Últimas indefectivações

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Lixívia 9

Tabela Anti-Lixívia
Corruptos...... 25 (0) = 25
Benfica ........ 20 (-2) = 22
Sporting ..... 23 (+3) = 20


A palhaçada continua... a miserável campanha propagandista continua imparável sem qualquer censura por parte daqueles que têm a obrigação de a denunciar, ou pelo menos, não ser o 'idiota útil' que só serve para amplificar as diversas mentiras!!!!

Mais uma jornada com benefícios claros para Corruptos e Lagartos, com a descomunicação social desportiva calada... enquanto os 'casos' do jogo do Benfica, são elevados a níveis de histerismo, iniciado pelos tarecos do costume e repetidos pelos avençados que contaminam a opinião pública diariamente...!!!

No Dragay mais duas agressões: Filipe e Danilo! Nem o VAR achou que deveria intervir, nem a Comissão de Instrutores da Liga, que depois do precedente grave do Samaris, no Benfica-Braga para a Taça da Liga, seria de esperar a 'manutenção' do critério... mas como os jogadores são se chamam Samaris nem Eliseu, ficou tudo na mesma...
Apesar da goleada, o 1.º golo dos Corruptos, nasce de uma irregularidade, pois o Marega marcou uma falta com a bola em movimento...
Curioso também a 'não atitude' dos jogadores do Paços...

No Alvalixo, uma autêntica pega de cernelha no 1.º golo do Sporting... não existe agarrão mutuo, só um jogador tem a intenção de impedir o outro de jogar! Aliás, esta jogada, é típica do Sporting: nos últimos confrontos directos com o Benfica, em todos os Cantos, o William tentou sempre fazer a mesma coisa, sobre o Luisão... repito em todos os Cantos... e nunca foi marcada falta, e só não sofremos golos em circunstâncias parecidas, por mero acaso!!!
Além dos cartões perdoados ao Coates (algo tão normal, que já ninguém se incomoda!!!), penalty descarado do Patrício, que perto do final do jogo varreu o avançado do Chaves!!! Quem toca na bola é claramente o flaviense... jogada parecida com o penalty do Ederson o ano passado em Alvalade!!!
No penalty reclamado pelo Gelson, na televisão nota-se que existe contacto... o problema do Gelson, foi o famoso 'tiro nas costas': este tipo de exagero de teatro, às vezes funciona ao contrário!!! O facto do árbitro não ter alterado a sua decisão, após ver as imagens, não me choca, pois como é óbvio os árbitros terão sempre muita relutância em admitir os seus erros!!!

Na Vila das Aves, Nuno Almeida teve a 'coragem' de marcar dois penalty's claríssimos a favor do Benfica, mas devia ter marcado um terceiro, sobre o Seferovic... Sendo que no 2.º penalty, houve mesmo uma falta do Jonas no início da jogada...
Creio mesmo que a não marcação do penalty sobre o Seferovic, deveu-se à falta não marcada do Jonas, pois são jogadas 'ligeiramente' parecidas (e sempre com o Nildo), mas se o Jonas, empurra o adversário porque nunca iria conseguir chegar primeiro à bola; no segundo, na área do Aves, é o Nildo que se desinteressa da bola, e faz uma obstrução 'sem bola' ao Seferovic...
Voltou a 'inventar' várias faltas ofensivas na área do Aves, nas bolas paradas... e disciplinarmente, foi permissivo com os da casa, e depois nos últimos minutos, deu dois amarelos ao Benfica, por mera mariquice... E se não 'contaram' para este jogo, lá para o Inverno, lá vamos ter que gerir cartões, enquanto os Filipes e Coates desta vida, chegam ao fim das épocas, sem sequer aproximarem-se dos 5 amarelos!!!
Uma nota ainda para as 'estranhas' condições da relva: zonas de autêntica patinagem artística, e outras aparentemente lentas com relva alta... os truques continuam!!!

A avaria do VAR a partir do momento 66, deve ser investigada, e deverá averiguar-se qual os procedimentos que se devem ter neste tipo casos! Por exemplo, será que o jogo deve ser parado, até a avaria ser debelada, ou não?!!!
Por exemplo, a 'visita' dos árbitros à linha lateral para ver as imagens dos 'casos' só serve para perder tempo... a decisão do VAR deve ser soberana, não faz qualquer sentido, este tipo de situações!!!

Anexos:
Benfica
1.ª-Braga(c), V(3-1), Xistra (Verissímo), Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
2.ª-Chaves(f), V(0-1), Sousa (Tiago Martins), Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
3.ª-Belenenses(c), V(5-0), Rui Costa (Vasco Santos), Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Rio Ave(f), E(1-1), Hugo Miguel (Veríssimo), Prejudicados, Impossível contabilizar
5.ª-Portimonense(c), V(2-1), Gonçalo Martins (Veríssimo), Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
6.ª-Boavista(f), D(2-1), Soares Dias (Esteves), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
7.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-0), Xistra (Hugo Miguel), Nada a assinalar
8.ª-Marítimo(f), E(1-1), Sousa (Godinho), Prejudicados, (1-2), (-2 pontos)
9.ª-Aves(f), V(1-3), Almeida (Vítor Ferreira), Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado

Sporting
1.ª-Aves(f), V(0-2), Tiago Martins (Pinheiro), Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), V(1-0), Paixão (Hugo Miguel), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
3.ª-Guimarães(f), V(0-5), Hugo Miguel (Sousa), Nada a assinalar
4.ª-Estoril(c), V(2-1), Godinho (Tiago Martins), Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Feirense(f), V(2-3), Soares Dias (Tiago Martins), Nada a assinalar
6.ª-Tondela(c), V(2-0), Manuel Oliveira (Tiago Martins), Nada a assinalar
7.ª-Moreirense(f), E(1-1), Godinho (Pinheiro), Beneficiados, (2-0), (+1 ponto)
8.ª-Corruptos(c), E(0-0), Xistra (Hugo Miguel), Nada a assinalar
9.ª-Chaves(c), V(5-1), Rui Costa (Esteves), Beneficiados, Prejudicados (5-2), Sem influência no resultado

Corruptos
1.ª-Estoril(c), V(4-0), Hugo Miguel (Luís Ferreira), Nada a assinalar
2.ª-Tondela(f), V(0-1), Veríssimo (Malheiro), Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Moreirense(c), V(3-0), Manuel Oliveira (Tiago Martins), Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Braga(f), V(0-1), Xistra (Esteves), Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Chaves(c), V(3-0), Rui Oliveira (Hugo Miguel), Nada a assinalar
6.ª-Rio Ave(f), V(1-2), Sousa (Godinho), Nada a assinalar
7.ª-Portimonense(c), V(5-2), Luís Ferreira (Sousa), Nada a assinalar
8.ª-Sporting(f), E(0-0), Xistra (Hugo Miguel), Nada a assinalar
9.ª-Paços de Ferreira(c), V(6-1), Manuel Oliveira (Veríssimo), Beneficiados, (5-1), Sem influencia no resultado

Jornadas anteriores:
Épocas anteriores:
2016-2017
2015-2016

VAR: o caminho faz-se caminhando

"O VAR é o caminho do futuro. Mas é necessário continuar a investir na preparação dos árbitros e na pedagogia junto dos adeptos.

O videoárbitro (VAR) permite que a verdade desportiva seja defendida e deve ser visto como o caminho irreversível que nos leva ao futuro. Ainda no último sábado estalou a polémica em Espanha por uma má decisão da equipa de arbitragem do Barcelona-Málaga, que não viu a bola completamente fora num cruzamento que acabou em golo blaugrana. Nesta fase, nos campeonatos que não têm VAR, clamam pelo auxílio da tecnologia, enquanto que nos outros, como é o caso da Liga portuguesa, não é difícil de identificar um progresso sério, pese embora ainda tenhamos de conviver com as deficiências próprias de um projecto embrionário. E com os erros humanos que nunca deixarão de estar presentes. Ontem, na Vila das Aves, o penalty que deu o terceiro golo ao Benfica não devia ter sido assinalado. No início da jogada, Jonas fez uma falta que escapou ao árbitro Nuno Almeida, que mandou seguir o jogo e apontou, bem, a seguir, um castigo máximo por infracção evidente sobre Pizzi. O VAR, na altura desempenhado por Vítor Ferreira, ficou offline, segundo revelou a FPF, e por consequência impedido de prestar o auxílio a Nuno Almeida, já que o protocolo vigente lhe permite a intervenção em jogadas que acabem em penalty. Do ponto de vista legal, esta situação, de apagão tecnológico, está prevista, passando o árbitro a funcionar apenas com os auxiliares de campo. Fica assim explicado um caso que causou estranheza dentro e fora do campo, valendo talvez e pena lembrar que se as comunicações entre os árbitros fossem públicas (como no râguebi), toda a gente saberia de imediato o que estava a acontecer, sem que se entrasse em qualquer especulação. Por princípio, sou sempre a favor do reforço da transparência...
Quanto ao jogo da Vila das Aves, viu-se um Benfica com algumas unidades jovens e interessantes, mas ainda sem conseguir controlar todos os momentos da partida. Curiosamente, quando Rui Vitória reforçou o meio-campo, com Pizzi e Krovinovic, isso não se traduziu no comando da partida para a turma da Luz. E esse facto deve merecer atenção do técnico encarnado, que precisa de aumentar a fiabilidade da equipa quando chegar a hora de administrar a vantagem. É de recordar que, ao longo desta época, foram vários os dissabores que o Benfica já teve depois de estar em vantagem...

Ás
Quim
O guarda-redes do Aves assinou uma bela exibição no dia em que se tornou no jogador mais velho a actuar em 83 anos de Campeonato Nacional da I Divisão. Quis o destino que batesse este recorde contra o Benfica, clube que representou e que foi de uma extrema deselegância na forma como lhe mostrou a porta da rua.

Ás
Lewis Hamilton
O piloto inglês assinou, no Texas, uma corrida sensacional e está muito perto de se sagrar, pela quarta vez, campeão do mundo, título que, a suceder, será abrilhantando pela réplica tenaz de Sabastian Vettel numa época em que Max Verstappen se afirma como the next big thing na Fórmula 1.

Duque
Iker Casillas
Ainda há pouco lhe chamavam El Santo e agora vê-se relegado, sem aviso prévio nem causa à vista, para o banco de suplentes. Casillas está a reviver no Dragão os piores momentos do Bernabéu e terá encontrado em Sérgio Conceição um novo Mourinho. Não antecipou este cenário quando escolheu o FC Porto.

Será que pensa que, assim, ajuda Gabigol?
«Tem muito mais potencial para mostrar e precisa de continuidade de jogo e ritmo. Não pode jogar um jogo e ficar dois ou três sem jogar...»
Wagner Ribeiro, empresário de Gabriel Barbosa
que os jogadores, hoje em dia, ou não querem falar, ou não os deixam, aparece sempre quem debite discurso por eles, seja o agente, a namorada, o pai, a sogra, o cão, o gato ou o periquito. No caso vertente, ao dizer o que disse, colocando pressão sobre Rui Vitória, será que Wagner Ribeiro pensa que está a ajudar Gabriel Barbosa? Assim só atrapalha, criando ruído e perturbação.

Miguel Oliveira
Em Phillip Island, a 150 quilómetros de Melbourne, Austrália, Miguel Oliveira fez história ao vencer a prova de Moto2. Foi a estreia de um português a ganhar nesta categoria e o piloto de Almada fê-lo na sua trigésima corrida na classe de Moto2, a décima quarta que fez com a KTM. Se dúvidas havia quanto à possibilidade de Miguel Oliveira aceder, mais cedo do que mais tarde, ao Moto GP, estas ter-se-ão dissipado, de uma vez por todas, na Austrália. Há um português a bater com toda a força, à porta da 'piscina dos grandes' no motociclismo.

'Haka' nas Astúrias para a família real
Os 'all blacks' receberam o Prémio Princesa das Astúrias, para o Desporto, em 2017, no teatro Campeoamor de Oviedo e homenagearam quem os galardoou com um 'haka' de gravata, realizado por Kevin Meleamu, Israel Dagg, ConrathSmith e Jordie Barret. Grande momento para o râguebi mundial..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Boa réplica do candidato

"Quim merece estar na Liga pela competência na arte de defender e transmissão de valores.

Solução encontrada
1. O Benfica foi capaz de mudar, e para melhor, na visita ao terreno do Desportivo das Aves, a sua forma de abordar as dinâmicas ofensivas. O jogo exterior da equipa de Rui Vitória funcionou, com os seus extremos e criarem e a assistirem várias vezes os companheiros. Quer por dentro, quer na largura, foram eles que dinamizaram o ataque benfiquista, que teimava nas anteriores jornadas em jogar directo. Sempre que Diogo Gonçalves, pela esquerda, e Salvio, pela direita, abordavam o jogo por dentro, no um contra um, criavam dificuldades, conquistando mesmo uma grande penalidade nessas circunstâncias. O meio campo de batalha do Desportivo das Aves foi capaz de fechar os espaços de manobra do Benfica e, principalmente, de Jonas, que aparecia entrelinhas, em aproximação. Mas esses espaços estiveram fechados. Nas acções ofensivas, os avenses optaram quase sempre por lateralizar ou pelos passes atrasados, faltando arriscar mais na profundidade e num homem para definir o último passe. Os homens da casa apenas conseguiram superiorizar-se nos últimos cinco minutos da primeira parte, quando o Aves criou duas oportunidades para empatar o jogo.

Transição defensiva
2. O Benfica foi forte na reacção, perante uma equipa que explorava a velocidade dos extremos ou do seu ponta de lança, como referência. Foi capaz de joga no meio campo ofensivo e no momento em que perdia a posse de bola obrigava o adversário a jogar quase sempre longo, fechando as linhas curtas e dificultando a primeira fase de construção do Desportivo das Aves.

Resposta do banco
3. Lito Vidigal respondeu, com alterações que viriam a dar maior consistência defensiva e mais objectividade ofensiva. O jogo caiu muito em intensidade e o Aves chegou ao golo de bola parada, já depois de avisos. Na jogada seguinte, porém, o Benfica viria a sentenciar o jogo, com bis de Jonas e mais uma vez através de um penalty. O Aves atravessa momento de transição do comando técnico, que certamente trará bons ventos, porque matéria prima existe.

PS: Uma palavra para Quim, quando muito se fala de guardião do Benfica. Quim prova que merece estar na Liga, mesmo à beira dos 42 anos, pela competência na arte de defender e certamente na transmissão de valores aos jovens."

Ricardo Chéu, in A Bola

Alvorada... com o Mr. War !!!

O melhor Gonçalo Guedes de sempre, é o português em melhor forma na Europa

"Momento de forma impressionante do jovem avançado

Num período menos efusivo de Cristiano Ronaldo, que será, ao que tudo indica e com toda a justiça, coroado esta segunda-feira pela FIFA melhor jogador da última temporada, há um português que se tem destacado dos demais.
Depois de tempos difíceis em Paris, com um eventual espaço desde logo ocupado por jogadores de enorme talento e estatuto, e que esta época ainda recebeu Mbappé e Neymar, Gonçalo Guedes está a aproveitar, com rendimento extraordinário, a cedência ao Valência.
Debaixo do olhar atento de um treinador ele próprio a confirmar créditos angariados sobretudo ao serviço do Villarreal, como é Marcelino García Toral, o antigo jogador do Benfica tem impressionado com grandes golos e ainda uma capacidade de explosão incomum, que encaixa na perfeição no futebol de transição «che». O 1-0 ao Sevilha, já depois de ter feito outro golaço ao Bétis, há uma semana, colocam-no no topo dos portugueses em melhor momento.
É verdade que, para já, com a Selecção apurada para o Mundial e a pensar apenas em particulares de preparação, Fernando Santos pouco pode aproveitar a sério do dinâmico avançado, mas o que tem feito ajudará a sustentar a sua condição de opção a ter em conta na hora de escolher para a Rússia. O melhor lado de Guedes, este que vemos agora, tem lugar indiscutível nos 23. O desafio é aguentá-lo até perto da hora da decisão.
Já se falou em Cristiano Ronaldo e no momento menos empolgante que atravessa o capitão da Selecção, mas também pelo menos Bernardo Silva, João Mário, André Silva, Nélson Semedo e André Gomes ainda lutam por um lugar no onze inicial dos «gigantes» que representam. Não têm missão nada fácil, mas a qualidade de todos estes nomes e de outros que seguem numa segunda linha de enorme talento sustenta boas expectativas para o futuro. A título individual e colectivo.
Ao mesmo tempo, Sporting, Benfica e FC Porto estão no top-15 dos clubes que mais fornecem jogadores formados localmente às ligas europeias, com destaque para os leões, em quinto lugar.
O futebolista português, que na verdade é o que o futebol indígena tem de melhor, ganha espaço e projecção cada vez maiores por esse mundo fora, e a tendência é para aumentar.
O mérito é da afirmação de jogadores como Guedes, de todos os que chegaram antes e dos que vierem depois."

Benfiquismo (DCXXXV)

Sir...

Cadomblé do Vata

"1. Coisas que me irritam: gente que desvaloriza vitórias do SLB em jogos de campeonato, porque o adversário é fraco... como se porventura a Primeira Liga tivesse algo mais do que adversários de baixa qualidade.
2. O Pizzi viu o primeiro amarelo no campeonato... já só faltam 3 para começar novamente o choradinho.
3. Na TV não deu para ver bem, por isso aqui pergunto a quem esteve no estádio... o Quim mandou calar os adeptos do Aves a cada defesa que fazia?
4. Quim sofreu mais golos do que Svilar... foi uma questão de hábito: ainda o belga não era nascido e já o português andava a sofrer golos do SLB.
5. Só gente que deseja o mal do Glorioso é que pode ver em Ruben Dias o futuro capitão do Benfica... para que isso acontecesse o rapaz tinha que baixar muito o nível exibicional, porque de outra forma não vai andar por cá tempo suficiente para assumir a braçadeira."

(...) assistiu a uma noite histórica do Benfica na Vila das Aves: Pizzi começou no banco e foi amarelado

"Svilar
Meia dúzia de intervenções atentas e nenhum lance que nos obrigue a relativizar a borrada com a sua tenra idade, o que é bom. Esteve bem até mesmo quando não tocou na bola, como num remate de Derley aos 85 minutos que, na opinião do comentador da Sport TV, foi bem desviado por Svilar. Quem somos nós para dizer o contrário? De resto, nada de novo. O jovem belga revela um potencial enorme, que é como quem diz, há lances em que claramente anda ali aos papéis. Felizmente, tem vinte e três anos para atingir o nível de Quim.

André Almeida
uma facção de benfiquistas que gosta de questionar as possibilidades do Benfica neste campeonato. Perguntam esses adeptos: como podemos esperar que o Benfica seja pentacampeão com André Almeida a titular? Pois bem, nós fomos fiéis militantes dessa facção durante algumas semanas, pelo menos até termos visto o Douglas. Que bálsamo voltar a ter 11 jogadores em campo. A partir de hoje André Almeida é titular indiscutível e não se fala mais nisso. Sim, isso significa que não vamos falar do lance do golo do Aves em que André Almeida mete uma argolada. Se não vos agradar, revejam os jogos do Douglas.

Luisão
O capitão fez uma exibição tão certinha como o final da sua carreira em maio de 2018. Algumas pessoas sob o efeito de estupefacientes dirão que Luisão não está ao nível de Rúben Dias, como se o jovem titular fosse o novo Varane. Infelizmente ainda não é. Mais: se não fosse a presença de Luisão em campo ao longo dos últimos anos, o Rúben Dias e os muitos projectos de defesas que vierem antes dele nunca tinham passado disso mesmo: projectos. Portanto, olhem com atenção para o banco de suplentes, respirem fundo e deixem Luisão continuar a bater recordes. Hoje foi o de jogos ao serviço do Benfica na Liga Portuguesa.

Rúben Dias
Exibição quase perfeita, não fosse o desempenho esteticamente discutível nos lances de bola parada. Com tanto cientista e laboratório lá no Seixal, custa a compreender que ninguém tenha explicado a Rúben Dias que arregaçar os calções ao ponto de parecerem uma sunga que Cristiano Ronaldo vestiria numas férias com amigos no Mediterrâneo não só não o torna melhor jogador como é desagradável.

Grimaldo
Voltaram os rumores que colocam Grimaldo a caminho do Manchester United. Estão a ver? Isto é muito mais simples do que parece. No Benfica, um jogador só tem que evitar ser um dos piores para garantir lugar na alta roda do futebol europeu. O entendimento de Grimaldo com Diogo Gonçalves foi idêntico ao que tem tido com os restantes colegas utilizados na posição, muito pouco propenso a hipérboles. Ao invés de um “parece que jogam juntos há anos”, damos por nós ocasionalmente a questionar se de facto costumam treinar juntos.

Fejsa
Alguns erros incaracterísticos. Por falar nisso, quando é que um defeito deixa de ser incaracterístico e passa a ser característico? Existe alguma regra? É que temos tido algumas dúvidas em relação ao Fejsa.

Filipe Augusto
Excelente exibição do brasileiro que hoje jogou na posição 30, designadamente os 30 milhões que vamos encaixar com a venda deste rapaz assim que o presidente e Jorge Mendes encontrarem um indivíduo minimamente impulsivo com uma caderneta de cheques por perto. Não se queixem. Passámos anos a produzir quinzes e temos alguns que, nesta deprimente ditadura financeira em que vivemos, teriam de jogar com um número negativo na camisola. E nós não queremos isso - que eles joguem.

Salvio
Se a espécie humana fosse constituída apenas por extremos do Benfica e Rui Vitória fosse o armagedão, Salvio seria a barata que sobrevive a tudo. De lance desastrado em lance desastrado, Salvio lá vai fazendo o seu caminho à espera que a nossa fénix renasça das cinzas. Fónix.

Diogo Gonçalves
Foi um dos agitadores de serviço na primeira parte, tendo inclusivamente ganho um pénalti à meia hora, quando alguns adeptos do Benfica já abandonavam as bancadas. Como qualquer extremo às ordens de Rui Vitória, foi desaparecendo aos poucos do jogo, sem que ele ou qualquer outra pessoa, incluindo o seu treinador, conseguissem perceber porquê.

Jonas
Como dizer mal de uma pessoa que já nos deu tanto e ainda assim marcou dois golos decisivos? Fazendo nossas as palavras do James Murphy: Jonas, i love you but you’re bringing me down.

Seferovic
Tal como o autor deste texto na noite lisboeta às 5 da manhã, Seferovic passou a primeira parte a aparecer nos locais certos sem saber exactamente o que fazer. Já a segunda parte trouxe um Seferovic estranhamente renovado, com melhor ocupação dos espaços, o primeiro golo desde Agosto e o primeiro jogo fora de casa em que o Benfica marcou dois golos. Tudo isto seria digno de celebração se não fosse tão deprimente. Importa notar que o golo de Seferovic nasce de um lance em que leva uma bolada de Jonas. Não nos pareceu estudado, mas talvez seja de repetir.

Pizzi
Noite histórica na Vila das Aves. Pizzi começou no banco e foi amarelado. Nada será como dantes, amigos.

Krovinovic
Foi demasiado produtivo para tão pouco tempo em campo. Ele que se junte ao Zivkovic na bancada para ver se aprende.

Jimenez
Aquele estranho momento em que percebes que o único suor na tua camisola é o do gajo que acabaste de substituir. Parabéns a Rui Vitória, esse magnífico gestor de seres humanos que hoje revelou mais uma vez os seus dotes de Sun Tzu do Ribatejo. Não percebemos se esta substituição é humor perverso ou apenas parvoíce."