Últimas indefectivações

sábado, 28 de novembro de 2015

Vitória em Itália...

Bassano 2 - 8 Benfica

Mais uma vitória, contra um Bassano que tinha perdido 8-0 com o Vic!!! Continuamos a caminhada Europeia com mais uma goleada, falta decidir quem ficará em 1.º com o Vic, mas a nossa vantagem nos golos é confortável...

PS: As nossas Campeãs da Europa de Hóquei em Patins, iniciaram também hoje a caminhada para o Bicampeonato, com uma vitória em Itália, frente ao Matera por 1-4 (Maca, Rita, Rute, Ana).

Passagem aos Oitavos garantida...

Benfica 34 - 26 Vestmannaeyjar
(17-16)

Voltou a ser complicado, a eliminatória nunca esteve em causa, mas só conseguimos cavar uma vantagem confortável nos últimos 5 minutos... na 1.ª parte tivemos quase sempre em desvantagem (mínima), e no 2.º tempo, com muitas exclusões de 2 minutos, foi muito complicado gerir o marcador...

Desta vez, foi o Figueira a fazer a diferença na baliza. Destaque para os jovens Pontas: Augusto Aranda e Tiago Ferro, se os Islandeses jogaram com vários sub-18, nós acabámos por responder com os nossos jovens...!!!

Espero que as dificuldades sentidas, tenham servido para a equipa ganhar um ritmo mais elevado, algo que não é necessário em muitos jogos internos... Na Islândia o Andebol é a modalidade número 1, os melhores jogadores jogam no estrangeiro, mas estes jovens demonstraram uma rotação altíssima, principal a defender, sem a 'fundo', uma lição que devíamos apreender...

Vitória em Ovar...

Ovarense 73 - 82 Benfica
7-18, 28-16, 22-25, 16-23

Sem o Wilson, não foi fácil rectificar o mau 2.º período, mas ganhámos... mas não deu para dar muito descanso ao Cook e ao Radic para o jogo decisivo de Quarta na Luz, para a Europe Cup.
Já contra o Sopron tinha gostado do João Soares, hoje confirmou a subida de forma...

Superiores

Benfica 3 - 0 Ac. São Mamede
25-16, 25-21, 25-15

Vitória esperada, contra um adversário que contratou bem no defeso, vários ex-Benfica no outro lado, mas a qualidade do Benfica é claramente superior...

Na próxima Terça-feira temos jogo Europeu na Luz, contra os Belgas do Antuérpia.

Os cabelos brancos de Renato Sanches

"Alguém se lembrou de inscrever Renato Sanches na lista para a Champions, de modo que o vimos jogar na quarta-feira no Cazaquistão. Tem um reportório que mais ninguém tem no actual meio-campo do Benfica. Trata-se de um médio-ofensivo. Tão ofensivo que acabou o jogo a fazer de médio-defensivo para não destoar e não estragar, com as suas arrancadas, o futebol compulsivamente amarrado dos bicampeões.
Os benfiquistas gostaram de ver Renato Sanches. Os adversários do Benfica apreciaram menos. Por exemplo, Carlos Severino - um amigo, um antigo companheiro dos jornais, um candidato à presidência do Sporting - não deu grande valor à exibição de Renato Sanches, porque lhe dá 28 anos e não 18. Quem sabe, sabe. Quando, cheinho de cabelos brancos, evoluía como iniciado no Seixal já tinha 20 e não 8 anos o nosso Renato Sanches. É que salta à vista.
Não há tormento maior para a índole fatalista do futebol português do que aquele engodo do 'basta empatar'. O Benfica, por exemplo, passou por esse transe há três anos quando lhe bastava empatar no Porto e acabou por perder o jogo e o título nos instantes derradeiros. Agora, numa prova de outra projecção, volta o Benfica ao 'basta empatar' quando receber o Atlético Madrid. Não é que o Benfica precise sequer de empatar para chegar aos 'oitavos', porque já lá está. O que importava era assegurar o primeiro lugar do grupo, evitando assim aqueles potentados da estratosfera financeira que, normalmente e sem piedade, dão cabo de quem se lhes atravessa ao caminho. E, desse ponto de vista, diga-se que a Liga Europa é um descanso...
O mesmo 'basta empatar' tramou também o Porto na terça-feira porque, bastando-lhe empatar com o Dínamo Kiev para seguir em frente na Champions, acabou por perder e colocar-se numa posição em que já não depende só de si. A ninguém no Dragão passaria pela cabeça um desfecho daqueles. E muito menos a Julen Lopetegui, que até deixou de fora André André. A ideia patriótica do treinador basco, consumando-se uma esmagadora vitória tangencial sobre os ucranianos, seria a de responsabilizar Fernando Santos por ter esmifrado até ao tutano o jovem médio portista ao serviço da Selecção Nacional. Mas a coisa acabou por sair ao contrário, o que, às vezes, acontece. E, assim sendo, lá se ouviram as ainda mais infelizes explicações tácticas..."

«Este ano é um ano marcado por decisões estratégicas que vão definir o futuro do SL Benfica...»

"É extraordinário que, estando geograficamente tão longe de Portugal, me sinta, na verdade, como se não tivesse de lá saído.
Portugal está onde estão os portugueses, e é para mim – acreditem –motivo de enorme orgulho que o Benfica seja um elemento agregador da comunidade portuguesa, seja aqui no Luxemburgo, em Macau, Timor, Angola ou Moçambique.
O Benfica é uma bandeira portuguesa, seja onde for.
Fernando Pessoa escreveu um dia “A minha pátria é a língua portuguesa”. Perante a vossa presença e o vosso entusiasmo aqui hoje, atrevo-me a dizer que “o Benfica é a nossa pátria”!
É que, independentemente do momento da equipa, das vitórias ou das derrotas, dos jogadores, dos presidentes, o Benfica sempre foi e sempre será uma referência de Portugal nos cinco continentes.
Quero, no início da minha intervenção, deixar uma palavra de apreço e admiração aos milhares de emigrantes que no Luxemburgo, ou em qualquer outra parte do mundo, estão sempre disponíveis para nos apoiar, para nos incentivar, para nos recordar a verdadeira dimensão do Benfica.
Obrigado por isso, obrigado pelo vosso exemplo!
As Casas do Benfica constituíram sempre uma prioridade assumida pelas minhas Direcções, porque sempre tive muito clara a importância que estas “embaixadas” do Benfica desempenham na defesa e na divulgação da nossa mística, dos nossos valores, da nossa história!
E tudo isto faz mais sentido quando estamos fora do país. Por isso, quero aqui felicitar, na pessoa do seu presidente, Leonel Oliveira, todos aqueles que trabalharam e contribuíram para tornar realidade a Casa do Benfica do Luxemburgo, que hoje inauguramos.
A Casa do Benfica do Luxemburgo é um sonho muito antigo dos benfiquistas neste país da Europa onde se respira Portugal! Sei da importância deste projecto, participei desde a primeira hora na sua concretização e sempre acompanhei os sucessos desportivos alcançados no passado em nome do Sport Luxemburgo e Benfica.
Somos o único clube no mundo com este projecto de integração e funcionamento em rede das suas Casas. 
O Luxemburgo entra na nossa história como sendo a primeira Casa fora de Portugal onde os sócios podem usufruir de todas as vantagens como se estivessem no estádio.
Os Sócios do Benfica no Luxemburgo podem a partir de hoje ter acesso nas mesmas condições aos serviços que os benfiquistas têm no estádio da Luz.
É um projecto pioneiro, e um projecto para alargar a mais Casas do Benfica no exterior.
Todos juntos conseguimos trazer o Benfica para o lugar que sempre devia ter ocupado.
Um clube respeitado e admirado em todo o lado, pela inovação, pela credibilidade, pelo trabalho na sua formação, pela tradição europeia do seu futebol, por projectos absolutamente diferenciadores que nos posicionam na vanguarda do futebol moderno.
Durante muito tempo, o Benfica perdeu este comboio e correu mesmo o risco de o perder para sempre. Todos nós somos responsáveis por ter conseguido inverter essa situação, e o projecto das Casas do Benfica é apenas um capítulo em todo este processo.
Este ano é um ano de mudança, por várias razões. É um ano que será decisivo para garantir a sustentabilidade e o futuro do Clube por muitas e muitas gerações.
Quando tomamos decisões, não o fazemos por capricho ou de forma leviana. Fazemo-lo em função daquilo que acreditamos ser o melhor para o Benfica, fazemo-lo em função daquilo que nos dá garantias de que nunca mais vamos voltar aos tempos em que o Clube quase desapareceu. É para isso que trabalhamos. 
Quando cada um de vocês decidiu emigrar, fê-lo por acreditar que era a melhor solução, que era a opção que vos garantia o futuro, independentemente de ser mais fácil ou mais cómodo não sair de Portugal.
Com o Benfica é a mesma coisa, muitos podem no curto prazo não entender as razões, mas acreditem – e eu tenho essa convicção – que o futuro passa pelas opções que hoje estamos a tomar.
Vão surgir sempre algumas dificuldades – é inevitável –, mas há algo de que nunca devemos desistir: das nossas convicções, do rumo que decidimos seguir e, acima de tudo, do nosso optimismo.
Não de um optimismo cego que ignora as dificuldades, mas sim de um optimismo que sabe que as dificuldades vão surgir e que temos de as saber contornar.
Este ano é um ano marcado por decisões estratégicas que vão definir o futuro do SL Benfica, e esse futuro depende de todos nós, mais uma vez.
O essencial e o que importa somos nós! Conto com todos!
Viva o Benfica!"

É Natal mas não há 'Bulo' Rei

"Poderá Renato Sanches jogar como 6? Pode, mas, tal como o jogo ante o Astana demonstrou, quando fez parelha com Talisca, está longe de ser a melhor solução. O futuro de Renato passará pela posição 8, a que confere maior liberdade ao seu jogo irreverente, ao permitir que assuma acções de condução e de construção, sem nunca esquecer os apoios defensivos. Por isso, a opção por Cristante, estranhamente votado a um quase total ostracismo, para jogar ao lado do jovem, afigura-se como a mais indicada, como também comprovou a deslocação ao terreno do Astana, já que só com o italiano em campo é que o Benfica conseguiu travar um jogo partido. Contudo, não haja ilusões. Renato tem todas as condições para se impor como indiscutível, mas num modelo de jogo que permanece sob um denso nevoeiro, votando ao abandono o portador da bola e deixando o duplo-pivô de meio-campo em situações permanentes de desvantagem numérica, não há, mesmo em época pré-natalícia, 'Bulo' rei."

Rui Malheiro, in Record