Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Marca Benfica

"Existem várias possibilidades de perspectivar a análise de o que seja uma MARCA.
Como é que este conceito surgiu, é difícil de descobrir no tempo, mas a verdade é que desde os tempos mais remotos, tudo o que os animais, incluindo aqui os racionais e os irracionais faziam, se guiava por Marcas.
Afinal uma Marca na sua concepção mais primária, acaba por ser um elemento identificativo de qualquer coisa.
Fazem-se marcas nos animais, para os identificarmos. Fazem-se marcas nas estradas, para se saber por onde se deve guiar. Fazem-se marcas nos terrenos, para se saber de quem é o quê? Fazem-se Marcas nas camisolas dos jogadores, para os mesmos serem identificados. Fazem-se marcas de linhas de golo, para delimitar quando é, ou não é golo. Fazem-se marcas nas camisas, para se saber onde foi produzida a camisa - exceptuando a colocação de marcas contrafeitas. Fazem-se marcas por tudo e por nada e por mais e menos aquela coisa. Afinal é um mundo de Marcas.
A questão não é então a Marca, mas apenas e somente a difusão de uma Marca.
Num mundo em que não existiam meios de comunicação, a Marca primeiro que chegasse ao seu destino, levava anos e anos. Quando a mesma se consolidava, que é o mesmo que dizer, quando a mesma infiltrava a mente das pessoas, urgia preservá-la, tratá-la bem, para não ser destruída.
Foi daí que nasceram os célebres processos de difamação. Ofensa à honra, bom nome e consideração de alguém, o que era claramente aplicável a bens, mesmo que imateriais, ou seja, que não se pudessem ver ou sentir materialmente, por mais que os Tribunais numa primeira linha recusassem essa aplicação.
É o humano na sua vertente mais primária.
Com o desenvolvimento dos meios de comunicação, essencialmente com os meios electrónicos que permitem a divulgação de algo no Planeta em segundos, a coisa veio cada vez mais a ganhar mais importância.
É que a interiorização de uma marca pelos destinatários, cria mais valor, mais valor cria mais poder, mais poder cria mais influência, mais influência cria mais receitas, numa torrente interminável de sequências e consequências, que outros apenas poderão combater através da difamação, desonra e vexame do bom nome e consideração.
(...). Todos estes efeitos, funcionam como causa do reconhecimento de uma Marca e da manutenção da sua importância e obviamente, do seu crescimento, sendo ao mesmo tempo consequência da mesma. Daí que, determinados actos tenham protecção legal e sejam enquadrados na perspectiva da concorrência desleal e eventualmente na prática de crimes contra quem os pratica.
Se visualizarmos o Código da Propriedade Industrial, podemos ler:
"Constitui concorrência desleal todo o acto de concorrência contrário às normas e usos honestos de qualquer ramo de actividade económica...".
No seu art. 1,º o CPI estatui - "A propriedade industrial desempenha a função de garantir a lealdade da concorrência, pela atribuição de direitos privativos sobre os diversos processos técnicos de produção e desenvolvimento da riqueza".
A lealdade da concorrência implica, desde logo, a adopção de práticas comerciais honestas, uma vez que a propriedade industrial deve de certa forma considerar-se expressão da propriedade intelectual, já que abrange elementos de cariz imaterial, que integram o estabelecimento comercial com as suas marcas, invenções, patentes, modelos, desenhos industriais, logótipos, etc.
Assim, devem-se preservar e não infringir, todos estes elementos de cariz imaterial e material. O mencionado artigo 317.º do CPI refere, não taxativamente, actos que constituem concorrência desleal (apenas referiremos alguns);
"a) Os actos susceptíveis de criar confusão com a empresa, o estabelecimento, os produtos ou os serviços dos concorrentes, qualquer que seja o meio empregue;
b) As falsas afirmações feitas no exercício de uma actividade económica, com o fim de desacreditar os concorrentes;
d) As falsas indicações de crédito ou reputação próprios, respeitantes ao capital ou situação financeira da empresa ou estabelecimento, à natureza ou âmbito das suas actividades e negócios e à qualidade ou quantidade da clientela;
Assim, por esta lógica, denegrir permanentemente uma Marca é uma actuação ilícita. Proclamar sócios, adeptos e simpatizantes que não se têm, é uma actuação ilícita. Indicar falsos créditos também é uma actuação ilícita".
Temos assistido a isto tudo e devemos continuar a assistir, mas é tempo de lhes colocarmos uma acção. No artigo anterior falávamos de Bruno César e na sua "passagem", para o Sporting, que não era passagem publicamente, mas que nos corredores do Senado afinal, foi.
E por aqui fica esta semana o escriba."

Pragal Colaço, in O Benfica

Cinco finais

"Muito já se falou do antijogo dos jogadores academistas, com a permissividade de um Capela incapaz de suster essa estratégia tão nefasta para o espectáculo. A Académica foi a negação do Futebol, a antítese do espírito do jogo, um nojo, futebolisticamente falando. Mereceu perder, mereceria ser goleada. Não diria nojo, mas algum asco, é o que provoca a demissão temporária da função de jornalistas que verificamos regularmente por parte dos profissionais portugueses da comunicação social.
Jorge Jesus afirmou que "não se cria uma cultura de campeão em meses, mas em vários anos", sem que alguém lhe perguntasse se esta convicção era válida em 2010. É como ouvir atoardas lançadas por Octávio ao Benfica sem que seja confrontado com os elogios recentes, estava ainda longe de imaginar que viria a trabalhar no Sporting. Ou Inácio a falar de penáltis, ele que foi campeão há muitos, muitos anos, sem penáltis assinalados contra a sua equipa, e ninguém o relembra desse fenómeno. Ou ainda Bruno de Carvalho, esse paladino da moral e dos bons costumes, mais parecendo um pirómano do Facebook que se contradiz hilariantemente noutros palcos sob a complacência de jornalistas aparentemente prontos a escamotearem uma postura tão ridícula quanto censurável.
Contra tudo isto e um calendário que já pareceu favorável, mas que o FC Porto demonstra agora, jornada após jornada, que será fácil ao Sporting conquistar três pontos no Dragão, serão cinco as finais que, não nos iludamos, teremos mesmo que vencer. O desafio é enorme, mas se há equipa apta a ultrapassá-lo, é a nossa. A sua qualidade e entrega, com o apoio inexcedível que lhe chega das bancadas, deixam-me confiante!"

João Tomaz, in O Benfica

All in

"Why Benfica fans are the secret winners of the evening

Lisbon's fans yesterday brought the Estadio de la Luz to burn and our hearts to melt. While the first half had feared the worst.
And so he went into the evening sky of Lisbon, the Giant Eagle Vitoria. The wings spread, carried by voices from 60,000 throats, who pushed the AHS and OHS from Benfica Club song in the air like there was no tomorrow more. Champions League. Quarter-finals. 0:1-residue and the great goal in mind. The impossible. To belong to the top four in Europe. The damn Guttmann curse to defeat. This dream was tangible at this moment, at 19:44 pm local time. Vitoria, the heraldic animal of Benfica was there equal two times at the stadium: the real Federtier circled through the round and was the center of a powerful choreography at the same time.

A sponsored Choreo?
And prangte but also the slogan of a sporting goods manufacturer in huge letters of the choreography. All in. Pure coincidence? Or a case of sin from the commercial hell? Speculation was prompt, yet nobody knows a reliable answer. And that is why the question hovering over all: what should we make of these fans of Benfica for now?
You should love it. Apply to hands. With the panacea of eternal rejuvenation spray over. They never stop singing. They whipped their team up to the 1:2 by Thomas Müller to the front, but what they did then in the face of secure retirement is more spectacular than any goal. 

The spark that inflamed the round
Because it took in spite of the 1:2-residue, in spite of the cool ball attachment of FC Bayern only a spark of the lawn to fully ignite the wide round. And so was the 2:2-compensation by the Brazilian Talisca and the neutral fan offered an inferno in the stands. The fans sang, danced, clapped and wallowed to the frustration of the underdogs from the soul. You kissed her slave husband, cursed the God of football and opened their hearts. Among them: Benfica coach Rui Vitória. Fresh relegated to the grandstand, tears close, entwined, Yes, almost eaten up by the fans. A moment that showed what love comes from the appendix from Benfica.

Real love
It is independent of the result. By name. Errors or brilliant moments. It is in the people who fill the ranks with their passion. The club that make into a magical creature. They even brought overpowering FC Bayern to the wavering. Well after the final whistle they were thousands still in the stadium, the Bayern players celebrated with their also respectable loud fans. But the Benfica supporters sang just keep. As this night would never end. As she never wanted to wake up from the dream. Because tomorrow is waiting for work. The boss. The whole damn shit.
We will miss Benfica. The fire from the ranks. The mighty Eagle Vitoria. And the Estádio da Luz. La Catedral and their disciples. Because what happens there is unique."

(traduzido de Alemão para Inglês no Translito.com)
(tentei a tradução para Português, mas o texto ficava sem sentido)

De olhos bem abertos

"Na jornada anterior, o Sporting jogava no Restelo. Nas vésperas da partida, o conflito entre o clube e a SAD do Belenenses agudizou-se. Foi cortada a luz e a água no estádio. Houve jogadores impossibilitados de prosseguir planos de recuperação. O treinador foi impedido de preparar o jogo. A equipa de Belém, mesmo sem Tonel, apresentou-se bastante abaixo das suas potencialidades. O Sporting venceu facilmente. No último fim-de-semana o Sporting jogava com o Marítimo. Nas vésperas da partida verificaram-se agressões entre jogadores num treino dos insulares. Alguns foram suspensos e não estiveram em Alvalade. A equipa madeirense apresentou-se desfalcada. O Sporting venceu facilmente. O próximo adversário dos "leões" é o Moreirense. Nesta última jornada, um conjunto de cartões amarelos cirúrgicos afastou vários titulares da equipa minhota. Também não jogarão os emprestados e os lesionados. Teremos um Sub-Moreirense neste sábado. O Sporting vai certamente vencer sem dificuldades.
Entretanto Slimani foi ilibado de uma agressão que todo o País viu.
É necessário que tomemos atenção a todas estas coincidências. A estrutura sportinguista tenta passar a mensagem de que o clube só não ganhou títulos nas últimas décadas devido a práticas subterrâneas dos seus rivais. E o corolário dessa teoria é achar-se legitimado a usar todos os meios, lícitos e ilícitos, éticos e não éticos, por cima e por baixo das mesas, para ganhar este campeonato - do qual depende muito do seu futuro próximo.
Já vimos isto no passado, com outros protagonistas. Não podemos voltar a cometer o erro de achar que não é connosco."

Luís Fialho, in O Benfica

Luva branca

"No final da época passada foi fácil concluir que não existe clube em Portugal mais forte no conjunto de todas as modalidades. O SL Benfica foi Campeão, nos Seniores, em Futebol, Futsal, Basquetebol, Voleibol, Hóquei em Patins e Atletismo. Só o Andebol não ergueu o principal troféu e depressa se percebeu porquê. Além da boa forma dos outros competidores, o plantel do Glorioso sofria de desmotivação e, em alguns casos, de falta de profissionalismo e nobreza. Sim, é também de António Areia, actual jogador do FC Porto de quem estou a falar. Quando esta temporada começou os adeptos tiveram a clara noção de que seriam tempos de transformação e de adaptação aos métodos do treinador Mariano Ortega e da sua equipa técnica. E ninguém lhes exigiu nada a não ser a defesa com honra da camisola. Este sábado, a equipa de Andebol vai estar numa posição privilegiada para chegar à final do Campeonato. Para isso, "só" terá que derrotar mais uma vez o FC Porto, equipa dominadora na última década. Não vai ser fácil mas quem diria, há seis meses, que tal feito seria possível? Poucas ou até nenhuma pessoa apostaria o seu dinheiro na carreira vencedora desta equipa que conquistou a Taça de Portugal frente aos vizinhos do Lumiar. Há histórias com final feliz e onde os "maus" acabam por pagar as atitudes pouco dignas que tiveram num passado recente. Não sei se o SL Benfica vai chegar à final.
Não sei se voltaremos a ser Campeões de Andebol. O que sei é que este grupo de jogadores, técnicos e dirigentes é finalmente uma equipa vencedora e com um sorriso nos lábios. E os que cá estão são imensamente melhores - como homens, principalmente - do que aqueles que fugiram."

Ricardo Santos, in O Benfica

A onda e a ressaca

"O Benfica foi eliminado da Champions ao som de aplausos. Se Vitória fintar a desilusão do grupo, a mobilização popular poderá fazer andar as pernas

O Benfica saiu da Champions deixando a Luz acesa e essa poderá ter sido uma importante vitória no jogo de ontem. Ninguém de bom senso poderá considerar o desfecho inesperado, porque surpreendente foi mesmo a réplica dada ao Bayern, uma demonstração assinalável de força e maturidade, num jogo em que até faltou muita gente importante. Para a história regista-se uma participação honrosa e uma saída de cabeça erguida, para o imediato fica a tributação dos adeptos à equipa em forma de aplauso. Se conseguir passar ao lado da ressaca - e Rui Vitória tem feito uma gestão notável do grupo -, está criada a onda que poderá ajudar a decidir a Liga.
A capacidade de mobilização popular do Benfica, a onda colorida que se espalha pelo país, factor importantíssimo nas dinâmicas de vitória, e que o Sporting está também a tentar rendibilizar - basta ouvir o modo como os treinadores desses clubes falam dos e para os adeptos (ao contrário do FC Porto, que tem vindo a deixar-se ficar para trás) -, pode ser determinante neste final de temporada. É inevitável que as pernas dos benfiquistas vão pesar mais do que as dos sportinguistas, mas há movimentos imparáveis.
O Benfica que defrontou a Académica pensava no jogo de ontem, passou a custo mas seguiu em frente. A resposta a dar agora, depois da saída da grande montra e de terminado o sonho, ditará o desfecho da I Liga."

A alma!

"Mais do que por aquilo que fez nestes quartos de final, pode o Benfics orgulhar-se da atitude que teve nesta Champions.

Nos últimos dez anos esta foi a terceira vez que o Benfica chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões, num século em que mais do que nunca vem dominando o poder do dinheiro e portanto tem sido cada vez mais difícil ver brilhar na Champions uma equipa de um país pequeno como Portugal. Nesses dez anos, e nessas três vezes, o Benfica acabou eliminado pelo Barcelona (o Benfica de Koeman, em 2006), pelo Chelsea (o Benfica de Jorge Jesus, em 2012) e, agora, pelo Bayern de Munique (o Benfica de Rui Vitória, neste ano da graça de 2016). Foi a águia, como se vê, sempre abatida por um tubarão da Europa. E sempre abatida dando luta e nunca perdendo a identidade ou a dignidade como equipa. Foi o que voltou a acontecer neste confronto com os alemães de Pep Guardiola, provavelmente o melhor treinador do mundo na actualidade
 E aconteceu com um Benfica que no final do jogo de quarta-feira na Luz tinha na equipa jogadores como Ederson (22 anos), Lindelof (21) Renato Sanches (18) Talisca (22), Gonçalo Guedes (19) e Jovic (18) - metade de uma equipa de sub-23 - já para não falar de Nélson Semedo (22 anos), que ficou no banco. Demasiados jovens para um jogo mais consistente - veja-se como sofreu o Benfica o primeiro golo na quarta-feira... - mas jovens o suficiente para criar ainda mais química com os adeptos e para que os adeptos creiam ainda mais no futuro.
Sim, mais do que por aquilo que fez nestes quartos de final deve o Benfica orgulhar-se do que fez esta época na Liga dos Campeões, com toda a felicidade com que foi superando obstáculos (muitas vezes jogando francamente menos do que se esperaria mas com muito mais alma do que muitos poderiam prever... ) e com a determinação de uma equipa que tem vindo a revelar-se tão unida, coesa e solidária, que surpreende, pelos vistos, até os próprios benfiquistas.
Coloca-se, porém, agora a questão: terá este Benfica pedalada para enfrentar as próximas cinco finais do campeonato sem escorregar? Em rigor, ninguém o pode realmente saber.
O que se sabe é que se conseguiu chegar onde já chegou muitas vezes sem Gaitán, às vezes sem Jonas ou Mitroglou, outras sem Fejsa ou Samaris, ainda sem Júlio César ou Luisão (será que alguma vez estes dois últimos voltarão a ser titulares na águia?...), e muito tempo sem Salvio ou Lisandro López, então é de crer que a alma do Benfica esteja preparada para continuar a travar intensa e emocionante luta até final com este fantástico Sporting, que em oito ou nove meses o notável artesão do futebol que é Jorge Jesus conseguiu tornar numa equipa verdadeiramente temível e verdadeiramente candidata ao título de campeão que lhe escapa desde... 2002.

O SC Braga deixa a Liga Europa com pesada derrota. Mas o futebol, como todos bem sabemos, tem coisas tramadas. O árbitro ignorou um penalty sobre Hassan - ainda com zero-zero - e não ignorou um de Matheus, que abriu caminho à queda minhota. Um dos seus auxiliares viria entretanto a ignorar um fora de jogo no 2.º golo do Shakhtar, tornando inevitável a queda dos portugueses. Decisões mais do que suficientes para atirar a equipa de Paulo Fonseca borda fora da Liga Europa. Se juntarmos a isso a extrema infelicidade do jovem Ricardo Ferreira está explicada em parte a goleada na Ucrânia. O Shakhtar é mais forte do que o SC Braga? É! E o SC Braga devia estrategicamente ter entendido isso. Ainda assim, a verdade é que não me parece que o Shakhtar tenha justificado tão grande diferença de resultado na eliminatória É o outro lado ingrato.

Johan Cruyff morreu e o Barcelona não voltou a ganhar. Já se fala em Espanha na maldição de Cruyff, porque os espanhóis são exactamente aqueles que dizem yo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay... e o futebol, como também se sabe é pródigo a encontrar na superstição e no misticismo a explicação para o insucesso.
A verdade é que o Atlético de Madrid mostrou neste confronto da Champions com o Barcelona ser, talvez, a única equipa capaz atualmente de sufocar, travar e impedir aquela que ainda é para a maioria a melhor equipa do futebol mundial. É a segunda vez nos últimos dois anos que o Atlético de Madrid elimina o Barcelona nos quartos de final da prova. Nenhuma outra equipa conseguiu fazê-lo.
Porque só o Atlético tem alma para isso!
A alma que Diego Simeone, o treinador, sempre transmitiu à equipa.
A alma que uma das melhores aficions do mundo sempre passou ao clube.
A alma que o espírito de Vicente Calderón - antigo presidente do clube - deixou no estádio que construiu, um dos mais invulgares e carismáticos do futebol europeu.
Não sei se o Barcelona está a perder gás por qualquer maldição de Cruyff.
Talvez seja pelo fim da ligação da equipa com Luis Enrique.
E talvez o fim dessa ligação venha a tornar-se ainda mais dramática se o Barcelona vier a perder, também, a Liga espanhola, como aliás aconteceu também há dois anos, ganha então pelo... Atlético de Madrid. Se o cenário vier a repetir-se, quem sabe se Diego Simeone, esse inigualável guerreiro à moda antiga deste futebol dos tempos modernos, não será o próximo treinador do... Barcelona?!
Com Messi, Suarez e Neymar, seria mais ou menos como juntar a fome com a vontade de comer.
Mas enquanto isso não se confirma, e apesar de considerar este Atlético de Madrid de novo fortíssimo candidato a chegar à final da Champions, a verdade é que um português volta a merecer tocar o céu. Cristiano Ronaldo pode ter o seu estilo e a sua personalidade, e pode gostar-se ou não desse estilo e dessa personalidade. Mas deve reconhecer-se que nunca foi um rapaz politicamente correto e muito o admiro por isso também - e nunca deixou de lutar como ninguém por ser o melhor de todos. E isso é igualmente admirável.
Se Ronaldo vier a vencer, como desejo, esta Champions, vão impedi-lo de ganhar mais uma Bola de Ouro? Não me façam rir!"

João Bonzinho, in A Bola

PS: O Braga ontem foi prejudicado... como tinha sido beneficiado na Pedreira; tal como tinha sido pornograficamente beneficiado no jogo com o Fener...; mesmo assim o cronista lamentou-se do penalty de ontem...!!!
Já o Benfica foi sempre prejudicado, nos dois jogos com o Bayern... tal como em 2012 com o Chelsea, tal como na Luz em 2006 com o Barça... mas estes casos já não são dignos de referência!!!

Calem-se um instante!

"Insuportável
Calem-se um instante
Chega-se a um ponto em que já não se pode. Porque é que o Sporting se sentiu na necessidade de se intrometer na troca de salamaleques entre Ronaldo e o Benfica? Por três razões. A primeira é estrutural: porque há muitos anos os leões são em primeiro lugar "sobre" o Benfica, um clube que funciona em função de outro. A segunda é conjuntural: porque ficou definido, algures naquele auspicioso outono, que, este ano, metade da época se jogaria no bate-boca. A terceira é do domínio do absurdo: porque ainda ninguém em Alvalade foi capaz de se abstrair das provocações de João Gabriel e perceber que a estratégia não está a resultar. Como sportinguista (para quê disfarçá-lo, se toda a gente sabe?), estou confortável com a primeira razão. Já nasci nesse tempo. Também cheguei a estar confortável com a segunda, pelo menos enquanto funcionou e não se ultrapassaram os limites da urbanidade. A terceira deixa-me atónito. O Benfica não citou a frase inteira de Ronaldo, nomeadamente o excerto em que este se dizia sportinguista? Não. Tal como o Sporting faria se Ronaldo se tivesse dito benfiquista. Simplesmente, não se pode passar nada que os tweeteiros leoninos não vejam através da lente do seu egocentrismo e da sua solidão. Classe? Classe era terem ouvido e calado. Enorme classe era terem aplaudido.

Picos da Europa
O endurance de CR7
Por todo o mundo se volta a falar de Ronaldo. É pena que CR7 esteja a atingir o pico agora, a dois meses do Europeu. Mas ele já provou que, às vezes, os seus picos não são picos: são planaltos."


PS: Então o João Gabriel, ao responder às alucinações/calunias, na sua conta pessoal, é o provocador?!

Portugal a andar na linha da frente

"Portugal pode acolher testes para a implementação do vídeo-árbitro, eis uma notícia interessante, que decorre de uma reunião do International Board, na passada sexta-feira, em Londres, com as federações e ligas interessadas em testar esta nova tecnologia. Segundo fonte oficial, «a FPF ficou integrada no grupo de estudo, tendo a possibilidade de vir a acolher testes».
Devagar e muito a custo, o futebol lá vai tentando acertar o passo com a modernidade, confirmado, de forma pacífica,o sucesso do recurso à tecnologia no râguebi, no futebol americano, no ténis ou no basquetebol.
Porém, o debate sobre o âmbito de aplicação do recurso ao vídeo ainda vai no adro. A discricionariedade do árbitro deve ser mantida e o auxílio, creio, deverá surgir em matérias disciplinares que tenham escapado à sua observação direta, ou nos casos mecânicos: a bola entrou ou não na baliza ou a falta foi dentro ou fora da área?
Anteontem, em Madrid, ocorreu uma situação que ilustra na perfeição o que pode (e deve) ser a intervenção do vídeo-árbitro no futebol. Já em período de compensação, Gabi, do Atlético de Madrid, jogou a bola com a mão e Nicola Rizzoli assinalou livre directo para o Barcelona fora da área de rigor. Porém, porque nem ele, nem o árbitro de baliza, nem o árbitro assistente, estavam em posição para aferir, sem sombra de dúvida, se a mão tinha sido dentro ou fora da grande área, faltou-lhes o auxílio do vídeo-árbitro para que fosse tomada a decisão certa, no caso um penalty para os blaugrana. É bom ver Portugal na linha da frente do progresso e da inovação. Com o futebol como ponta de lança..."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: Portugal deve der o melhor país para testar o vídeo-árbitro!!!
Se os expert's semanalmente nunca estão todos de acordo sobre os Casos polémicos (além dos lances omitidos pelas televisões), então se o vídeo-árbitro funcionar bem em Portugal, funcionará seguramente em todos os outros países...!!!
Já agora em relação ao Atlético-Barça, como seriam os outros lances polémicos: penalty a favor do Atlético...; cartões... etc...; ou o video-árbitro seria somente usado nos últimos a favor do Barça?!

Vamos falar de arbitragem?

"Nos poucos momentos em que i ruído desaparece é possível olhar para factos e ignorar argumentos. Esta semana está a ser calma em relação ao tema arbitragem/nomeações, razão pela qual puxo o assunto para este espaço com o intuito de demonstrar uma evidência que parece difícil de ser reconhecida: Vítor Pereira está a fazer nomeações a 'papel químico' para Benfica e Sporting. Os clubes poderão sempre queixar-se do trabalho de determinado árbitro num determinado jogo. Mas é difícil colocar em causa as opções de Vítor Pereira, de tão idênticas que são.
Vamos a factos: Benfica e Sporting viram 16 diferentes árbitros saírem das 30 nomeações feitas até à data. Seis internacionais para o Benfica, seis internacionais para o Sporting. Dos 30 desafios disputados na Liga (contando já com a jornada que se inicia amanhã), os leões tiveram os internacionais em 13 jogos contra 12 do Benfica. A única diferença de tratamento: Jorge Sousa fez um jogo do Sporting e nenhum do Benfica (entretanto lesionou-se); João Capela fez um jogo do Benfica e nenhum do Sporting (é natural que seja escolhido para uma das partidas que ainda faltam aos leões).
Olhemos agora o cenário através dos jogos polémicos: a arbitragem mais contestada foi a de Carlos Xistra no V. Guimarães-Benfica. Foi evidente uma série de decisões que favoreceram os encarnados. Mas o mesmo Carlos Xistra esteve em três encontros dos leões (Tondela-Sporting, Benfica-Sporting e Sporting-Rio Ave) e em nenhum foi alvo de contestação nem viu serem-lhe apontados erros decisivos. Mais: com a excepção do Sporting-Benfica (Artur Soares Dias, tido como o melhor árbitro da actualidade), não existe, até ao momento, uma situação em que o mesmo árbitro beneficie um candidato ao título e prejudique o outro. É isso que nos diz a Liga da Verdade/Record.
Por fim, vejamos o top dos árbitros escolhidos para os jogos dos rivais: Artur Soares Dias (4 SCP; 3 SLB), Carlos Xistra (3 SCP; 2 SLB), Rui Costa (3 SCP; 2 SLB), Nuno Almeida (2 SCP; 3 SLB) e Fábio Veríssimo (1 SCP, 3 SLB). No final os números ficarão ainda mais próximos. O que dizer agora de Vítor Pereira?"


PS: Aqui está um excelente exemplo da eficácia da intoxicação da opinião pública!!! A crónica é uma tentativa de provar que as nomeações de Vítor Pereira são iguais para o Benfica e o Sporting, o que por acaso até é verdade... Mas o cronista, na ânsia de justificar aquilo que ele chama 'factos', não se conteve, e lança o tema com uns pressupostos completamente errados, omitindo outros FACTOS...
Então como o cronista diz, vamos a factos:
- Guimarães-Benfica, é descrito como o jogo mais polémico. E de facto ficou 1 penalty por marcar contra o Benfica (falta de Fejsa sobre Bruno Gaspar), tendo existido mais 2 lances dentro da área do Benfica, que o árbitro ajuizou bem, não assinalando penalty... O problema, é que antes do tal penalty do Fejsa, já o Otávio (o melhor jogador do Vitória nesse jogo...), já tinha agredido dois jogadores do Benfica, primeiro o Gaitán... e depois o Jonas...!!! Mas este 'pormaior' o cronista não se recorda!!!
- O cronista, ainda refere que Carlos Xistra apitou 3 jogos do Sporting, sem polémica!!! Bem, na primeira jornada Carlos Xistra, deu a vitória ao Sporting ao minuto 95, com um penalty... na sequência de uma lançamento lateral, marcado 2 metros dentro campo...
- O mesmo Carlos Xistra, apitou o Benfica-Sporting, onde com 0-0 não marcou um penalty a favor do Benfica, por descarado agarrão do Ruiz ao Luisão... e na parte final do jogo, já com o marcador 'fechado' não marcou 2 penalty's a favor do Benfica: falta sobre o Nico claríssima... e ainda uma falta sobre o Mitro (mais duvidoso, mas para mim era penalty).
- Também gostaria de perceber qual foi a situação onde o Artur Soares beneficiou o Benfica no Sporting-Benfica?!!! Foi na expulsão perdoada ao Central do Sporting?! Na jogada imediatamente anterior à falta bem assinalada do Renato?!
- Nas omissões, destaco o Arouca-Sporting apitado por Cosme Machado...; tal como o Marítimo-Sporting apitado por Rui Costa; o Sporting-Moreirense apitado por Paulo Baptista; o Sporting-Braga arbitrado pelo herói Jorge Sousa já para não falar dos jogos da Supertaça e da Taça de Portugal); do Guimarães-Sporting apitado pelo Tiago Martins; ou do Estoril-Sporting apitado pelo Manuel Mota... todos jogos, onde o Sporting obteve PONTOS à custa dos apitos!!!!
- Já para não falar do maior escândalo deste ano: Arouca-Benfica apitado por Nuno Almeida!!!

Mas é assim que se constroem Mitos, e se escondem as roubalheiras, algumas consequência de roubos premeditados, outras da coação sistemática...

Benfiquismo (LXXV)

Swag Imortal...

Sonhos...