Últimas indefectivações

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Boa réplica do candidato

"Quim merece estar na Liga pela competência na arte de defender e transmissão de valores.

Solução encontrada
1. O Benfica foi capaz de mudar, e para melhor, na visita ao terreno do Desportivo das Aves, a sua forma de abordar as dinâmicas ofensivas. O jogo exterior da equipa de Rui Vitória funcionou, com os seus extremos e criarem e a assistirem várias vezes os companheiros. Quer por dentro, quer na largura, foram eles que dinamizaram o ataque benfiquista, que teimava nas anteriores jornadas em jogar directo. Sempre que Diogo Gonçalves, pela esquerda, e Salvio, pela direita, abordavam o jogo por dentro, no um contra um, criavam dificuldades, conquistando mesmo uma grande penalidade nessas circunstâncias. O meio campo de batalha do Desportivo das Aves foi capaz de fechar os espaços de manobra do Benfica e, principalmente, de Jonas, que aparecia entrelinhas, em aproximação. Mas esses espaços estiveram fechados. Nas acções ofensivas, os avenses optaram quase sempre por lateralizar ou pelos passes atrasados, faltando arriscar mais na profundidade e num homem para definir o último passe. Os homens da casa apenas conseguiram superiorizar-se nos últimos cinco minutos da primeira parte, quando o Aves criou duas oportunidades para empatar o jogo.

Transição defensiva
2. O Benfica foi forte na reacção, perante uma equipa que explorava a velocidade dos extremos ou do seu ponta de lança, como referência. Foi capaz de joga no meio campo ofensivo e no momento em que perdia a posse de bola obrigava o adversário a jogar quase sempre longo, fechando as linhas curtas e dificultando a primeira fase de construção do Desportivo das Aves.

Resposta do banco
3. Lito Vidigal respondeu, com alterações que viriam a dar maior consistência defensiva e mais objectividade ofensiva. O jogo caiu muito em intensidade e o Aves chegou ao golo de bola parada, já depois de avisos. Na jogada seguinte, porém, o Benfica viria a sentenciar o jogo, com bis de Jonas e mais uma vez através de um penalty. O Aves atravessa momento de transição do comando técnico, que certamente trará bons ventos, porque matéria prima existe.

PS: Uma palavra para Quim, quando muito se fala de guardião do Benfica. Quim prova que merece estar na Liga, mesmo à beira dos 42 anos, pela competência na arte de defender e certamente na transmissão de valores aos jovens."

Ricardo Chéu, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!