Últimas indefectivações

domingo, 31 de março de 2013

A morte desceu do céu

"Ficou para a história como «O Desastre de Superga». Regressado de Lisboa, o avião que transportava o «Grande Torino» despenhou-se quando se aproximava de Turim. Tinha acabado de perder com o Benfica num jogo extraordinário. Recorde-se a viagem...

Quando fez o avião correr pela pista da Portela e elevar-se molemente como uma gaivota preguiçosa nos céus de Lisboa, o comandante, Pier Luigi Meroni, estava longe de pensar que esse poderia vir a tornar-se num voo complicado. Aliás, Meroni era um piloto com experiência e conhecia amplamente o trimotor G.212 I-ELCE que comandava, bem como o percurso que previa uma escala técnica em Barcelona.
E estava um dia bonito, ainda por cima. Tanto assim que a primeira etapa da viagem decorreu de forma agradável e absolutamente sem incidentes. É claro que os tempos eram outros. Em 1949 não se ia de Lisboa a Turim nas pouco mais de duas horas de hoje. Às 9h45, o controlador aéreo do aeroporto de Lisboa registou, muito provavelmente, a partida do aparelho da companhia Avio-Lire-Italiane com a satisfação de mais um dever cumprido. A chegada a Turim estava programada para cerca das 17h15. O voo não cumpriria o seu destino.
Convenhamos que Pier Luigi Merino já não saiu de Barcelona com a mesma tranquilidade com que tinha iniciado a sua manhã portuguesa. Sobre o norte da Itália chovia há três dias. Na véspera, uma intempérie terrível abatera-se sobre a Ligúria e o Piemonte cortando estradas, danificando edifícios, deixando gente sem abrigo. Razões mais do que suficientes para um redobrar lógico de todas as atenções.
Superga dista meia-dúzia de quilómetros de Turim. É um local aprazível, de passeios domingueiros em redor de uma colina onde se ergue a basílica e o cemitério onde repousam os velhos Reis italianos da casa de Savóia. Mas talvez sejam precisamente os sossegos as atracções milenares das tragédias.

Os dias de Maio
Em Maio os dias já são longos. Todavia, nessa tarde escurecera cedo por causa das nuvens negras que se acastelaram nos horizontes e foram descendo do céu como um prenúncio de morte. Por volta das cinco horas da tarde um nevoeiro espesso atravessou-se no caminho da aeronave que já deixara Lisboa há tanto tempo. Pier Luigi Merino e os seus coadjuvantes, o co-piloto Cesare Bianciardi, o telegrafista Antonio Tangrazi, iam fazendo os possíveis e impossíveis para se orientarem dentro de um cokpit no qual o altímetro deixara pura e simplesmente de funcionar. Diria mais tarde o relatório do inquérito levado a cabo pelo Governo italiano que as fortíssimas rajadas de vento terão provocado a deslocação do aparelho para uma rota diferente da habitual. Merino continuou a descida de aproximação ao aeroporto, tudo indica que convencido de já ter ultrapassado os montes de Superga e a colina da basílica que se ergue até praticamente setecentos metros de altura. Seria um erro terrível e irremediável. Quando os recortes da igreja surgiram, aterradores, na frente de uma tripulação ansiosa, era já demasiado tarde. A máquina choca contra a cúpula do templo e despenha-se em chamas pelo derredor. Tudo será sido, porventura, demasiado rápido para o drama colectivo dos pânicos, das preces e das certezas inequívocas do fim. Exactamente às 17h20 a notícia caiu, taxativa e crua, nas redacções dos jornais italianos: «O avião-especial - um trimotor da companhia Avio-Lire-Italiane - no qual viajava de regresso a equipa do Torino caiu perto de Superga. Morreram todas as pessoas que seguiam a bordo da aeronave - 31, incluindo a tripulação.» Os adjectivos tinham ainda de esperar mais um pouco. Aliás, os próprios jornais sentiram na intimidade a extensão dessa noite de desgraça. Renato Casalbore, director do Tuttosport, Renato Tosatti e Luigi Cavallero, redactores da Gazzetta del Popolo e do La Stampa eram três dos cadáveres carbonizados que se espalhavam por entre uma amálgama de ferros entortecidos. Como se o infortúnio fizesse questão de abraçar a todos.
Chamavam-lhe em Itália, Il Grande Torino. E os jornais e jornalistas sempre dispostos a promover heróis, refiram-se-lhe como «uma das mais poderosas e maravilhosas equipas que o Futebol italiano jamais soube exprimir».

A equipa que fez nascer a lenda
Falava-se, ao tempo, das extraordinárias proezas de uma squadra capaz de marcar 125 golos no campeonato de 1947/48 e de golear o Alessandria, por 10-0, na mesma época. E ninguém punha em causa que tal obra de arquitectura futebolística tinha sido obra de um industrial turinense, Ferrucio Novo, conhecido por commendatore Novo, chegado à presidência do Torino aos 42 anos, em 1939, com vontade de transformar o clube num exemplo de organização à... inglesa. Ferrucio Novo rodeou-se de sábios. Sobretudo dois: Roberto Copernico e Ernst Egri-Erbstein, um trânsfuga húngaro que chegou a ser por mais de uma vez treinador da equipa. Foram eles os responsáveis pelo reforço de um conjunto que sonhava com o título italiano. E a obra foi ganhando corpo com a aquisição, a pouco e pouco, daquela que seria a sua constelação de estrelas: o médio de ataque Ossola, do Varese; o ponta-de-lança Gabetto, da Juventus; os alas Menti, da Fiorentina, e Ferraris, do Inter. Mas o passo decisivo deu-se no momento em que Novo garantiu o concurso da dupla de centro-campistas do Veneza, Ezio Loik e Valentino Mazzola. E Mazzola rapidamente de transformou na grande figura do Torino, capitão e símbolo de uma squadra que venceria nada menos de cinco scudetos consecutivos, embora interrompidos pelas épocas de 43-44 e 44-45 durante as quais as sequelas da II Grande Guerra impediram a disputa do campeonato italiano.
O Torino era um clube de ideias futuristas e de uma dinâmica imparável. Pretendia formar dois conjuntos de igual qualidade, um para disputar as competições internas, outro com nomes mais sonantes para viajar pelo Mundo globetrotters, recebendo os cachets elevados que esses nomes garantiam. Seria o Torino Esportazione. E a curiosidade do Mundo para ver esta squadra da sognare ia-se fermentando na maneira como ela se passeava no calcio onde conseguira manter-se invencível em casa durante nada menos de 88 jogos consecutivos.
Quando a mecânica da morte, da forma brutal como geralmente funciona, pôs um fim a esta sede insaciável de vitórias do Grande Torino, a equipa então treinada pelo inglês Leslei Lievesley seguia na frente da classificação e, no domingo anterior à sua viagem a Lisboa, empatara 0-0 no campo do Inter, obtendo dois novos recordes para a época: 19 jogos seguidos sem perder no campeonato e dando 10 jogadores titulares à selecção italiana.

Homenagem
Seria esse empate, que lhe garantia praticamente o título de 48/49, que faria o presidente Novo dar a autorização definitiva para a deslocação a Portugal onde o Torino defrontou o Benfica num jogo de homenagem a Francisco Ferreira, «capitão» dos encarnados e da selecção portuguesa.
O Benfica venceria, por 4-3, num confronto espectacular. Para o Torino seria a última derrota antes daqueloutra, dolorosa e irrevogável. A Federação Italiana, com o acordo expresso de todos os outros clubes, declarou o Torino campeão a título póstumo. A squadra granata respeitou os seus derradeiros compromissos apresentando a equipa júnior. Os adversários, cavalheirescamente, jogaram contra eles com jogadores da mesma idade. Seriam precisos vinte e sete anos para que o Torino voltasse a ser campeão de Itália. A calamidade de Superga pusera fim ao que o L'Equipe chamava «orgulho do desporto latino». A morte destruíra a técnica e a beleza plástica de um grupo de futebolista extraordinários mas dera-lhes, em troca, um lugar único na lenda e no catálogo dos heróis. Porque, como toda a gente sabe, só a morte nos dá a eternidade."

Afonso de Melo, in O Benfica

Definição de imoralidade !!!

"Ontem - n' A Bola TV - e hoje - n' A Bola - Miguel Sousa Tavares afirma - e cito: "Rui Gomes da Silva espirra ódio contra o FC Porto".
Para ser franco, tomo a afirmação como elogio.
Porque se ter ódio ... é insurgir-me contra o que ouvi, no "Apito Dourado", contra o que vejo fazer, aos árbitros, favorecendo, sempre, o clube dele e prejudicando, invariavelmente, o Benfica, então, sim, tenho ódio...
Não ao Porto, mas a quem age como age!
Tenho, de facto, ódio à falsificação de resultados, aos "roubos" orquestrados, aos resultados preparados, aos castigos negociados e reduzidos, aos conselhos matrimoniais a árbitros nas vésperas de jogos, a árbitros que se enganam sempre no mesmo sentido (a favor dos dele e contra os meus), a "fruta" oferecida como prémio de arbitragens inacreditáveis, a ameaças físicas a quem ousa apitar sem falsear a verdade, a tudo o que acontece num Estádio que ele tanto gosta.
Ódio a tudo o que nos últimos anos foi acontecendo, contra a verdade desportiva, sim, tenho!
Porque não acredito que ele ache que "espirro ódio" porque quero - sempre - que o Porto perca (tal como ele, em relação ao Benfica, quando afirma "Não torço pelo Benfica em nenhuma ocasião").
Só não percebo a sua preocupação, sobre as minhas atitudes, quando afirma que - acha ele - "... causo danos terríveis ao Benfica".
Compreendo o recado, mas sinto que o desiludiria se lhe fizesse chegar as centenas de mensagens semanais de apoio, por aquilo que digo... contra aquilo que ele diz gostar...
Não estou onde estou - Caro Miguel - para agradar a quem quer que seja.
E muito menos a quem manda no seu clube ou na empresa ligada ao futebol que tenta manietar a liberdade no futuro das transmissões televisivas da 1ª Liga, em Portugal!
Estou onde estou para defender o que o meu Pai me ensinou, sobre o que deve ser o comportamento público de alguém que tem a responsabilidade - mesmo que não seja oficial - de defender o Benfica.
Contra tudo aquilo que eu sei que você condena, mas não pode dizer.
Tenho, nesse aspecto, também, mais sorte: é que, para além de ser do Benfica, sou livre de dizer o que penso, de falar contra o que ambos sabemos ser imoral (pelo menos para pessoas de bem, de acordo, com a definição de imoralidade de Kant). Por isso, e apesar disso, ... Boa Páscoa!"

6 golos, que só valem 3 pontos !!!


Benfica 6 - 1 Rio Ave

O treinador pediu, e a equipa cumpriu, desta vez não foi preciso um festival de oportunidades perdidas para marcar muitos golos, e matar o jogo... foi um Benfica pragmático de entrada, que só depois de resolver a partida, resolveu 'poupar' alguns golos, para os próximos jogos!!!
Quando vi o Rio Ave com 3 centrais fiquei descansado, pois o Benfica de Jesus, sempre gostou de jogar contra este sistema, aliás todos os outros treinadores portugueses já desistiram de tentar contrariar o Benfica desta forma... aleluia que ainda temos o Espírito Santo!!!
O jogo só não foi perfeito, porque o apitadeiro, depois de ver frustradas as suas expectativas de ajudar o Benfica a perder pontos, resolveu carregar nos amarelos!!! Tendo direito até a um brinde com expulsão do Melga, nos últimos minutos!!! Um verdadeiro artista...!!! Também 'apreciei' a forma agressiva como os jogadores do Rio Ave disputaram todas as bolas, deixando sempre as 'marcas' nas pernas e tornozelos dos nossos jogadores, havendo inclusive uma tentativa de homicídio ao Salvio, que nem falta foi...!!!

Estou na expectativa para ver se o Jesus vai continuar a efectuar a rotação... Entre o jogo desta noite, e o jogo Quinta-feira, existe muito tempo para recuperar, mas depois para Olhão as coisas podem ser mais complicadas, ainda por cima vamos ter o Luisinho em Olhão (recordo que a última 'não vitória', foi na Choupana com o Luisinho)!!!

PS1: O Cardozo entrou, e falhou algumas oportunidades, e ouviu-se logo um burburinho nas bancadas!!! Quero deixar as almas inquietas um pouco mais descansadas, o Tacuara teve só a afinar a pontaria para Quinta-feira!!!

PS2: Lanço um desafio: com o critério que hoje serviu para expulsar o Melga, quantos minutos o Mangala ficaria em campo?!!! Opção a) 10m; b) 15m; c) 20m; d)25m !!! E o Otamendi?!!! E o Fernando?!!!

PS3: Porque será que o Bebé não é convocado pelo Paulo Bento?!!!


Vitória Gloriosa, na estreia do 'Azevedo' esverdeado...!!!


Sporting B 1 - 3 Benfica B

Como não vi o jogo, não posso comentar as queixas Lagartas... mas se o primeiro vermelho por protestos pode ter sido exagerado, o 2.º com o Cavaleiro isolado, não me parece deixar muitas dúvidas. E já agora não devemos esquecer o vergonhoso início de Campeonato, onde esta equipa Lagarta foi levada ao colo, com penalty's em catadupa...!!! E se alguém pensar usar um jogo de equipas B, com um interesse competitivo, quase nulo, para inventar histórias sobre o domínio da arbitragem, pode tirar o cavalinho da chuva...!!!

Esta equipa do Benfica, tem demonstrado, que sempre que joga com alguns 'reforços', normalmente o Miguel Vìtor (Jardel no início da época, os Andrés, o Urreta, ou o Kardec...), transfigura-se, e consegue bons resultados. Hoje, até parece que jogando contra 9, cerca de uma hora, podíamos ter jogado melhor, e podíamos ter marcado mais golos... mas vencemos, e logo numa das poucas localidades onde existe mais Lagartos do que Benfiquistas (Rio Maior)!!!

Agora, espero que o novíssimo presidente Lagarto tenha aproveitado este jogo, para ir treinando o discurso, após cada jogo do Sporting...!!!

Vitória (intermitente!!!)


Física  56 - 70 Benfica
17-28, 13-13, 16-23, 10-6

Vitória fácil... agora marcar 6 pontos no último período, denota, mais uma vez, terem desligado completamente do jogo, valeu os 18 pontos de vantagem no início do 4.º período!!!

Parece que o Doliboa não irá jogar mais esta época (e não irá ser substituído), temos alguns jogadores a jogar condicionados: Heshimu, Carreira, Fonseca... Dito isto, a diferença entre os plantéis, é tão grande, que mesmo com todos estes contratempos, temos a obrigação de vencer todos os jogos, agora, se continuarem a demonstrar pouca aplicação nos jogos, ou em partes de jogos, arriscamos, ter mais algumas desilusões!!!

Juniores - 7.ª jornada - Fase Final

Bernardo Silva

Benfica 1 - 0 Rio Ave

Mais um triunfo suado, mais um festival de oportunidades falhadas... Só vi a primeira parte, mas as crónicas da segunda parte, não são muito diferentes...

Com a grave lesão do João Gomes, perdemos o nosso ponta de lança, não temos nenhum jogador com as mesmas característica, mas não creio que o Bernardo seja a melhor opção para ponta-de-lança... Eu sei que até foi ele que marcou o golo, mas por exemplo: o Dino tem muito mais potencial para jogar a ponta-de-lança, aliás creio que o futuro do Dino é a ponta-de-lança, porque a extremo dificilmente triunfará, toma demasiadas decisões erradas. Além disso, ainda temos o Clésio e o Elton...

Sporting..........14
Corruptos........11
Benfica..........11
Setúbal............8
Guimarães........8
Nacional..........4
Rio Ave...........3