Últimas indefectivações

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Reviravolta em Inglaterra...

Blackburn 1 - 2 Benfica B
Anjos(2)


Dois golos do Daniel dos Anjos, aos 81' e aos 94', deram a vitória ao Benfica...
Demos um passo gigante para passar à próxima fase, só o Newcastle pode atingir os 'nossos' 7 pontos, para isso terá que ganhar os dois jogos que ainda tem que fazer!

Assegurar o futuro

"Nos últimos dias foram anunciadas as renovações de contrato de Gabriel e Grimaldo, duas notícias que se enquadram na consolidação da estratégia de assegurar a continuidade dos principais jogadores nas próximas temporadas.
Desde o último defeso, além de Gabriel e Grimaldo, verificaram-se as renovações de contrato de David Tavares, Ferro, Florentino, Gonçalo Ramos, Nuno Santos, Nuno Tavares, Odysseas, Pedro Álvaro, Pizzi, Rafa, Seferovic, Taarabt, Tiago Dantas, Tomás Tavares e Umaro Embaló.
É este planeamento atempado, tanto para os jogadores vindos da formação como para os outros, que permite criar estabilidade e projectar um futuro sólido e consistente.
A retenção de talento é fundamental para elevar a competitividade e reforçar a identidade da nossa equipa. Estas renovações permitem-nos um melhor posicionamento no mercado, que é reconhecidamente cada vez mais agressivo, para tentarmos resistir às investidas pelo muito talento existente na nossa equipa principal, bem como na nossa formação.
Longe vão os tempos em que nos víamos obrigados a vender à melhor oferta. A recuperação financeira está feita e a sustentabilidade conseguida nos últimos anos permite esta abordagem, em simultâneo, ao curto, médio e longo prazos, tentando mitigar antecipadamente os riscos decorrentes de ter plantéis recheados de jogadores cobiçados por vários clubes de campeonatos mais competitivos e com outra capacidade financeira.

P.S.: Este fim de semana foi recheado de emoções, embora díspares.
Pela positiva, tivemos a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal, selada com uma vitória, por 2-1, no reduto do Vizela, cuja equipa demonstrou ter valor para outros voos. Celebrámos, também, vitórias nas modalidades de pavilhão, com destaque para o andebol, em que nos apurámos para a fase de grupos da Taça EHF, e para o voleibol, em que vencemos o Sporting na deslocação ao Pavilhão João Rocha.
Pela negativa, há que realçar o clássico do hóquei em patins, em que perdemos 4-3 com o FC Porto no seu rinque, obrigando-nos a lamentar mais um jogo viciado em que sucessivos erros e dualidade de critérios levam a que esta competição esteja a perder toda a sua credibilidade e a colocar em causa se vale a pena manter o forte investimento que o Sport Lisboa e Benfica faz nesta modalidade."

Finalmente, Jota


"Desde muito jovem tido como um dos mais prometedores jogadores de toda a formação do Benfica, Jota não tem tido participações felizes nos jogos pela equipa A – Sim, esteve na assistência em Moreira de Cónegos, mas o somatório das suas acções ao longo dos jogos trouxe sempre um jogador errático.
O que acrescentava nunca compensou o erro, as perdas, as más definições.
No jogo da Taça de Portugal, em Vizela, Jota apareceu a oferecer o empate a RDT, mas foi mais do que alguns lances avulso. Ainda para melhorar a definição quando encontra espaço à sua frente – Tem de progredir, atrair e quando soltar, tem de contribuir para que adversário(s) sejam batidos. Por vezes soltou cedo de mais (essencialmente quando teve espaço à frente para conduzir), mas no computo geral foi o melhor Jota versão equipa A.
Percentagem de passe elevadíssima (87% de bolas chegaram aos colegas – diferente de 87% de passes certos porque esses exigiram por vezes melhor tomada de decisão), com a particularidade de ter sido de todos os que ocuparam o sector intermédio e ofensivo aquele que mais acertou nos passes no sentido da baliza adversária, mais criterioso no drible, menos perdas e a aparecer por diversas vezes em boa situação para finalizar – onde é capaz de bem melhor do que o que demonstrou.
Um plantel limitado, precisa do crescimento de Jota – Veremos se Vizela poderá ser um ponto de viragem do miúdo que até se emocionou por finalmente sentir ter colocado o seu valor no relvado."

Roubo? Mais um...!!! Neste caso, o roubo é continuado...!!!

Aviso? Mais um...


Cadomblé do Vata (Anselmo vs. Soto!!!)

"O Serial Killer de Gigantes em Crise voltou a atacar e depois de ter assassinado o Benfiquinha, o cadáver inerte do Cheirinho Flamenguista foi encontrado numa viela escura do Rio de Janeiro, sendo Jorge Jesus o único suspeito do crime, que aconteceu naquele que terá sido o melhor fim de semana da vida do popular Chicletes. Agora, não resta à direcção do Flamengo outra opção que não renovar vitaliciamente com o amadorense, sob pena de o ver sair e lançar suspeições sobre as conquistas rubro negras sobre o seu próprio comando.
Paradoxalmente à grande semana que o técnico luso viveu com todo o mérito, esta significou também um enorme atestado de incompetência para o jornalismo português. Durante 2 meses bombardearam o povo viriato com toda a história do Clube de Regatas Flamengo e todos os pormenores da última vitória dos cariocas na Copa Libertadores, mas incrivelmente esqueceram (ou eu não vi) a maior e melhor estória da história da conquista de 1981, que só para piorar a imagem dos jornalistas deste cantinho à beira mal plantado, tem enormes ligações a Portugal e ainda mais grave, já uma vez tinha sido referida no blog A Mão de Vata, que certamente todos eles consultam diariamente para extrair informação pertinente sobre o pontapé na bola português.
Passemos então aos factos: em 1981 a final da "Liberta" ainda era disputada a duas mãos. O Flamengo enfrentou nos dois jogos decisivos o Cobreloa, uma daquelas equipas que torna o campeonato Chileno o mais genial do mundo no que a nomes diz respeito, juntamente com Antofagasta, Colo Colo, O'Higgins, Coquimbo, Palestino ou Cobresal. No Maracanã vitória dos brasileiros com Carpegiani ao leme por 2-1. No Monumental David Arellano (googlei, confesso) 1-0 para os chilenos treinados pelo imortal Vicente Cantatore. Principal destaque de ambos os jogos: Mario Soto, internacional andino que em 180 minutos distribui tanta porrada de criar bicho pelos Reis do Samba, que conta-se, até o ditador Pinochet ficou chocado.
Ora, não havendo regra de "golos fora", foi necessário marcar jogo de desempate para o Estádio Centenário em Montevideo, onde aos 86 minutos de um jogo ligeiramente rasgadinho (só ia com 3 expulsões à data) o resultado anotava Zico 2-0 Cobreloa. É então que Carpegiani, pretendendo certamente mais golos, chama o ponta de lança Anselmo para entrar. Instrução única: atacar... Mário Soto. Cumpridor à risca das instruções tácticas, o avançado entrou e agrediu o chileno a soco e foram ambos expulsos e no regresso a Terras de Vera Cruz o reservista foi recebido como herói e tarjas de "Anselmo Vingador". A parte portuguesa da questão que confere aquele toque de "ele estava logo aqui à mão de semear", é que depois de ter terminado a carreira no Louletano, Anselmo radicou-se em Quarteira. Onde até à data, não há registo de ter aparecido Mario Soto."

SL Benfica na Fase de Grupos da EHF Cup

"O SL Benfica disputou nos dias 16 e 23 de Novembro o acesso à Fase de Grupos da EHF Cup, a segunda mais importante competição europeia de clubes. Para cumprir o objectivo as “águias” tinham pela frente os croatas RK Nexe.
A primeira mão disputou-se na Croácia. O início no jogo foi equilibrado, mas os encarnados não conseguiram acompanhar o ritmo do jogo, deixando a equipa croata assumir o comando do marcador. Ao intervalo, o RK Nexe vencia 18-12 e o Benfica precisava de recuperar a desvantagem para a missão em Portugal não ser praticamente impossível. As principais melhorias da equipa de Carlos Resende foram na defesa, o que levou a que fosse possível reduzir a desvantagem no marcador para quatro golos, sendo o placar final 30-26. Não sendo um bom resultado, ao menos foi possível reduzir a desvantagem de seis golos do intervalo. Para as “águias” alcançarem a Fase de Grupos seria preciso vencer na Luz por cinco golos ou mais ou por quatro golos caso o RK Nexe marcasse menos de 26 golos.
Deste modo, o jogo da segunda mão era decisivo não só para a eliminatória, mas também para a época do Benfica, já que a equipa tem tido dificuldades em competir com o Sporting CP e o FC Porto a nível interno, tendo já perdido dois jogos com os dois rivais, ambos no Pavilhão da Luz. A tarefa à partida já era difícil e ainda mais ficou com as ausências de Petar Djordjic, melhor marcador da partida da primeira mão, e de Fábio Vidrago.
Sabendo que estava obrigado a vencer por pelo menos quatro golos, a equipa de Carlos Resende assumiu logo a vantagem no marcador no início da partida com uma defesa muito consistente e um ataque bem organizado. Ao intervalo, o resultado era 12-10, o que era insuficiente para atingir os objectivos da equipa. Durante a segunda parte, o Benfica teve, por várias vezes, vantagens de três/quatro golos, mas nunca conseguia adiantar-se no marcador de forma a ter uma vantagem mais segura, quer por falhas técnicas, quer pela boa exibição do guarda-redes da equipa adversária.
Na recta final da partida, o Benfica apenas tinha um golo de vantagem (24-23), adivinhando-se grandes dificuldades para alcançar um resultado que permitisse avançar a eliminatória. Mas nesse momento apareceram as grandes figuras, o capitão Paulo Moreno e o guardião Borko Ristovski, que foram decisivos nos últimos minutos com defesas e golos. Foi, inclusive, o pivot do Benfica que marcou o último golo da partida, mas ao regressar para a defesa cometeu um erro infantil que poderia ter sido fatal: impediu a reposição de bola do RK Nexe, sendo, assim, expulso e a equipa croata teve direito a um livre de sete metros que sendo concretizado teria eliminado o Benfica. Felizmente para o Benfica e para o Andebol Português, Dumencic desperdiçou a oportunidade e os encarnados apuraram-se para a Fase de Grupos da EHF Cup.
Estas são boas notícias para o SL Benfica, já que uma boa prestação europeia pode ser a última esperança para uma boa época e para Carlos Resende, que está no último ano de contrato, manter o seu lugar como treinador, já que o Benfica não parece ter as mesmas armas para lutar pelo campeonato com o FC Porto e o Sporting CP em níveis de Liga dos Campeões. Mas estas são também boas notícias para o Andebol Português, já que ao mesmo tempo que o FC Porto e o Sporting CP estão encaminhados para se apurarem para a próxima fase da EHF Champions League, o SL Benfica vai estar na Fase de Grupos da EHF Cup."

Speedy González na rota encarnada

"O mercado de transferências de inverno aproxima-se e, por consequência, as equipas procuram as melhores opções para melhorar os seus plantéis. O Sport Lisboa e Benfica não é excepção à regra e já há nomes em cima da mesa.
Yony González tem sido apontado como reforço encarnado já no próximo mês de Janeiro e chegará para colmatar algumas lacunas que, também elas, são ainda meramente hipóteses. Confuso? Eu explico.
O SL Benfica tem, no seu plantel, várias soluções para as extremidades do seu jogo ofensivo. Cervi, Caio Lucas, Jota, Gedson, Rafa Silva, Pizzi, Chiquinho e Zivkovic são os extremos que podem ser usados por Bruno Lage para montar a formação encarnada.
Ora, se não faltam jogadores para esta posição no plantel do glorioso, então qual a razão de contratar mais um? Bem, Zivkovic está na porta de saída do clube, uma vez que não regista nenhum minuto ao serviço das águias na presente temporada. Caio Lucas também tem um pé fora da Luz e Rafa Silva enfrenta uma lesão que o afastará dos relvados por muito tempo.
Assim, torna-se necessário contratar mais uma opção válida para as laterais ofensivas dos encarnados. A solução, ao que parece, passa por Yony González, extremo de 25 anos que actua actualmente no Fluminense FC, da Serie A brasileira.
Speedy González, como é apelidado, é um extremo colombiano que já está referenciado pelos olheiros do Benfica há algum tempo. Dono de um drible veloz, são as suas rápidas mudanças de direcção e de desequilíbrio que o diferenciam. O colombiano aparece facilmente em zonas de finalização e tem faro de golo.
Ao serviço do Fluminense, Yony tem-se vindo a destacar, embora a sua equipa esteja a ter uma má temporada. O extremo marcou por sete ocasiões no Campeonato Carioca, por uma vez na Copa do Brasil, por três na Copa Sudamericana e por cinco no Brasileirão. Em 58 jogos já marcou por 16 vezes.
Mas nem só de estatísticas se faz este jogador. A sua polivalência é outro dos seus pontos fortes, uma vez que pode actuar tanto na extrema direita, extrema esquerda, e até no meio.
Ainda que não haja qualquer transferência oficial, o Fluminense já confirmou que o Sport Lisboa e Benfica está em negociações com o jogador. Como Yony González está em final de contrato com o Fluminense (termina o vínculo a 31 de dezembro de 2019), e, sem que o clube carioca tenha convencido o jogador a renovar contrato, o clube não tem uma palavra a dizer neste negócio.
Em cima da mesa estão, além de um prémio de assinatura que rondará os dois milhões de euros, um salário de cerca de 700 mil euros anuais por um contrato de longa duração.
Ainda que não chegue aos encarnados para se tornar titular absoluto, pelo menos no imediato, o colombiano de 25 anos torna-se noutra solução para Bruno Lage.
Yony seria, assim, um jogador a sair do banco e capaz de utilizar as suas capacidades para resolver jogos. O negócio deverá ser oficializado brevemente, no entanto as entradas e/ou saídas no plantel encarnado não deverão ficar por aqui."

Scouting...

Benfiquismo (MCCCLXIII)

Até ao fim....

Grimaldo 2023

Esta na minha opinião, era a renovação mais 'necessária' dos últimos meses! Somente com mais 1 ano e meio no contrato, estava a ficar 'perigoso'!!!
Agora, o Grimaldo na minha opinião tem sido o jogador mais consistente desta época, com a equipa a jogar abaixo do esperado, com alguns jogadores muito abaixo, o Grimaldo tem sido claramente um dos melhores senão mesmo o melhor em muitos jogos... espero portanto, que continue a sê-lo!!!
Mesmo com a menor 'atenção' defensiva em algumas partidas, ofensivamente é em muitas ocasiões a nossa principal arma desequilibradora!!!

Vitória...


Benfica 3 - 0 Castêlo da Maia
25-21, 25-18, 25-18

A ressaca da vitória no 5.º Set de ontem, acabou por ser suave, e acabámos por triunfar, hoje, tranquilamente na Luz...

Na Quarta temos a 'final' na Croácia...

Mais uma...

Benfica 4 - 0 Albergaria


Regresso às goleadas... mesmo assim, soube a pouco!!!

Campeonato falseado

"O SL Benfica lamenta e repudia a arbitragem do jogo de hóquei em patins deste domingo no Dragão Arena, que confirmou infelizmente a preocupação que tinha sido manifestada na News Benfica da última sexta-feira.
São sucessivos erros que colocam em causa a verdade desportiva desta competição e erros que se têm sucedido jogo após jogo e ano após ano.
Hoje, mais uma partida em que valeu tudo, com diversos golos precedidos de irregularidades e uma dualidade de critérios gritante na análise das jogadas.
Todo este quadro leva à necessidade de se proceder a uma profunda reflexão que deverá obrigatoriamente equacionar se vale a pena continuar a investir na modalidade e na evolução da mesma quando os seus campeonatos são uma mentira constante."

Roubalheira... mais uma!!!

Corruptos 4 - 3 Benfica

Mais do mesmo! Os Corruptos só marcaram um golo legal, os outros 3 foram consequência de erros inacreditáveis... num deles, conseguiram transformar um penalty a favor do Benfica, e um Azul para os Corruptos num golo contra o Benfica!!! Ainda conseguiram dar um Azul a um jogador do Benfica, porque foi agredido!!! Foi um fartote... Isto era jogo, para dar goleada...
E depois quando no final os Corruptos passam para a frente sem saber ler nem escrever, o apitadeiro Lagarto ainda tentou o empate, mas o Nicolía não 'quis'!!!
Misturar roubalheiras, com bolas paradas desperdiçadas, nunca é bom...!!!


Vitória no Cazaquistão...

Benfica 5 - 3 Kairat

Já sem hipóteses da qualificação, jogámos pela 'honra' e vencemos a equipa da casa, vice-campeã europeia, mesmo com o André Coelho a ser expulso ainda na 1.ª parte...
Entre a ausência do Roncaglio, das 'brancas'. do desperdício industrial, com muitas bolas nos ferros, da 'desevolução' do plantel em relação ao ano passado, do envelhecimento de alguns dos nossos principais jogadores, do sorteio completamente absurdo, ficará a explicação para esta eliminação...

Taça, Europa e IVA

"Jorge Jesus, e a restante equipa técnica portuguesa, são os novos grandes embaixadores de Portugal no Brasil

1. Esta quarta eliminatória da Taça de Portugal arrancou na passada sexta feira e termina hoje ao final da noite em Champions. Teve cinco jogos transmitidos no Cana 11, dois na RTP e dois na SportTV. Mas ontem foi um sábado bem gordo em termos televisivos. Arrancámos com o novo vitorioso Tottenham de José Mourinho, passámos para a Juventus sem Cristiano Ronaldo, fomos espreitar o City de Bernardo Silva contra o Chelsea e, ao mesmo tempo, o Atlético de Madrid de João Félix e o próximo e difícil adversário do Benfica, o RB Leipzig e, depois, vimos a tempo inteiro, a primeira parte da final da Libertadores e mal terminou concentrámos, obviamente, grande parte da nossa atenção em Vizela e no jogo do Benfica, sem que houvesse, de verdade, um piscar de olhos constante ao jogo do Flamengo e do seu líder Jorge Jesus. Esta possibilidade contemporânea de no nosso sofá vermos tudo e de com o toque do comando saltarmos de jogo, de Liga e, também, de continente mostra-nos, através do futebol, que o estádio que queremos está, a um instante de um toque, no nosso ecrã. E queremos ver tudo. Mas hoje, neste domingo e nesta eliminatória da Taça de Portugal, temos confrontos bem interessantes como o Sintra Football-Canelas 2010 ou o Anadia-Beira-Mar. E cada uma destas seis equipas tem a legítima ambição de ganhar e de, por sorteio, apanhar na próxima eliminatória um resistente nome sonante do futebol português. É este sonho que faz da Taça de Portugal a prova rainha do nosso futebol. Sabendo nos que o calendário desportivo português determina, por opção das suas entidades reguladoras, que os jogos da Taça de Portugal antecedem, nestes últimos meses do ano - mas iniciais em temos de época desportiva - os jogos das taças europeias, ou seja, os jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Com a certeza, aqui, que na próxima semana Benfica, Futebol Clube do Porto, Sporting e Vitória de Guimarães terão verdadeiras finais em termos de luta pela continuidade nestas duas relevantes competições europeias. Ou seja para sabermos se continuam, ou não, na restrita Europa do futebol! Onde, apenas, o Sporting de Braga de Sá Pinto está numa posição bem confortável em termos de futuro próximo. E, assim, neste sábado de contínuo sofá, vivemos a nossa Taça e a final dos Libertadores com a sua intensa e imensa paixão, acompanhámos o regresso de José Mourinho aos relvados e começamos a olhar, num misto de ansiedade e confiança, para o regresso da semana europeia de clubes!

2. A Liga Portugal - que esta semana, através da sua Fundação, assinou um interessante e motivante protocolo com o Special Olympics, o que vivamente se saúda! - luta pela redução do IVA para os espectáculos desportivos. Acredito que é uma luta que importa acompanhar - e subscrever - já a Directiva comunitária do IVA no seu Anexo III e na lista das «entregas de bens e das prestações de serviços a que se podem aplicar as taxas reduzidas previstas no artigo 98.º» inclui as «entradas em manifestações desportivas» e, também, a «utilização de instalações desportivas». Sabemos que no ano passado se concretizou, em sede de Orçamento, a redução para 6% da taxa do IVA para todos os espectáculos culturais. Acredito que ultrapassado o ano eleitoral de 2019, e as suas especificidades - sem esquecermos os concedidos benefícios fiscais em razão da final four da Liga das Nações no Porto e em Guimarães - o desporto possa integrar, por justiça e equidade, a lista da taxa reduzida de IVA. Ou até, e se permitem a ousadia de uma sugestão, um processo de redução em duas etapas. Uma primeira para a taxa intermédia e, com acordo expresso desta nova composição parlamentar, uma segunda para a taxa reduzida que as normas comunitárias permitem. Sabendo reconhecer o papel do desporto - e, logo, também do futebol - na promoção externa de Portugal e numa no, o de 2020, onde uma vez mais estaremos na fase final de um Europeu de futebol e marcaremos presença, em diferentes modalidades, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Acredito que o Governo, em especial o professor Mário Centeno, não deixará de cuidar, com a atenção merecida e a equidade exigível, este sentimento que a Liga Portugal, através do seu presidente Pedro Proença tem claramente assumido. E que merece, acredito, o institucional suporte do poder político que coordena e educação, a juventude e o desporto! Mais do que uma questão de conformidade constitucional - que até pode ser convictamente defendida - o que importa é reconhecer que o desporto, também como realidade cultural, deve merecer um tratamento positivo em termos de IVA. Sem discriminação mas, acima de tudo, sem medo! Tendo sempre presente Confúcio: «O mestre disse: quem se modera raramente se perde»! É este, acredito convictamente, o lema da Liga Portugal!

3. Flamengo e Jorge Jesus conquistaram a Libertadores. Foi um jogo épico. Dois golos de Gabigol levam Jorge Jesus e uma conquista extraordinária. Jorge Jesus, o segundo treinador europeu a levantar a principal Taça do futebol sul americano, entra na história do Flamengo e do futebol brasileiro. E o Brasil e em particular a linda cidade do Rio de Janeiro jamais esquecerão esta conquista. As lágrimas que vimos na noite de ontem trocaram-nos na alma. E hoje no Rio de Janeiro a festa será imensa, intensa e bonita! Até pode ser uma dupla conquista já que a festa dos Libertadores podem saber que venceram o campeonato brasileiro! Jorge Jesus, e a restante equipa técnica portuguesa, são os novos grandes  embaixadores de Portugal no Brasil. E agora Jorge Jesus marca presença no Mundial de clubes no Catar. Parabéns Jorge Jesus! Um forte abraço!

4. O Benfica teve que transpirar ontem à noite para ultrapassar a competente equipa do Vizela. Ao intervalo perdia e não conseguia impor o seu jogo mesmo com o Vizela reduzido a dez jogadores. Depois na segunda parte, com um bom desempenho de Jota, dominou claramente e viu os seus dois avançados marcarem os golos que lhe permitem avançar na prova rainha do futebol português! Em Vizela fez um jogo bonito e foi uma equipa que incomodou. Agora é a deslocação à Alemanha para uma verdadeira final em termos de permanência na grande Europa do futebol! E com a alegria, que volto a partilhar, da conquista da Libertadores de Jorge Jesus, um treinador que faz parte da história vencedora do Benfica nos últimos anos. Foi uma noite extraordinária. Mesmo muito especial. Com bandeiras portuguesas vestidas com orgulho. E este orgulho temos como benfiquistas de saudar. E cumprimentar!"

Fernando Seara, in A Bola