Últimas indefectivações

quinta-feira, 11 de junho de 2015

A questão da lavandaria do Sporting

"Nestas coisas do futebol, quem tem razão, quem é esperto, genial, quem é visionário, é quem ganha campeonatos.

VAI ser um defeso como há muito não se via. Teremos, já temos, uma pausa de verão intensamente marcada pelo renascer furioso da rivalidade entre os dois clubes grandes da cidade de Lisboa.
Tudo porque Jorge Jesus optou por dar um rumo novo à sua carreira.
Não terá sido grande o passo. Na verdade, bastou-lhe atravessar uma rua para mudar de patrão e para deixar perplexos os adeptos do Benfica.
E, como não podia deixar de acontecer, para deixar eufóricos os adeptos do clube rival. Assim como uma plêiade, não menos eufórica, de comentadores imparciais da cabeça aos pés para quem o novo treinador do Sporting ganhou, de um dia para o outro, qualidades humanas e morais jamais adivinháveis nos seis anos em que foi treinador do Benfica.
Tudo tem a sua medida. A quase nenhuma visibilidade do campeonato português não fez correr esta notícia em rodapé nos noticiários da CNN e de outras estações de televisão estrangeiras mas em Portugal não se fala noutra coisa, obviamente.
A rivalidade entre Benfica e Sporting é centenária e alimenta-se destes pormenores. À míngua de títulos, o Sporting tinha de fazer qualquer coisa e fez. Levou-nos o treinador e quer levar-nos jogadores. O ataque ao património material poderá ser melhor ou pior sucedido em termos práticos, já quanto ao património imaterial não vão ter sorte nenhuma.
Não há Carrega, Benfica! que se transmute em Carrega, Outra Coisa Qualquer!, por mais invejável que seja - e é mesmo - o grito popular e genuíno da nossa gente.

DIARIAMENTE, os jornais vão-nos agora dando conta do assolapado romance entre o novo treinador do Sporting e o seu presidente, fascinado por ter perto alguém que percebe quase tanto de futebol como ele. 
Agências de comunicação contratadas vão passando, diligentemente, para a opinião pública através da imprensa o quanto Jesus tem impressionado Bruno de Carvalho com o seu conhecimento dos mais ínfimos pormenores no que respeita ao funcionamento e ao recheio da Academia de Alcochete.
O presidente está encantado porque o novo treinador sabe tudo. Até sabe de cor e salteado o número de calçado de toda a equipa B do Sporting.
Um dia destes, é mais do que certo, ainda ouviremos Bruno de Carvalho repetir as palavras míticas com que a não menos estarrecida tia do Vasco Santana celebrou o êxito do sobrinho no exame final do curso de medicina no filme A Canção de Lisboa:
- Ele até sabe o que é o esterno cleidomastóideo!
E sabe mesmo.
Voltemos à materialidade desta imortal rivalidade histórica entre os dois grandes clubes de Lisboa.
As últimas notícias são amplamente favoráveis ao Benfica. De acordo com os dados divulgados pela empresa GFK/CAEM, que mede as audiências televisivas, a final da Taça da Liga disputada entre o Benfica e o Marítimo bateu de largo a final da Taça de Portugal disputada entre o Sporting e o Sporting de Braga.
O resultado foi de 1.890.500 contra 1.634.00 espectadores. Ganhou a Taça da Liga.
O que não deixa de ser um dado material curioso porque a Taça de Portugal, para todos os efeitos, é uma competição muitíssimo mais importante e sonante do que a Taça da Liga.
Com o novo treinador do Sporting ao comando, o Benfica venceu 5 edições da Taça da Liga. Pode-se dizer, com toda a propriedade, que a Taça da Liga é realmente a competição-fétiche de Jorge Jesus.
E, por isso mesmo, não é atrevimento prognosticar que as próximas 5 Taças da Liga vão acabar impantes na sala de troféus de Alvalade.
Paciência.
- Adeus Taça da Liga! - aproveito e despeço-me já de ti.

COM todos estes acontecimentos fracturantes a preencher a agenda dos noticiários e das vidas familiares, há temas menores da nossa vida em sociedade que foram ficando para trás e que arriscam o completo olvido se ninguém os puxar à tona.
Eis um deles:
- O inquérito do Ministério da Administração Interna ao comportamento do sub-comandante da PSP de Guimarães que agrediu um cidadão à vista dos filhos e do avô dos filhos já produziu algum tipo de conclusão ou será que considera o Estado português o facto das crianças terem sido convidadas para a festa do título no Estádio da Luz como ressarcimento suficiente para as vítimas e como reposição do bom aspecto geral?

O presidente do Benfica afirmou-se publicamente «desiludido» mas «não surpreendido» com a saída de Jorge Jesus para Alvalade. E sobre o assunto mais nada disse. Assenta-lhe bem o laconismo nesta altura do campeonato precisamente porque não há campeonato nesta altura.
Quando houver campeonato será outra loiça. Num passado recente, correu mal a história ao Benfica sempre que deixou ir embora os seus últimos treinadores campeões. A sucessão de Toni em 1994 e a sucessão de Giovanni Trapattoni em 2005 redundaram em retumbantes fracassos e nenhum destes treinadores saiu da Luz para se ir enfiar na casa de um rival, o que aumenta os factores de risco.
Nestas coisas do futebol, quem tem razão, quem é esperto, quem é visionário é quem vence.
O presidente do Benfica continuará pela vida fora a ser muito elogiado por ter prolongado o contrato com Jesus no fim da temporada funesta de 2012/2013 - em que o Benfica perdeu tudo em duas semanas - pela razão simples de o Benfica ter, depois disso, ganho dois campeonatos consecutivos com o mesmo treinador que uma parte significativa dos adeptos queria ver pela porta fora.
A genialidade dos presidentes constrói-se de vitórias.
Vieira, que não segurou Jesus como se impunha para muita gente que só quer o bem do clube, corre o risco de voltar a ser genial se o Benfica, comandado seja por quem for, vencer o próximo campeonato.
E se, no próximo dia 9 de Agosto, o Benfica derrotar o Sporting na decisão da Supertaça também Vieira será genial pelo menos até à primeira jornada do campeonato. Depois logo se verá...
Mas uma eventual derrota na Supertaça colocará o presidente do Benfica em maus lençóis perante os adeptos no arranque da temporada. Já uma eventual derrota no campeonato fará com que lhe chamem de tudo menos de genial lá para Maio de 2016.
O presidente do Benfica estará, certamente, preparado para se confrontar com qualquer uma destas possíveis situações - ou é genial ou antes pelo contrário -, sendo que a segunda é bem mais desagradável do que a primeira a que já estava acostumado.
E nós também.

NO passado fim-de-semana, o segundo jogo dos play-offs do campeonato de futsal foi disputado sob um calor insuportável no pavilhão da Luz.
Chamou-me a atenção um amigo para o facto, indesmentível, de o treinador do Sporting, suando em bica como todos os presentes, nunca ter despido o casaco do traje oficial para se aliviar do sufoco em mangas de camisa.
- Está com medo de ser despedido - foi a conclusão a que chegou.
Tudo isto porque a acusação do gabinete jurídico do Sporting a Marco Silva refere que o treinador ao não usar o fato completo e oficial do clube no jogo com o Vizela para a Taça de Portugal desrespeitou gravemente o regulamento interno o que configura motivo de justa causa para a rescisão unilateral do seu contrato.
Este será, porventura, o argumento mais exótico que ressalta das 400 páginas da acusação a Marco Silva. 
Veio depois a saber-se que o Sporting só forneceu a Marco Silva um fato completo para a época inteira - estava-se ainda no tempo das bifanas - e que o treinador só se apresentou em Vizela com roupa de treino porque a lavandaria de Alvalade demorou a devolver-lhe o seu único fato oficial limpinho, limpinho, limpinho como mandam as regras.
Bem me queria parecer que, neste Sporting, as grandes questões são de lavandaria."

Leonor Pinhão, in A Bola

Ainda a transferência

"1. O treinador do Benfica está em merecido gozo de férias, depois do bicampeonato. No seu ainda clube (que lhe paga até 30/6), já não há contactos, a não ser os convites para cativar outros empregados a ir com ele para o SCP. Já neste clube, o trabalho não pára, mesmo em férias. No mundo à parte que é o futebol (com ou sem fairplay) esta é a prática, bem sei. Acontece que, neste caso, a transumância faz-se num contexto e ambiente de todo inabituais. J. Jesus saberá todos os 'segredos de fabrico' do Benfica e detalhes do planeamento da nova época. Algum cuidado e atenção para com a ainda sua entidade patronal seriam sensatos e justos. Pelo menos por respeito aos sócios e simpatizantes do SLB a quem JJ pediu sempre um apoio incondicional.
2. Esta mudança, de que tenho pena, mas respeito, faz-me lembrar o que já aconteceu no sistema bancário com toda a 'normalidade': presidente do Banco A mudando, de um dia para o outro, para o Banco B, Governador do B. Portugal a passar fulminantemente de supervisor para banco supervisionado e vice-versa. Lamentável e só possível num país onde as regras éticas andam pelas ruas da amargura.
3. Aliviado fiquei por um redundante 'consultor motivacional' e muito bem pago ter acompanhado Jesus para Alvalade. Qualquer atleta do Benfica ou está motivado pela possibilidade de jogar lá, ou então não há consultor motivacional (nome curioso e evidentemente abrasileirado) que o motive.
4. Lamentável, o 'revisionismo estalinista' subjacente à ideia peregrina de tirar JJ da fotografia dos campeões 2014/15. Como disse Aristóteles, o passado é tão exacto que nem Deus o pode apagar..."

Bagão Félix, in A Bola

PS: Os colunistas e comentadores Benfiquistas são muitas vezes criticados por falta de preparação, quando opinam sobre os diversos temas envolvendo o Benfica. Bagão Félix, até costuma ser dos menos 'ingénuos' que andam por aí... mas hoje, infelizmente, deixou-se levar pela onda de 'indignação' na polémica sobre a foto (que afinal não é foto) retirada da montra da Megastore do Benfica, no Estádio. Situação que ainda ontem no Lanças Apontadas o João Guilherme, o João Tomaz, e Pedro Ferreira e o Ricardo Palcim, souberam contextualizar...
A forma como um não-assunto nasce em volta do Benfica, e rapidamente ganha relevância de 1.ªs páginas de pasquins, e dezenas de minutos nas televisões, é algo quase sobrenatural (não é bem obra do além, mas pronto...)!!!

A demissão

" «Oh Erlestina, vamos embora, que isto foi tudo uma grande aldravice!»
Canção de Lisboa, filme de 1933

«Que triste sina ver-me assim, que sorte vil, degradante». Vasco Santana cantava sobre ele próprio, ou sobre Vasco Leitão, o Vasquinho da Anatomia, mas aqueles dois versos aplicam-se na perfeição à FIFA. Quem a viu e quem a vê. As suspeitas há muito existiam, mas poucos anteciparam que a obscuridade do organismo que rege o futebol mundial fosse posta a nu nesta podridão de corrupção com consequências criminais para muitas das suas maiores figuras - senão todas...
Que a FIFA é uma organização pouco democrática não havia muitas dúvidas. Mas aquela acusação que é regularmente feitas aos jornalistas, de que sabem muitas coisas e não as escrevem, é injusta. Era claro que havia troca de favores, benefícios a países menos favorecidos e aos dirigentes desses países, mais influenciáveis com o luxo de Congressos e Mundiais, que quereriam manter o status quo a toda a força. Na verdade, algo não muito diferente do que Platini fez com o Leste europeu para garantir a sua eleição na UEFA. A fronteira entre o desenvolvimento do futebol onde mais é necessário e os favores em troca de votos é ténue. A coisa parece interesseira, não mais que isso. Muito pior já se viu no Comité Olímpico Internacional.
Desses jogo sujo à corrupção o passo não parece muito grande mas é decisivo, e pouco gente poderia garantir que ele tinha sido dado. Até agora. Agora, é mesmo caso para dizer, como a espectadora ofendida depois de António Silva premiar a filha Beatriz Costa, «vamos embora que isto é tudo uma grande aldravice».
Blatter vai embora, sim. Mas com tempo suficiente para destruir documentos e tentar escolher sucessor."

Hugo Vasconcelos, in A Bola

À justa...

Portugal 2 - 1 Nova Zelândia

O mais importante era a qualificação para os Quartos-de-final e isso foi conseguido, mas quem esperava uma goleada contra a frágil Nova Zelândia ficou desiludido, e foi mesmo preciso uma jogada individual do Gelson perto do fim, para carimbar a vitória...!!!
A 1.ª parte até não foi má, criámos algumas oportunidades, mas deu sempre a sensação que faltava 'corpos' perto da área... O grande golo do Guzzo acabou por fazer a diferença... No 2.º tempo, fomos menos agressivos, e perdemos o controle do meio-campo... com o empate a não ser uma surpresa. Só quando o Hélio substitui o Guzzo pelo Estrela, voltámos a controlar o jogo, mas mesmo assim a Nova Zelândia defendia com muita gente perto da área, foi preciso uma trivela de longa distância para seguir em frente...!!!

O João Nunes voltou a jogar bem, pessoalmente estou agradavelmente surpreendido com a evolução do nosso jovem Central... O Guzzo marcou um excelente golo, mas quando o jogo ficou 'partido' no meio-campo, não ajudou o Tomás como devia!!! Num Benfica com 2 médios, o Guzzo terá que ter mais intensidade defensiva. O Guedes voltou a titularidade, mas andou um bocado escondido... Estranhei o facto do Nuno Santos não ter saído do banco, tem estado muito melhor que o Ivo...
Nota ainda para o Rony, que fez talvez o seu melhor jogo, mesmo assim abaixo do normal... e o Estrela que foi importante nos últimos minutos, para equilibrar o nosso jogo.

Vamos defrontar o Brasil nos Quartos-de-final. No último particular antes do Mundial, na Austrália, perdemos 0-1 com os Brasileiros. Daquilo que tenho visto nos resumos, este Brasil não é nenhum papão... Hoje, venceram o Uruguai nos penalty's após um 0-0, e na fase de grupos, precisaram de um empurrão dos apitadores para seguirem em frente... Mas a estatística não é favorável a Portugal, vamos ter que ser mais eficientes, quando chegarmos à área Brasileira...

Uma nota final para o Mukhtar, que voltou a estar em evidência na selecção Alemã, que venceu por 1-0 a Nigéria, participando em quase todas as jogadas perigosas da sua selecção...


Júlio César...

André Almeida...

Hélder...

O treinador de todos os Benfiquistas

É oficial, Rui Vitória é treinador do Benfica. A partir de agora é o nosso treinador... Ser treinador do Benfica não é fácil, o facto do Rui ter aguentado 4 anos em Guimarães, é bom sinal, pois são poucos (ou nenhuns) que por lá ficam tanto tempo...
A minha preocupação neste momento, nem é a avalanche de contratações anunciadas (esta noite foi um fartote!!!), é perceber como é que o Rui Vitória vai tentar pôr a equipa a jogar... mas isso, agora, só em Julho!!!