Últimas indefectivações

domingo, 5 de novembro de 2017

Vermelhão: Conquistadores...!!!

Guimarães 1 - 3 Benfica


E parece mesmo que Rui Vitória se dá bem em Guimarães!!! Já o ano passado, as nossas melhores exibições tinham sido na cidade berço... Hoje, não foi uma exibição 'espantosa', mas foi uma das mais consistentes da época...!!!
Não me recordo da última vez que o Benfica jogou em 433 no Campeonato! Mas terá sido à bastante tempo...!!! Mantenho a convicção que o Plano A do Benfica tem que ser o 442, mas sempre defendi (ainda com o Judas...) que devíamos ter um Plano B, efectivo, que permitisse a equipa 'mudar' para 433 quando assim fosse necessário...!!!
Neste momento, com o momento de forma de vários jogadores, com a 'falta de pernas' de outros jogadores, jogar em 442 é muito 'arriscado', pois 'abre' um enorme buraco no centro do meio-campo, e deixa a nossa defesa em sérios problemas... e talvez, o 433 seja preferível em mais jogos do que seria espectável inicialmente... Mas por exemplo, nos próximos encontros com o outro Vitória (Setúbal) - vamos jogar 3 vezes com os Setubalenses: Taça de Portugal, Campeonato, Taça da Liga -, se o Couceiro de manter como treinador, não tenho dúvidas que o 442 será o ideal. Pois será necessário 'gente' na área...
Foi importante marcar cedo, pois o adversário vinha claramente para aguentar o 0-0, e tentar o contra-ataque... o golo mudou a dinâmica da partida, e obrigou o Guimarães a 'subir', principalmente no início da 2.ª parte... E foi contra um Guimarães de 'linhas subidas' que o Benfica marcou mais dois!!!

O Svilar vai ser criticado pelo Amarelo e pelo golo. No lance do Amarelo merece ser criticado, não tinha que sair da área naquela bola...; no lance do golo, não merece qualquer critica: só quem alguma vez 'tentou' ser guarda-redes percebe a dificuldade de defender uma bola, num remate próximo, que passa por entre as pernas do defesa... sendo que quando mais perto o defesa, estiver do rematador, mais difícil é 'ler' a trajectória da bola!!! Normalmente, neste tipo de remates, só os que vão à figura é que os guarda-redes defendem... Pois as pernas do defesa naquela situação, só servem para 'atrasar' a reacção ao remate... e basta ver a repetição, para perceber que o Svilar reagiu muito tarde, depois de a bola passar por ele! Só os 'grandes' guarda-redes, já com muito treino e muita experiência, conseguem reagir 'instintivamente' a este tipo de situações... Um guarda-redes, na maior parte das vezes, reage ao remate, antes da bola ser rematada, pela posição do corpo do rematador, a posição do pé, tudo isso serve para avaliar e 'adivinhar', quando se tem um obstáculo à frente, mesmo quando não existe desvio, o 'instinto' é atrasar a reacção... e neste caso, foi fatal!!!
Uma nota sobre o Soares Dias: no último derby em Alvalade, não viu 3 penalty's descarados em menos de cinco minutos a favor do Benfica; hoje 'descobriu' um contra o Benfica sem grandes problemas...!!! Isto depois de ter passado o jogo, a ignorar faltas a favor do Benfica perto da área do Guimarães...!!! Mais do mesmo, portanto...
Muito importante, esta vitória antes de mais uma paragem de 3 semanas do Campeonato!!! O próximo segmento do Campeonato (até ao Natal) vai incluir as decisões Europeias, e os jogos com os Corruptos e os Lagartos... numa altura onde as lesões parece que 'desapareceram' é importante voltar a conquistar a confiança... e reforçar o Modelo de jogo que vai ser usado muito provavelmente nos tais jogos decisivos!!!

Liderança reforçada...

Benfica 3 - 1 Sp. Espinho
25-23, 23-25, 29-27, 32-30

Gaspar(24), Honoré(15), Lopes(13), Filip(10), Gradinarov(7), Zelão(3), Dusan(2), Vinhedo(2), Violas, Mrdak; Casas

Jogo muito equilibrado, com muita emoção, todos os Set's muito disputados... com o Benfica no final, a ser mais forte! No 3.º e 4.º Set estivemos a perder por 22-24...!!!
O Gradinarov está a melhorar na recepção: como é o alvo de praticamente todos os Serviços adversários, tem tido um bom 'treino'!!! Vai ser importante a inclusão do Winters... até porque o búlgaro saiu hoje lesionado...
Temos um jogo a mais, mas estamos com 4 pontos de vantagem para o segundo... depois do início tremido, a equipa tem melhorado... e ainda vai melhorar mais!!!

ADENDA: Só hoje (segunda) conseguiu assistir ao jogo na integra. Sendo assim tenho que acrescentar a minha critica às reacções dos Espinhenses à arbitragem. Houve erros, para os dois lados, sendo que nos momentos decisivos até foram a maior parte para o lado dos visitantes. Mas independentemente disso, aquilo que é inadmissível é o comportamento dos jogadores e dos treinadores do Espinho durante toda a partida... Uma autêntica vergonha!!! Que passou mais uma vez impune...


Invencibilidade (interna)!

Benfica 97 - 75 CAB Madeira
24-20, 19-14, 30-19, 24-22

Vitória relativamente fácil, até porque no outro lado houve várias ausências por lesão (Gentry, Fábio Lima e Mário Fernandes).

Absurdo !!!

Benfica B 3 - 4 Penafiel


Sofrer 4 golos em jogadas idênticas pelo ar, é absurdo!!! 2 Cantos, 1 Livre Lateral, e uma bola bombeada para a meia-lua!!! 3 pontos oferecidos ao adversário com erros parvos...
Já em épocas anteriores, nestes momentos em que temos jogadores a 'descerem' e a 'subir' entre a B e a Youth League da UEFA, os resultados da B sofrem... mas temos que sair deste ciclo negativo, senão arriscamos a cair na zona de perigo!!!

Benfiquismo (DCXLVIII)

Bi...