Últimas indefectivações

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vergonha é...

"Permitam-me que a minha primeira palavra nesta sala seja para uma pessoa que não está presente: o nosso capitão Luisão!
Se há coisa com que sempre me preocupei desde que cheguei ao Benfica foi recuperar a sua credibilidade e é evidente que a imagem do Benfica faz parte de um património único que temos de cuidar.
Tenho isso bem claro na minha cabeça, mas fazer uma cruzada cobarde contra o Luisão é algo que não posso nem vou tolerar.
Há sempre nestes tempos – faz parte do carácter ou da falta dele de algumas pessoas – quem se aproveite para atirar pedras esquecendo tudo o que fizeram no passado!
É evidente que todos nós – Luisão incluído – gostaríamos que aquele episódio não tivesse acontecido, mas pôr em causa a boa-fé, o carácter e a palavra do nosso capitão é algo mesquinho e totalmente inaceitável.
Para aqueles que falaram de vergonha, é bom que façam um pequeno exercício de memória:
- Vergonha é ser condenado por corrupção desportiva.
- Vergonha para o país foi saber-se que houve quem corrompesse árbitros com prostitutas e outros esquemas.
- Vergonha foi todos sabermos o que se passou, quando e como se passou, mas a justiça portuguesa ter preferido ignorar os factos.
- Vergonha é recordar a imagem de árbitros como José Pratas e outros a fugirem de campo de jogadores e adeptos.
- Vergonha é agredir jornalistas por terem opinião.
- Vergonha é intimidar pessoas do próprio Clube apenas porque pensam de forma diferente.
- Vergonha é ameaçar ou agredir jogadores apenas porque estes não querem renovar ou ser emprestados.
- Vergonha é não ter memória.
- Vergonha é ter ordenados em atraso e fazer de conta que não se passa nada!
- Vergonha é saber que algumas pessoas gozam de total impunidade em Portugal.

E mesmo assim, com tudo o que disse atrás, vêm agora algumas senhoras da má vida querer passar a ideia de virgens ofendidas? E nós toleramos isto?
O Conselho de Disciplina da Federação tomou hoje uma decisão. Não a vou comentar e respeito-a.
Saberemos respeitar as decisões, mas também saberemos defender os nossos. Que ninguém tenha dúvidas!
Por tudo o que acabei de dizer, queria pedir a todos os benfiquistas o maior apoio a Luisão e a toda a equipa do Sport Lisboa e Benfica a partir de amanhã….
A época que agora começa é responsabilidade de todos. Dos que jogam e dos que estão nas bancadas, dos que dirigem, dos sócios, dos adeptos… de todos.
Portanto, a partir de amanhã ninguém pode deixar de apoiar a nossa equipa. O sucesso depende de todos nós!
Um Benfica forte obriga a sermos firmes, a não desviar um milímetro do caminho traçado, a não ceder a nenhuma provocação. E é isso que vamos fazer!!
A dinâmica de crescimento do Benfica não se vê apenas por aquilo que conseguimos fazer na Luz ou no Seixal, porque o Benfica vai muito além da Luz ou do Seixal.
O Benfica é um Clube Nacional, não tem fronteiras geográficas que o limitem e as Casas do Benfica tiveram – e continuam a ter – uma importância fundamental nesta história.
Não me tenho cansado de afirmar nas várias intervenções que tenho vindo a fazer que o Benfica são as pessoas.
Que a nossa aposta passa pelo seu envolvimento, pela valorização da sua participação junto do Clube. E nesta perspectiva o papel das Casas do Benfica é insubstituível.
Permitam-me por isso expressar uma palavra de sentido reconhecimento a todos quantos trabalharam e dedicaram o melhor do seu esforço para levar por diante o projecto que há pouco tivemos oportunidade de inaugurar.
Queria, por isso, na pessoa do seu Presidente António Caseiro, agradecer a toda a Direcção e o empenho e a dedicação que puseram no projecto.
A Batalha representa aquilo que queremos para o futuro das Casas do Benfica. O Benfica está onde houver benfiquistas, muitos ou poucos, que o defendam e se orgulhem de tudo quanto foi construído. O Benfica está nas suas Casas espalhadas por Portugal e pelo Mundo!!
Obrigado a todos!"

Há quem não acredite

"Fez ontem 35 anos que Elvis morreu e ainda há quem não acredite. O Benfica é prejudicado há mais de 20, acontecem sempre coisas bizarras, lê-se e sabe-se o que foi o apito dourado e há também quem não acredite. Há quem não acredite que o homem foi à Lua! Há quem acredite homem que os árbitros desmaiam com os cartões na mão e levantam-se passados 40 segundos. Há quem acredite que Soares Dias, árbitro do Braga-Vitória do ano do título do Jorge Jesus e do último Sporting-Benfica que nos afastou do título é uma boa escolha para a primeira jornada deste campeonato. Há quem acredite que o árbitro Fischer é um Soldado da Fortuna e há quem acredite até que a sua fortuna foi grande. Há quem acredite que foi uma coincidência o árbitro Fischer ter sido mudado antes do jogo. Há quem acredite que este campeonato é limpo e não está armadilhado desde do início. Há quem acredite que este episódio Luisão será um fait-divers sem prejuízo para o clube.
Há quem acredite que o futebol português corou de vergonha, se regenerou e melhorou. Há quem acredite que o Benfica joga uma competição isenta e ganhará se for melhor e perderá se for pior. De tudo isto eu tenho a certeza que Elvis morreu mesmo e que o homem chegou à Lua. E sei também que chegar fogo à gasolina dá incêndio e é perigoso. Temos de recuar 8 anos, a um jogo em Aveiro, para ver um início de campeonato do Benfica com uma vitória (3-2). Começar o campeonato com uma vitória é uma raridade para o Benfica, nos últimos 15 anos valia a pena fazer um estudo dos resultados e incidências da primeira jornada do campeonato ao Benfica. Por mim, que tenho aqui os 15 artigos vos digo, que percebo bem não ser azar, é estatisticamente uma vergonha. Que amanhã, com o estádio cheio, se consiga inverter a história e refazer o destino que nos traçam."

Sílvio Cervan, in O Benfica

Inacreditável

"1. Inacreditável o que se passou em Dusseldorf, no último jogo de preparação do Benfica antes do Campeonato. O que terá dado ao árbitro para cair, inanimado (?), daquela forma, perante a aproximação de Luisão, com ou sem contacto (as imagens não permitem vê-lo mas nunca poderá ter sido violento)? Ter-se-á o árbitro assustado? Estará de perfeita saúde? Tudo muito estranho.
Como estranho foi não ter proseguido o jogo, nem sequer delegando a responsabilidade num dos árbitros assistentes (grave não ter havido quarto árbitro).
Claro que há logo quem queira aproveitar a oportunidade para ver o Befnica desfalcado de Luisão. Vamos ver no que tudo isto dará. Foi tão ridículo que não pode dar mesmo em nada.

2. A actuação portuguesa nos Jogos de Londres, não tendo sido a melhor, foi agradável, até porque se verificou a presença em lugares bem honrosos de algumas modalidades que até aqui passavam despercebidas. Já no que respeita aos atletas do Benfica, Teresa Portela e Joana Vasconcelos à parte, as coisas não correram como previsto e como a categoria de cada um fazia prever.
Claro que faltou Nelson Évora, cuja presença nos poderia ter dado alegria semelhante à de há quatro anos. Claro que Telma Monteiro teve um dia mau, que acontece a todos. Pena foi que tivesse acontecido no pior momento possível. Claro que vários outros são jovens ainda em fase ascensional da carreira e de quem se espera muito no Rio de Janeiro, na verdade, aguardávamos melhor. Isso não coloca em causa o nosso Projecto Olímpico (que outros já estão a querer imitar...), o qual não se limita a preparar os atletas para os Jogos. As medalhas de Telma Monteiro em Europeus e Mundiais, a presença de Marco Chuva e a sua medalha no Europeu de Sub-23 do ano passado, tudo isso - e também os títulos nacionais que eles e outros dão ao Benfica - é resultado do Projecto Olímpico. Teresa Portela e Joana Vasconcelos foram, desta vez, enormes. Foi bom, mas foi pouco. Mas temos que continuar a confiar no trabalho que todos têm feito com as cores do Benfica e continuarão a fazer."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Luisão, em aumentativo

"Depois do que aconteceu em Dusseldorf, já todos os que se alimentam de sangue publicitaram os altos valores morais que os norteiam, proclamaram a ausência dos mesmos no alvo de circunstância e decretaram o veredicto. Eu não dou nem mais um cêntimo para o peditório de enlamear o homem que é capitão de equipa do Benfica e que veste o manto sagrado há uma década. Agora, daqui em diante, precisamos de ver em campo o capitão, o líder, a referência para os colegas e o primeiro dos homens para quem nós, do Terceiro Anel, olhamos quando algo não está a correr bem. Agora, é tempo de mostrar ao Luisão que a sua história no Benfica não se esgota num momento de imprudência e num patético aproveitamento teatral da mesma. A história do Luisão no Benfica está longe de estar terminada e nós, benfiquistas, não temos no nosso ADN esse gene de abandonar às hienas o capitão da nossa equipa sénior de futebol.
Há clubes pequenos, regionais, para quem uma situação destas serviria para unir os seus adeptos em torno da defesa do seu capitão de equipa. No Benfica, pelo gigantismo do mesmo, essa união é utópica e, como tal, surgirá sempre uma grande polifonia de vozes. É natural e faz parte da nossa história e forma de viver o Clube. No entanto, esta é uma excelente oportunidade de unir ainda com laços mais fortes o balneário em torno do capitão de equipa. Se isto for conseguido, conseguir-se-á transformar algo de mau em algo de positivo. É imperioso que haja esta capacidade por parte de quem lidera a equipa e esta vontade por parte de todos os membros do plantel. A defesa que Javi Garcia já fez do seu companheiro e amigo deixa-me esperançado de que esta união se manifeste em campo já no primeiro jogo do campeonato.
Pela minha parte, fica a certeza de que neste próximo jogo, em nossa casa, lá estarei a apoiar incondicionalmente o Benfica e, particularmente, o Luisão."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica