Últimas indefectivações

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

9 de Fevereiro


Antevisão...

Na Final...

Sporting 2 - 4 Benfica
Jéssica(39'), Kika(51', 58'), Cintra(90')


2.ª mão da meia-final da Taça da Liga, com mais uma vitória clara, apesar dos dois golos sofridos...
Numa partida, com mais uma obra de arte da Kika!!!

Modalidades #115 - Semanada...

5 minutos: Antevisão...

Fura Redes: Recado...

Benfica Podcast #473 - Picking Up Steam

Águia: DIário...

Terceiro Anel: Renovações...

5 minutos: Diário...

A Verdade do Tadeia #741 - Vamos à ópera a Viseu

Golaço #139 - Bilan d'un mercato hivernal record pour la Liga BWIN !

Super-Mário e Mestre André


"Para além da muito importante e clarificadora entrevista do presidente Rui Costa, designadamente sobre a saída de Enzo Fernández ("e quem é o Enzo? Chiquinho!" Cantavam os adeptos este sábado na catedral) a semana do Benfica fica marcada por estas duas grandes figuras do clube da Luz.

Desde logo, o Mestre André Almeida, que se despede do Benfica com uma muito sentida e merecida homenagem e um palmarés com 12 títulos conquistados entre os quais 5 vezes campeão nacional, 2 taças de Portugal e 2 finais europeias, infelizmente perdidas, o que o próprio assume como a maior frustração.
Este estatuto de Mestre foi consolidado ao longo dos anos no Benfica, documentado na história da recuperação da lesão que sofreu, tornando-o um símbolo de resiliência. De André Almeida convém ainda recordar que é o jogador com o maior número de assistências para o Jonas "Pistolas" e quem o viu e acompanhou de perto saberá que pelo espírito, humor e forma de ser, foi sempre um elemento unificador e essencial no balneário. É, por tudo isto, bem merecido o agradecimento da Luz e dos adeptos do Benfica.
E foi precisamente neste dia de despedida na loja do Mestre André que surgiu o Super-Mário. O melhor João Mário de sempre a fazer uma época a superar todas as expectativas em jogos, exibições, golos (16) e assistências (9), números impressionantes que fazem do excelente médio que sempre foi algo mais, designadamente pela veia goleadora, com 4 golos em dois jogos. Super-Mário!

A subir
Rui Costa pela entrevista frontal e esclarecedora.

A descer
Cláudio Pereira, pelos erros no F. C. Porto-Vizela."

5 possíveis substitutos de Alex Grimaldo no Benfica


"Alejandro Grimaldo tem realizado a sua temporada mais regular e consistente no Sport Lisboa e Benfica, tendo-se exibido em grande nível sob as ordens do treinador Roger Schmidt. No entanto, o lateral espanhol termina contrato no final da época e acentuam-se os rumores por parte da imprensa de que o processo de renovação complica-se devido às exigências do jogador.
Posto isto, torna-se imperativo que a estrutura do Benfica comece a procurar soluções para precaver esta possível saída no próximo Verão. Como tal, irei aqui fazer uma lista de laterais esquerdos que o Benfica pode tentar contratar caso se confirme a saída do espanhol.

5. Francisco Ortega (CA Vélez Sarsfield) – Lateral esquerdo com percurso nas selecções jovens da Argentina, tendo disputado a Copa América e o Mundial de sub-20 em 2019 e também participou nos Jogos Olímpicos em Tóquio, Formado no Vélez, uma das mais prolíficas escolas de futebol do país, Francisco Ortega veio a assumir-se como titular indiscutível na equipa principal no ano de 2021, sendo visto por muitos, como o melhor lateral-esquerdo a jogar no país.

4. Phillip Max (Eintracht Frankfurt FAG) – Formado no Schalke 04, seria no Ausburgo que este lateral começaria a revelar-se, até que em 2020, seria uma das aquisições solicitadas por Roger Schmidt, então no comando técnico do PSV Eindhoven, tendo custado 7,7 milhões de euros ao clube holandês. Phillip Max sempre foi aposta regular de Roger Schmidt na equipa holandesa, mas perdeu algum espaço no plantel sob o comando técnico de Ruud Van Nistelrooy, acabando por ser emprestado ao Eintracht Frankfurt neste mercado de Inverno.

3. Lelo (Casa Pia AC) – Natural de Olhão, Leonardo Lelo estreou-se pela equipa principal do seu clube local com apenas 18 anos. Após duas épocas como titular no SC Olhanense, seria recrutado pelo Portimonense SC, onde jogaria apenas na equipa de sub-23, rumando na época seguinte ao Casa Pia, onde rapidamente se assumiu como titular na equipa orientada por Filipe Martins. É internacional sub-20 e sub-21 pela equipa das quinas e é visto como um dos valores de futuro do futebol português.

2. Luca Netz (Borussia VfL Monchengladbach) – Com apenas 19 anos, Luca Netz apareceu muito jovem na equipa do Hertha de Berlim, sendo posteriormente recrutado pela equipa do Borussia Monchengladbach. A perspectiva de contratar um lateral-esquerdo jovem com margem de progressão também se prende com o facto desta ser a posição mais carenciada na formação do Benfica, podendo assim optar por um jovem prospect, que ainda precise de se desenvolver.

1. Guilherme Arana (Clube Atlético Mineiro) – O lateral formado no Corinthians já teve uma experiência europeia não muito bem sucedida no Sevilha, sendo emprestado à Atalanta e ao Atlético Mineiro, onde permanece actualmente. Ao serviço do clube de Minas Gerais, Guilherme Arana cresceu e amadureceu, tornando-se peça influente na equipa que conquistou o Brasileirão em 2021. Soma quatro jogos pela selecção principal brasileira, tendo também feito parte da equipa que conquistou a medalha de ouro olímpica em Tóquio."

Efab⚽lação (14)


"O prazer da azia

Do frango ao peru, passando pelo bacalhau, pelo polvo, pelo salmonete, pelo chouriço, pelo folar, pelos ovos moles, pelo pastel de Belém, pelas tripas à moda do Porto - o que não falta na crónica desportiva são alusões gastronómicas, quase sempre gostosas e remetendo para a boa disposição, tão digestiva quanto mental, de quem lia, solidariamente, sobre vitórias ou derrotas.
O bom nome das melhores casas de pasto futebolístico foi criado de boca a boca, em passa-palavra.
Todavia, sem nos darmos conta, os avanços da mania “gourmet” fizeram entrar no futebol falado condimentos de queimação mais difícil, pratos apimentados como fogareiros, servindo “à la carte” azias memoráveis nas mesas onde antes se degustavam opíparas receitas de bola.
O bitoque saxónico virou francesinha, mas a azia futebolística é uma ração exclusivamente portuguesa, introduzida por um antigo árbitro que reagia mal à segunda-feira pela exposição dos seus erros de domingo, tendo evoluído de defeito para feitio. Tornou-se prato do dia na baiúca do masterchef Conceição, o primeiro cozinheiro que se ufana de ter prazer em servir refeições intragáveis, cada semana mais ácidas do que na anterior:
“Quando ganhamos, criamos uma certa azia”.
Vejo, ouço e leio regularmente o futebol de outros países e estou convicto de que ainda não descobriram a “brôlure”, nem a “acidez”, nem o “heartburn”, nem o “sodbrennen”, talvez por faltarem por essa Europa fora a pimenta e o vinagre que estimulam os maus fígados de alguns protagonistas do nosso quotidiano paroquial. “Azia” - com quatro letrinhas apenas se resume, de A a Z, toda a boçalidade, destempero e azedume que caraterizam a bílis que ameaça, há pelo menos 40 anos, em fluxos e refluxos rotineiros, os princípios mais básicos da atividade desportiva, sem respeito pelos paladares diferenciados, nem pelos estômagos mais sensíveis. Em vez de “hoje servimos um banquete de futebol”, quanto muito um “tomem lá, que já almoçaram”, agora parece que só sentem prazer se a clientela cair para o lado a vomitar por intolerância ao ódio.
Deixou de haver derrotados, nem mais nem menos honrosos, apenas “aziados”. Ir ao futebol, apoiar um clube e sair insatisfeito pelo resultado não devia sobrepor-se ao prazer da experiência desportiva, apesar do indigesto “comer e calar” quando há razões para criticar os “chefes” pelas mistelas que servem.
Muitas experiências gastronómicas, pela má qualidade ou pelas doses mal servidas, podem gerar indisposições momentâneas, mas salvam-se sempre o convívio e a romaria.
Os mestres cozinheiros não perdem o seu tempo a preparar azias para os convidados, pelo contrário, queimam mãos e pestanas a engendrar menus de referência, embora nem sempre acertem e sejam vencidos pela concorrência. Assim, também os treinadores de futebol que se preocupam menos com o sabor dos seus pitéus e preparam os cardápios a pensar no maior grau de indisposição que consigam provocar aos comensais adversários dificilmente ganharão as ambicionadas estrelas dos Michelins da Queimada ou da Cofina. E não provam nem reprovam o caldo de acrimónia em que a sua imagem e credibilidade vão cozendo em lume brando."

Prémio de criatividade!!!


"➡️ Em Itália, a Juventus perdeu 15 pontos, ao ser condenada pelas irregularidades em negócios com transferências de jogadores.
➡️ Em Inglaterra, Manchester City pode vir a descer de divisão e serem-lhe retirados vários títulos, pelas irregularidades em negócios de transferências de jogadores.
➡️ Em França, o PSG está a ser investigado devido a irregularidades em negócios de transferências de jogadores.
❌ Em Portugal, no FC Porto, as irregularidades em negócios com transferências de jogadores, são atos de engenharia financeira e contabilidade criativa.
O lei em Portugal é um circo."

Reincidências!!!




"Somos do tempo em que ser reincidente na lesão da honra dava direito a 15 dias de castigo (3 jogos).
Hoje em dia já não é assim. Podem ser até 12 reincidências que não há problema nenhum... 😏"

A perversidade das sociedades desportivas


"Os problemas com projectos ruinosos e insolvências de sociedades desportivas em Portugal só tem uma via de resolução: alterar a lei e exigir a prestação de verdadeiras garantias no licenciamento desportivo. Após os contributos de todas as entidades que participaram no grupo de trabalho criado pela Secretaria de Estado da Juventude e Desporto para o efeito, esperamos um processo legislativo eficaz que tem, necessariamente, de conferir instrumentos ao regulador desportivo para bloquear determinados projectos, indo além do simples controlo ou verificação, a posteriori, do cumprimento das obrigações assumidas.
Há anos que o sindicato luta para que a questão seja tratada preventivamente. É preciso ir à génese da criação das sociedades desportivas no futebol, estabelecer em que condições fazem sentido e que requisitos de idoneidade e garantias financeiras dos seus investidores e órgãos gerentes têm de existir. Continua a ser urgente combater o uso de testas de ferro de agentes e outros grupos económicos que visam a exploração ou lavagem de dinheiro.
É absolutamente inaceitável que nos distritais ou Campeonato de Portugal surjam sociedades desportivas com cobertura legal, mas totalmente desprovidas de capacidade de gestão ou sustentabilidade, culminando quase sempre em episódios lamentáveis como aquele que estamos a vivenciar em Rio Maior.
Basta olhar ao que se faz lá fora e respeitar um sistema piramidal em que na base do futebol amador têm de estar projectos que priorizam a prática desportiva dos jovens formados localmente e não o lucro, com negócios obscuros e transferências de jogadores tratados como autêntica mercadoria.
Este é o momento do apelo à acção do legislador, para que o futebol deixe de ter desculpas para não agir."