Últimas indefectivações

domingo, 7 de maio de 2017

Iniciados - 5.ª jornada - Fase Final

Benfica 4 - 0 Anadia


Continuam em 'pleno' os nossos Iniciados... mesmo com vários jogadores nas Selecções (num torneio em Itália) a semana passada!
O Campeonato vai-se decidir entre o Benfica e o Sporting, na 2.ª volta teremos o confronto directo no Seixal, para resolver a questão... isto depois da vitória em Alcochete na 1.ª volta!

Dia da mãe

"Se o futebol português tem sido falado extremamente por 'certas más razões', tem de felicitar a FPF pela adopção do videoárbitro.

1. (...)

2. O futebol português viveu, neste arranque de Maio, uma das suas marcantes revoluções. Aprendemos com Gilbert Cesbron que «a verdadeira revolução acontece quando mudam os papéis e não apenas os autores». Entre nós é uma combinação singular entre autores e papéis. Entre ousadia e novidade. A Federação Portuguesa de Futebol anunciou a adopção do videoárbitro no conjunto dos jogos da nossa principal Liga na próxima época desportiva. Sabemos que esta era uma das medidas do programa de recandidatura de Fernando Gomes. Mas poucos acreditavam que a medida fosse concretizada tão depressa. O que podemos assumir é que Portugal lidera esta inovação no futebol mundial. A nossa Federação é mesmo pioneira na igualdade de género. As suas finais da Taça de Portugal desta época desportiva - masculina e feminina - vão acolher, no bonito Estádio Nacional, a estreia oficial do videoárbitro. Portugal está, assim, na vanguarda tecnológica do futebol. E Artur Soares Dias acaba de ser designado como um dos videoárbitros da Taça das Confederações que se vai realizar, com a presença de Portugal como campeão europeu, em diferentes cidades da Rússia. Se nas últimas semanas o futebol português foi falado extremamente por certas más razões temos de felicitar a Federação por esta decisão, por este impulso e por esta significativa despesa que, em bom rigor, seria responsabilidade da Liga de clubes.

3. Mas esta decisão só foi possível, na minha modesta opinião, por quatro razões. Em primeiro lugar pela estreita relação entre Fernando Gomes - e também Tiago Craveiro - e a nova FIFA. Entre o nosso Presidente e o Presidente da FIFA. Sem esquecermos que Tiago Craveiro é do círculo de proximidade da liderança da FIFA. Mas Fernando Gomes é, também, um dos grandes suportes e aliados do novo Presidente da UEFA. Depois, e em segundo lugar, pela capacidade de relacionamento externo da nossa Federação, e dos seus principais protagonistas, com o homem forte da arbitragem mundial, o italiano Collina. Que, agora, comanda e manda em simultâneo na arbitragem da FIFA e da UEFA e que vai acolher, decerto, e a curto prazo, o Presidente do nosso Conselho de Arbitragem, Fontelas Gomes, no Comité de Arbitragem da referida UEFA. Em terceiro lugar pela ousadia da FIFA ter escolhido - e também a Holanda - para a realização de testes acerca do videoárbitro, o que envolveu, ao longo de mais de quinze meses, muitos contactos, muitas reuniões, muitas viagens, múltiplas aproximações, assumido conhecimento e reconhecimento pela nossa capacidade e determinação. E, por último, e ao que me informaram, pelo desenvolvimento de uma parceria tecnológica com a PT que é uma condição determinante - diria essencial - para a concretização desta revolução. Que é um outro marco de reputação da nossa Federação, do seu Presidente e, também, do crescente envolvimento de Tiago Craveiro nos centros de mudança que estão a percorrer o futebol mundial. E como dizia há muitos séculos Sócrates «a maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer»! Parecer e fazer. Parecer e concretizar. Parecer e ousar.

4. Hoje, neste domingo, o Sporting joga com o Belenenses ao final da manhã para a nossa Liga. Hora bem sugestiva e que mostra a ambição externa da visibilidade do futebol português. Na linha do que já ocorre, por exemplo, em Inglaterra e em Espanha. Neste Dia da Mãe o Estádio de Alvalade vai esgotar decerto com a presença colorida de muitas Famílias o que evidencia o amor e a dedicação de milhares a uma das referências do desporto em Portugal. Ao final deste mesmo dia o Benfica joga, na atractiva Vila do Conde, mais uma final. Porventura, e nesta aproximação à jornada derradeira, é para mim, o jogo determinante. Sabendo antecipadamente o resultado do Futebol Clube do Porto na Madeira e sabendo, por conexão, que, na próxima época desportiva, só o Marítimo representará aquela Região Autónoma no principal escalão do futebol português. O que significa que, em dois anos, a Madeira perde dois clubes na primeira Liga e o Estádio do Nacional deixará de acolher, mesmo esperando sempre a inexistência de nevoeiro, e salvo sortilégio da Taça de Portugal, os grandes nomes do futebol português E, assim, vamos sabendo por cá quem já subiu e quem já desceu. E lá por fora, e neste dia de eleições presidenciais em França, vamos conhecendo os campeões de diferentes Ligas. Faltam os vencedores das Ligas espanhola, francesa e portuguesa. Já que, acredito, o Chelsea ganhará a Liga inglesa e a Juventus a italiana. Juventus que está a um passo da final da Liga dos Campeões, tal como o Real Madrid. E tal como, na Liga Europa, o Ajax e Manchester United liderado por José Mourinho. E com Maquiavel sabemos sempre que «o que tem começo tem fim». No futebol e na vida. E neste dia sempre recordado, nos últimos anos, as palavras de Humberto de Campos: «O ouro da terra pode comprar um título, um trono, um império, uma situação política ou um nome notável na História: não dá, jamais, a Mãe a quem a perdeu»!"

Fernando Seara, in A Bola

Alterações à Lei n.º 50/2007

"Entraram em vigor no dia 3 de Maio várias alterações à Lei 50/2007, diploma que estabelece o regime de responsabilidade penal por comportamentos antidesportivos, contrários aos valores da verdade, da lealdade e da correcção e susceptíveis de alterarem fraudulentamente os resultados da competição.
Em suma, foram agravadas as penas previstas para o crime de corrupção passiva - anteriormente sancionado com pena de 1 a 5 anos, tendo a moldura sigo agravada para punição de 1 a 8 anos - e para o crime de corrupção activa - até agora punido com pena de prisão até 3 anos ou com multa passando a estar prevista uma pena de prisão de 1 a 5 anos. A moldura sancionatória prevista para o crime de tráfico de influências é também agravada, passando a ser punida com pena de prisão de 1 a 5 anos.
Foram ainda aditados novos artigos à Lei 50/2007, tendo ficado consagrada a suspensão de participação em competições desportivas como medida de coacção a ser aplicada ao agente desportivo, a punição do crime de oferta ou recebimento indevido de vantagem (punido com pena de prisão até 5 anos ou pena de multa na vertente passiva e com pena de prisão até 3 anos ou pena de multa na vertente activa) e a aposta antidesportiva (punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa).
É de louvar esta alteração ao regime legal que pune a corrupção no desporto, no sentido do agravamento das penas e na consagração de novos tipos de ilícitos, em particular num momento em que tanto se fala de práticas antidesportivas. A partir de agora, as entidades competentes terão o necessário enquadramento legal para combater adequadamente fenómenos de corrupção em território nacional."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

Benfiquismo (CDLXI)

Vamos a eles...!!!