"1. Darwin Nuñez. O Benfica está próximo de assegurar a contratação do ponta de lança uruguaio de 21 anos Darwin Nuñez. Darwin foi formado no Peñarol e reforçou o Almería no verão passado, após ter tido algum destaque no Mundial S20, onde marcou dois golos em quatro jogos. Em Espanha marcou dezasseis golos em trinta e dois jogos. Darwin é um ponta de lança alto, tem técnica e ataca muito bem a profundidade - o que permite fixar a linha e abrir espaços para jogadores como Everton, Pizzi ou Rafa, ou seja, tem um bom potencial para se encaixar bem na nossa equipa. No entanto está longe de ser um produto acabado. No último ano no Almería mostrou ter alguns problemas de eficácia. Os valores que se têm falado andam na ordem dos 25 milhões. É um valor alto. Eu vejo muito potencial em Darwin e numa avaliação de potencial, é um valor normal. O FC Porto anda a pedir 40 milhões pelo Fábio Silva. No entanto, quando se trata de contratações de potencial, há sempre pedras por descobrir. Se Darwin vier para o Benfica, e Carlos Vinícius ou Seferovic continuam como titulares, o uruguaio vai ser capa de jornal todas as semanas pelo que custou. E nesse aspecto, o risco disto correr mal é mais significativo do que se pode pensar inicialmente.
2. PAOK. Saiu o sorteio da 3° pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Vamos jogar a Salónica contra o PAOK. O Olympiakos de Pedro Martins foi o Campeão na época passada. Foram a melhor equipa. Trouxeram 3-4 reforços que fizeram a diferença. Um deles foi Rúben Semedo, que na minha opinião era um excelente reforço. Chegaram a fazer uma gracinha em alguns jogos da Champions - um empate com o Tottenham, por exemplo. O PAOK teve alguns problemas com lesões que também não ajudaram. Este ano, o PAOK tem Pelkas e Leo Jaba, os dois melhores jogadores, de volta. Tem ainda um jovem de 18 anos, Christos Tzolis que se destacou na 2° pré-eliminatória contra o Besiktas onde marcou dois golos e fez uma assistência. O PAOK nesse jogo utilizou um 3-4-2-1. Muito ao estilo do que Rúben Amorim tem utilizado no Sporting. Somos favoritos, mas é um jogo a uma mão, contra uma equipa muito combativa e com dois-três jogadores capazes de fazer a diferença.
3. Prémio Fehér. Há mais de dez anos que o Benfica atribui um prémio aos melhores jovens atletas da cidade natal de Fehér em homenagem ao jogador. Um representante do governo húngaro costuma sempre acompanhar a delegação, e a visita costuma ser parte de uma visita mais extensa dos membros do governo húngaro a Portugal. Este ano foi o Ministro dos Negócios Estrangeiros. No passado já vieram outros Ministros e outros Secretários de Estado. No entanto, Rui Pinto resolver atacar o Benfica esta semana utilizando esta relação entre Portugal e Hungria que surge na sequência da tragédia que aconteceu com Miklos Fehér para justificar o alargamento do mandado de detenção a troco de dois bilhetes de futebol. Eu até simpatizo com uma parte do trabalho de Rui Pinto, com o Football Leaks, por exemplo. Como benfiquista que segue atentamente o clube, o hacker/denunciante traz alguma transparência que, na minha opinião, faz falta ao clube e ao futebol no geral. Mas é nestes ataques bizarros que Rui Pinto vai indicando que talvez não seja um mero denunciante. Rui Pinto não está acusado de nada do Benfica neste momento, o que é que o Benfica ganhou com o alargamento do mandado? E francamente, quem é o Ministro dos Negócios Estrangeiros que se vende por dois bilhetes de futebol? Um discurso de vitimização não costuma combinar muito bem com alguém que é inocente. Mas vamos aguardar pela justiça.
4. Saídas. Faltam menos de duas semanas para o primeiro jogo oficial do Benfica e para já ainda só saíram dois jogadores. Há muitas saídas por confirmar. As dúvidas mais óbvias no plantel neste momento são:
- Mike Svilar é emprestado? A quem? Se não for, Helton Leite fica como terceiro guarda-redes?
- Tomás Tavares, David Tavares e Jota vão para onde?
- Quem fica como segundo defesa esquerdo? Nuno Tavares ou Cervi?
- Para onde vai Jardel?
- Florentino e Vinicius ficam ou geram liquidez?
- O que fazer com Gabriel, Samaris, Chiquinho, Seferovic e Dyego?
5. Estreia do Andebol. A equipa de Andebol estreou-se com uma vitória por dois golos contra o actual campeão austríaco. A fase final do jogo não nos saiu de feição. Estivemos a ganhar por cinco. Dois golos acaba por ser curto. A segunda mão é amanhã. A vantagem não é muito significativa. Podemos ser surpreendidos.
6. Betinho Gomes. O extremo português foi considerado o melhor jogador da década na Liga Portuguesa. Um prémio justo para um jogador que já é uma referência do Benfica.
7. Petar Djordjic. O lateral esquerdo sérvio renovou por três anos. Não sei se o Benfica vai finalmente ganhar um Campeonato nos próximos três anos ou não, mas tenho a certeza que com Djordjic estamos mais perto disso. É um goleador nato. Tem um míssil no braço direito. É assim que as modalidades devem funcionar. Os melhores jogadores têm que ter contratos longos. Três anos é perto do máximo nas modalidades."