Últimas indefectivações

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Quem cala, consente? (Não no futebol, onde tudo parece diferente!!!)

"Se me acusassem de pagar para que outros tirassem pontos eu, por mim, desmentiria imediatamente, de forma directa, frontal.

Benfica - Guimarães
1. Na sexta feira, mais de 60 mil na Luz. Nem o facto de ser dia de trabalho, nem o de o horário do jogo ser menos adequado (19 horas), impediu mais uma enchente de alma e mística benfiquistas.
Este Benfica e esta liderança de campeonato também se traduzem nesta onda vermelha que invade o Estádio da Luz e todo o país, de Norte a Sul, onde quer que o Benfica vá.
O colinho... dos adeptos!
Que, não obstante as manobras dilatórias a que já estamos habituados, viram um jogo bem disputado, com a equipa do Benfica a dar uma grande resposta a todas as contrariedades, inclusivamente às físicas. Aliás, a equipa sempre deu grandes respostas nos momentos onde mais lhe foi exigido.
E contra o Vitória não foi excepção.
Soberbos na interpretação e na leitura do jogo, a responder às exigências que o mesmo impunha, traduzidos no espírito e na raça postos em cada lance, até ao último minuto.
Fomos, novamente, a equipa com mais remates, mas sobretudo aquela que quis realmente ganhar!
Perante um adversário fechado, com 5 defesas, o que tornou aquele jogo ainda mais difícil.
E, mais uma vez, fomos o justo vencedor!
Contra tudo e contra todos...
Contra o anti-jogo (simulação de faltas; longos períodos de tempo no relvado, por alegadas lesões, etc., etc., etc.), contra a provocação visando expulsões dos jogadores do Benfica ou contra as entradas muito duras.
Ou seja, uma tentativa clara de desestabilização e de interferência emocional contra os jogadores do Benfica.
Não seria suposto que todo esse excesso de garra e conflitualidade invadisse, teoricamente, uma equipa que já não tem a possibilidade de ir à Liga Europa e que já tem, há algum tempo, a manutenção na primeira liga assegurada.
Só lamento que todo esse excesso de garra existente na equipa do Guimarães, no jogo da passada sexta, contra o Benfica, não tenha sido uma constante ao longo de todo o campeonato.
Porque, assim, certamente estariam noutro lugar da tabela classificativa. Mas esta atitude não é caso único no campeonato português.
Todo o alarido e circo que se monta à volta dos jogos, e, depois, dentro das quatro linhas, em nada beneficia as equipas nem o futebol português. Uma postura que visa desestabilizar o adversário, a todo o custo. Vá lá saber-se porquê...
Coincidências da vida,... ou melhor, coincidências deste (final de) campeonato. Pois, desta vez, essa postura - já banal, a que temos que nos habituar - voltou a pairar sobre o Estádio da Luz.
Sérgio Conceição, após ter sido expulso do banco, e numa reacção de claro confronto e de certa picardia, foi exemplo disso.
E não adianta virem-me com justificações que, nesse jogo, era «mais fácil jogar sem o treinador no banco» ou que «Portugal vinha abaixo se empatássemos ou ganhássemos aqui».
Chega de manobras dilatórias e de estratégias bacocas! Chega de declarações que mais não passam de tentativas de condicionar a arbitragem, no futuro. Deixem-nos jogar!
E não me venham com a lengalenga do costume: que o Benfica está a tentar ganhar de qualquer maneira e que está a ter muita sorte.
De facto, tendo em conta o percurso do Benfica esta época, foi tudo uma questão de... sorte. Sorte em recuperar sete (!) pontos de atraso...
Sorte em chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões... ou à final da Taça da Liga.
Sorte pelas lesões de Nélson Semedo, de Luisão, de Fejsa, de Lisandro Lopez, de Júlio César, de Gaitán, de Salvio...
Sorte por jogar contra equipas que fizeram connosco o jogo da vida delas...
Sorte por enfrentar linhas defensivas com imensos jogadores...
Sorte por ter do outro lado guarda-redes que se lesionaram frequentemente...
Como se tudo o que conseguimos se conseguisse só com... sorte!!!

O clássico dos outros
2. Um jogo do qual apenas retive, no final do mesmo, a declaração de que «se o Sporting for campeão será com inteira justiça».
O que demonstra, uma vez mais, a aliança entre os dois clubes, de que tantas vezes falei.
É evidente que, à semelhança do que aconteceu na época passada, em que os adeptos do Sporting queriam que o Porto ganhasse, os adeptos do Porto, este ano, querem que o Sporting ganhe.
Já os adeptos do Benfica, seja em que época for, querem sempre que o Benfica ganhe.
Mas o que dizer a outra declaração de que «o Sporting foi beneficiado em dois jogos... enquanto alguns o não foram só em dois...»?
Confesso que para além de não ser surpresa que os responsáveis máximos do Porto queiram e prefiram um Sporting campeão (pela tacanhez, porque se pensassem estrategicamente, seria outra a opção), não percebo o comentário feito aos beneficiários deste campeonato.
Nem parece que, lá no Dragão, ficaram por marcar duas grandes penalidades a favor da equipa da casa. Ou talvez não percebam - com a idade - que aquela derrota foi, apenas, a confirmação de que o fim vem mesmo a caminho.
E que, para o evitar, teriam que ganhar no sábado passado.
Mas que vai ser triste lá isso vai (mesmo que muitos vejam esse fim com um gáudio imenso...) 

Benfica-Braga
3. Uma reviravolta à Benfica! Sem ter sido uma exibição brilhante, grande segunda parte do Benfica, após algumas rectificações efectuadas pelo treinador,... que não é treinador.
É evidente que após o golo, o Braga dificultou a criação de espaços ao Benfica.
Não obstante, pela capacidade que teve na reacção ao golo sofrido e pela forma como inverteu a história do jogo, o Benfica foi, de longe, a melhor equipa em campo e a única que realmente quis ganhar!
Uma resposta, portanto, com raça de campeão. Onde, para a história fica o sonho concretizado de Lindelof, de jogar ao lado de Luisão, com a camisola do Benfica e em pleno Estádio da Luz.
Segue-se a final, frente ao Marítimo! À procura da 7.ª Taça da Liga - em nove épocas de existência desta competição - que nunca ninguém quer ganhar, mas que, no final, todos querem ganhar.
A Taça que o Benfica sempre valorizou, ao invés dos seus rivais, que sempre (ou quase sempre!) a menosprezaram.
Na última final da época queremos, também, ganhá-la!
E em Coimbra, ao contrário do que querem fazer crer...
Seria uma maldade que faríamos ao futebol português, uma vez que daria a ideia de transacção e de negociata... se a aceitássemos jogar no Funchal. Que fique já marcada, lá, para próxima época.
Mas não a deste ano, porque... em negociatas os especialistas são outros!

Domingo, a penúltima final...
4. só faltam duas finais, mas ainda faltam... 180 minutos!!! Depois do jogo frente ao Vitória de Guimarães, na Luz, e de tudo o que correu em torno dele... e de outros... a próxima final para ganhar - com todo o respeito pelo Marítimo - é na Madeira.
Quero lá saber se, no último jogo, frente ao Estoril, pouparam 5 ou 6 dos seus habituais titulares. Temos que ganhar.
Mais nada!
Eu sei das estranhas coincidências do futebol português, de umas jornadas a esta parte.
Eu sei de que os últimos adversários do Benfica só têm uma preocupação - não sofrer golos.
Eu sei que com todas as suspeitas lançadas, ninguém vem desmentir nada. Talvez porque, no futebol português, não seja verdadeira a afirmação de que... quem cala, consente.
Por mim, se me acusassem de pagar para que outros tirassem pontos ao Benfica ou de me terem prometido pagar para que eu tirasse pontos ao Benfica,... eu, por mim, desmentiria imediatamente, de forma directa, frontal, determinada e sem que restassem quaisquer dúvidas.
Eu sei que - à excepção de Carlos Pereira, Presidente do Marítimo - ninguém fez isso antes.
Mas... só pode ser erro meu.
Talvez porque, no futebol português, ao contrário do que sucede no dia a dia, quem cala... não consente!!! 
Ainda assim, não tenho dúvidas de que se pudessem trocar connosco, trocavam já hoje!
Por nós, temos de continuar iguais a nós próprios: lutar jogo a jogo, com o pensamento focado em cada final.
E no próximo domingo não será excepção.
Digam o que disserem, temos de ganhar, não é?
Então, que o seja.
Deixando a pele em campo, jogando no limite das nossas capacidades, para que se consiga ultrapassar mais um obstáculo.
À Benfica.

Leicester, campeão inglês...
5. Quase um conto de fadas! A equipa que, há 1 ano, lutava para não descer de divisão, sagrou-se, na passada segunda feira, campeã da liga mais competitiva do mundo!
A prova de que o querer e a ambição podem (quase) tudo.
Já agora, o que será mais difícil: o Leicester campeão de Inglaterra ou o Benfica Campeão Europeu, de novo?
Percebem, agora, porque podemos acreditar que poderemos voltar a sê-lo?
Para bom entendedor..."

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Bombas

Benfica 3 - 0 Modicus

Não foi fácil, só conseguimos desbloquear o jogo na parte final do jogo... foi preciso usar muita paciência. Por acaso, até acho controlámos melhor o jogo, do que no último fim-de-semana (também com o Modicus), mas o facto de termos muita posse de bola, não se reflectia em muitas jogadas de perigo... E com algumas perdas de bola infantis (Bruno) o Juanjo foi obrigado a 'entrar' no jogo...!!!
Foram precisas duas bombas, muito parecidas, primeiro do Fábio e depois do Patias, para abrir o marcador!
Com os Gaienses a arriscar o 5x4 o Patias 'fechou' a partida!

Após o sorteio já se sabia que nos tinha saído a fava, se quisermos reconquistar a Taça vamos ter que derrotar três equipas da 'primeira metade' da 1.ª Divisão, em 4 dias...

No Sábado, temos as Meias-finais com os Leões de Porto Salvo.

PS: Nas últimos dias temos assistido, sem surpresa, a vários episódios indignos para um Futsal sério e profissional!!! A FPF, está dominada por Lagartos (em vários departamentos), os da 'secção' de Futsal, já perderam a vergonha toda...
- O Benfica foi castigado com 3 pontos, por supostamente ter violado o regulamento das transmissões televisivas. Algo que o Benfica não fez, já que não transmitiu em diferido o Benfica-Belenenses em simultâneo com o jogo dos Lagartos que estava a ser transmitido na RTP... houve 1 minuto de 'intervalo'!!!
Mas mesmo assim, aparentemente por faltar o e-mail (!!!), foi castigado, isto em prejuízo do Leões de Porto e Salvo e em benefício do Belenenses... e indirectamente do Sporting, que assim vai defrontar a equipa que ficou em 9.º lugar no Campeonato, e não a equipa que mereceu ficar em 8.º!!!
- Depois, ficámos a saber, que quando um dos treinadores adjuntos do Sporting, chamou 'filhos-da-puta' aos árbitros, e ameaçou os mesmos com as seguintes palavras: 'vocês não saem daqui vivos' (!!!)... estava somente a ser amável com a equipa de arbitragem, pois o CD não acha que existe razões para o castigar!!!
- Isto numa época, onde os Lagartos, não cumprem os regulamentos, jornada após jornada, no que refere ao número de jogadores formados localmente, que devem estar na Ficha de jogo!!! Pagando, assim uma multa...!!!
Quando nas últimas semanas já foi notícia a contratação para a próxima época, de praticamente uma equipa nova para os Lagartos, repleta de jogadores estrangeiros... sem que exista notícia da saída dos actuais estrangeiros da equipa, sou levado a crer que o Secção de Futsal do Sporting, já sabe quais serão os regulamentos da próxima época (algo normal, até porque parece que são eles que os escrevem...)!!!
E não me admirava nada que o limite de estrangeiros fosse mantido, mas o castigo deverá continuar a ser uma Multa simbólica!!!
Os nossos dirigentes devem estar muito atentos, porque existe uma clara tentativa do Sporting ganhar vantagem em relação ao Benfica, através de truques regulamentares...!!!

No Funchal... agora é que é!

"Madeira (Marítimo e Nacional) vai decidir este fantástico sprint pelo título nacional de futebol. Verdade que V. Setúbal e SC Braga também se intrometem, mas todos apontamos que a chave mestra estará no Marítimo-Benfica, terceiro dia D desta empolgante ponta final.
Sim, o terceiro dia D, em consecutivas jornadas!
1- Rio Ave-Benfica (previsto mais duro obstáculo para o líder, em casa de forte candidato à próxima Liga Europa)
2- FC Porto-Sporting (máximo grau de dificuldade sportinguista, grande possibilidade de escorregadela... fatídica)
3- Marítimo-Benfica (subitamente ainda mais apimentado pela estranhíssima poupança maritimista de 5 titulares no Estoril, apostando a fundo no confronto do próximo domingo que, em termos de classificação, não lhe aquece nem arrefece... - tão mal explicada poupança, porque, de facto, nenhuma boa, ou sequer razoável, explicação seria possível...)
Vila do Conde e Dragão foram provas de fogo superadas. Agora, no Funchal, haverá a grande decisão! Porque ninguém acredita que Benfica ali triunfante venha a espalhar-se na derradeira passada, face ao Nacional, na Luz...
E porque pouquíssimo credível é o outro cenário: que Sporting, derrotando V. Setúbal em Alvalade (imperioso, para além de lógico) e, no dia seguinte, festejando regresso ao 1.º lugar, viesse a entregar o título em casa de SC Braga bem menos forte nas últimas semanas e, nesse confronto, talvez pensando sobretudo na final da Taça de Portugal, imediatamente a seguir.
Logo, pois, por conseguinte, Marítimo, travando ou não o Benfica, colocará ponto final na renhidíssima refrega por este título! Ou a lógica seria espantosa batata!
Logo, pois, por conseguinte, o Benfica (separado do Marítimo por abismo de 47 pontos!) enfrenta dia D, agora sim, definitivo! Tem nas mãos ser tricampeão. Falhar tão à beirinha da meta seria... fragoroso!

Eles não param... E não creio que parem mesmo depois do fecho deste campeonato. Eis o «jogo das malas»; a espectacular descoberta (?!) de monetárias conversas num balneário; os foras de jogo e penalties que existiram ou não conforme a cor de quem os analisa com absoluta cegueira, os erros que só vindos de árbitros são decisivos... (também Pinto da Costa e José Peseiro entraram nessa, apagando apocalipse, já corriqueiro, dos seus defesas centrais e frango de Casillas); o árbitro que até nem foi mal nomeado para o nosso jogo - e correu bem... -, mas cuja escolha, logo a seguir, para jogo do rival, passou a ser de bradar aos céus (!); ainda a tão firme certeza de qual é a melhor equipa ainda que não campeã (melhor em toda a época?), ou a perentória afirmação de que, se o outro levar a melhor, não terá mérito, «foi com muita sorte»; e por aí fora, que eles não se calam no infernal vale tudo!
Mas Octávio acaba de declarar: «não contem connosco para alimentar este clima em que se mete tudo em causa. Apostamos na tranquilidade, nas nomeações e nos quartos árbitros». Muitíssimo curioso!...

Bruno Paixão: não ser bom árbitro (chegou a internacional (!), mas, naturalmente, já não o é) começa na sua arrogante prepotência. Forte foco tem havido na habitual tendência para resmas de cartões amarelos; porém, no recente Benfica-V. Guimarães, não vi onde exagerou (pelo contrário, faltaram dois, um para cada lado). Muito grave, inconcebível, é, no espaço de duas semanas, ter expulsado Jorge Jesus (motivo: «isto é para os dois lados» ) e Sérgio Conceição («isto não é falta», o que Bruno Paixão conseguiu considerar «ato de comportamento irresponsável e difamatório»!!!).
Claro que Jorge Jesus foi punido apenas com leve multa; e o mesmo aconteceria com Sérgio Conceição... se este, no fim do jogo, de cabeça perdida, não tivesse passado ao insulto (óbvio: 25 dias de suspensão). Desorientada, não apenas por culpa própria, anda a arbitragem portuguesa, pressionadíssima, amiúde indecorosamente! Casos como estes de Bruno Paixão tornam-se outra conversa. Ninguém o(s) põe na ordem?"

Santos Neves, in A Bola

Faroeste

"O presidente russo da SAD da União de Leiria foi preso sob suspeita de usar a sociedade para lavagem de dinheiro.
Com todas as reservas inerentes à presunção de inocência, este é mais um triste episódio a juntar a outros e que envolvem sistematicamente ilícitos criminais ligados às SAD. Ele é administradores de SAD acusados de crimes, ele é accionistas ligados ao submundo das apostas ilegais, ele é SAD crónicas devedoras de outras, todo um cortejo de misérias que se vai descobrindo e que, em última análise, prejudicam - e de que maneira! - o futebol português.
Não é sustentável que, por um lado, se aposte no fair play financeiro e no uso de dispositivos tecnológicos para salvaguarda da verdade desportiva, como meio de dignificar as competições, e depois se tolere esta opacidade a nível de quem é o verdadeiro dono das SAD e de onde provem o dinheiro, bem como o aventureirismo e impreparação de muitos dos seus administradores.
É urgente por cobro a esta situação, sob pena de, amanhã, todo o negócio estar sob suspeita, com investidores a irem para outro lado e os espectadores e assinantes a debandarem.
No meu entender, há uma solução muito simples, qual é a de estabelecer um regime de supervisão para as SAD, à semelhança do que acontece em tantos outros sectores, e que se traduziria no seguinte: só poderia adquirir uma participação qualificada numa SAD, quando fizesse prova de quem era efectivamente o último beneficiário desse investimento e da transparência dos fundos; só poderia ser administrador da SAD quem passasse a prova de idoneidade para o cargo.
Na ausência destas ou de outras medidas regulatórias, o futebol fica à mercê de interesses obscuros, que se aproveitam da debilidade dos clubes, dos apertos financeiros, da ganância ou candura de dirigentes desportivos.
Contra mim falo até, porque o meu clube tem como accionista de referência, com quase 30%, alguém a quem a justiça anda a apreender preventivamente património, por suspeita de envolvimento em actividades financeiras ilegais.
Eu sei que é relevante discutir as preferências clubísticas do Bruno Paixão ou as distracções do Artur Soares Dias, mas, acreditem, isto é muito mais importante."

Benfiquismo (XCV)

Juntos, jogadores e adeptos...!!!

1915 em Madrid !!!
Adversário Real Madrid...

Aníbal Santos, Henrique Costa, Herculano Santos, Mário Monteiro, Cosme Damião, Carlos Homem de Figueiredo, Manuel Veloso, Rogério Peres, Leopoldo Mocho, Cândido de Oliveira...