Últimas indefectivações

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Fevereiro infernal

"Acabámos bem a primeira volta do campeonato, iniciámos melhor a segunda e vencemos os três jogos da Taça da Liga com uma tranquila classificação para as meias-finais da prova. Ganhar domingo em Moreira de Cónegos e preparar um Fevereiro infernal são os desafios que se seguem. A nossa época será em muito decidida no mês de Fevereiro.
A magia de Gaitán está de volta e isso é sempre uma boa notícia, mas será diferente e difícil o jogo do próximo Domingo. Nos 6-1 de terça-feira, gostei ainda mais da vontade de querer ganhar que dos golos de categoria e classe.
O calendário aperta na mesma proporção da ambição de uma época bem conseguida.
Ainda esta semana os nossos rivais vagaram agenda para tristeza dos seus adeptos.
Já é certo que no fim da época permanecerá o Benfica como único clube vencedor de todos os títulos nacionais de futebol. É bom assim, únicos pelas melhores razões.
Depois de uma série de jogos na sua maioria fora de portas, o Benfica terá mais duas deslocações na condição de visitante. O Benfica tem que se manter concentrado e sereno rumo ao 35 e não responder aqueles que se especializaram em ser o faits divers, do enxovalho público. A médio e longo prazo só a qualidade e o trabalho compensam.
Uma palavra para o voleibol do Benfica que se qualificou para os quartos-de-final da Challenge Cup, ao vencer uma categorizada equipa turca, num jogo de elevada qualidade. O Benfica mantém-se, hoje, a disputar provas internacionais, em cinco das principais modalidades (três na Liga dos campeões), facto que na Europa só o Barcelona consegue. É bom ser único pelas melhores razões e não pelo panfleto do ridículo."

Sílvio Cervan, in A Bola

Benfica à Benfica!

"A entrada de rompante na partida frente ao Arouca, coroada com um magnífico golo de Pizzi, veio no seguimento dos bons desempenhos no Funchal e no Estoril. Mais que o excelente começo de jogo, ficou na retina uma excelente exibição, não dando quaisquer hipóteses a um bom adversário que, numa noite de maior inspiração "encarnada" na finalização, teria regressado a casa com uma goleada pesada na bagagem. A veia goleadora do Benfica, sem Salvio e com um Gaitán intermitente, e sem apresentar, disseram alguns comentadores, uma "ideia de jogo", resulta em 50 golos marcados ao fim de 19 jornadas, sendo necessário recuar a 1989/90, ao Benfica de Eriksson que chegou à final da Taça dos Campeões Europeus, para encontrar uma equipa tão concretizadora. Agora avizinham-se deslocações a Moreira de Cónegos e Restelo, das quais, se sairmos vitoriosos de ambas, estaremos em excelente posição para tentar afastar definitivamente o FC Porto da luta pelo título e continuar a pressionar um Sporting que, não obstante o bom plano que se tem apresentado em alguns jogos, beneficiou de arbitragens "amigas" noutros em que poderia ter perdido pontos e, assim, ocupar, neste momento, o lugar na classificação que efectiva e historicamente merece: atrás do Benfica.
Dos relvados para a estrada e pista, nota para o excelente começo de temporada no Atletismo, com a conquista dos Campeonatos Nacionais de Estrada (Masculino e Feminino) e da Taça FPA de Saltos, Velocidade e Barreiras. O sucesso nesta modalidade, de resto extensível a quase todas entre as mais relevantes, são a prova de que o Benfica, nos últimos anos, não só ganha frequentemente como domina o desporto português."

João Tomaz, in O Benfica

Então e agora?

"Dia após dia vão ficando cada vez mais fracos os focos de incêndio em torno do Futebol do SL Benfica. Começámos a época com uma tempestade de críticas, tudo estava errado, diziam. A tempestade passou a tufão com a primeira derrota oficial, na Supertaça. Instalou-se o nível de calamidade pública. Os ventos continuaram a soprar fortes e todas as semanas houve trovoada sobre a Luz. Alguns adeptos do Clube e quase todos os apoiantes do FC Porto e do Sporting CP deram o Glorioso como morto e enterrado, afastado da possibilidade de conquistar o Tri e sem futuro nas competições europeias. Os dedos estavam apontados a Luís Filipe Vieira e a Rui Vitória. O tufão passou apenas a mau tempo quando se viu o SL Benfica a fazer uma carreira positiva na Liga dos Campeões, aquela competição a que não chegou o rival de Alvalade e onde falhou com estrondo o adversário do Norte. Houve dias em que até o sol pareceu querer voltar a raiar na zona do Alto dos Moinhos.
Mas as nuvens cinzentas voltaram com a derrota caseira com Jorge Jesus e a eliminação da Taça de Portugal. Voltou a chuva e com ela os profetas da desgraça que sempre aparecem quando o Bicampeão tem noites menos positivas. Já estava entregue o título e pedia-se a cabeça do treinador e do presidente. Só que foram ficando sem argumentos à medida que a equipa começou a jogar e a ganhar. Até os golos voltaram a aparecer e, neste momento, registo igual (50 golos em 19 jornadas do Campeonato) só com Eriksson ou com Jesus na sua primeira época num clube de topo. Estamos a dois pontos do líder. Só dependemos de nós para chegar ao objectivo principal e calar de vez quem nos ataca, de dentro e de fora. É altura de enterrar os machados, apoiar e seguir em frente. O Benfica é maior que a soma de todos nós."

Ricardo Santos, in O Benfica

Chega!

"Não alinho em preconceitos quando se fala de claques. Se por um lado lhes imputo um histórico recheado de problemas de mau comportamento, e não ignoro que por elas circula hoje muito dinheiro, tornando-as num centro abusivo de poder, à margem da lei, dos clubes e até do Futebol, por outro reconheço que os jogos sem banda sonora não seriam iguais. E os cânticos das nossas claques são particularmente arrebatadores. Acresce que, nos maus momentos, perante assobios ou silêncio generalizado, só eles apoiam a equipa. E fazem-no sempre. Em casa e fora. Ao sol ou à chuva. Dito isto, e com o devido cuidado de não tomar o todo pela parte, acho que é chegada a hora de identificar e pôr na ordem o bando de imbecis que, reiteradamente, no nosso estádio e fora dele, inclusive no estrangeiro, nos envergonha enquanto Benfiquistas.
Aquilo a que assistimos, no passado sábado, no seio de uma das claques, e que já sucedera noutras ocasiões, é inqualificável. imperdoável, e só pode ser resolvido com mão muito dura. Terá de ser o próprio Clube a fazê-lo, antes que alguém o faça por nós, com consequências bem piores.
Não me interessa se as claques são legais ou ilegais. De uma forma ou de outra, não deixarão de ter as mesmas virtudes e defeitos. Mas a minoria que, em nome delas, se comporta daquela forma selvagem, não tem lugar no estádio, nem no Clube, nem no Futebol.
Não adianta apelar-lhes. Não lêem jornais, e se lessem, não percebiam. O meu apelo é aos nossos dirigentes, e aos responsáveis pela segurança do Estádio. É altura de acabar com isto de vez. Se não puder ser a bem, terá de ser a mal."

Luís Fialho, in O Benfica

Redirectas XIV - A Luta Interna dos Иo Иame II


Feliz que a redirecta de ontem tenha suscitado o debate, de uma forma tão construtiva. Os meus agradecimentos a todos os que participaram na discussão sem excepção. Continuo a achar actual o tema e sobretudo pertinente chamar mais vozes para este debate. Todos somos poucos. Do debate de ontem ficaram alguns pontos que penso ser importantíssimo e relevante sublinhar, projectando desse modo o aprofundar da discussão com base no seu substancial conteúdo:
1. "A luta trava-se dentro dos Иo Иame". (Existe um problema dentro dos Иo Иame e é dentro dos Иo Иame que o problem tem de ser revolvido)
2. "Ilegais ou Morte". (Existe gente disposta a tudo para preservar a identidade dos Иo Иame)
3. "Quem quiser junte-se a nós". (Um veterano dos Иo Иame tomando a palavra e convidando os benfiquistas a juntarem-se à luta)
4. "Gonçalo Dias". (O fundador dos Иo Иame é hoje um dos rostos da discórdia. Gonçalo Dias já fez correr muita tinta pelos jornais nacionais. Quem tem memória não esquece.)
5. "quem prefere o 1904 ao 1992 tá a mais no topo sul". (A facção que quer tomar o poder coloca o Benfica em segundo plano.)
6. "são milhares nas coisas boas e uma dúzia nas coisas más". (Não somos ingénuos. O ambiente ultra é para homens e mulheres de barba rija mas nem todos são iguais. Será possível fazer a separação das águas?)
7. ""Connosco quem quiser... contra nós quem puder". (Um Иo Иame citando os Diabos Vermelhos como exemplo. Bonito de ver e de sublinhar)

Sete pontos que penso serem a radiografia da discussão ontem iniciada. Que ideias vos suscitam estes sete pontos? O que poderemos acrescentar de construtivo? Estou expectante perante o que poderá advir desta discussão... A vós a palavra e viva o Benfica!

Tudo pelo Benfica, nada contra o Benfica.

Redirecta prévia: Redirectas XIII - A Luta Interna dos Иo Иame