Últimas indefectivações

domingo, 24 de maio de 2015

15.ª Taça de Portugal


Benfica 3 - 0 Sporting

Dobradinha garantida (20 anos depois!!!), numa época magnifica, onde não perdemos um único jogo internamente... Aliás a única derrota da época foi com o Barcelona (campeão europeu) na Luz!!!
Hoje, fomos muito superiores, o resultado justo para aquilo que se passou no ringue, seria 7 ou 8-0, tal como aconteceu no jogo do Campeonato. O Trabal teve um dos jogos mais fáceis da época, enquanto o putanheiro do Girão safou os Lagartos da humilhação. Perdi a conta aos golos que desperdiçamos em situações de superioridade numérica, ou mesmo de completamente isolados... tanto nas 'bolas paradas', como em 'jogo jogado'!!!
O jogo ficou marcado pelo comportamento anti-desportivo constante dos jogadores Lagartos. Entre provocações, agressões e simulações valeu tudo... Girão e o João Pinto tinham que ser expulsos no sururu do intervalo, os árbitros não tiveram coragem e acabaram por expulsar jogadores do 'banco'!!! O Figueira agrediu o Trabal com uma stikada, o cartão azul mostrado é um absurdo, era vermelho directo claro... Durante o resto do jogo assistimos ao habitual festival de mergulho do João Pinto, onde dos jogadores mais nojentos que existe em Portugal (em qualquer modalidade)...
Aliás esta secção do Sporting, é um cocktail de Lagartos alucinados e Corruptos frustrados... Até o patrocinador principal é um ex-Corrupto (Ferpinta)!!! Este tipo de atitude, é totalmente contrária ao espírito desportivo, estão sempre a tentar enganar, estão sempre a provocar, estão sempre a simular, estão sempre a protestar... Uma vergonha!!!
E como não bastasse o comportamento asqueroso durante o jogo, mal acabou a partida recolheram ao balneário, não respeitando o adversário, nem a modalidade... Foram com o rabinho
(O Feliz) entre as pernas, fazer vídeos para o YouTube, chorando a derrota, alucinando 'casos', quando de facto, se as regras tivessem sido seguidas tinham acabado com metade da equipa expulsa!!!
O problema é que estes comportamentos são contagiosos... foi repugnante as atitudes de vários adeptos Lagartos num dos topos do pavilhão, abanando a rede e afins sempre que os jogadores do Benfica se aproximavam... Imagines-se teve que ser o troliteiro banco Lagarto a pedir calma!!!
Mas tenho que admitir, o comportamento pouco dignificante da secção de Hóquei Lagarto, é consistente com o Clube que representam...!!!
Só me faz confusão saber que na próxima época, o Tuco, o Cacau e o Zorro vão-se misturar com este bando de delinquentes desportivos.
As celebrações do Benfica, ficaram marcadas pelas despedidas do Carlos López e do Tuco. Dois excelentes jogadores que representaram o Benfica dignamente, conquistando vários títulos para o Benfica. O Carlitos, talvez por ser um criativo, acabou por ter uma despedida mais emocionada... É um orgulho perceber que um jogador do nível do Carlitos, que antes de chegar ao Benfica, já tinha ganho tudo, passando por grandes Clubes Europeus, principalmente o Barcelona, se despede desta forma do Benfica. É impossível ficar indiferente ao ser Benfiquista... Para o ano serão nossos adversários, mas serão sempre Benfiquistas.
Ainda tenho que fazer mais uma nota individual: o Nicolia tem deito uma época de grande qualidade. Depois de um período de adaptação de ele ao Benfica, e dos companheiros ao estilo jogo do astro Argentino, os benefícios para o Benfica têm sido muitos... Mas devido à tragédia pessoal, que o perseguiu nos últimos anos, a cara do Nicolia estava sempre carregada, é normal... Mas hoje, tivemos um Nicolia feliz, com um sorriso na cara, a forma como celebrou o 3.º golo é disso exemplo... Creio que além do jogador, temos hoje um Homem recuperado para o resto da vida... É um privilégio, ter um jogador destes no Benfica, é um orgulho, saber que o Benfica o ajudou a recuperar o sorriso!!!
PS1: Habituei-me a ouvir o Luís Gouveia a fazer os comentários do Hóquei na RTP, principalmente nos jogos da Selecção. Se o anti-Benfiquismo do narrador da BolaTV não me incomoda, pois parece ser condição essencial para trabalhar nas modalidades d'A Bola, fico muito desiludido pela incapacidade que o senhor Gouveia demonstra em opinar com isenção... E não é de hoje, que tenho esta opinião.

PS2: A escolha do Pavilhão de Vila Franca de Xira, para esta Final-Four é de uma incompetência tremenda. Enquanto a modalidade continuar a ser liderada por gente desta (in)capacidade, o Hóquei está destinado a morrer lentamente!!!

ADENDA: Realmente já me tinha esquecido, internamente perdemos a Supertaça para o Valongo, logo no início da época, de forma completamente escusada diga-se!!! Obrigado ao Thorondor pelo aviso...

Tetra à vista !!!

Benfica 77 - 69 Guimarães
(2-0)
21-19, 17-16, 19-13, 20-21

Apesar dos parciais serem diferentes de ontem, o jogo até foi parecido. Tivemos em desvantagem várias vezes, distâncias curtas, é verdade... mas na parte final dos períodos acabámos sempre por dar a volta. No 3.º período parecia que tínhamos finalmente ganho uma vantagem 'gerível', mas uma série de Triplos do Vitória assustou... Após um oportuno desconto de tempo, voltámos a ganhar vantagem, e até acabou por ser um final de jogo estranhamente tranquilo!!!

Com o Jobey desastrado nos Triplos, teve que ser o Slay, novamente, a ser o homem do jogo. Completamente transfigurado neste Play-off... a marcar, mas também a defender!!! Na minha opinião tem que se o Andrade a defender o Wiggins o tempo todo (gerindo as faltas)...

Este Vitória de Guimarães, desiludiu-me nestes dois jogos. A Ovarense é mais equipa que este Vitória. O plano ofensivo do Guimarães, é bola no Wiggins e ele que resolva!!! Muito estranho, já que o Vitória tem vários jogadores no plantel, com aptidões ofensivas...

Agora, temos 3 jogos para vencer 1 !!! Como tem sido habitual nas últimas épocas, a vitória no Campeonato será muito provavelmente adquirida num jogo fora da Luz... Com uma semana para preparar o jogo 3, acredito que o Tetra será concretizado no próximo jogo, o ambiente não será fácil, mas esta equipa já está mais do que calejada nestas andanças...

PS: Muitos parabéns aos nossos sub-20, por mais um título de Campeão Nacional, mantendo a tradição das últimas épocas, onde o Benfica tem dominado os escalões de Formação... fruto do excelente trabalho do Goran e de todos os treinadores da Formação. Nesta Final-Four vencemos os 3 jogos, por 90-55 (Maia); 92-55 (Odisseia); e 81-52 (Vasco da Gama), parciais esclarecedores!!!

Despedida com vitória...

Benfica B 2 - 1 Guimarães B

Jogo agradável, aberto, isto apesar das muitas ausências, devido às Selecções!!!
Muitos Juniores titulares (4), num jogo onde fomos quase sempre superiores, mas fomos muito perdulários...
Grande golo do Clésio! A utilização do Clésio é um dos mistérios dos últimos anos da formação do Benfica: chegou de Moçambique com excelentes indicações (internacional A); fez alguns jogos nos Juniores, onde esteve bem; lesionou-se; nunca mais foi utilizado; acabou emprestado a uma Liga menor Norte-Americana; regressou em Janeiro; tem sido muito pouco utilizado; e hoje foi titular, fazendo um excelente jogo...!!!

Bom Campeonato, dentro do esperado, com as muitas saídas de Janeiro, o título da II Liga ficou mais difícil, mas o principal objectivo desta equipa, é a evolução dos jovens jogadores... Faltou alguma consistência à equipa, principalmente nos jogos fora... Pessoalmente, acho que além do Guedes, o Nuno Santos, o Teixeira, o Lindelof e o Semedo têm muitas hipóteses de ficar no plantel principal para o ano, e o Renato, o Lystcov, o Pawel, o Diji, o Joãozinho, e o Berto precisam de mais um aninho na B, mas o potencial está todo lá... O Varela e o Andrade, deveriam ser emprestados a Clubes da 1.ª Divisão, com a 'garantia' de minutos.

Varela; Alfaiate, Lystcov, Lindelof, Yuri; Dawidowicz, Teixeira (Valente, 62'); Gonçalves, Clésio (Elbio, 82'), Carvalho; Berto (Sarkic, 73').

75 e 35

"1. Falemos da alegria imensa por mais uma conquista. Falemos de um sonho concretizado: o bicampeonato. Falemos do trigésimo quarto (34) alcançado. Trinta e um ano após a última conquista voltámos a 'bisar'. Sabendo que em 1976/77 conquistámos o tricampeonato e num tempo em que o então Presidente Borges Coutinho 'dispensou' Mário Wilson e contratou John Mortimore. E recordo que essa época, já bem longínqua, começou bem mal já que só à quarta jornada ganhámos pela primeira vez. E nesse ano o nosso querido e saudoso Eusébio jogou, relembro, no Beira Mar! Mas falemos, em relação à bonita festa de ontem, de um Estádio da Luz com muitas famílias, imensa cor, múltiplos sentimentos, sentida partilha. Comunhão total entre as bancadas quase que repletas e o relvado onde vimos um Marítimo organizado, personalizado e que exige todo o cuidado na próxima sexta feira em Coimbra. Mas falemos, igualmente, da memória viva expressa na presença dos grandes nomes da história recente do futebol do Benfica. Treinadores e jogadores. Dirigentes e os milhares de anónimos associados. Aqueles que são o permanente 'colinho' do Benfica-instituição e do Benfica-futebol. Aqueles que saltam do pavilhão para o Estádio, do basquetebol para o hóquei, do futsal para o atletismo. Aqueles que são a alma de qualquer clube, a sua humana paixão, a sua permanente ligação, a sua dedicada relação. Aqueles que, desde o final do dia de ontem, olham para a final da Taça da Liga e sonham 'ultrapassar' em termos de títulos - aceitemos, tão só por tolerância, a não inclusão da Taça Latina! - o Futebol Clube do Porto para chegar, no futebol, ao número 75! É que, neste domingo, estão empatados a setenta e quatro. Mas como nos apercebermos a partir dos cânticos das bancadas também já se vibra - se sonha! - com a antecâmara do 35, ou seja, do arranque do sonho da conquista, na próxima época de um título nacional que significará o tri! Sabendo nós, na linha do grande Vidal Sasson, esse grande publicitário, que «o futebol contém elementos de ballet e de xadrez». E foi esta combinação, quase única, que levou o Benfica ao bicampeonato. Ballet em muitos momentos. Em muitos momentos de diferentes jogos. Mas xadrez como uma constante. A nível directivo e a nível técnico. Só faltou que Jonas conquistasse o título de melhor goleador desta Liga. Aquele fora de jogo assinalado no jogo de ontem...
2. Na Luz houve festa. Muita festa. Festa rija. No Dragão na passada sexta feira tivemos certas despedidas e vimos múltiplas faixas. Com mensagens para o relvado e para 'fora dele'. É a vida. Sempre com a consciência que o futebol é, hoje em dia, nas múltiplas vertentes de um clube, negócio. E negócio é negócio. Já Sporting e Sporting de Braga anseiam pelo próximo domingo para, em razão do resultado, fazerem ou 'a festa - a 'sua festa' - ou 'tentarem justificar o insucesso'. Vitória de Guimarães já sabe, há duas jornadas, que está na Europa. E ontem, mesmo nos minutos derradeiros, e a partir de Barcelos, lá chegou o Belenenses. O que é uma vitória impressionante para a SAD e, em particular, para o seu Presidente Rui Pedro Soares. O que deixa alguns com um grande galo!!!
3. Termina hoje mais uma edição do Rali de Portugal. Está de parabéns o ACP. O Norte de Portugal acolheu, com o entusiasmo do seu Turismo, mais uma edição de uma prova emblemática do automobilismo. A adesão foi total. Milhares e milhares de espectadores. Verdadeira romaria. Recordei a minha juventude. As noites mal dormidas. Da Lagoa Azul a Arganil. Do Montejunto a Viseu. Era uma festa total. Escolhíamos as curvas mais apertadas, as lombas certas, os muros mais altos para acompanharmos os bólides, os grandes nomes, as máquinas de cada momento. Nestes dias ao olhar para a RTP, e para as suas belas transmissões, regressei a esse tempo. A essas noites. A esses momentos. E senti que a nossa alma precisa destas recordações. Precisa mesmo.
4. Lisboa vai acolher, durante os próximos dias, a Volvo Ocean Race. Veremos, a partir da força de vontade de uma empresa portuguesa, na Doca de Pedrouços os barcos que são, no momento, os verdadeiros 'fórmulas 1' dos mares. Esta regata, uma nova volta ao Mundo, atinge mais de setenta mil quilómetros e é dividida em 9 etapas. E a volta terminará em Gotemburgo a 27 de Julho e, por isso, teremos entre nós a Princesa Vitória da Suécia para assistir à partida de Lisboa. O que importa, agora, é seduzir as diferentes equipas para optarem por Lisboa - e, também, por Oeiras e por Cascais - para os seus 'lugares de treino'. Em detrimento das espanholas Alicante ou Valência. Como aprendi com um grande Almirante de Portugal à entrada da barra de Lisboa já há vento. E o vento é o 'bem mais precioso' para estes barcos. Incluindo para os seus treinos. E para as suas tripulações. Na certeza, que quando vejo um barco aproximar-se de um porto, recordo uma expressão de David Blagden: «Não existe altura certa para velejar através do Atlântico sozinho. Há apenas agora ou nunca». Foi, decerto, aquilo que há alguns séculos os nossos marinheiros - e de entre eles Vasco da Gama - assumiram quando partiam para descobriram 'os novos Mundos'!
5. Agora ou nunca é o desafio desta tarde para alguns clubes de Portugal. Tondela, Chaves, Covilhã, União da Madeira e Feirense sonham com o 'salto' para a principal Liga portuguesa. E em Mafra sonha-se pelo acesso à segunda Liga. Vão ser minutos sofridos. Bem sofridos. É a lei da vida. É o sortilégio do desporto. Na certeza que já Moliere assumia que «é no jogo que se vêm os maiores golpes de sorte»!"

Fernando Seara, in A Bola

Mais umas notas soltas

"1. Pois. Escrevi a semana passada: "(...) quando o ambiente tem tendência para ferver, há sempre um possível megafone de clube para inflamar o que apenas deveria ser e é um jogo de futebol. Se algo acontecer, o portador do megafone estará escondido. Mas é bom que, nessa hora que nunca se deseja, todos se lembrem desse megafone e dos seus manipuladores na sombra". Depois do que aconteceu domingo - para além da confirmação de um certo 'modus vivendi' português -, cometidos erros e analisados os detalhes, avultam novamente as solicitações de providências, medidas regulamentares, legalização, sensibilização, formação e requalificação de tudo e a todos em matéria de violência associada ao fenómeno desportivo. Pois. Sem "megafones" irresponsáveis durante a semana e sem imagens lançadas a eito sobre a multidão festiva, sente-se que talvez não tivesse acontecido. Mas sentia-se que poderia acontecer algo desse ou até de género pior. Um dia pode ser mesmo dramático num jogo de maior tensão ou em qualquer outra celebração. A marginalidade está no futebol como está no país e, por isso, todos os rastilhos são dispensáveis. Nesse dia os indutores estarão novamente escondidos a assobiar para o lado.
2. Pois. Em Fevereiro escrevi: «Nesta armadilha da candidatura à FIFA [Luís Figo] foi feito marioneta de um palco montado por Michel Platini, Fernando Gomes e os restantes mentores e influenciadores do grupo de assalto à UEFA (e 'à FIFA depois de Blatter'). Luís Figo não tinha qualquer necessidade de passar por figura terciária em peça de teatro alheia». Tendo avançado, desistir esta semana antes de ir a votos e conhecer o seu peso eleitoral não enobrece a posição e a reputação de Figo. No fim, ainda que perdedor mas coerente, marcaria a sua posição, também para futuro. Agora ficou sozinho e, como se esperava, sem a companhia dos seus 'conselheiros' (?!) e companheiros de viagem. Tendo em conta a potencialidade de Figo, foi um desperdício. Excepto para quem já ganhou e ainda ganhará com o seu sacrifício.
3. Pois. Uma vez mais os salários em atraso no futebol profissional atacam no final da época, no momento mais delicado das tesourarias dos clubes. É imprescindível uma outra lógica de vigilância durante a época e impedir as fraudes que colocam em causa a veracidade das competições. E mais uma vez há os clubes em que tudo se sabe e os jogadores reagem mas continuam a correr denodadamente, e os (outros) clubes em que pouco ou nada se sabe e os jogadores reagem como podem... Pois, um clássico deste futebol!"

Nem tudo foi perfeito

"A festa de consagração do bi-campeão Benfica esteve perto de ser perfeita, mas acabou por ter dois momentos amargos; a Bota de Ouro que fugiu a Jonas e a lesão de Salvio. No caso da "derrota" do brasileiro (culpa de um árbitro assistente e do seu grande rival Jackson) representa pouco mais do que uma pequena frustração, se comparada com a dor do argentino.
Não sei honestamente qual a imagem mais forte no final de festa do Benfica: se a entrada em campo de Luís Filipe Vieira com as duas crianças que há uma semana viram o pai e o avô serem agredidos por um polícia ou se o abraço e as lágrimas da mãe de Salvio que, já de muletas e seguramente sabendo que vem aí novo calvário, ainda teve força interior para distribuir sorrisos como se nada de grave se tivesse passado. Espero, sinceramente, que não se confirme um diagnóstico que possa colocar em risco o imediato futuro do craque. 
Os sportinguistas também estiveram quase a viver um dia perfeito. Depois do apuramento para a final da Taça de hóquei em patins e da formalidade da vitória em Vila do Conde, os leões bateram-se até ao fim do segundo prolongamento da final (de loucos!) de andebol pelo sonho da conquista de um título que lhes escapa há nove anos. O FC Porto voltou a ser mais forte e sagrou-se campeão pela sétima vez consecutiva. Notável! Fica mais uma prova de um Sporting ambicioso e ecléctico pelo qual Bruno de Carvalho tem lutado.
A fechar, dois exemplos de absoluta perfeição. A proeza do Belenenses que regressa à Europa oito anos DJ (depois de Jesus) com uma simbólica vitória em Barcelos e o golo de Diogo Salomão em Camp Nou, fazendo do português o novo herói da Corunha 'Enhorabuena' (parabéns) Diogo!"

O futebol merece uma festa assim

"Foi mais genuína a festa na Luz. Sem o aparato cénico do Marquês, sem as luzes da ribalta da produção televisiva, mas com um palco mais natural no Estádio da Luz, com uma moldura humana de sessenta mil pessoas e, acima de tudo, com uma festa sem incidentes e para a família.
Os jogadores deram o bom exemplo de levarem os filhos para viverem com eles e, logo depois, com as mulheres, aquele momento de consagração. O futebol merece isto. Merece o exemplo de um espectáculo para todos.
Um momento especial, também, na entrada de Luís Filipe Vieira com os dois filhos daquele cidadão de Matosinhos, benfiquista assumido, e que sofrera o vexame e a humilhação de um momento de fúria descontrolada de um graduado policial, depois do jogo de Guimarães. Em todo o processo, deve dizer-se, a posição do Benfica foi exemplar. Primeiro, não confundindo um acto isolado de um polícia com a instituição policial; depois, exigindo o apuramento de responsabilidades de todos os culpados, incluindo eventuais adeptos do clube que terão participado em acções de violência e que, por isso, têm de ser apuradas e penalizadas; por fim, levando ao momento da máxima consagração, o da entrega da taça, os dois jovens que foram vítimas do testemunho da agressão ao seu pai.
Nem sempre se assiste na vida pública nacional a decisões tão racionais e tão responsáveis em momentos especiais em que as emoções podem comandar e dominar a cabeça dos homens. Daí ser legítimo elogiar o comportamento do Benfica e, em especial, do seu presidente, Luís Filipe Vieira. O futebol tem de lhe estar grato pelo exemplo de lucidez."

Vítor Serpa, in A Bola

Vitórias e património

"1. A boa organização defensiva, o talento de Salvio e Gaitán, a cumplicidade entre Jonas e Lima e acima de tudo, a competência de Jorge Jesus permitiram ao Benfica sagrar-se campeão nacional com todo o mérito. É óbvio que outros factores contribuíram para que os encarnados erguessem o troféu pela segunda vez consecutiva. As más opções de Julen Lopetegui em momentos-chave da época, desbaratando a inquestionável vantagem de dispor de um plantel com melhor qualidade individual, e a recorrente dificuldade do Sporting em investir na equipa de futebol, e colocar-se no mesmo patamar dos rivais na discussão do título, revelaram-se também de extrema importância para o desfecho da temporada 2014/15, mas não foram essenciais. No que às questões endógenas diz respeito, afinal aquelas que o Benfica tem possibilidade de controlar, como o passado recente assim o demonstra, nada está ainda tratado para fazer perdurar algumas das mais-valias que estiveram na base de novo sucesso. Apesar de o início da nova temporada estar longe, o panorama não se revela, neste domínio, nada animador para os encarnados e para a pretensão destes em alcançar a hegemonia no futebol português. O problema principal é, sem dúvida, o da continuidade do treinador. Ao fazer finca-pé em baixar o salário de Jorge Jesus, em nome do legítimo desígnio da estabilidade financeira, o Benfica corre o risco de perder alguém pura e simplesmente insubstituível nesta conjuntura. Mas também no onze titular estão de saída jogadores para os quais não existem alternativas credíveis. Maxi Pereira, Salvio e Gaitán, artífices do bicampeonato, só terão opções à altura com um investimento brutal, que o Benfica não só está impossibilitado de fazer como até seria um contrassenso face aos argumentos expostos. No ataque, por seu turno, as águias deparam-se com uma questão diferente. Lima, que já terá 32 anos, e Jonas, com 31, podem não garantir o mesmo ritmo e eficácia na nova época...
2. Luís Figo lançou a candidatura à presidência da FIFA e desistiu, a pouco mais de uma semana do ato eleitoral, ao perceber que não tinha quaisquer hipóteses de ganhar. Foi mais um erro que o antigo craque português cometeu fora de campo..."

Dá-me o 35 !!!

Benfica 4 - 1 Marítimo

Bonita festa, com Sol, golos, boas jogadas, entusiasmo, alegria em campo, e nas bancadas, Estádio 'quase' cheio, mais uma vitória... e como não podia deixar de ser em Portugal: árbitros ladrões!!!
A partida foi bastante competitiva, o Marítimo deu sempre muita luta, pressionou, ganhou a maioria dos ressaltos, tentou sempre marcar golos, e notava-se alguma lentidão nas reacções dos nossos jogadores (talvez as Festas...). Mas quando conseguimos ultrapassar aquela teia no meio-campo do Marítimo, e a bola chegava redondinha aos nossos avançados, criávamos sempre muito perigo... Marcámos 4 (na realidade foram 5!!!), mas podíamos ter marcado 7 ou 8 bastava ter sido um pouco mais eficaz... Para ser honesto, também tenho que reconhecer, que não fosse termos um guarda-redes enorme na nossa baliza, o Marítimo podia ter marcado mais 2 ou 3 golos!!! Assim, podíamos ter uma daqueles resultados de Hóquei: 8-3 ou qualquer coisa parecida!!! Teria sido um resultado mais 'justo'.
Sendo que aquele final de jogo louco, com o Benfica à procura do golo que faltava ao Jonas, praticamente sem preocupações defensivas, com o Marítimo sempre a procurar o contra-golpe, ajudou muito ao aumento deste score 'virtual'!!!
Apesar do jogo não contar para nada, era importante vencer, até porque a Festa no final não teria o mesmo gosto. Teria sido fácil relaxar, mas psicologicamente não seria a mesma coisa ganhar o campeonato em igualdade pontual com os Corruptos. Além disso, uma vitória hoje do Marítimo, iria dar-lhes muita confiança, para a Final da Taça da Liga, na próxima sexta-feira...
Por falar em Taça da Liga, creio que hoje ficou demonstrado que não vai ser fácil, triunfar em Coimbra. O Marítimo tem uma boa dinâmica colectiva, o Marega lá na frente dá muito trabalho, os extremos sabem aproveitar as costas dos nossos laterais, a força do Danilo no meio-campo desequilibra em algumas ocasiões... Têm 4 jogadores altos, perigosos nas bolas paradas, e vão seguramente, repetir aquilo que conseguiram em vários momentos no jogo de hoje, principalmente na 1.ª parte: povoar o meio-campo com 3 jogadores para os 2 do Benfica, e ajudar os laterais quando a bola chegar ao Nico e ao Toto, enquanto tiverem força para fazer este vai-e-vem vamos ter muitas dificuldades. Até porque em Coimbra não vamos ter o relvado da Luz, a bola vai rolar mais lenta, e vai ser muito mais complicado dominar o esférico.
Júlio César com várias defesas importantes... Tal como Aimar ou Saviola, ter um jogador desta qualidade no Benfica, mesmo já na fase final da carreira, é um enorme privilégio.
O Luisão e o Jardel tiveram muitas dificuldades nos confrontos com o Marega, na 2.ª parte foram mais agressivos, e não deixaram o adversário 'virar-se' para a nossa baliza... Como também tivemos algumas perdas de bola inesperadas, o Maxi foi apanhado várias vezes fora de posição, o que dificultou muito o trabalho dos Centrais...
Não me passa pela cabeça, a não renovação do Maxi. Mesmo hoje, sendo apanhado algumas vezes 'distraído', mesmo com algum 'azar' nas movimentações ofensivas, é um jogador fundamental, por aquilo que joga, e pelo exemplo de luta que transmite a toda a equipa...
Um dos melhores jogos do Eliseu, o Marítimo até tentou 'carregar' na sua zona, mas o Açoriano resolveu quase sempre, e desta vez não teve nenhuma daquelas paragens cerebrais!!!
O nosso meio-campo na 1.ª parte teve muitas dificuldades nas marcações... o Samaris parecia um daqueles Bombeiros, para demasiados incêndios, mesmo assim tem nota positiva...
O Pizzi acabou por ser o sacrificado ao intervalo... o Transmontano normalmente começa os jogos mal, com algums passes mal medidos, mas depois vai melhorando, mas hoje andava completamente perdido: com bola, e sem bola... e o Jesus não teve paciência!!!
O Nico soltou-se no 2.º tempo, como o Nico gosta de aparecer no meio, aquela teia do Marítimo estava-lhe a criar problemas, e os toques artísticos de primeira, também não estavam a correr bem... Acabou por ser muito importante no início da 2.ª parte, mas depois rebentou fisicamente, e como já não havia substituições para fazer...!!!
Estou a rezar para que não seja nada de grave com o Salvio, mas tenho poucas esperanças!!! O Toto é capaz de ser o jogador mais azarado do Mundo... Já não é a primeira vez que entra na Festa da entrega da Taça, de muletas!!! Por um lado, a ter uma lesão grave, uma possível venda, poderá ficar mais difícil, mas muito sinceramente não acredito muito nas notícias de hoje... o Nico é quase seguro que vai sair, o Salvio não sei. Ainda por cima hoje, não estava a fazer um grande jogo, com muitas dificuldades nos duelos individuais... até podia ter substituído mais cedo, evitando o azar... se estas coisas pudessem ser adivinhadas!!!
Lima com mais um grande jogo de muito trabalho (eleito o MVP da partida), 2 golos, e até podiam ter sido mais, se lhe tivessem passado a bola... Foi pena aquela jogada perto do fim, onde esteve quase a fazer a assistência para o golo que faltava ao Jonas. Nem sempre as recepções lhe saem bem, mas vai ser muito difícil ao Benfica encontrar um avançado que marca tantos golos, e ao mesmo tempo trabalha tanto em prol do colectivo.
Faltou 1 ao Jonas, que na realidade não faltou porque ele marcou... E mesmo assim, o Jonas devia ser o melhor marcador do campeonato, porque dois dos golos atribuídos ao Jackson foram auto-golos: Bessa e Belém. Com o público a puxar, em alguns momentos o Jonas foi individualista, acaba por ser normal... mesmo com o golo mal anulado, teve dois falhanços incríveis... lutou até ao fim das forças, fez 3 ou 4 arrancadas em velocidade muito fortes, acabou completamente roto, mas com a consciência de ter dado tudo... Com o Júlio César, as duas grandes contratações desta época.
O Talisca tem aquele dom de irritar o 3.º anel, hoje não destoou!!! Pessoalmente, tirando aquele remate de muito longe (onde podia passar ao Jonas...); uma jogada onde não passou a bola a ninguém e perdeu a bola à entrada na área; e aquele atraso ao Júlio; no resto até esteve bem!!! Acho que as férias lhe vão fazer bem, com uma pré-época forte, com o Jesus a dar-lhe na cabeça, tem que perceber, que naquela posição, tem que jogar rápido, sem dribles... quando fizer isso, com a capacidade de passar longo que tem, será um grande jogador...
Regresso do Sílvio muitos meses depois, e entrou muito bem no jogo, dando profundidade ofensiva, que o Eliseu não dá... inclusive, assistiu o Jonas para o 4.º golo!!!
A estreia de Mukhtar, com alguns pormenores, principalmente no controle de bola, mas ainda foi curto para uma avaliação completa...
A ideia do Jesus era dar alguns minutos ao Paulo Lopes (mas com a substituição 'obrigatória' Pizzi/Talisca ao intervalo, não deu...), já vi algumas imagens com o Paulo Lopes a chorar no banco, muito sinceramente, não são os 15 minutos em campo, que iriam fazer o Paulo Lopes mais Campeão. É um jogador importante no balneário, que renovou esta semana, o que me deixou bastante contente... e mesmo sem ter jogado, é um dos Campeões.
Foi um daqueles Campeonatos muito saborosos, porque não éramos favoritos. Durante, a época, raramente se referiram ao Benfica como Campeão em título!!! A desvalorização constante do nosso percurso durante a época, e a forma patética como iam elogiando os resultados dos outros, torna este título ainda mais gostoso!!! Ganhar com jogadores, como o Maxi, o Jardel, o Lima, o Luisão, o Samaris... jogadores que dão tudo em campo, com uma enorme humildade, é tremendo...
Ainda falta um jogo, que pode dar mais um título, mas temos que começar a preparar a próxima época. A caça ao Tri...!!! Foi muito feliz o cântico: Dá-me o 35!!! No Benfica é assim, ganhámos, mas queremos mais... O mercado vai ser muito complicado, vamos ter mais um Verão de desespero com algumas vendas, e algumas entradas duvidosas, mas não me importo de voltar a perder o Campeonato da pré-época!!!
O essencial para mim, é a renovação do Jesus, e depois do Maxi... sendo que com a saída do Nico, seria importante o Salvio ficar. Mas logo se verá...
Vamos disputar a Internatinal Champions Cup North America, em substituição dos Corruptos. Parece que os Americanos perceberam que as comunidades de emigrantes Portuguesas, estão-se marimbando para os Corruptos e os Americanos nestas coisas não brincam, eles querem é vender bilhetes!!! Vai haver Festa em Toronto, Hartford e na zona de Newark, Ney Jersey (além da Cidade do México), vão receber a onda vermelha, o colinho versão Americana!!!
Acredito que os Corruptos não ficaram muito tristes, porque da forma como esta época acabou para eles, com o Flopetegui teimosamente a ficar, com as saídas anunciadas dos jogadores mais importantes, uma participação desastrosa nesta competição, iria logo criar mau ambiente, assim provavelmente vão optar por uma estratégia muito usada no Alvalixo: vão fazer uma pré-época com equipas fraquinhas, para ir ganhando jogos, e assim enganar os tolos!!! Dos vários sinais que estamos sempre a procurar, para antecipar as decisões da Direcção, parece-me que o Benfica, só aceitaria este desafio, com a certeza da manutenção do Jesus, um treinador que neste momento tem todo o crédito para fazer voltar fazer um pré-época sem vitórias... e ninguém ficará 'chateado'!!!
Para os adeptos, que carregaram a equipa esta época, em momentos muito difíceis, só falta mais uma deslocação: Coimbra. Onde vamos ter mais uma onda vermelha... à procura do 6.º título, consecutivo, nacional: Campeonato 33, Taça da Liga, Taça de Portugal, Supertaça, Campeonato 34...!!!

Sonho tornado realidade !!!

Reviravolta na recta final...

Benfica 75 - 67 Guimarães
(1-0)
19-21, 15-20, 19-17, 22-9

Mais um jogo muito complicado, onde tivemos quase sempre em desvantagem, e só no último período conseguimos passar para a frente...
Vários jogadores parecem arredados do cesto, o que obriga os habituais marcadores, a jogarem ao mais alto nível. Apesar da satisfação da vitória de hoje, não podemos esquecer que amanhã temos que voltar a vencer... Este final de época, está a ser mais 'equilibrado' do que seria previsível, só com muito suor poderemos triunfar...

PS1: Parabéns ao Paulo Gonçalves pela vitória no Desafio Ruta 40, na Argentina, uma das provas do Dakar Series. Irá participar, nas próximas semanas em mais duas provas desta competição, no Perú, e na Colômbia...
Também nos 'motores' uma nota para a má sorte do Bernardo Sousa, no Rally de Portugal, a prova pareceu amaldiçoada para o nosso piloto desde início...!!! Para compensar, depois da desistência, ainda foi a tempo de celebrar o Bicampeonato na Luz!!!

PS2: Parabéns à Susana Costa, que conseguiu hoje os mínimos para os Mundiais de Atletismo, no Triplo Salto, com a marca de 14,22m, que se vão realizar este Verão em Pequim.