Últimas indefectivações

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Derrota alegre !!!

Antuérpia 3 - 2 Benfica
25-17, 20-25, 25-17, 23-25, 17-15

Derrota saborosa, o objectivo era ganhar 2 Set's, a 'vitória' era a qualificação, e com o 23-25 no 4.º Set, o objectivo estava cumprido... O 5.º Set foi só para cumprir as regras!!! Estamos nos Oitavos-de-final... onde vamos jogar com os Turcos do Istambul BBSK que derrotaram do Golden Set os Bielorussos do Stroitel Minsk.

Não começamos bem, mas o 2.º Set deu confiança... Não sei o que aconteceu, mas o 3.º Set terá sido um dos piores da época do Benfica, estivemos a perder por muitos (20-9)... só uma boa ponta final tornou o parcial um pouco mais digno!!!
O 4.º Set foi equilibrado, mas quando fizemos o 14-16, acreditei que podíamos resolver as coisas, antes do Golden Set...
Excelente qualificação contra uma das equipas mais fortes que encontrámos na Europa nas últimas duas épocas... só o Ravena e os Novi Sad são mais fortes.

O apoio que as nossas equipas de pavilhão têm tido na Europa este ano, deve ser realçado, mais mais uma vez, as mesmas pessoas, que andam muitos quilómetros atrás do Benfica, acabam quase sempre por ter 'paragens cerebrais', desta vez quando o jogo estava quase a acabar, adeptos do Benfica resolveram acender uma tocha dentro do Pavilhão o que obrigou a parar o jogo!!! Vamos ver o que a CEV vai fazer ao Benfica...

O resultado até acabou por interessar pouco...

Benfica 32 - 27 Passos Manuel
(17-18)

Num contra-ataque o Ronny cai mal, deu uma 'chicotada' no pescoço, e bateu violentamente com a nuca no solo. Aparentemente perdeu os sentidos, foi imobilizado, e foi transportado para o Hospital com convulsões mas consciente... talvez um traumatismo craniano... Vamos esperar para saber mais... Só podemos desejar o melhor para o nosso atleta e que tenha sido só um susto.

Jogámos mal durante 47 minutos, só nos últimos 13 minutos fomos competentes, o Passos Manuel esteve quase sempre à frente. Defensivamente fomos sempre muito passivos... Tal como acontece noutras modalidades, ao contrário do que se passa com outros Clubes, quando ex-atletas ou atletas emprestados pelo Benfica, defrontam o Benfica, os níveis de motivação são sempre altíssimos, é normal fazerem os melhores jogos da época... Este Passos Manuel está repleto de jogadores 'ligados' ao Benfica, portanto já se sabia que ia ser um jogador complicado, e foi... mas muito por culpa nossa.
E curiosamente acabou por ser um ex-Passos Manuel, Belone Moreira, a ser o nosso melhor jogador!!!

A contratação do Ales Silva já foi oficializada, vamos ver como será a adaptação do internacional Brasileiro, e quais serão os acertos no nosso plantel...

Lixívia 13

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica........... 28 (-5) = 33
Sporting......... 35 (+9) = 26
Corruptos....... 33 (+7) = 26


O Benfica nas últimas semanas estava a melhorar de rendimento, ontem jogou pouco, e perdeu pontos... mas a contestação que se seguiu, não se deve especificamente ao jogo da Choupana, deve-se exclusivamente aos 7 pontos de atraso em relação à liderança. O problema, é que esses 7 pontos são completamente falsos. Nas últimas duas jornadas, com jogos Europeus pelo meio, os nossos principais adversários foram autenticamente levados ao colo para a vitória... mas como é habitual nesta altura, ninguém se vai recordar disso... Os Corruptos nas últimas duas jornada, tiveram um brinde de 5 pontos, e os Lagartos levaram com 4 pontos no sapatinho!!! Tudo normal, tudo contente... o Benfica vai em 3.º, e como já começaram a pedir a demissão do Rui Vitória (que nunca foi do meu total agrado), a culpa não é seguramente dos apitadeiros!!!

No Sábado em Setúbal, voltámos a ser prejudicados. O Manuel Mota, até é um dos árbitros melhorzinhos, mas é um daqueles que está estigmatizado com o facto de ser Benfiquista!!! Mostrou um Amarelo ao Lisandro absurdo, numa jogada onde nem falta foi... mas o principal erro foi o penalty não assinalado sobre o Djuricic... Acabou por não ter influência no resultado, porque pouco depois o Benfica fez o 1-4 (com alguma sorte), mas naquele momento após o 1.º golo do Setúbal, o jogo podia 'dar' o 2-3, e isso seria perigoso...
Ontem, na Madeira, não houve verdadeiros casos, os jogadores ajudaram o Cosme... mas logo no início da partida foi evidente o critério anti-Benfica tão típico destes Frutados: o ataque mais perigoso do União em todo o jogo, em consequência de uma falta evidente sobre um jogador do Benfica não assinalada; e na primeira falta feita por um jogador do Benfica, Amarelo imediato!!!
No resto do jogo, o critério disciplinar para a equipa da casa emprestado, foi sempre o mais suave possível...!!!

Os Lagartos, mais uma vez, desbloquearam o jogo, com um golo irregular: bloqueio mais do que evidente, feito com o copo e com os braços, na barreira do Moreirense... as dúvidas que alguns expert's tiveram neste lance, são a prova da forma completamente ignorante/inquinada como têm lavado a 'onda Lagarta'!!!
O penalty assinalado a favor do Sporting, é mais um exemplo: os dois jogadores do Moreirense, jogam a bola claramente, o jiahdista, mais uma vez, mergulha por cima da bola, e a crítica é unânime a considerar falta!!! O facto das repetições provarem, que o corte dos defesas foi feito na bola, parece que não interessa...
No meio disto tudo, ainda tivemos uma cotovelada do Naldo, que abriu o sobrolho ao Rafael Martins, e o árbitro marcou falta contra o Moreirense!!!

Na Choupana Jorge Sousa perdeu a vergonha toda!!! O curriculum é longo, aquela final da Taça da Liga no Algarve vai ficar na memória de todos, principalmente quando após as agressões abrutalhadas dos sabujos, Jorge Sousa, aconselhava calma, e não expulsava ninguém!!!
Os dois penalty's são mais do que evidentes... mas ainda houve outro, que o Nevoeiro de Domingo não deixou ver, mas o narrador e o comentador da PorkosTV referiram (a repetição perdeu-se!!!), e para o Freitas Lobo assumir o penalty, é porque deve ter sido claro...
No penalty de Segunda-feira, o mais escandaloso, é que após a interrupção do jogo no Domingo, tenho a certeza que o ex-super-Dragay foi para o Hotel e viu seguramente o penalty que ficou por marcar... e no dia seguinte, quando podia ter ficado condicionado com erro do dia anterior, decidiu não marcar nada, num dos penalty's mais óbvios dos últimos anos!!! Isto, é perder toda a vergonha na cara...
Mas além dos penalty's, ficaram muitas outras faltas por marcar junto da área dos Corruptos, parecia que nos últimos 30 metros, era proibido!!!

Anexos:
Benfica
1.ª-Estoril(c), V(4-0), Tiago Martins, Nada a assinalar
2.ª-Arouca(f), D(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, (1-2), (-3 pontos)
3.ª-Moreirense(c), V(3-2), Jorge Ferreira, Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
4.ª-Belenenses(c), V(6-0), Bruno Paixão, Nada a assinalar
5.ª-Corruptos(f), D(1-0), Soares Dias, Prejudicados, (-1 ponto)
6.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-0), Rui Costa, Beneficiados, (3-1), Sem influência no resultado
8.ª-Sporting(c), D(0-3), Xistra, Prejudicados, (3-3), (-1 ponto)
7.ª-União(f), E(0-0), Cosme, Nada a assinalar
9.ª-Tondela(f), V(0-4), Veríssimo, Nada a assinalar
10.ª-Boavista(c), V(2-0), Esteves, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
11.ª-Braga(f), V(0-2), Hugo Miguel, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
12.ª-Académica(c), V(3-0), Luís Ferreira, Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
13.ª-Setúbal(f), V(2-4), Manuel Mota, Prejudicados, (2-5), Sem influência no resultado

Corruptos
1.ª-Guimarães(c), V(3-0), Veríssimo, Nada a assinalar
2.ª-Marítimo(f), E(1-1), Hugo Miguel, Nada a assinalar
3.ª-Estoril(c), V(2-0), Duarte Gomes, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
4.ª-Arouca(f), V(1-3), João Capela, Nada a assinalar
5.ª-Benfica(c), V(1-0), Soares Dias, Beneficiados, (+2 pontos)
6.ª-Moreirense(f), E(2-2), Vasco Santos, Nada a assinalar
7.ª-Belenenses(c), V(4-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
8.ª-Braga(c), E(0-0), Soares Dias, Nada a assinalar
9.ª-União(f), V(0-4), Paixão, Beneficiados, Prejudicados, (1-4), Sem influência no resultado
10.ª-Setúbal(c), V(2-0), Tiago Martins, Nada a assinalar
11.ª-Tondela(f), V(0-1), Manuel Mota, Nada a assinalar
12.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-1), Xistra, Beneficiados, (1-1), (+ 2 pontos)
13.ª-Nacional(f), V(1-2), Jorge Sousa, Beneficiados, (3-2), (+3 pontos)

Sporting
1.ª-Tondela(f), V(1-2), Xistra, Prejudicados, Beneficiados, (0-1), Sem influência no resultado
2.ª-Paços de Ferreira(c), E(1-1), Manuel Oliveira, Nada a assinalar
3.ª-Académica(f), V(1-3), Bruno Esteves, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Rio Ave(f), V(1-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
5.ª-Nacional(c), V(1-0), Veríssimo, Beneficiados, Impossível contabilizar
6.ª-Boavista(f), E(0-0, Soares Dias, Nada a assinalar
7.ª-Guimarães(c), V(5-1), Rui Costa (Hélder Malheiro), Nada a assinalar
8.ª-Benfica(f), V(0-3), Xistra, Beneficiados, (3-3), (+2 pontos)
9.ª-Estoril(c), V(1-0), Jorge Ferreira, Prejudicados, Beneficiados, (1-0), Sem influência no resultado
10.ª-Arouca(f), V(0-1), Cosme, Beneficiados, (2-1), (+3 pontos)
11.ª-Belenenses(c), V(1-0), Soares Dias, Nada a assinalar
12.ª-Marítimo(f), V(0-1), Rui Costa, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
13.ª-Moreirense(c), V(3-1), Paulo Baptista, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
8.ª jornada
9.ª jornada
10.ª jornada
11.ª jornada
12.ª jornada


Épocas anteriores:

Fecha os olhos para não seres cego

"Lopetegui acabou a segunda dose da Choupana vitorioso. Um resultado que, face à crescente contestação de portistas, lhe terá sabido saborosamente. Até aqui tudo bem, tendo também em conta que se trata de um estádio bem difícil e com um Nacional que esteve muito tempo por cima do jogo. 
Ora, aconteceu que, certamente de um modo involuntário, o tão ungido árbitro da AF Porto Jorge Sousa, ora alcandorado ao primus inter pares, formou uma sociedade com o treinador basco que estava em maus lençóis. É que deixou passar dois penalties de Marcano. Um no início da segunda parte, de que nem o nevoeiro serve de desculpa, tão notório foi o braço do defesa portista. Outro, uma sapatada sobre João Aurélio que se ouviu nos Barreiros, mas que o árbitro achou que foi uma festinha própria da época natalícia. Com a agravante de ter tido a oportunidade de, no hotel, poder ter revisto o primeiro dos dois erros.
Ora, Lopetegui é useiro e vezeiro em, praticamente todos os jogos, criticar as arbitragens e até imputar-lhes a responsabilidade de resultados. E o que disse ele, a seguir ao jogo na Madeira? Apenas isto: que tinha sido uma excelente arbitragem e que não havia nada a dizer atendendo à capacidade de Jorge Sousa.
Já aqui escrevi que quase todos os intervenientes nos jogos padecem de amnésia quando os erros arbitrais correm a seu favor. Lopetegui não é, pois, o único. No que talvez seja o único é na constância de protestar forte e feio quando acha que foi prejudicado. O título do campeão da incoerência já ninguém lho tira.
Enfim, como dizia Vergílio Ferreira: «fecha os olhos, para não seres cego»."

Bagão Félix, in A Bola

Atraso

União 0 - 0 Benfica


Na crónica do jogo de Sábado em Setúbal, avisei para o perigo deste jogo, principalmente após as declarações dos dirigentes e treinador do União, depois da derrota de 6-0 em Paços!!! São muitos anos a ver o Tugão...
Hoje não pude ver o jogo todo, só assisti aos primeiros minutos, e não gostei... A intensidade deveria ter sido outra logo desde o primeiro segundo, ainda por cima quando não tínhamos disponíveis os nossos jogadores mais rápidos nos flancos, para contornar o 'autocarro'!!!
Pelo resumo, na 2.ª parte melhorámos, mas a falta de eficácia junto da baliza, foi fatal... Estamos a jogar com demasiados jogadores atrás da bola, em situação de ataque, e sem desequilibradores rápidos no um-para-um nos flancos, não é fácil!!!!

A diferença pontual começa a ser demasiado grande, até porque, quando os nossos adversários se sentem apertados, aparece sempre o 'desbloqueador', como este último fim-de-semana provou, nos dois jogos... A classificação é mentirosa, a Tabela que amanhã actualizarei prova mesmo isso, mas é esta, a classificação que conta...

Nunca te esqueças

"O dramaturgo Nélson Rodrigues deixou um conselho aos jovens, "envelheçam depressa!". Sérgio Rodrigues, em 'O Drible', notável romance com o futebol como pretexto, faccionou Nélson em pleno Maracanã, a vociferar na bancada de um Fla-Flu, esse mesmo apelo à maturidade, "envelheçam!". Um apelo que o autor de 'À Sombra das Chuteiras Imortais' sabia ser dirigido a si próprio, imerso na incapacidade pueril para se libertar do prazer do futebol. Afinal, "o adulto não existe".
De cada vez que emerge um jovem talento no futebol, de imediato forma-se um coro que afirma: o jogador tem de amadurecer. Com Renato Sanches não tem sido diferente. É-nos dito que é um projecto de jogador, tem de temperar a energia, aprender a ocupar os espaços defensivos, dosear a impetuosidade. O meu apelo é outro: Renato, não envelheças. Continua a jogar de forma imprudente, a arriscar nos passes verticais, a avançar de forma destemperada com a bola nos pés pelo meio-campo adversário acima. "O problema não é crescer, é esquecer". Não te esqueças do futebol que aprendeste na rua e, mesmo naquela partida decisiva da Champions ou no jogo do título contra o Porto, entra em campo como se ao teu lado estivessem os putos do Águias da Musgueira ou fecha os olhos e imagina que os teus colegas são sempre os teus amigos das camadas jovens do Benfica.
Desobedece ao rigor táctico e não ouças os ensinamentos dos treinadores. Faz isso por nós que, na bancada, não queremos envelhecer e buscamos no futebol uma representação suspensa da infância. Feita de jogadores como tu."