Últimas indefectivações

sábado, 5 de setembro de 2020

Eliminados da Europa...

Fivers 38 - 34 Benfica
(18-13)

Mau início de época (mais um) para a secção de Andebol! A falta de ritmo, a mudança de treinador, e a entrada de muitos jogadores, explicam alguma falta de entrosamento, mas tínhamos obrigação de fazer mais... mesmo com o plantel curto!

PS1: Vasco Vilaça, ficou pertíssimo do título Mundial de Triatlo: 2 seg, na prova realizada em Hamburgo! Mesmo assim a medalha de Prata é um excelente resultado...

PS2: Vera Vilaça, sagrou-se hoje Campeã Nacional de Triatlo, na prova realizada em Lisboa...

PS3: Fernando Pimenta e a Joana Vasconcelos, venceram hoje os Campeonatos Nacionais de Fundo de Canoagem, em K1 5000m...

Rúben Semedo: O novo patrão da defesa do SL Benfica?


"Rúben Semedo é o novo nome apontado ao SL Benfica. Actualmente veste a camisola do campeão grego, Olympiacos FC, mas foi jogador do Sporting CP dos 16 aos 22 anos.
As águias têm estado agitadas no mercado de verão com as contratações de Pedrinho, Éverton “Cebolinha”, Waldschmidt, Vertonghen, entre outros. O mais recente jogador apontado aos “encarnados” é Rúben Semedo, internacional português pelas camadas jovens e campeão pelos gregos do Olympiacos. Ainda que tenha crescido muito como jogador, o central português já esteve ligado a polémicas, como foi a sua detenção em 2018 onde esteve acusado de sequestro e agressão com arma ilegal.
Rúben Semedo é um defesa-central com uma boa estatura física (1.89m e 83kg), mas também com uma velocidade “acima da média” para um jogador daquela posição. Além disto, ataca bem a bola seja na defesa como no ataque – onde é bastante forte no jogo aéreo. Apesar de não ter qualquer minuto pela selecção nacional, o actual seleccionador, Fernando Santos, já o convocou para dois jogos da qualificação para o Euro 2020 (Luxemburgo e Ucrânia).
A sua formação começou muito cedo no Benfica, mas foi nos juniores do Sporting que começou a crescer como jogador. Depois de mais de 120 jogos pelos “Leões” – 30 dos quais ao comando de Jorge Jesus na época 2016/2017, Rúben Semedo explodiu e o Villarreal pagou 14 milhões de euros pelos seus serviços.
Alguns meses após a sua chegada a Espanha, surgiu o escândalo que levou à sua detenção e o emblema espanhol viu-se obrigado a “congelar” o seu ordenado. No entanto, o jogador português saiu em liberdade cinco meses depois e foi integrado no plantel do “Submarino Amarelo”.
Não teve grande sucesso no Villarreal e foi emprestado ao Huesca da segunda divisão espanhola e ao Rio Ave FC onde esteve em grande nível sob o comando de Carlos Carvalhal na época 2018/2019. O desempenho pela equipa de Vila do Conde levou o Olympiacos, crónico campeão grego, a pagar cerca de quatro milhões e meio pelo seu passe.
Segundo a imprensa portuguesa, a equipa de Pedro Martins estará a exigir cerca de 10 milhões de euros por Rúben Semedo, valor que é considerado demasiado alto pelo Benfica. No entanto, a SAD dos encarnados está a tentar baixar o valor usando o Nottingham Forest e a mudança de Pêpê (ex-Vitória SC) para a Grécia.
Simplificando, o presidente do Olympiacos, Evangelos Marinakis, é o detentor do emblema inglês que tem uma “dívida” de cinco milhões de euros proveniente da última prestação do pagamento de João Carvalho. Ainda, o Olympiacos acaba de contratar Pêpê ao Vitória SC por uma verba a rondar os seis milhões de euros e as “águias” têm a receber 50% do valor da transferência, neste caso serão três milhões. Ora, se somarmos os três milhões do médio defensivo português e os cinco milhões de euros provenientes do negócio de João Carvalho, o Benfica necessitaria “apenas” de pagar dois milhões para atingir os dez milhões exigidos pelos gregos.
Jorge Jesus já trabalhou com Rúben Semedo e conhece bem as suas características e as suas qualidades. Assim, o técnico português tem-no como preferência para reforçar o eixo central da defesa “encarnada”."

Darwin Núñez é reforço do SL Benfica


"O avançado de 21 anos Darwin Núñez é o mais recente reforço do SL Benfica. O passe do uruguaio custou 24 milhões de euros ao clube encarnado, passando assim a ser a contratação mais dispendiosa da história do futebol português (ultrapassando Raúl Jiménez).
Darwin chega da segunda divisão espanhola, onde impressionou e cativou a Europa ao serviço do UD Almería de Pedro Emanuel, Mário Silva e agora José Gomes. Em Espanha, Núñez apontou 16 golos em 30 jogos.
Núñez estreou-se na selecção celeste com 20 anos. O primeiro golo surgiu apenas cinco minutos depois de ter entrado em campo. Um dos mais rápidos de sempre a marcar pela selecção do Uruguai.
Darwin é um avançado alto e possante, mas que conta com uma coordenação acima da média para a sua estatura. A surpreendente velocidade que possui é uma das suas grandes armas para ultrapassar a linha defensiva adversária.
O uruguaio tem um índice de esforço muito elevado no trabalho sem bola. Sempre muito inteligente e reactivo no momento de pressão ofensiva. Recupera muitas bolas em zona de finalização.
Darwin não é um avançado muito participativo na construção, nem é conhecido pela sua qualidade de passe (apesar de ser capaz de fazer combinações curtas). Descer no terreno para receber a bola não é uma das suas dinâmicas principais.
O antigo número 21 do UD Almeria pode funcionar como um homem alvo e tentar receber bolas longas ou ganhar de cabeça para os seus colegas. Nesta situação tenta sempre receber junto dos laterais adversários onde pode valer-se da sua complexão física. O ataque à profundidade que procura constantemente oferece uma opção aos centrais ou médios na construção.
Núñez é um avançado muito móvel. Está sempre em movimento, sempre à procura de fornecer linhas de passe aos colegas e sempre à procura no espaço nas costas da linha defensiva.
O pé direito é o seu preferido, mas é capaz de utilizar e finalizar com o esquerdo. Na época agora findada visou a baliza adversária 2.5 vezes por jogo (eficaz) e recebeu a bola na área adversária 4.8 vezes por jogo.
Apesar de ser capaz de ultrapassar os defesas adversários, completa apenas 1.3 dribles por jogo (56%). Não é um jogador especialmente tecnicista, mas tem qualidade nos pés. A sua inteligência e poder físico são o que lhe permitem ultrapassar adversários. É um jogador que tem perfeita noção das suas qualidades e das suas fraquezas.
Darwin não é um avançado muito vistoso, mas é bastante agressivo e conta com uma capacidade de finalização notável. Nas mãos de Jorge Jesus poderá funcionar quase como um Slimani, mas com mais qualidade técnica e inteligência. Darwin Núñez chega ao SL Benfica por um valor bastante inflacionado devido à urgência de trazer reforços para uma das fases decisivas da época, devido à forte concorrência pelo jogador e também pelo elevadíssimo potencial do atleta.
Carlos Vinícius, apesar da inegável qualidade e pelo que se viu até agora, terá muitas dificuldades em encaixar nas novas dinâmicas que Jorge Jesus introduziu na equipa. Seferovic tem as características necessárias para tal, mas a qualidade já é mais questionável.
Darwin Núñez, pelas suas características, surge como o jogador perfeito para encabeçar o ataque encarnado. O seu potencial é um grande plus nesta contratação. A confirmar o que se espera dele, um elevado encaixe financeiro poderá estar no horizonte. No entanto, o mais importante será sempre o rendimento desportivo do jogador. Não me parece que vá desiludir."

Semanada...


"1. Darwin Nuñez. O Benfica está próximo de assegurar a contratação do ponta de lança uruguaio de 21 anos Darwin Nuñez. Darwin foi formado no Peñarol e reforçou o Almería no verão passado, após ter tido algum destaque no Mundial S20, onde marcou dois golos em quatro jogos. Em Espanha marcou dezasseis golos em trinta e dois jogos. Darwin é um ponta de lança alto, tem técnica e ataca muito bem a profundidade - o que permite fixar a linha e abrir espaços para jogadores como Everton, Pizzi ou Rafa, ou seja, tem um bom potencial para se encaixar bem na nossa equipa. No entanto está longe de ser um produto acabado. No último ano no Almería mostrou ter alguns problemas de eficácia. Os valores que se têm falado andam na ordem dos 25 milhões. É um valor alto. Eu vejo muito potencial em Darwin e numa avaliação de potencial, é um valor normal. O FC Porto anda a pedir 40 milhões pelo Fábio Silva. No entanto, quando se trata de contratações de potencial, há sempre pedras por descobrir. Se Darwin vier para o Benfica, e Carlos Vinícius ou Seferovic continuam como titulares, o uruguaio vai ser capa de jornal todas as semanas pelo que custou. E nesse aspecto, o risco disto correr mal é mais significativo do que se pode pensar inicialmente.
2. PAOK. Saiu o sorteio da 3° pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Vamos jogar a Salónica contra o PAOK. O Olympiakos de Pedro Martins foi o Campeão na época passada. Foram a melhor equipa. Trouxeram 3-4 reforços que fizeram a diferença. Um deles foi Rúben Semedo, que na minha opinião era um excelente reforço. Chegaram a fazer uma gracinha em alguns jogos da Champions - um empate com o Tottenham, por exemplo. O PAOK teve alguns problemas com lesões que também não ajudaram. Este ano, o PAOK tem Pelkas e Leo Jaba, os dois melhores jogadores, de volta. Tem ainda um jovem de 18 anos, Christos Tzolis que se destacou na 2° pré-eliminatória contra o Besiktas onde marcou dois golos e fez uma assistência. O PAOK nesse jogo utilizou um 3-4-2-1. Muito ao estilo do que Rúben Amorim tem utilizado no Sporting. Somos favoritos, mas é um jogo a uma mão, contra uma equipa muito combativa e com dois-três jogadores capazes de fazer a diferença.
3. Prémio Fehér. Há mais de dez anos que o Benfica atribui um prémio aos melhores jovens atletas da cidade natal de Fehér em homenagem ao jogador. Um representante do governo húngaro costuma sempre acompanhar a delegação, e a visita costuma ser parte de uma visita mais extensa dos membros do governo húngaro a Portugal. Este ano foi o Ministro dos Negócios Estrangeiros. No passado já vieram outros Ministros e outros Secretários de Estado. No entanto, Rui Pinto resolver atacar o Benfica esta semana utilizando esta relação entre Portugal e Hungria que surge na sequência da tragédia que aconteceu com Miklos Fehér para justificar o alargamento do mandado de detenção a troco de dois bilhetes de futebol. Eu até simpatizo com uma parte do trabalho de Rui Pinto, com o Football Leaks, por exemplo. Como benfiquista que segue atentamente o clube, o hacker/denunciante traz alguma transparência que, na minha opinião, faz falta ao clube e ao futebol no geral. Mas é nestes ataques bizarros que Rui Pinto vai indicando que talvez não seja um mero denunciante. Rui Pinto não está acusado de nada do Benfica neste momento, o que é que o Benfica ganhou com o alargamento do mandado? E francamente, quem é o Ministro dos Negócios Estrangeiros que se vende por dois bilhetes de futebol? Um discurso de vitimização não costuma combinar muito bem com alguém que é inocente. Mas vamos aguardar pela justiça.
4. Saídas. Faltam menos de duas semanas para o primeiro jogo oficial do Benfica e para já ainda só saíram dois jogadores. Há muitas saídas por confirmar. As dúvidas mais óbvias no plantel neste momento são:
- Mike Svilar é emprestado? A quem? Se não for, Helton Leite fica como terceiro guarda-redes?
- Tomás Tavares, David Tavares e Jota vão para onde?
- Quem fica como segundo defesa esquerdo? Nuno Tavares ou Cervi?
- Para onde vai Jardel?
- Florentino e Vinicius ficam ou geram liquidez?
- O que fazer com Gabriel, Samaris, Chiquinho, Seferovic e Dyego?
5. Estreia do Andebol. A equipa de Andebol estreou-se com uma vitória por dois golos contra o actual campeão austríaco. A fase final do jogo não nos saiu de feição. Estivemos a ganhar por cinco. Dois golos acaba por ser curto. A segunda mão é amanhã. A vantagem não é muito significativa. Podemos ser surpreendidos.
6. Betinho Gomes. O extremo português foi considerado o melhor jogador da década na Liga Portuguesa. Um prémio justo para um jogador que já é uma referência do Benfica.
7. Petar Djordjic. O lateral esquerdo sérvio renovou por três anos. Não sei se o Benfica vai finalmente ganhar um Campeonato nos próximos três anos ou não, mas tenho a certeza que com Djordjic estamos mais perto disso. É um goleador nato. Tem um míssil no braço direito. É assim que as modalidades devem funcionar. Os melhores jogadores têm que ter contratos longos. Três anos é perto do máximo nas modalidades."

Caridade?!


""Nada do que fiz foi por dinheiro", Rui Pinto (2020)
Tinha a sua piada, não estivesse acusado de tentativa de extorsão e com histórico de desviar dinheiro de bancos."

A sério!


"Quando o próprio advogado de Rui Pinto assume que o seu cliente fez asneiras e cometeu várias ilegalidades, que mais será necessário para condenar Rui Pinto em tribunal pelos vários crimes que cometeu?"

Fever Pitch - João e Patrick... França!

Darwin Núñez


Mais um novela de Verão terminada, desta vez, com o jogador a assinar pelo Benfica! Suspeito que os rumores e teorias da conspiração sobre as negociações vão durar muito tempo, mas para já, aquilo que é seguro, é que o jovem Uruguaio é jogador do Benfica!
O potencial do Darwin parece-me unânime, mas também acho que os valores da compra estão inflacionados, para quem na Europa só tem uma época na 2.ª divisão espanhola! Mas num mercado com pouco dinheiro, e com o Benfica a ser dos poucos 'compradores' a mexer-se, pagando valores nas dezenas de milhões por jogadores nas últimas janelas de transferências, os clubes 'vendedores' começam a subir a parada sempre que ouvem o nome Benfica...
Sendo que neste caso especifico, houve ainda outro 'entrave': um tal 'português', que tem levado vários treinadores e jogadores portugueses para o Almeria (Pedro Emanuel, Mário Silva...), que fez tudo para abortar o negócio e só não desviou o jogador para os Corruptos, porque estes, estão completamente tesos!!!

Futebolisticamente falando, temos um avançado móvel, rápido, forte fisicamente, lutador, com capacidade de ir para cima dos defesas com a bola controlada, que chuta com os dois pés, um pouco à imagem do Jiménez...

Cada voo, cada melro para Rui Costa


"Esperemos que Darwin Núñez justifique o investimento. Tenho um passarinho que me diz ainda não ter acabado o mercado do Benfica.

Agora sim, já se viram jogos/treinos para poder dar opiniões (inúteis), importantes para preencher o imaginário das férias desportivas. Vencemos os ingleses e o Braga em dois resultados enganadores. Contra o Bournemout o Benfica foi muito intendo e forte e poderia ter vencido por 4 ou 5 golos de diferença, contra o Braga de qualidade, sem dez jogadores (5 ou 6 titulares), o resultado foi até lisonjeiro para o Benfica.
Este Braga confirma que está no topo  do futebol português. Treinado por um dos melhores treinadores, com recursos ao nível dos melhores e com um caminho contínuo de aproximação ao topo. Carlos Carvalhal e Nico Gaitán são toques de classe num Braga muito forte, candidato a todos os títulos que irá disputar.
André Almeida tem todos os anos concorrência para o lugar (e faz vários), mas, no fim das contas, os treinadores reconhecem os seus méritos, capacidade e profissionalismo com repetida titularidade. Contra o Braga, devido às ausências, até foi central. André Almeida não entre no onze da semana, não é nunca o jogador do mês, mas está no topo dos responsáveis pelos títulos no fim do ano. André Almeida é jogador à Benfica e não gosto de adeptos que não o reconhecem.
Mais um treino, contra o Rennes, equipa de Liga dos Campeões, para afinar detalhes rumo a Salónica e a Famalicão. Tivemos o adversário mais difícil, dos que nos podiam sair em sorte, fora de portas. Será mais complicada a terceira pré-eliminatória que o play-off, em caso de vitória.
Rui Costa chegou ao aeroporto acompanhado de Darwin Núñez. Neste defeso, cada voo, cada melro para o administrador encarnado. Esperemos que o uruguaio justifique o investimento, o grande mediatismo e aura da sua contratação. Confesso que não o conheço, embora me digam maravilhas das suas capacidades.
Depois de Cebolinha, Gilberto, Waldschimidt, Vertonghen e Darwin Núñez, tenho um passarinho que me diz ainda não ter acabado o mercado de compras do Benfica (ler A Bola ajuda a descobrir a verdade).
O mundo do futebol foi chocado com a notícia da morte de Dito, aos 58 anos, de forma súbita. Fica-me como um dos meus heróis daquela meia-final da Liga dos Campeões, contra ao Steua de Bucareste, com 130 mil na velha Luz, numa noite inesquecível. Mesmo depois de uma saída polémica, nunca negou que foi o manto sagrado a camisola que teve mais orgulho em envergar."

Sílvio Cervan, in A Bola

Gala da ignomínia


"Ainda no outro dia estava a pensar sobre o que poderia ser alterado no futebol português com vista à sua melhoria. Pensei em inúmeras medidas, mas reconheço as minhas óbvias limitações neste domínio, pois nem sequer me passou pela cabeça aquela que foi apresentada, com pompa e circunstância, pela Liga Portugal na cerimónia de lançamento da nova temporada: o novo logótipo.
Percebe-se que Proença, notoriamente, emproado, vislumbre um futuro radioso agora que a Liga apresenta uma nova imagem. Afinal, toda a sua carreira foi feita de cosmética. Por ele, em campo, e por quem, não obstante as sucessivas péssimas arbitragens, lustrou o seu currículo ano após ano.
Mas a dádiva de um novo logótipo, que nada acrescenta ou altera, nunca seria completa se, a acompanhá-la, não fosse atribuído um prémio denominado 'prestígio' a uma personagem da estirpe de Valentim Loureiro. Talvez faltem, aos membros da direcção da Liga, os essenciais electrodomésticos. No entanto, desde já advirto que não existem máquinas de lavar despudor ou de secar a vergonha alheia.
Ah, e fez-se um sorteio. O nosso calendário não é bom nem mau, é o que é o contra tal não há grandes argumentos. Registo o acerto da decisão de se tentar proteger, dentro do razoável, as equipas que participam nas competições europeias... nem tudo é mau! Porém devo dizer que, mesmo tendo de perder mais tempo a ler as condicionantes ao sorteio do que a analisar os resultados do mesmo, não encontrei uma única que verse sobre a aparente regra que obriga a que jogos do Porto sejam dirigidos maioritariamente por árbitros da AF Porto. São as condicionantes não escritas as que mais me preocupam..."

João Tomaz, in O Benfica

É tempo de voltarmos ao estádio


"Todos os dias tomo as minhas precauções. Sempre que apanho o comboio para Lisboa, mal entro na estação coloco a máscara. Sento-me - quando há lugar - com afastamento suficiente para os outros passageiros. E quando vou em pé, procuro encontrar um local onde não esteja directamente virado ou em contracto com alguém. No metro, faço a mesma coisa.
Ando com uma embalagem de gel desinfectante na mochila e, quando entro em algum local que ofereça esse serviço, lá esfrego as mãos para evitar que o bicho pegue.
Tenho ido algumas vezes a restaurantes e tem corrido bem. Entro de máscara, desinfecto-me, sento-me, como, converso com a família ou com os amigos e, no final, cada um volta para sua casa. No supermercado, a mesmíssima coisa: estou sempre de máscara, procuro corredores com pouca gente, há menos atropelos, faço as minhas compras e volto para casa, onde estou a trabalhar remotamente desde Março.
Fui a um concerto ao ar livre (e irei a mais), com lugares marcados, e mantive a distância de segurança sem ter que pensar muito nosso. A mensagem está cada vez mais inserida na mente das pessoas: há que dar espaço e evitar contactos dispensáveis. Sim, sinto falta dos abraços, beijos e apertos de mão, mas aos poucos - e conhecendo o historial médico de familiares e amigos - esses bons hábitos de socialização vão voltar.
A sensação maior de que tenho falta é a de festejar um golo no estádio. E sinto cada vez mais dificuldade em perceber porque razão ainda não o podemos fazer, dentro das regras inerentes à pandemia, claro. Há concertos, há romarias, há comícios, há festas, há teatro, há cinema, há viagens de avião com a cabina lotada, há transportes públicos a abarrotar de gente, há manifestações, há praias onde os limites não são cumpridos, só não há futebol com gente nas bancadas. Um terço, metade, dois terços da lotação, é o que quiserem, mas está na hora de os adeptos voltarem aos estádios."

Ricardo Santos, in O Benfica