das frases mais extraordinárias da história da literatura vem embrulhada em papel barato num livro aos quadradinhos do famoso Texas Jack. Perante uma imagem de vários corpos estendidos numa pradaria, o autor sublinha dramaticamente: «Entre os mortos havia um que respirava - Texas Jack». Esta bela capacidade que um morto pode ter de respirar é algo que merece destaque. E distinguia um bandido de um herói  Outra coisa que distinguia bandidos de heróis era o facto de, geralmente, os primeiros se apresentarem nos assaltos com lenços a taparem a cara até ao nariz, deixando apenas os olhos à mostra. E, assim sendo, ficavam dificilmente reconhecíveis.
Claro que havia bandidos e bandidos. E alguns tão trapalhões, tão incompetentes, que entravam nos bancos gritando «Mãos ao lato, isto é um assalto!» com as caras a descoberto, tornando-se presas fáceis de heróis como Texas Jack que era tão competente que conseguia ser um morto que respirava, à revelia das regras naturais dos mortos. Mas, por muito asno que fosse, não havia bandido capaz de se infiltrar pela calada da noite na sede da Wells & Fargo à procura do cofre forte deixando atrás de si, por exemplo, um rasto espectacular deste calibre - uma mochila, um martelo e sangue! A trabalheira que seria preciso para que tal zebróide se lembrasse de esquecer tanta tralha pelo caminho... Ou seja, nesta história mais recente de um qualquer Texas Jack o que espanta não é que ainda haja um a respirar por entre os mortos; o que espanta é alguém dar-se ao trabalho de levar um martelo e uma mochila para abandonar no local do assalto. E ter desatado a sangrar na hora mais imprópria. Há veias e vasos capilares que não têm noção das conveniências."

Afonso de Melo, in O Benfica

A glória passa pelo guerreiro

"Como comando solitário em terreno inimigo ou elo de ligação entre a equipa e o parceiro de ataque (Cardozo), Lima pode ser a chave do sucesso benfiquista. Mas, para isso, é necessário tê-lo em condições físicas e psicológicas perfeitas.
1 - Podia ser um jogador de póquer – tem coração indecifrável e expressão facial blindada a emoções. À vista desarmada é impossível perceber se está fresco ou cansado; calmo ou ansioso; feliz ou infeliz; optimista ou vencido. Ao fim de vários anos, porém, os adversários já não vão em cantigas: sabem que, apesar de promover imagem quase sempre inofensiva e distante, é uma fera adormecida à espreita da primeira debilidade para se mostrar, agredir e aniquilar a presa. Lima tem a baliza nos olhos mas não vive obcecado com a assinatura de todas as obras. É um ponta-de-lança entre companheiros que lhe permitem exercer o talento goleador e a responsabilidade assumida perante eles no modo como se entrega à luta, participa nas acções e dá linhas de passe constantes ao portador da bola.
2 - Lima é um notável jogador de equipa, que oferece esforço e generosidade justamente porque recebe apoio e confiança. As características que o identificam são as de um avançado moderno: velocidade de execução e talento para operar em espaços curtos; técnica superior, articulação motora perfeita e sentido de baliza indiscutível; bom jogo posicional, sabedoria no modo como guarda a bola e a entrega com critério; visão e inteligência na aproximação à baliza, processo orientado pelo faro do golo característico dos grandes atacantes, que culmina com as armas explosivas do tiro extraordinário, com qualquer dos pés, a curta, média e até longa distância.
3 - Numa equipa que versatiliza o modo como ataca, recorrendo algumas vezes a um futebol mais geométrico, de linhas rectas e distantes entre si, os traços largos de Lima alimentam melhor esse jogo longo e, por consequência, mais impreciso. Quando opta por uma solução ofensiva menos elaborada e paciente na construção, Jorge Jesus prefere quem lhe ofereça deslocamentos mais amplos e constantes, em largura e profundidade. Se Cardozo é perfeito no ataque organizado que o empurra para o habitat natural (a grande área), Lima é útil em duas situações diversas: como comando solitário em terreno inimigo ou elo de ligação entre a equipa e o parceiro que joga à sua frente. Com a diversidade de jogos que aí vem, o sucesso da época passa por ter o guerreiro em condições físicas e psicológicas perfeitas. E não tem sido esse o caso.
4 - Jorge Jesus tem feito gestão inteligente do plantel, mesmo apresentando uma equipa mais estrita, fria, racional e sem sentido de espectáculo  Protestam os adeptos, assentando a crítica na sensibilidade e na estética de uma vida inteira, defendida como se fosse um mandamento sagrado. Nesse plano a curto prazo, cujo objectivo é ter o exército na máxima força nas grandes batalhas que se avizinham, Lima é a chave para a glória, porque nenhum outro elemento do plantel permite, sem quebra de rendimento, investir numa forma diferente de abordagem aos jogos. Mais do que um excelente marcador de golos, poucos como ele dominam os três elementos que estabelecem o perfeito conhecimento do futebol: o espaço (saber ocupá-lo e conhecer as regras de cada zona do campo); o tempo (chegar no momento certo); e o engano (porque a surpresa continua a ser o principal factor de desequilíbrio).

Quem vier atrás que feche a porta
Afinal, o divórcio entre José Mourinho e o Bernabéu será menos conflituoso e violento. Depois de ganhar duas vezes ao Barcelona e de eliminar o Man. United em Old Trafford, a hipótese volta a fazer sentido: se Mourinho ganhar a Champions e a Taça do Rei, quem vier atrás que feche a porta. A saída do português, que parecia um alívio para a família merengue há dois meses, pode transformar-se num processo doloroso, de consequências imprevisíveis. Com essas duas vitórias em 2012/13, o madridismo terá de recuar mais de meio século para encontrar um treinador com melhores resultados.

Como se fossem acções da Bolsa
A opinião do seleccionador espanhol reflecte a realidade vista pelos olhos de um homem equilibrado e com bom senso. Mesmo admitindo que Messi está um degrau acima de CR7, a diferença é muito menor do que deixam entender os mais hipnotizados pelo futebol de La Pulga. Como qualquer estrela, Messi também tem direito a quebras; como todos os talentos superiores, CR7 está a um passo da genialidade. Sucede que, nas últimas semanas, à quebra de um correspondeu a expressão eloquente do outro. Isto do melhor do Mundo, à excepção de Maradona, é como acções na Bolsa.

A importância de João Rocha
João Rocha foi dos melhores presidentes leoninos de sempre. Num quarto de século, sucederam-lhe líderes com perfil discreto e ruidoso; mais ou menos competentes e apaixonados; rigorosos, polémicos, plebeus e cavalheiros. Mas nenhum como ele teve governação tão longa e bem-sucedida; nenhum foi comandante todo-poderoso que deu ao leão a imagem imperial que alimentou até aos anos 80. Com todo o respeito por quem veio a seguir, partiu o último homem que, por obra e carisma, cumpriu a vocação do Sporting: um clube vencedor, ecléctico, temido aquém e além-fronteiras."

Aimar 'vintage', um luxo na Luz

"A intervenção de 'el mago' no último golo do Benfica ao Gil Vicente só veio mostrar que 'os velhos roqueiros nunca morrem...'

As estrelas fazem falta ao futebol, são o alimento da alma dos adeptos e quando não jogam não podem justificar a razão porque, na hora da distribuição do talento, foram mais beneficiados que os outros. É claro que é inevitável o caso e morte das estrelas, uma lei do universo à qual não é possível dar a volta. Mas enquanto são visíveis, é deixá-las brilhar, para encanto dos olhos de quem as vê. E, para que fique claro, as estrelas não têm clube, são património dos adeptos do futebol, de todos os que gostam de ver a bola bem tratada. Podem estar de encarnado, azul, branco, preto, verde ou amarelo, não importa, Cristiano Ronaldo, Messi, Ibrahimovic, Gareth Bale são fantásticos sem fronteiras; e há outros que, mais perto do fim da carreira, continuam a espalhar talento - Giggs e Zanetti, por exemplo - fazendo com que absorvamos ainda com maior voracidade os pingos de classe que as suas chuteiras libertam. É nesta última categoria que está Pablo Aimar - «é o único jogador por que vale a pena pagar bilhete na Argentina», disse um dia Diego Maradona, antes de El Mago rumar a Valência - intermitente nas aparições de águia ao peito, quando está a cumprir a quinta época no Benfica. Há cinco anos, era Quique Flores treinador dos encarnados, o Benfica foi jogar a Guimarães e tinha 4999 golos marcados, desde 1934, no Campeonato. O golo 5000 foi obra de Suazo que recebeu um passe de letra de quarenta metros de Pablo Aimar e concluiu a jogada com sucesso. Até esse momento já tinha visto passar e cruzar de letra muitas vezes. Não tinha era visto ninguém fazer um lançamento em profundidade de letra. E foi, juro, das coisas mais espantosas a que já assisti num campo de futebol!
Ontem, na Luz, Jorge Jesus decidiu dar alguns minutos a Pablo Aimar. O argentino entrou em campo e imediatamente pareceu um peixe fora de água, sem ritmo, sem competição, meio perdido na vastidão do relvado. Outro jogador qualquer não escaparia a uma assobiadela, mas como Aimar não é um jogador qualquer o Terceiro Anel poupou-o (também porque estava 4-0), foi tolerante. E acabou por receber a justa recompensa, já no último minuto do tempo de compensação, quando Pablo Aimar roubou a bola a um gilista no meio-campo encarnado, progrediu cerca de 30 metros com o esférico no pé e a cabeça no ar e fez um passe perfeito, daqueles que são geometria no espaço, que rasgou a defesa minhota e permitiu a Salvio o cruzamento rasteiro para Gaitán fixar, com o mais belo golo da noite, o placard em 5-0.
É normal concordar-se com o facto de que os velhos roqueiros nunca morrem. É por isso que cada vez que um deles pisa o palco, a plateia estremece, à espera que aconteça alguma coisa especial. Foi isso mesmo que sucedeu ontem na Luz. Aimar vintage. Um luxo...

QUATRO semanas depois, onde para a Polícia?
«O computador portátil de Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, também foi furtado no assalto à sede do organismo»
A Bola, 14 de Fevereiro de 2013

RECAPITULEMOS: Há mais de QUATRO semanas a sede da FPF foi assaltada, pensava-se que ´so tinham sido roubados, dois computadores, do oitavo andar, mas o portátil do presidente dos árbitros, no sexto andar, também desapareceu. O ladrão, de cara destapada, foi caçado pela video vigilância. Deixou um rasto de sangue e impressões digitais. E nada?

(...)"

José Manuel Delgado, in A Bola

Sinal de fumo

"Há quanto tempo não se ouvia um futebolista ter uma intervenção pública com voz firme e com autoridade, como a de Luisão após a incompreensível revolta dos adeptos do Benfica durante o jogo com o Bordéus! 
Fê-lo, até, em aparente desautorização do silêncio que os responsáveis do Benfica impõem aos seus atletas profissionais, em contraciclo a todas as políticas de comunicação recomendadas no desporto de alta competição. Fê-lo, servindo-se das redes sociais na Internet que os jogadores sul-americanos usam com perícia e bom senso, no seu dia-a-dia de ídolos de massas, envergonhando o “ermitismo” de conclave em que vivem, bem fora do seu tempo, praticamente todos os profissionais portugueses saídos das famosas formações das academias.
Luisão é, em si mesmo, uma autoridade no Benfica, sem precisar de recorrer aos “Pensamentos” de Pascal para exprimir e fazer sentir a razão e o coração, nos tempos certos. Pelos anos de casa, pelo carisma, pela intervenção decisiva em momentos históricos, pelo porte e postura pessoais. Fosse outro, não teriam faltado reprimendas dos que pensam que jogador é para jogar e ponto final. Não é!
Ajuda a Luisão o crédito enorme que a sua prestação desportiva continua a emprestar à figura. Só nesta época em que esteve afastado metade dos jogos, o Benfica sofreu mais do dobro dos golos nas partidas em que alinhou sem o capitão. Não apenas pelo que joga e defende, mas pela confiança e estabilidade que oferece ao colectivo e aos colegas do seu sector.
Em plena era das tecnologias de informação, quando já só uma instituição secular comunica na linguagem dos índios, com sinais de fumo a partir da Catedral, a clareza e alcance da intervenção de Luisão têm o simbolismo de uma afirmação, sem tibiezas, sacudindo um emblema que parece pouco convicto do lugar que ocupa. Sim, disse Luisão aos benfiquistas, habemus líder!"

Aniversário promissor

"1. Infelizmente, não foi possível comemorar o nosso 109.º aniversário com a inauguração do excelente Museu Cosme Damião que está em preparação. Vale mais devagar e bem que depressa e mal, como disse o nosso presidente, e certamente que todos nós nos sentiremos orgulhosos quando, muito em breve, tivermos a nossa gloriosa história nele reflectida. Quem vê a bonita parte exterior do Museu, que ocupa toda a zona onde se situavam os vários stands de automóveis, já fica com água na boca. E, segundo me informaram, isso não é nada comparado com o que lá estará dentro...

2. O 109.º aniversário ficou assinalado por notícias entusiasmantes, relativas à nossa Benfica TV, que passará também a dar os jogos da mais importante Liga mundial - a inglesa -e, confirma-se, transmitirá os nossos jogos em casa. A Benfica TV passará a ser paga (por muito menos que a Sport TV) e estará certamente em todas as operadoras. Um grande salto qualitativo!

3. Quando li isso, há umas semanas, achei estranho e bem pouco próprio. Os bancos a perdoarem as dívidas (ou parte delas) ao Sporting? Como assim? E os outros? Vou esperar para ver. Mas com uma certeza. Se o banco onde tenho conta há muitos anos (Millenium BCP) o fizer, passarei de imediato para outro. Claro que isso, para o BCP, não terá a mínima importância. Mas se todos os benfiquistas o fizerem...

4. Fomos eliminados pelo SC Braga da Taça da Liga. Poderíamos ter ganho (uma bola na trave, um penálti não assinalado), mas a equipa adversária também dispôs de boas oportunidades e o nosso Artur esteve em muito bom plano. Depois, na lotaria das grandes penalidades, não fomos felizes.
Paciência. É sempre bom ganhar troféus (a Taça da Liga não é um título - essa designação reservo-a para o Campeonato: título nacional), mas a opção de Jorge Jesus, de apresentar uma equipa sem grande parte dos habituais titulares, pareceu-me correcta. Só não gostei da forma como respondeu na entrevista televisiva pós-jogo, como se o locutor tivesse colocado uma questão inoportuna...

5. Já estamos na frente do Campeonato. É agradável, mas ainda falta muito. Nada de excesso de optimismo!"

Arons de Carvalho, in O Benfica

Primeiros !

"Com sorte, mas também com alma e capacidade de sofrimento, o Benfica saiu de Aveiro na liderança isolada da Liga Portuguesa de Futebol, acendendo as luzes da esperança na sua gigantesca massa adepta.
Faltam nove jogos, tudo continua por decidir, e a equipa dá mostras de não vacilar. A nota artística vai alternando, enquanto as vitórias se vão sucedendo, sendo necessário recuar quarenta anos na história para encontrarmos uma tão eficaz campanha.
É altura, pois, de recriarmos uma onda vermelha capaz de invadir as bancadas do nosso País, empurrando o Benfica rumo ao 33.º título. É altura de entrarmos também nós em campo, para erguer a moldura que habitualmente enquadra os Campeões.
Há quem fale de penáltis, atirando as razões da liderança benfiquista para as costas da arbitragens.Se nos lembrarmos das expulsões de Proença na Choupana, dos penáltis de Xistra em Coimbra, e das 'defesas' de Alex Sandro em vários locais, percebemos que tudo não passa de manobras de diversão de quem avista o perigo. Até porque as duas últimas grandes penalidades marcadas a nosso favor foram inequívocas, escapando a qualquer racionalidade as dúvidas levantadas por algumas vozes acerca delas.
Somos primeiros porque somos melhores, e não é só no Futebol que o Benfica mostra a sua força. Somos líderes também em Basquetebol, Hóquei em Patins, Voleibol e Andebol, mantendo todas as esperanças intactas no Futsal. Permanecemos nas Taças de Portugal de todas estas modalidades, com a excepção do Voleibol. Estamos entre os oito melhores da Europa do Hóquei em Patins. E como se tudo isto não bastasse, recebemos recentemente a doce notícia relativa à aquisição dos direitos de transmissão, para a Benfica TV, da melhor e mais bonita Liga nacional de todo o Mundo - facto que traz dados novos ao mercado audiovisual português, e ao nosso posicionamento perante ele.
Tudo isto é Benfica. Tudo isto é, um grande Benfica. Acima de tudo e de todos, voando como uma águia que procura atingir os céus."

Luís Fialho, in O Benfica

Sistema azul

"Foi há dias, poucos dias, num programa televisivo. O FC Porto deveria ter jogado pelo menos dois anos na II Divisão. Disse-o categoricamente; provei-o com documentos irrecusáveis. Recebi várias mensagens, sobretudo de jovens simpatizantes benfiquistas que desconheciam a situação.
Afinal, o que se passou? Em 38/39, o clube nortenho classificou-se em terceiro lugar no Campeonato Regional do Porto, atrás do Leixões e do Académico, circunstância que obstaria, à luz dos regulamentos da época, a que disputasse o Nacional da I Divisão. E o que fez a Federação Portuguesa de Futebol? Procedeu a um alargamento cirúrgico com o objectivo de contemplar o FC Porto. Ironia suprema, a equipa nortenha acabou por se sagrar campeã, que o mesmo é dizer tem nos seus escaparates um troféu imoral. No ano seguinte, a FPF voltou a reduzir o número de participantes na prova maior do Futebol nacional.
Duas temporadas depois, o que se passou? Com o Académico e o Leça nas duas primeiras posições, o FCP voltou a ser terceiro e, de novo, impossibilitado de jogar na I Divisão. Como agiu a FPF? Reincidiu, ou seja, voltou a proceder ao aumento de clubes, apenas com o fito de proteger o emblema nortenho. Nova falácia, novo escândalo. E, para não variar, na época seguinte ordenou nova redução.
Nas últimas décadas, é comum de bocas empestadas dum azul saturante que durante anos o Benfica e até o Sporting foram protegidos pelas estruturas institucionais da bola. Enorme balela, colossal falsidade. Tal como aldraba na idade, o FC Porto aldraba ou omite as benesses de que foi alvo. Tem, agora, cultura de vitória? Mas continua a ter, escandalosamente, a cultura da mentira."

João Malheiro, in O Benfica

Carimbo no passaporte

"Caso armstrong deu novo pretexto para a luta pela ética desportiva...
A previsão não era falível: depois da colossal dissimulação de Armstrong, o combate contra a dopagem iria intensificar-se. Como, aliás, tudo se intensificou depois da tragédia de Heysel Park (final de 1985 da Taça dos Campeões Europeus), que obrigou a assumir toda uma outra estratégia na questão da violência e da segurança nos estádios. Como, depois dos sucessivos escândalos de corrupção e de tráfico de influências a cargo de dirigentes de importantes (e vencedores) clubes italianos, tudo poderia ter mudado no ataque à teia de cumplicidades, temores reverenciais e “terrorismos” psicológicos em que medra a actuação dos corruptores, coactores  intermediários e executores. Depois de Armstrong ressurge em vigor a nova “arma” dissuasora: o passaporte biológico do atleta.
Instituído pela Agência Mundial Antidopagem no final de 2009, o “passaporte do doping” começa a ser implementado generalizadamente pelas várias modalidades (esta semana foi o ténis). A sua vantagem é passar da “ detecção directa” das substâncias dopantes no organismo dos praticantes para a “ detecção indirecta” dessas substâncias, verificada em modificações anómalas no perfil sanguíneo e actuada através de reiterados “controlos” fora da competição. Se o atleta apresentar uma grande variação da sua “linha” biológica, teremos um forte indício de manipulação sanguínea através de dopagem. É aí que o caso passa para uma comissão de peritos, que decidirá se há elevado grau de probabilidade de o perfil anómalo se dever ao “uso de substância ou método proibido” e, nessa hipótese, recomendar a entrega do processo aos órgãos disciplinares por causa de “conclusões resultantes de perfis longitudinais” do praticante desportivo (art. 3.º, 2, c), da lei contra a dopagem).
A Autoridade Antidopagem de Portugal tem estado na vanguarda técnica e logística do passaporte biológico. Em meados do ano passado surgiu o caso mais conhecido de castigo por “violação do passaporte biológico”, com um maratonista olímpico sancionado com quatro anos de suspensão. Outros virão. E, neste momento, conviria tornar mais transparente nestes processos a aplicação dos princípios fundamentais do direito sancionatório e as garantias de defesa e de exercício do contraditório, nomeadamente nos regulamentos federativos.
A guerra da prevenção vale a pena, se outros princípios não caírem. Se for ganha na dopagem, o exemplo possibilitará pensar noutros “passaportes desportivos”, em especial para atacar a violência, a corrupção e a coação, onde temos com certeza muito meliante com cadastro para carimbar."

Folga nas 'taquicardias' !!!


Benfica 5 - 0 Gil Vicente

Alguns vão defender que foram os assobios de Quinta-feira, que instigaram uma reacção na equipa, os principais responsáveis pela goleada desta última noite. Eu discordo: voltaram os habituais titulares deste ano, voltou o Matic - claramente o jogador mais influente do Benfica, neste momento... -, e voltou o Maxi com enorme disponibilidade física... além disso temos que admitir, que esta noite tivemos felicidade na maneira como chegámos ao golo (nos dois primeiros)!!! Também merecemos, são tantas as vezes onde os guardiões adversários são os melhores em campo, que uma vez de 100 em 100 anos, também podemos beneficiar de uma noite mais infeliz do 'goleiro' opositor!!!
Curiosamente o Gil Vicente tanto na 1.ª parte, como na 2.ª, foi sempre a primeira equipa a criar perigo (o Luís Martins, com o pé direito, mandou em jeito, à barra!!! Seria o cumulo do 'impossível' se tivesse sido golo!!!), mas no resto do jogo, apesar de nunca deixarem de lutar, só criaram semi-perigo, em situações de passes errados em zonas proibidas dos nossos jogadores!!! Mesmo assim, acho que o resultado foi demasiado pesado, o Gil no antro da Corrupção também levou 5, mas nesse jogo tiveram amorfos, hoje, pressionaram  foram agressivos, mas a eficácia do Benfica, e a frescura física em alguns dos nossos jogadores nucleares, acabou por ser decidir o jogo.

O Ola John não vai marcar muitos golos na sua carreira, mas vai fazer muitas assistências: um autêntico '10' disfarçado de extremo!!! De todos os jogadores que têm beneficiado da rotação, o único que parece não estar a aproveitar o descanso é o Salvio, que continua trapalhão, ficando demasiado tempo com a bola nos pés... Em sentido contrário o Maxi e o Matic estavam mesmo com 'fome de bola'!!! O Enzo melhora a olhos vistos no aspecto posicional, e hoje também esteve bem, na decisão com que partiu para o um-para-um... O Melga estreou-se a marcar, mas pode melhorar o entendimento com o Ola (apesar do golo a 'dois'!!!).  Jardel entrou bem a defender, mas com alguns 'sustos' quando tinha a bola nos pés... com a lesão do Luisão (que aparentemente só eu vi no jogo com o Bordéus!!!), pode ser chamado nos próximos jogos, creio que neste momento defensivamente, dá mais garantias que o nosso grande Capitão!!! Garay impecável, pena aquele passe do Cardozo demasiado longo!!! Estranho o Benfica marcar 5 golos, e o Cardozo não marcar nenhum!!! Que como não foi substituído, provavelmente não vai ser titular em Bordéus!!! (aposto numa dupla atacante: Nico/Rodrigo!!!) O Gaitán foi o suplente que entrou melhor, e foi premiado com um golo... O Aimar entrou muito mal, mas depois chateou-se, pegou na bola, e fez um daqueles passes que só ele sabe fazer, para o Salvio, que acabou no golo do Nico!!! O Artur confirmou o bom momento... É verdade que o Lima não teve muitas oportunidades, mas o Brasileiro é outro que beneficia muito do 'descanso' da rotação, e hoje voltou a trabalhar muito, e teve o prémio do golo...


Suspense desnecessário !!!


Benfica 3 - 1 Guimarães
29-31, 25-20, 28-26, 25-19

Sofrer a bom sofrer, parece ser a nossa sina... Jogo mal jogado em vários momentos, mas acabou por ser emotivo !!! Tivemos várias hipóteses de 'fechar' o 1.º Set e não conseguimos... no 2.º Set tivemos as coisas controladas, no 3.º Set acabámos por fazer uma 'remontada' final espectacular, que acabou por 'virar' o jogo para o nosso lado!!!
Têm sido muitos os problemas desta equipa, mas temos que melhorar, e temos pouco tempo... para a semana vamos a Espinho, no jogo que provavelmente vai decidir o 1.º lugar, e respectiva vantagem na Final do Campeonato, mas mesmo em caso de vitória, a jogar assim vamos ter muitas dificuldades em Guimarães!!!
O Reffatti está finalmente em forma, após a lesão, e a substituição do Gaspar pelo Ché, que hoje acabou por ser decisiva, na minha opinião, devia ser feita mais vezes... o Gaspar, na minha opinião, é um jogador de 'engate', e nos jogos mais importantes tem abanado, é importante ter uma alternativa, para aquela que é a posição mais importante no ataque...

Vitória a dobrar !!!


Benfica 30 - 19 Águas Santas

Vitória mais importante do que parece !!! É que levámos com os irmãos Metralha aka Martins !!! Olhamos para o resultado, e o Benfica goleou, mas vamos às estatísticas, e parece que o jogo foi ao contrário: o Benfica beneficiou de 2 Livres de 7 metros, o Águas Santas de 6 !!! O Benfica teve 6 jogadores excluídos por 2 minutos, o Águas Santas 3 !!! Vá-la que quando desclassificaram o José Costa, mandaram um adversário também para o balneário!!! Falando o bocadinho mais a sério: a nomeação destas bestas para jogos do Benfica, é o cumulo da sem-vergonha...

Urreta em trânsito para Bordéus ?!!!


Guimarães B 0 - 2 Benfica B

Finalmente uma vitória, logo fora de casa, contra um adversário que jogou com 6 jogadores habituais na equipa A !!!
Urreta com 2 golos acabou por ser a figura, sendo que o 1.º golo foi de canto directo !!! Suspeito que o Urreta vai ser titular em Bordéus: com o Cardozo a jogar os 90 minutos esta noite com o Gil Vicente, aposto na dupla Nico/Rodrigo para o ataque em Bordéus, e assim para os flancos, com o habitual descanso Europeu do Salvio, sobra o Ola John (o primeiro a ser substituído hoje), e o Urreta!!!



Original Video - More videos at TinyPic

Confirmar melhorias...


Benfica 4 - 2 Rio Ave

Vitória difícil, contra uma equipa experiente... nota-se a subida de forma da equipa, o que dá esperança para o futuro próximo.
O Benfica têm-se especializado em levar jogos 'apertados' para o intervalo, e resolver as coisas nas 2.ªs partes, talvez fosse melhor resolver as coisas mais cedo...!!!
Jogo com algumas situações 'estranhas': desde do Marcão mal batido no primeiro golo, a um falhanço inacreditável do César ao poste, mas o mais incrível, é que até tivemos algumas decisões dos árbitros a 'caírem' para o nosso lado (tão raro que merece destaque!!!), e ainda uns últimos segundos da 1.ª parte verdadeiramente loucos com 2 golos, um para cada lado...!!!

Campeões Nacionais de Corta-Mato Longo


Ao contrário da semana passada, na versão Curta, hoje o Benfica não era favorito no Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, é verdade que o Maratona teve alguns atletas lesionados, mas o Benfica também não esteve na máxima força... Assim sendo, parabéns a todos, por trazer o título máximo do Corta-Mato nacional para a Luz, 20 anos depois!!!
Alberto Paulo (2.º), Tiago Costa(4.º), Ricardo Ribas (6.º), Licínio Pimentel (8.º), José Moreira (9.º), Rui Pinto (13.º)
E aquilo que me deixa ainda mais satisfeito, é que revalidámos o título nacional em Juniores Masculinos (Miguel Marques (1.º), André Pereira (2.º), Bruno Varela (3.º), Miguel Borges(4.º), João Cruz (7.º), Hélder Costa(8.º), Ruben Pessoa (12.º)), e voltámos a conquistar o título em Juniores Femininos (Jessica Matos (2.ª), Diana Almeida (3.ª), Ana Fernandes (8.ª), Soraia Silva(11.ª), Cátia Silva (16.ª))... o futuro está garantido...


Juniores - 4.ª jornada - Fase Final


Benfica 1 - 0 Braga

É impressionante a facilidade como se expulsam jogadores do Benfica, da formação, em pleno Seixal... esta equipa é mesmo incapaz de ganhar sem sofrimento!!! Ás vezes auto-induzido, mas quase sempre imposto !!! Hoje, na TV, houve fases onde pareceu mesmo, que o apitadeiro estava claramente a gozar - no mínimo -, com os miúdos do Benfica...!!!
Vitória justíssima, da única equipa que 11 para 11 tentou ganhar o jogo, o Braga até tem uma boa equipa, mas com estes treinadores tugas, só sabem jogar com 'autcarros', e quando querem mudar, as coisas correm-lhes mal... mesmo com todas as ajudas...!!!

PS: Enquanto o Benfica continua a jogar em inferioridade numérica, os Lagartos vão somando minutos em superioridade numérica, mesmo assim esta semana, foi preciso chegar ao minuto 98, para conseguirem empatar em Guimarães!!!

Sporting.........8
Benfica.........7
Corruptos......7
Braga............6
Guimarães.....4
Setúbal.........3
Rio Ave.........3
Nacional........2

Benfica-de-remendos pouco valorizado

"A época realizada pelo Benfica está a ser subavaliada: já se deu conta dos problemas que Jorge Jesus tem conseguido resolver? E ainda se fala de... má gestão?! Grande temporada a do Benfica...
O Benfica "joga pouco" na Luz, frente ao Bordéus. Ganha por 1-0. Assobios dos adeptos. O FC Porto “joga pouco” no Dragão, frente ao Estoril. Ganha por 2-0. Aqui e ali, assobios dos adeptos. Os treinadores Jorge Jesus e Vítor Pereira tentam encontrar explicações para exibições descoloridas. Fala-se de gestão. Os adeptos não gostam, os analistas insurgem-se, mas... há forma de evitar o resultadismo? Não há outra maneira de dizê-lo: Benfica e FC Porto estão a fazer um grande campeonato, sem derrotas até à data, quatro e cinco empates, respectivamente, foi o pior que registaram até à data.
Bem sei que a Liga portuguesa não tem conseguido resolver o seu problema de falta de competitividade no topo, é verdade que Benfica e FC Porto, separados por escassos 2 pontos, garantem a emoção, e é previsível que o façam até final da prova, mas o Sporting, para além de ter abandonado os lugares cimeiros caiu numa posição inimaginável e o Sp. Braga, apesar de se manter na corrida pelo 3.º lugar, não conseguiu cumprir a promessa de começo de época de que iria tentar discutir o título. Demasiado cedo a Liga ficou bipolarizada e nem sequer o bom desempenho do Paços de Ferreira é suficiente para a conclusão de que temos um grande campeonato. Não temos e não vejo que possamos ter, pelo andar da carruagem, nos próximos dez anos.
No caso do Benfica, os assobios parecem-me ainda mais injustos, porque o plantel perdeu valor nos últimos sete meses e Jorge Jesus, com uma “manta” mais curta, está a conseguir remediar muitas situações. É verdade que, no ataque, Lima foi uma grande aposta – eu diria a melhor aposta – e hoje já ninguém se lembra de Nélson Oliveira, mas o meio-campo viu partir dois jogadores (Javi Garcia e Witsel) cujas saídas não foram compensadas. O plantel tinha Matic, que Jesus “esculpiu” para a posição “6”, e nessa dinâmica de remendos ou adaptações continuou para que a equipa não se desequilibrasse. Foi assim que “inventou” Enzo Pérez para jogar no corredor central. Foi desse modo que transformou Melgarejo num lateral esquerdo assim-assim. Foi mediante estes condicionalismos, e com as saídas de Bruno César e Nolito, a dar outra dimensão ao plantel, que assomaram André Almeida, André Gomes, Roderick, Urreta e até mesmo Luisinho. É bom não esquecer que Aimar esteve vendido e acabou por voltar à base “in extremis”... O Benfica e Jorge Jesus têm tido, portanto, problemas (de oscilação do plantel) que o FC Porto não conheceu, e daí, nesse plano, a sua teórica vantagem. O campeão nacional perdeu Hulk, mas já se sentia que, sem mais brechas, o impacto dessa saída seria sempre pequeno, como se comprovou. Resolveu o problema do ponta-de-lança (J. Martínez) e ainda foi buscar Izmailov e Liedson para qualquer eventualidade.
No caso do Benfica, os assobios são muito injustos. Com um treinador menos habilitado, aonde é que já estava o campeonato?!...

JARDIM DAS ESTRELAS - João Rocha, o rei da selva
Parte aos 82 anos e deixa em terra uma obra incontornável. A sua morte acontece, ironicamente, quando o Sporting tenta sobreviver perante uma crise que teve início pouco tempo depois da abdicação de João Rocha. Há quem pense que a doença de João Rocha (que o haveria de vitimar) acelerou o declínio do Sporting.
O "leão" foi perdendo saúde e, nas suas ânsias de se agarrar à eterna juventude, cometeu erros, erros juvenis e infantis, nalguns casos sem nenhuma ingenuidade. Entre tecnocracias e engenharias financeiras, o Sporting foi-se transformando num arquipélago de interesses múltiplos, que geraram invejas, divisões, intrigas, facções – e muitas indemnizações --, distanciando-se do continente construído por Rocha, o último verdadeiro líder que o clube ‘leonino’ conheceu. Tudo o que agora se passa em Alvalade já pouco tem da “era rochista”. Não descansaram enquanto não implodiram e dizimaram a obra. Há muitos exemplos de pretensos “novos líderes” que gostam de se destacar não pelo que constroem, mas por aquilo que conseguem destruir. É o caso do Sporting. A destruição do património. A destruição de um clube eclético, orientado a partir do futebol.
João Rocha é a memória mais recente da projecção da imagem de um grande clube. A que não morre. 

TEMPO EXTRA - A "besta genial"
...E, de repente, com duas vitórias sobre o Barcelona e a eliminação do Manchester United da Champions, José Mourinho promete um final de época “em grande” no comando do Real Madrid. E a perda da Liga espanhola para os catalães poderá ter um efeito apenas residual se o treinador português conseguir a conquista da Liga dos Campeões, o que neste momento parece estar ao alcance dos merengues.
Volte-face total, com “Mourinho demónio” a dar lugar a “Mourinho anjo” e a prometer um debate universal sobre quem venceu/quem perdeu nas “guerras internas” do Real Madrid.
O Barcelona, com a sua crise de liderança técnica, acelerada com a doença de Tito Vilanova, deu importante ajuda, o árbitro turco (Cuneyt Çakir) também, em Manchester, quando expulsou Nani, o futebol é isto mesmo, muda com as conjunturas e as circunstâncias, mas é bom nunca esquecer nem o papel de Mourinho, a “besta genial”, que nunca desarmou, mesmo quando parecia soterrado perante a realidade, nem o de Cristiano Ronaldo, a efectuar uma época de grande nível."