Últimas indefectivações

domingo, 21 de novembro de 2010

Em frente na Taça, massacrando, com os jogadores menos utilizados


PS: O jogo de Rugby Benfica-Agronomia foi interrompido aos 15 minutos da segunda parte, devido ao comportamento incorrecto dos jogadores, numa altura em que o Benfica perdia por 11-14. Não sei o que se passou, portanto não vou comentar, mas não gosto de ver atletas do Benfica envolvidos em situações destas.
Uma nota para o resultado, o ano passado provavelmente estaríamos a perder por 40 pontos ou mais, o Rugby do Benfica este ano está muitíssimo melhor, espero que não sejam os castigos da Federação a 'decidir' quem ficará no 4º lugar que dá acesso à fase final.

Um Ribeiro não faz uma matilha!

"Quando se usa um espaço de opinião de forma cínica e desrespeitadora, temos e dever de denunciar esse facto e as suas razões. Por defeito meu, certamente, estou convencido das virtudes da liberdade de expressão, mas igualmente seguro do que ela não pode esconder a vontade de uma vingança dirigida. Um problema mal resolvido no passado é sempre o caminho mais curto para nos toldar a razão.
Nunca pertenci a nenhuma claque, nem legalizada, nem por legalizar, sendo que a diferença entre as primeiras e as segundas, é que as legalizadas têm sido aquelas que se têm comportado como ilegais, e têm praticado os piores actos de vandalismo. Sobre isso, não se ouve uma só palavra do secretário do Desporto, que tão preocupado esteve no passado, com os aspectos meramente formais e contabilísticos, apressado que estava em apresentar um número significativo de claques ditas 'legais', e dando assim conta de que o objectivo estava alcançado.
Puro engano, do secretário de Estado e de todos aqueles que, de vez em quando, enchem a boca com a distinção entre 'claques' que cumprem a lei e as que estão fora dela. Mas que lei? A lei das bolas de golfe? Das esperas a jogadores? Da recepção aos adeptos do Atlético de Madrid? Da perseguição a Co Adriaanse? Do espancamento de Adriano? Ou das ameaças com armas de fogo a Paulo Assunção?
E, no entanto, tudo isto é fruto - apenas - de um bando de delinquentes. Foi por esta razão que, nas várias declarações dos responsáveis do Sport Lisboa e Benfica, antes da deslocação ao porto, houve o cuidado de não confundir as gentes do Porto e os adeptos do FC Porto, com um grupo de marginais que de forma repetida atentam contra o futebol.
Nas claques, ou nos grupos organizados de adeptos - e o senhor Bernardo Ribeiro já o devia saber, porque já por lá passou - há pessoas de origens muito diferentes, com formação diversa e, também por isso, com motivações bem diferenciadas. Entre os adeptos 'organizados' dos vários clubes de futebol, podemos encontrar médicos, advogados, taxistas, pedreiros e muitos mais, Partilham a paixão do futebol, algumas vezes - é certo - levadas ao extremo. Em todos estes grupos haverá aqueles que ultrapassam as fronteiras do legal ou do aceitável, mas tomar o todo pela parte, generalizando o comportamento de alguns no exemplo de todos, é injusto e perigoso.
Chamar-lhes 'matilha' - como fez Bernardo Ribeiro - é ir demasiado baixo e perder qualquer objectividade ou a razão na análise e, acima de tudo, é uma descrição preocupante de alguém que viveu essa experiência no passado.
Dizer que 'o Benfica está entregue aos bichos' é, antes de mais, expressar um desejo, porque ele melhor do que outros sabe o absurdo e a falta de fundamento de tal afirmação.
Por acaso não me lembro de ter lido - da pena de Bernardo Ribeiro - nada semelhante quando em Dezembro do ano passado o Sporting abdicou de apresentar João Pereira aos sócios, optando por mostrá-lo num jantar comemorativo do aniversário de uma claque. Também não me lembro de ter lido uma palavra sobre o facto do Departamento de Comunicação desse mesmo clube ter publicado um comunicado da Juve Leo por meios institucionais.
Poderia terminar este desabafo de forma fácil e dizer que com chefias destas é, afinal, o jornal Record 'que está entregue aos bichos', mas não o vou fazer por respeito a bons e muitos outros profissionais que lá trabalham. Mas lá que a tentação é grande, lá isso é! Mas, mais uma vez, não misturamos o mau exemplo de um profissional com o valor da instituição para a qual trabalha!"


João Gabriel, in O Benfica

PS: A visita inesperada de adeptos do Benfica ao treino da equipa de futebol, nas vésperas do jogo com a Naval, foi na minha opinião desnecessária, estúpida, e 'perigosa'. Tanto o Jorge Jesus na altura, e o Departamento de Comunicação do Benfica estiveram muito bem, ao 'retirar' impacto ao acontecimento. É uma situação que não se deve repetir.
Agora comparar as atitudes premeditadas dos Capangas dos Corruptos, e as 'birras' dos 'copinhos de leite' dos Submissos, com o comportamento das claques do Benfica, é ridículo...

Benfica TV - 1 milhão de lares

Objectivamente (Angola / Nuno Gomes)

"A recuperação do Benfica, depois do desaire do Dragão, passou por dois momentos que no meu entender trouxeram à evidência a têmpera desta Gloriosa Instituição, que é o Sport Lisboa e Benfica. O primeiro, o banho de emoções e carinho na deslocação a Angola, representando o nosso País ao seu mais alto nível; o segundo no golo de Nuno Gomes na goleada à Naval na 'Catedral' da Luz no passado domingo.
São dois momentos marcantes que ficarão registados no historial desta época, até agora tão decepcionante, quanto intrigante, dada a distância temporal que nos separa do final da competição principal - a Liga - praticamente perdida.
O Nuno trouxe também no domingo à Família Benfiquista a lembrança do que nós podemos e devemos fazer quando estamos em dificuldades: Temos de encontrar soluções avulsas, às vezes pressionados pela urgência e pelas responsabilidades que sempre temos perante os nossos sócios e adeptos.
Nuno Gomes é um jogador talentoso, e é um dos melhores marcadores do futebol português da sua geração. E continua na posse de todas as suas faculdades. Pode não ter tanta velocidade, mas é um bom estratego, com boa visão de jogo e muitos até afirmam ser um bom n.º 10.
O que ele nos disse no último jogo é que 'podem contar comigo' e 'estou completamente disponível para entrar nas soluções que nos têm faltado para marcar mais golos que os adversários'.
Aquele golo fez soltar lágrimas a muitos milhares de adeptos - nem só do Benfica sei eu - e conseguiu o condão de fazer despertar os ânimos dos que se encontravam sem muitas forças para continuar a acreditar que ainda é possível lutar até ao fim, esperando que uma crise inesperada do actual líder possa trazer tudo à primeira forma."

João Diogo, in O Benfica

O queque azul

"From: Domingos Amaral
To: Rui Moreira

Caro Rui Moreira

Na última crónica, em p.s., sugeri que o senhor se colocasse a 20 metros, para eu lhe atirar bolas de golfe, tal como os Super Dragões fizeram ao Roberto. Era uma provocaçãozinha brincalhona, uma bravata inofensiva, mas não era um insulto pessoal. Para meu espanto, e qual fidalgo atingido pelo ferrete da desonra, o senhor rebentou de raiva ao ler-me. Na sua prosa do jornal “A Bola”, perturbadíssimo, dispara-me uma rajada de insultos. Espuma, e nem refere o meu nome; bufa, e chama-me “vintém”; vocifera, e diz que de mim “exala um terrível fedor”; e por fim explode, acusando-me de “proselitismo anacrónico, patético e provinciano”.

À avalancha de palavreado, e à excitação, indignadíssima mas totalmente desnecessária, não tenciono responder na mesma moeda. O chá que em pequeno me deram a tomar teve, até certo ponto, o seu efeito. Não lhe envio de volta adjetivos grosseiros, nem insultos pessoais. Ao contrário do senhor, não perco a cabeça e as maneiras por dá cá aquela palha.

Não resisto, porém, a espetar-lhe um ferro curto. Diz o senhor que “não há pachorra” para mim. A expressão lembrou-me certas tias queques e os seus muito afetados lamentos, do tipo “ai filho, não há pachorra!”.

É o que o senhor é, não é verdade? Um queque, um queque azul. Ora, é precisamente por causa de tiques desses que duvido das suas ambições presidenciais no FC Porto. O povo azul e branco sempre desconfiou dos queques, por mais esforçados que eles fossem. O último que chegou a presidente teve o destino que todos sabemos."
PS: Já escrevi sobre este tema, o Domingos Amaral fez bem não responder ao mesmo nível...!!!