Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de junho de 2015

O mais importante

No meio da turbulência dos últimos dias é fundamental não perder a noção daquilo que é mais importante neste momento: o futuro imediato do Benfica dentro das quatro linhas na próxima época!!!
A sucessão do Jesus nunca seria fácil, como nunca é fácil após longos mandatos... tal como não está a ser no Manchester United, por exemplo. Nos próximos dias a descomunicação social vai continuar a bater o tema do nosso ex-treinador, mas nós temos que nos focar no nosso próximo treinador... e este processo não está a começar da melhor forma.

Por alguma razão, puramente subjectiva, as redes sociais Benfiquistas tornaram-se rapidamente pró-Marco Silva e anti-Rui Vitória!!! Até já se fazem petições públicas!!! Não tenho nada contra o Marco, mas este bajulamento já enjoa... A forma como foi tratado pelo palhaço do Brunão foi indigna a todos os níveis, estou com ele até à última nesse aspecto, mas isso não o torna automaticamente na opção mais indicada para ser treinador do Benfica.

O Benfica neste momento, por diversas razões, não pode reformular todo o plantel, também não temos a capacidade financeira para ir buscar 1 ou 2 grandes jogadores, que possam fazer a diferença de imediato. Sendo assim, tendo em conta as características dos nossos actuais jogadores, tendo em conta a forma como a maioria das equipas do Tugão jogam contra o Benfica (além de toda a História desportiva do Benfica moderno...), o Benfica tem que continuar a jogar com um sistema de 2 avançados!!!
Podem achar, que esta variável não é importante. Pois, eu acho que é fundamental. Quem vier treinar o Benfica, tem que compreender isto...

Tanto Rui Vitória como Marco Silva, até agora, nas suas carreiras profissionais, raramente optaram por esta estratégia. Compreendo que treinando Clubes como o Estoril, o Paços e o Guimarães, as 'necessidades' são outras... mas no Benfica a música é outra. Basta analisar o rendimento do nosso jogador mais importante ofensivamente na última época: Jonas. Com a provável saída do Gaitán, será indiscutivelmente a nossa grande arma ofensiva, e o Jonas só poderá jogar num esquema com 2 avançados... parece-me clara esta observação. Não gosto de me fazer passar por treinador de bancada, nem por expert dos teclados, mas esta conclusão parece-me óbvia.

Marco Silva esta última época no Sporting por exemplo, só optou pelos 2 avançados, em desespero, nos últimos minutos (e algumas vezes com sucesso!!!)... na recente Final da Taça de Portugal, quando ficou a jogar com 10, optou por jogar em 4x4x1, e as linhas de 4, na defesa e no meio-campo até funcionaram bem (dentro das circunstâncias), como já tinha acontecido noutras ocasiões onde o Sporting tinha ficado a jogar com menos um, mas no Benfica, este Plano B, tem que ser Plano A!!! Em vários jogos esta época, o Sporting andou a 'pastar' durante uma hora (com 1 ponta-de-lança...), e só no fim o esquema mudava, no Benfica isso seria intolerável...
Não acompanhei os jogos do Rui Vitória no Guimarães e no Paços com tanto pormenor, mas sei que tacticamente tem ideias muito próximas ao Marco Silva (como a grande maioria dos treinadores portugueses), no Benfica teria que mudar... Hoje, disseram-me que no Fátima (!!!) chegou a jogar em 4x4x2, mas isso já foi à muito tempo, num nível competitivo muito diferente...
Algumas das declarações públicas de Rui Vitória, tanto em Paços como já em Guimarães, onde parecia ter medo de assumir o seu passado Benfiquista (não fosse isso impedir no futuro uma qualquer transferência, no feudo Corrupto...), não caíram bem nos Benfiquistas mais atentos, onde eu me incluo, mas isso não apaga as qualidades que eu vi ao serviço do Fátima (cheguei mesmo a prever nessa altura, que Rui Vitória seria um dia treinador do Benfica!!!). Mas repito, com 4x3x3, um 'pinheiro' no meio dos Centrais, e bolas longas nas costas dos Laterais adversários, isso no Benfica, não chega...!!!

Considero este factor tão importante, que acho mesmo fundamental o Presidente perguntar ao futuro treinador, quais as suas ideias neste aspecto, antes de assinar!!! Não é uma questão de ingerência nas funções do treinador, é perceber se o treinador está ou não consciente do lugar que poderá vir a ocupar...

Além deste factor dos 2 avançados, recordo também a forma como o Sporting de Marco Silva, defendeu mal posicionalmente em várias ocasiões. As expulsões dos Centrais do Sporting são um exemplo, de como a defesa do Sporting foi muitas vezes confrontada com situações de jogadores adversários isolados, ou 1x1 em velocidade... Podem sempre defender que a culpa, foi da incompetência dos jogadores, mas muito sinceramente, houve jogos, onde me pareceu claramente incapacidade do treinador colocar os jogadores no sítio certo...
Sendo que tanto Jesus (como Vítor Pereira!!!), têm neste aspecto: posicionamento defensivo/transições defensivas, uma das suas grandes armas!!!! Muitas vezes desvalorizada pela crítica... Quantos jogos esta época os nossos guarda-redes, acabaram o jogo, praticamente sem fazer uma única defesa, digna desse nome?!

Acho também estranho que na roleta dos nomes, Michel Preud'Homme tenha sido esquecido. Ainda há pouco tempo, era um dos nomes mais 'queridos' para o lugar de Jesus, e o Michel até joga preferencialmente em 4x4x2.
Com o sucesso desportivo do Jesus no Benfica (inegável), existe outra variável que todos se estão a esquecer: no Benfica, estatisticamente, foram muito poucos os treinadores portugueses com sucesso. Não acho que este facto tenha sido acidental. Nem acho que os treinadores portugueses sejam todos incompetentes. Acho que a pressão social, de ser treinador do Benfica é gigantesca. É a família, os amigos mais próximos, os conhecidos, os desconhecidos, os jornalistas, os empresários, os dirigentes... todos têm opinião sobre as tácticas, as substituições, os jogadores... Não é fácil resistir, a tantos bitaites, é necessário ter convicções muito fortes, saber o que se quer, é obrigatório ser teimoso, senão corre-se o risco de andar à deriva... Durante muitos anos, a grande vantagem de ser um treinador estrangeiro no Benfica, é estava afastado de todo este Circo, muitos deles nem sabiam ler os jornais.
Se a opção recair sobre um Português, além das qualidades técnicas, será necessário uma personalidade a toda a prova no que toca a opções de 'jogo'!!!

Dos outros nomes que têm sido veiculados, considero a simples referência ao nome de Paulo Sousa como uma infâmia; admito que Vítor Pereira será provavelmente, tecnicamente, o mais apto para o lugar, mas a bagagem que trás dos Corruptos, é demasiado pesada (pior que a estória da PlayStation), sendo que na troca de bitaites com o Jesus, conseguiu fazer do Jesus um senhor (aqueles vídeos das conferências de imprensa nas Arábias, rivalizam com o 'Hassan' do Toni, sendo que as reacções do Toni são muito mais honestas e 'bondosas'). Não descontando totalmente a sua contratação, admito que iria levar muito tempo a aceitá-lo defendendo o Manto Sagrado!!! Mas se fosse ao contrário, isto é, um ex-treinador do Benfica, disponível, com qualidade, seria imediatamente contratado pelos nossos rivais, sem pestanejar... entrando ainda para aquela categoria de mais um 'roubado' ao Benfica!!!
E ainda temos a hipótese Paulo Bento! Sem querer, fazer 'claque' acho que este será o pior cenário possível!!! Conflituoso com os jogadores, teimoso mesmo quando tudo corre mal, passagem absurda pela Selecção, nunca jogou com 2 avançados, mesmo quando na Selecção com o Ronaldo, era a opção óbvia... mas é um dos 'homens' do Jorge Mendes!!!

Não vou fazer campanha a favor de nenhum treinador, irei apoiar a decisão da Direcção. Não faço parte de nenhum clube de fãs de um ou  de outro. Acho mesmo este tipo de culto de personalidade, é completamente absurdo.
O meu Clube é o Benfica, e o resto é paisagem...

Nem azedume nem mágoa

"Queriam o futebol português bem animado? Aí está ele. Promete um defeso de grande agitação. Mudanças de treinadores e de jogadores. Notícias bombásticas com sal e pimenta.
O Benfica ganhou a Taça da Liga e assim fechou uma excelente época. Mais uma, numa séria impressionante de títulos e bons resultados, como não se via há muito no clube.
Por mim, só ouvirão agradecimentos a quem serviu o clube, com dedicação. Não tenho nem azedume, nem mágoa.
A história do Benfica é cheia de muitas estórias e, no fim, só o BENFICA é verdadeiramente enorme e incomparavelmente glorioso.
Muita esperança no futuro, o desejo da escolha do melhor treinador e dos melhores jogadores.
O Benfica que me interessa é o que prepara o 35.º título de campeão nacional, 26.ª Taça de Portugal e 7.ª Taça da liga.
Vejam que só um benfiquista pode ter tamanha ambição para a próxima época.
Para o ano, até a desprestigiada Supertaça, que costuma ter interesse inferior à Eusébio Cup, ganhou algum picante pelas circunstâncias.
É bom haver bons jogos, para o Benfica ganhar bons títulos.
Os títulos do Benfica são os conquistados em campo, não são os dos jornais.
Já que escrevemos sobre títulos, no passado sábado o Benfica conseguiu com clareza o tetra de basquetebol, para somar ao tricampeonato do voleibol e à dobradinha do hóquei em patins. Isto, sim, faz do Benfica um clube único.
Vivemos tempos em que um fim de semana sem título do Benfica e o organismo ressente-se.
É isso que se tem que manter, nada mais. Siga o rumo de vitórias."

Sílvio Cervan, in A Bola

Paradigmas

"O tema é recorrente. Será que o Benfica aposta na Formação? Será que o faz da forma mais adequada? A resposta só pode ser afirmativa. Com um forte investimento em infraestruturas de ponta, munidas da necessária competência técnica, essa aposta é insofismável. As milionárias vendas de André Gomes, Bernardo Silva e Cancelo são, para já, o resultado desse investimento. Que grande resultado, diga-se. E se também para outros houver mercado, venham mais milhões que o tempo não está para desperdícios. Não estou seguro é de que a Formação 'encarnada' esteja preparada para, no imediato alimentar a equipa principal - sabendo-se que o objectivo desta é a conquista de títulos, e não qualquer outro romantismo purista.
Excepção feita ao Barcelona, não há registo de clubes predominantemente formadores com grande sucesso desportivo. E em Portugal não me parece que estejamos perante uma geração particularmente dotada. Hoje a ambição começa na infância. O sonho dos jovens das academias já não é, simplesmente, entrar no plantel principal. Os mais talentosos são desde cedo aliciados com os milhões de outras paragens, pelo que se torna impossível segurá-los muito tempo.
Sobram... os restantes. Podemos então avançar para um paradigma competitivo alicerçado na Formação? O Benfica quebrou a hegemonia portista recorrendo a jogadores experientes, capazes de não vacilar perante as adversidades. Há, aqui por perto, quem abuse da juventude imberbe. Mas não são campeões desde os tempos de João Pinto, Jardel ou Schmeichel.
A Formação é útil como instrumento, como meio. Num Clube como o nosso, não pode ser um fim."

Luís Fialho, in O Benfica

Muitos e bons

"Coimbra, sexta-feira ao princípio da noite. O Bicampeão Nacional e Clube com mais títulos de Portugal joga com a equipa mais popular da ilha da Madeira. Ao longo de pouco mais de 90 minutos, dois golos para o SL Benfica, um para o CS Marítimo e mais uma Taça da Liga para o Museu Cosme Damião. No estádio estão mais de 30 mil pessoas. Pela televisão cerca de 1,9 milhões de pessoas assistem ao jogo, dados da GFK/CAEM.
Jamor, domingo à tarde, festa da Taça de Portugal. O terceiro classificado do Campeonato, em jejum de títulos há sete anos, recebe a equipa que ficou na quarta posição. Um jogo emotivo que foi a prolongamento e só terminou nas grandes penalidades - a primeira vez que a Taça foi decidida desta forma. No Estádio Nacional, pouco mais de 35 mil pessoas. Em casa, a seguir pelo ecrã, a GFK/CAEM regista 1,6 milhões de espectadores.
De um lado, uma competição com oito anos de existência criticada por quem nunca a conseguiu ganhar, do outro a mãe de todas as festas do Futebol português. E qual delas chamou mais a atenção do público e, consequentemente, dos patrocinadores e investidores? Aquela onde estava o Glorioso, claro. E é isto que eles não vão nunca conseguir engolir. É isto que os deixa loucos e a entoar o nosso nome em todos os seus festejos. Coitadinhos...
Por mais que se pintem de verde ou de azul, os números não mentem. Juntos, os adeptos de Sporting e FC Porto não conseguem igualar o número de apoiantes do Benfica, Clube que acaba de ser reconhecido como a equipa na Europa com maior percentagem de adeptos por país. Diz o estudo da UEFA que 47% dos habitantes de Portugal torcem pelo Benfica. A mim, ainda me parece pouco."

Ricardo Santos, in O Benfica

Se mais competições houvera...

"... no Basquetebol, mais teriam sido as conquistas Benfiquistas na presente temporada. Notável o percurso da nossa equipa, repetindo, passadas duas décadas, o pleno de triunfos numa época. E é, também há cerca de vinte anos, que teremos que recuar para encontrar uma equipa, a do Benfica (haveria de ser outra?), que estabeleceu o recorde, agora igualado, do triunfo em provas consecutivas: nove. Os seis Campeonatos Nacionais ganhos nas últimas sete temporadas e o sucesso em 14 das últimas 16 competições nacionais disputadas, atestam que o Benfica voltou a ser hegemónico na modalidade.
Há quem diga que a ausência do FC Porto e do Sporting dos principais palcos do Basquetebol (e do Voleibol) facilitam a nossa tarefa, mas, em boa verdade, só podemos ganhar a quem tem a ousadia e a capacidade de nos defrontar. Será que algum desses clubes não tem Futebol ou Hóquei em Patins? Estou confiante que, nas próximas semanas, poderemos acrescentar o Atletismo e o Futsal a esta lista... Vamos em 18 troféus nestas modalidades em 2014/15, 36 nos últimos dois anos. O Sport Lisboa e Benfica está imparável!
Termino com a sexta Taça da Liga do nosso palmarés futebolístico. Além de assinalar a proeza de termos ganho seis competições nacionais consecutivas (um recorde), constatei, mais uma vez, o carácter barométrico do êxito nesta prova no que respeita ao estado de espírito dos Benfiquistas. Basta lembrar que, em anos de insucesso, chegou a haver quem assobiasse a equipa durante as celebrações no relvado. Tal é revelador de um certo menosprezo pela Taça da Liga que não faz qualquer sentido. Quem nunca a ganhou que o sinta..."

João Tomaz, in O Benfica

Milagre financeiro

"Mais um relatório de contas. Mais uma excelente notícia. Mais um milagre da equipa de gestão a que os Benfiquistas se começam a habituar. Tornou-se público o último relatório intercalar do 3.º trimestre 2014/2015, evidenciando a trajectória positiva a que já vínhamos assistindo. O Benfica está em clara fase de consolidação. Por um lado, as contas da SAD apresentam, no final dos três primeiros trimestres, um balanço positivo de 32,14 M€! Os números falar por si: o Sport Lisboa e Benfica volta a ser, numa linguagem própria de gestão, um clube financeiramente sólido e solvente. Por outro lado, e mais uma vez, os resultados operacionais superam os anteriores. O verdadeiro milagre de gestão - que muito devemos a Luís Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira - nem sequer é, no entanto, plasmado nestes números. O que impressiona é o resultado obtido pela primeira vez descontando os direitos de atletas (ou, por outras palavras, os resultados operacionais sem atletas): um saldo positivo de 112 mil euros. Poucos são os clubes da Europa rica que se podem orgulhar de, descontando quaisquer vendas ou alienação de direitos de jogadores, mesmo assim apresentar um saldo positivo. O que nos dizem estas contas? Desde logo, que o Benfica é uma marca que vale por si só, muito para além dos seus jogadores ou equipa técnica. Por outro lado, que uma trajectória de consolidação não está, necessariamente, separada. de um ciclo de bons resultados. E, finalmente - mas talvez o mais importante - fica uma grande lição de gestão clubística: gerir com cautela os recursos do presente é a maior segurança do futuro! E Vieira, Jesus, Soares Oliveira e todos nós que colaboramos com este grande clube, devemos isso aos Sócios do futuro. Porque também deles é o Sport Lisboa e Benfica."

André Ventura, in O Benfica

Transparência

"As grandes federações desportivas condicionam as actividades e políticas aos fluxos financeiros gerados pela respectiva modalidade, especialmente os direitos de transmissão e patrocínios.
O recente anúncio de uma organização conjunta - atletismo, ciclismo, triatlo e natação - de campeonatos da Europa de 2018, em evidente confronto com os Jogos Europeus - evento multidesportivo promovido pelos comités olímpicos europeus, cuja primeira edição decorre de 12 a 28 deste mês em Baku, Azerbaijão - é um exemplo que merece reflexão. Algumas federações detêm uma evidente mais-valia financeira na organização dos seus eventos e não querem entregar esse activo a outras organizações que não garantem, na sua opinião, o retorno devido à sua modalidade. Num outro prisma, as direcções de muitos dos organismos internacionais são eleitas por um sistema de um voto um país, independentemente de esse país ter, ou não, actividade nessa modalidade ou os seus representantes serem, ou não, eleitos por processos democráticos. Inevitavelmente, ficam permeáveis a interesses cujo orçamento não tem limite, nem escrutínio democrático.
À míngua de transparência e democracia e com escrutínio público diminuto, há quem se mova num poder de alienação de massas, arrastadas pelos grandes interesses financeiros e por deslumbramentos pelo poder.
Estes últimos acontecimentos na FIFA, assim como a nova agenda do Comité Olímpico Internacional no que respeita ao processo de candidatura à organização dos Jogos Olímpicos, são um sinal positivo que o paradigma pode mudar. Uma pequena luz de esperança. Somar a mancha da corrupção à do doping e da viciação das apostas, pode levar a uma catástrofe na sustentabilidade do desporto espectáculo e de alto rendimento à escala global. E isso nem os habilidosos o desejam."

Mário Santos, in A Bola

O Benfica somos nós, o resto é paisagem...

O pessoal tem a memória curta, não é novidade para ninguém, compreendo que os Benfiquistas mais novos não se recordem, mas 'fugas' do Benfica para os Viscondes, sempre existiram. Sempre. Aliás, o Sporting foi praticamente 'fundado' num desvio de 8 jogadores!!! Portanto, nada de novo aqui... E como a História, nos diz: o Benfica normalmente ficou sempre a ganhar. Os Lagartos deitam os foguetes na pré-época, o Benfica festeja no fim da época. Nada me diz, que a próxima época não será igual... Aliás, estou mais preocupado com a 'tranquilidade' dos Corruptos, nesta novela toda...

Quando foi anunciada a contratação de Jesus, não gostei. Estava escaldado pela história da PlayStation, mas rapidamente percebi que estava errado. A competência técnica de Jesus era evidente. Ao longo destes anos, mesmo quando falhámos as conquistas, sempre, mas mesmo sempre (inclusive à saída do Jamor, após a derrota na Final da Taça), defendi a sua continuidade. Mesmo quando os seus comportamentos não eram os indicados. Como adepto que gosta de vitórias, acabei por 'alargar' a minha tolerância... Agora, que Jesus vai treinar outro Clube, continuo a não duvidar da sua competência técnica, mas a forma como o fez, ainda veio dar mais razão a todos aqueles que puseram em causa o seu carácter... E tal como o João Gabriel, acabo por ficar grato, pela ingratidão demonstrada de forma tão clara...

Mas se tivesse que avaliar os comportamentos nojentos dos últimos dias, tenho que dar a 'medalha de ouro' à forma abjecta e cobarde como o Brunão, depois de festejar daquela forma na pista do Jamor a vitória na Taça de Portugal, depois da forma como Marco Silva foi tratado na recepção em Alvalade, e na CM de Lisboa... depois de tudo o que treinador teve que suportar durante a época... Despedir o funcionário com que assinou o contrato de 4 anos (o ano passado), que acabou de vencer o primeiro troféu em 7 anos do Clube, de forma 'épica', com uma alegada justa causa... supostamente por não ter vestido o facto oficial do Clube, no jogo da Taça(!!!), e nem sequer teve a coragem de o fazer cara a cara, faltando à reunião, enviando o pau-mandado qualquer... É algo de um nível tão baixo, que até é difícil de adjectivar!!!
Diria mesmo, que a partir de agora, o Sporting além de dois egos enormes, vai ter dois gigantescos cretinos no comando das operações, o que a médio e longo prazo, vai dar seguramente motivos de felicidade aos adversários...!!!

Quando alguém está 6 anos ao serviço do Benfica, sendo diariamente ridicularizado pelos nossos adversários, por tudo e por nada, apelidado de palerma e outras coisas, pelo cretino que lhe passou agora o cheque... E mesmo assim, opte por fazer aquilo que nos tempos mais recentes só o Mourinho (o seu arqui-inimigo, só não o fez porque os Lagartos se acobardaram!!!), tentou fazer, então merece mesmo tudo o que o Marco Silva 'levou' esta época, e muito mais...!!! Incluído, uma rescisão unilateral com justa causa!!!

Só mesmo uma canalhice deste tamanho, poderia superar, a traição do Jesus ao 'amigo' Vieira!!! Vamos recordar todas as declarações feitas pelo próprio Jesus, explicando que a renovação só seria assunto, no final da época. Vamos recordar a entrevista do Vieira ao Hélder Conduto, onde o Presidente, afirmou que as condições da renovação já eram conhecidas pelo Jesus (contrato igual), mas que a decisão só seria tomada, no final da época... E agora, ficamos a saber que o Jesus já tinha decidido sair do Benfica, há mais de 1 mês (pelo menos)!!!
Parece que o Jesus não se sentiu desejado na Luz!!! Vamos lá recordar o trajecto do Jesus como jogador e treinador, e quantas vezes ficou sem receber ordenado... Vamos recordar quantas vezes o Benfica não cumpriu o contrato com o Jesus. E vamos recordar as duas renovações que o Jesus assinou com o Benfica. Ambas em épocas, onde o Jesus não cumpriu o objectivo principal: ser Campeão Nacional!!! Será que o Jesus nessa altura 'exigiu' ao Presidente do Benfica, que o novo contrato, tivesse um 'corte'?! Será que o Vieira num assombro de altruísmo 'não aceitou' a redução contratual, proposta pelo Jesus?!
Também parece que o Jesus teria ficado irritado com um pré-acordo do Benfica com Rui Vitória!!! Um pré-acordo, que por acaso nunca existiu. Mas sabendo a Direcção do Benfica, da vontade do treinador em sair para um Clube de grande dimensão Europeia (como foi referido pelo próprio), caso existisse uma proposta, não seria avisado ter um (ou dois...) treinador identificado, para o Benfica estar protegido, para uma qualquer eventualidade?!

Concluir que a Direcção empurrou o Jesus para fora do Benfica, só mesmo com uma grande capacidade ficcional!!! Concluir que todos os títulos conquistados nas últimas 6 épocas são responsabilidade exclusiva do Jesus, é a mesma coisa que dizer que os títulos conquistados no Hóquei, no Basket, no Volei, no Atletismo e no Futsal são responsabilidade do Jesus...!!!

Nas várias entrevistas que o Jesus deu ao serviço do Benfica, além de ter afirmado que 'não ia de cavalo para burro', chegou a dizer que a relação que tinha com os adeptos do Benfica, o impedia provavelmente de ir para um rival (nunca acreditei, nesta...)!!!
Nos dias de hoje, existe um culto de personalidade que me deixa irritado. São os reality show's, são as obsessões com o Ronaldo e o Messi... entre muitas outras parvoíces...
No Benfica de tempos em tempos, somos obrigados a recordar que o Benfica são os adeptos. Nós pagamos para ser do Benfica!!! Não recebemos ordenados milionários, e não estamos preocupados com as nossas carreiras... Existem excepções, de vez enquanto aparecem jogadores, ou treinadores, que ficam mesmo reconhecidos com a Força do 3.º anel, mas esses são raros. Ser uma Lenda no Benfica não está ao alcance de todos, antigamente os jogadores estavam 'agarrados' aos Clubes com a cláusula de opção, hoje em dia é muito complicado alguém fazer a sua carreira num Clube, mas isso eu compreendo... Mas desperdiçar essa oportunidade por uma suposta vingança de ego, ou por mais um milhão, menos um milhão, de alguém que já tem muitos milhões, é de uma tremenda falta de inteligência.
O Benfica somos nós, o resto é paisagem...

Na História mais-ou-menos recente do Benfica, também temos - infelizmente - um caso de rescisão unilateral por justa causa: Damásio/Manuel José!!! O Benfica acabou por pagar... mas pior do que isso, foram todas as outras decisões o Damásio, e ainda o efeito que isso teve na escolha do sucessor do Damásio na Presidência do Benfica!!! Não sou profeta, mas a História tem a tendência para se repetir... desta vez em tons de verde!!!

O Benfica nasceu para ganhar, o nosso ADN, obriga a vencer, e a História confirma. A minha única dúvida neste momento (quando ainda não temos o calendário para a próxima época definido), é quando e onde será o '3-6', o jogo do título!!! Independentemente dos jogadores ou dos treinadores que vamos ter... porque nas bancadas, somos nós que vamos lá estar.