Últimas indefectivações

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Hall of Fame - Galeria dos nossos Campeões

Das promessas eleitorais da actual Direcção, em relação às infra-estruturas, aquela que ainda está em falta, é o Museu. Pelas notícias que nos vão chegando, já não faltará muito para que no Estádio da Luz, seja inaugurando o nosso grande Museu... O trabalho que está a ser feito na recuperação do nosso Património é exemplar, as expectativas estão altas, mesmo com algumas discripâncias estatísticas que têm sido tornadas públicas (que espero que sejam 'resolvidas', até porque o Benfica, está acima de qualquer problema de egos...), mas os Benfiquistas em geral, esperam que o Museu seja o novo Ex libris do Benfica...

A História, são títulos, são Taças, são momentos de glória, é o sofrimento, são os golos, é a festa, as viagens, as cores, os cheiros, os cânticos, as fotos, os abraços a desconhecidos... mas quando recordamos o passado, normalmente, indexamos as nossas memórias aos interpretes: jogadores, treinadores...

Os Americanos tem muitos defeitos, inventaram muita coisa completamente desnecessária, mas noutras coisas são incomparáveis. O tratamento que eles dão há sua História é extraordinário, alquimia pura, transformam o nada em ouro... O desporto não é excepção, a maquina de criação de mitos não pára, tudo gira à volta da criação de Heróis de carne e osso, ídolos do passado... O Benfica tem uma tradição colectiva, mas são individualidades como Eusébio, Coluna, Torres, etc... que fazem a História do Benfica... Colocar em exposição as Taças é importante, mas são as histórias de vida dos nossos Campeões que inspiram as gerações futuras.

As Ligas, e equipas Norte-Americanas 'descobriram' o sistema do Hall of Fame, mais do que os objectos de Museu, são as personalidades a maior atracção...

Na longa História do Sport Lisboa e Benfica temos muitos antigos atletas e treinadores que merecem tal distinção (futebol e modalidades), ter no futuro Museu do Benfica, uma secção tipo Hall of Fame (com outro nome), seria espectacular. Seria mesmo, a Sala mais importante de todo o Museu, seguramente... Um colega blog, Vedeta ou Marreta, faz um trabalho parecido, escolhendo por eleição as referências do Benfica. Pessoalmente julgo que o critério tinha que ser ainda mais apertado, só os 'Grandes' tinham direito a figurar na lista. Existem muitos sistemas diferentes para eleger os homenageados: por eleição dos adeptos, comissão nomeada em Assembleia Geral... Obviamente existem particularidades que devem ser acauteladas, eu por exemplo acho que dirigentes e adeptos deveriam ficar de 'fora' desta distinção, as Águias de Ouro devem ser a referência para estes casos.

A Praça dos Hérois foi uma boa ideia, também estou curioso para ver o aspecto em redor da estátua do Eusébio, é uma ideia comercial com mérito, mas um espaço como o Monument Park dos Yankees em redor do Estádio da Luz, com as nossas grandes referências do passado, seria de certeza um local de peregrinação...!!!

Aqui fica o meu contributo, tal como aconteceu com a retirada do azul da TMN das camisolas do Glorioso, seria interessante criar movimentos idênticos para outras 'metas', esta parece-me justa...!!!

Deixo aqui algumas fotos e vídeos de Hall of Fame e Museus desportivos. Os bustos no Hall of Fame da NFL são os meus favoritos, o sistema vídeo do Hall of Fame dos New England Patriots é espectacular, o Monument Park dos Yankees é exemplar. Sou da opinião que neste caso os Europeus tem muito que apreender com os Americanos:



NFL Hall of Fame Gallery

Boston Red Sox Hall of Fame



Monument Park Yankee Stadium







Panchito para sempre...



«No Benfica vestia a camisola e arrepiava-me, sentia pele de galinha. O apoio que tínhamos era impressionante. Acabavam os jogos e ficava uma hora a dar autógrafos e a tirar fotos. Fazia-o com toda a alegria. Gostava de ter terminado a carreira aí»
«Foi o único clube onde joguei e que fiquei adepto. No Benfica podiam deixar de pagar durante muito tempo que eu jogava à mesma»
Panchito Velázquez

O Mundo está de pernas para o ar...

"O principal 'inimigo' de Fernando Gomes, ex-administrador da SAD do FC Porto, é Lourenço Pinto, presidente da AF Porto...


Godinho Lopes anunciou no sábado o apoio do Sporting à candidatura de Fernando Gomes. Os leões juntam-se assim a uma lista onde constam também Benfica, Belenenses, Estoril-Praia e Atlético. Ou seja, todos os clubes da AF Lisboa (AFL) que militam no futebol profissional estão com Fernando Gomes. Porém, a posição do presidente da AFL continua longe de ser clara. Nesta altura, só uma tendência suicidária poderá levar Carlos Ribeiro a não saber interpretar o sentido das declarações de intenções dos cinco clubes profissionais da sua associação, aliás aqueles com peso eleitoral decisivo nesse microcosmos. Ora, nesta altura do campeonato, as dúvidas existenciais de Carlos Ribeiro (que durante muito tempo andou de braço dado com o presidente da AF Porto, Lourenço Pinto, recorde-se, na questão dos estatutos, tendo sido aconselhado, entretanto, pelos seus clubes, a rever a posição, coisa que fez...) representam um embaraço para a associação e... para o próprio.

Nesta altura, começa a ser claro que a lista de Fernando Gomes está muitíssimo bem lançada para a vitória e nomes como os de Hermínio Loureiro, Humberto Coelho, Pauleta ou Mónica Jorge só a credibilizam. Mas a Direcção e a mesa da AG da FPF são eleitos em bloco, enquanto aos outros órgãos, nomeadamente a Arbitragem (menina dos olhos, historicamente, da AF Porto...) aplica-se o método de Hondt.

Assim, o afã de algumas associações, onde Lourenço Pinto tem assumido papel preponderante, em encontrar carne para canhão para uma lista que se percebe estar condenada ao fracasso, só colhe explicação se servir de dama-de-companhia de outra lista, essa para a Arbitragem (a oportunidade de controlo desse sector, criada pelo seu regresso ao seio da FPF, é tentadora de mais para quem tem saudade do tempo dos xitos...) potenciadora de outro tipo de negociação pré-eleitoral, que lute contra Vítor Pereira, apoiado por Fernando Gomes.

Em resumo, clubes de Lisboa (e não só, registe-se, porque o apoio é transversal, no País) com Fernando Gomes e, especialmente, a AF Porto, presidida por Lourenço Pinto, amigo do peito de Pinto da Costa, contra o ex-administrador da SAD portista. Houve quem duvidasse que isto fosse possível; hoje está à vista de todos...

..."


José Manuel Delgado, in A Bola

Parabéns Bruno...



O 3º lugar do Bruno Pais, no México, em mais uma etapa da Taça do Mundo de Triatlo, é um excelente sinal. Nas 'vésperas' do ano Olímpico, aquele que tem sido o nosso melhor triatleta masculino dos últimos anos, volta aos bons resultados. Quando as atenções, e esperanças nacionais começavam a apontar somente para o João Silva, o Bruno com este resultado vem relembrar que ainda tem muito para dar à modalidade...

Suor



Corruptos 63 - 65 Benfica

21-16, 16-15, 17-12, 9-22



Não vi o jogo, mas seguindo as estatísticas e os comentários, foi mais uma vitória épica do Glorioso. Jogando mal a maior parte do tempo, principalmente a atacar, sem 3 jogadores lesionados, com um treinador novo, com vários jogadores novos, com 3 jogadores a serem excluídos por faltas, com o Sérgio Ramos aos 2 minutos de jogo a levar com a 3ª falta(!!!), o Benfica venceu mais um troféu... não é o Campeonato, mas uma vitória sobre os Corruptos, é sempre saborosa, ainda por cima com mais uma 'remontada' final, além disso é sempre agradável ouvir as lamurias do Moncho, talvez o mais incompetente treinador de Basket que eu me lembre!!! Também parece que o Andrade andou durante o jogo todo a fazer o seu 'normal' trabalho de 'bater', provocar e atirar-se para a 'piscina', e no final perdeu!!!

Pode ter falhado muitos lançamentos durante o jogo, mas quando a coisa 'aqueceu' (4º período) o Ted Scott marcou 9 pontos (8 no resto do jogo!!!), não querendo comparar o incomparável, o nosso actual treinador quando jogava (os mais jovens não se devem lembrar), também teve jogos menos conseguidos, mas nos momentos decisivos de todos os jogos, ele aparecia, marcava, e normalmente decidia!!! Recordo-me de uma entrevista de Carlos Lisboa pouco tempo depois de deixar de jogar, onde ele descrevia o espírito do balneário do Benfica, 'imbatível' na altura, disse qualquer coisa assim: "Nós até podíamos ter os nossos conflitos pessoais, mas todos odiávamos PERDER, por mais vitórias e títulos que ganhávamos, a DERROTA não passava pela cabeça de ninguém, essa coisa de ganhar ou perder ser Desporto, é treta, das poucas vezes que não ganhávamos aquele balneário ficava 'impróprio para consumo'...!!!" Este é o espírito que se deseja...