Últimas indefectivações

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Objectivamente (Arbitragem)

"Depois do jogo com a Académica, em Coimbra, ninguém tem dúvidas sobre o que está a preparar-se para este repetitivo início de Campeonato enchendo o bornal de pontos ao tradicional beneficiado para o gerir a contento nos primeiros meses do próximo ano.
É sempre assim. Vai continuar assim enquanto os Lourenços Pintos e os Vítor Pereiras deste Futebol mandarem na Arbitragem portuguesa.
Esta semana também ouvi um vice-presidente da APAF (ainda existe isso?) pedir para deixarem os árbitros «trabalhar à vontade porque é a única maneira de eles poderem errar menos». Mas então eles não andam a trabalhar à vontade há tanto tempo? O que é que eles têm feito até agora senão trabalhar à vontade?! Será que alguém incomoda Carlos Xistra, Pedro Proença, Olegário Benquerença e outros fabulosos árbitros que ainda andam por aí de apito na boca? Que eu saiba nunca foram incomodados, por isso são tão bons lá fora e tão maus cá dentro! Porque será?
Um grande defensor de Xistra estes dias foi MSTavares na Bola. Ele que sempre que pode «malha» no desgraçado, esta semana vem defendê.lo dizendo que acertou nos dois penálties contra o Benfica! Onde falhou mesmo foi ter mostrado o cartão vermelho ao jogador da Académica que cortou a bola com a mão dentro da área. É que, diz MST, 90% dos árbitros davam apenas amarelo! «Disso não falam os benfiquistas!». diz esta figura de proa do FCP. Falamos, falamos. E para dizer tudo o que nos vai na alma!
Já agora, sobre o «choradinho» dos benfiquistas, é bom lembrar quem é que anda a choramingar contra o treinador e os jogadores que têm sido escolhidos para os jogos do FêCêPê! Eu é que não sou de certeza porque não tenho nada a ver com isso e tanto se me dá que vendam A, B, ou C ou que comprem o X, Y, Z. Quem choraminga todos os dias contra o treinador e as escolhas dele é MST!
Voltando à «vaca fria», depois daquilo que foi dito por um dirigente do Benfica espero que haja investigação sobre os erros continuados dos árbitros. Era bom que isso sucedesse!"

João Diogo, in O Benfica

Xistrar é mentir

"Todos sabem o que é um jogo inquinado, viciado, roubado. Talvez nem todos soubessem o que é um jogo xistrado. É mais ou menos a mesma coisa.
Quem não sabia, ficou a saber. É um jogo (des)apitado por um tal Xistra, por um tal anti-benfiquista, por um árbitro(?) inadaptado para a função. Inadaptado apenas? Pior do que isso, alguém que invariavelmente olha para o vermelho com desdém, com desprezo, com asco. Xistra não presta. Xistra é fraco, Xistra deveria ser proscrito da arbitragem. Xistra não tem condições para dirigir jogos do Benfica. Porquê? Porque com Xistra o Benfica está sempre xistrado que é o mesmo que dizer está sempre lixado.
O Benfica empatou em Coimbra porque se xistrou. Até entrou bem no jogo, até sublinhou momentos de futebol aprazível, até revelou manifesta superioridade face a um antagonista valioso e empenhado. 'Foi uma vergonha', sustentou Jorge Jesus. Sustentou-se bem. Também ele se sentiu xistrado e tem todo o direito (mesmo o dever) de manifestar a maior indignação.
Quantas vezes, esta temporada, o Benfica voltará a viver o suplício xistrense? Com Xistra e outros mais a luta é desigual. Xistre-se outras vezes e a Liga estará entregue, voltará a ser pertença do titular do costume. O combate desejavelmente honesto, não é só frente às equipas adversárias. O combate, desejavelmente firme, tem de ser contra o xistrismo que teima em contaminar o Futebol nacional.
A multidão benfiquista não pode continuar a sofrer de xistricidade. Quer verdade, que até rima, mas significa exactamente o inverso. É que não há quem se xistre confortável com a mentira e a descriminação."

João Malheiro, in A Bola

Comentários...

A Echo 'fechou' o serviço de comentários em blogues, assim O Indefectível perdeu a maior parte dos respectivos comentários. Os artigos são o mais importante, mas...
A partir de agora, a caixa de comentários será da Blogger, vou tentar manter as coisas simples, nos próximos tempos vou exprimentar algumas alterações, será um processo por 'exclusão de erros'!!!
Ainda não consegui apagar a mini-aplicação da Echo, na barra lateral, se alguém tiver alguma ideia como se apaga, agradeço.