Últimas indefectivações

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Orçamento aprovado


"Ontem, em Assembleia Geral, os sócios do Sport Lisboa e Benfica tiveram a oportunidade de se pronunciar acerca da proposta de orçamento do Clube para 2021/22, bem como o parecer do Conselho Fiscal, os quais mereceram a aprovação com 53,254% de votos favoráveis, num total de 1559 votantes.
O orçamento ordinário de exploração, o orçamento de investimentos e o plano de atividades elaborados pela Direção definem e mensuram as linhas mestras da gestão do Clube, sendo que, para 2021/22, se prevê um lucro antes de impostos de cerca de 5,6 milhões de euros, em linha com a tendência verificada em anos anteriores, consolidando assim um trajeto de recuperação e fortalecimento dos fundos patrimoniais.
Destaca-se ainda o aumento de quase 10% do investimento nas modalidades, bem como a previsão do aumento de receitas de merchandising, inscrições e mensalidades, royalties, publicidade e patrocínios e quotização, impulsionados pela evolução positiva da situação pandémica e subsequente alívio das medidas de confinamento.
Hoje o dia ficará marcado pela primeira intervenção pública da glória Simão Sabrosa na função que lhe é confiada, desde 1 de junho, de diretor das relações internacionais do Benfica.
Numa entrevista concedida à BTV, que será transmitida hoje às 18h30 e que terá publicação na edição desta semana do jornal O Benfica, Simão Sabrosa manifestou o seu "muito orgulho" por poder novamente contribuir para o sucesso do Clube, ciente de que se trata de um "desafio muito importante representar o Benfica ao mais alto nível".
Chamamos também a atenção para a entrevista de Valter Neves à BTV, em direto, a partir das 21h30. A notável carreira do hoquista bem como os novos desafios serão alguns dos temas abordados.
Nota ainda para a vitória da seleção portuguesa, por 3-0 à Hungria, na estreia no Euro 2020. Rafa esteve em destaque ao ter participação direta nos três golos. Fez duas assistências e sofreu uma grande penalidade."

Análise: Rui Pedro Braz...

Morato | A aposta de Jesus para 2021/22


"Morato pode ser um dos reforços do SL Benfica para o centro da defesa. A temporada a nível de clubes chegou ao fim e as equipas começam a preparar os plantéis para a próxima época. O Sport Lisboa e Benfica não é exceção, mas, no entanto, nem sempre é necessário recorrer ao mercado de transferências para se realizar melhoramentos no equipa, sendo o caso do jovem brasileiro uma prova disso.
Os encarnados utilizaram, na temporada que agora findou, um sistema de três centrais de forma recorrente e é possível que continue a investir neste esquema tático, que até agora era pouco utilizado. 
No esquema de Jorge Jesus, Otamendi, Vertonghen e Lucas Veríssimo eram os habituais titulares para a defensa encarnada, mas há um jovem à espreita por uma brecha na defensiva das águias para se afirmar.
Morato teve poucos minutos de utilização na pretérita temporada e prevê-se que seja um dos jovens a impor-se na época 2021/2022. Com a concorrência de peso dos centrais acima mencionados, o brasileiro pode ainda ter de lutar mais por um lugar no plantel caso o SL Benfica decida ir ao mercado em busca de mais alternativas para a posição mais recuada da defesa.
Morato é um jovem formado nos brasileiros do São Paulo FC e chegou a Lisboa em 2019 a troco de 7,6 milhões de euros, mas, até agora, não tem tido muitas oportunidades para se afirmar na equipa principal do Sport Lisboa e Benfica.
Atualmente com 19 anos, o esquerdino tem rodado entre a equipa de sub-23 e a equipa B encarnada. Na temporada que agora terminou, o jovem envergou o manto sagrado por quatro ocasiões: duas para a Primeira Liga e duas para a Taça de Portugal.
Apesar de não ser uma opção recorrente, pelo menos até agora, julgo que Morato será uma mais-valia para a equipa do SL Benfica e que terá mais oportunidades no futuro imediato. Se continuar a evoluir a este ritmo, prevejo um futuro promissor para o central carioca.
Jorge Jesus chegou mesmo a comentar a situação de Morato no plantel e afirmou que é um jovem com qualidade e grande margem de progressão. Declarou ainda que o período que o jogador passou a treinar com o plantel principal das águias ajudou bastante na sua evolução, pelo que se espera que Jesus veja no defesa um jogador de rotação para a próxima temporada.
A verdade é que um jogador desta idade necessita de minutos de jogo para progredir e jogar pela equipa B dos encarnados e ser uma possível opção para a defensiva da equipa principal parece ser uma boa opção para o jogador prosseguir a sua carreira ao invés de ser emprestado a outra equipa.
Morato tem qualidade, mas ainda não tem o que é preciso para se afirmar no onze do Sport Lisboa e Benfica. Contudo, a seu tempo, haverá de lá chegar."

Saudades!


"O fim do maior pesadelo da acabadinha de cumprir centenária história Gloriosa, estava ao virar de uma esquina de 90 minutos em terras invictas aos quadradinhos. Com a ansiedade a bater o céu, fui cedo para o Café Barrinhos e ocupei o lugar mais próximo da televisão. Nem a cerveja que já começara a escorrer por todo o lado acalmava o nervosismo. Batiam os pés no chão, tamborilavam os dedos na mesa, miravam o tecto os féretros oculares. A sala foi-se compondo de convivas à espera do título. No meu lugar fui medindo distâncias para as cadeiras e mesas vizinhas, prevenindo pontapés aqui e encontrões ali nos momentos de festejo.
A natureza expansiva das minhas reacções à evolução dos jogos do Benfica eram bem conhecidas e melhor recebidas por ali. A queda para o calão ordinarote também não me provocava engulhos nem reclamações adversas do taberneiro nem dos restantes fregueses. Foi neste plano de condições aceites por todos que a poucos segundos do início da partida, entrou pela porta o meu Tio Galito, homem habituado ao meu vocabulário Benfiquista por ter já partilhado vasto número de partidas comigo, acompanhado da esposa, a minha Tia Ana, senhora que me teria numa prateleira bem mais respeitável, por me conhecer apenas no plano familiar.
Varado por uma pinga de pânico pelo que pudesse sair da minha boca na seguinte hora e meia e encharcado por baldes cheios de desânimo por ser logo “aquele” o jogo que exigiria de mim um controlo emocional nunca dantes alcançado, ouvi o silvo que deu início ao fim de 11 anos de seca. Com bola a rolar havia pouquíssimos minutos, sem saber precisar quantos exactos, Simão pega na bola, passa por um boavisteiro, desenleia-se do segundo portuense e ao terceiro vestido com camisola esquisita é atirado ao chão em falta. Sentadinho, impávido e efervescente na minha cadeira, oiço lá de trás troar a voz da Senhora Minha Tia Ana “óóóhhh rasteirou o Simãozinho… filho da puta, filho da puta, filho da puta”, abrindo as portas para o chavasco verbal que daí até final coroou a festa de arromba desse dia.
Tenho saudades da estrica de ver um jogo do Sport Lisboa e Benfica, do palavrão sentido no falhanço, da cadeira a voar no gamanço, dos joelhos a deslizar no golaço. Tenho falta de gritar aos putos que passam em frente ao ecrã, de pedir desculpa ao senhor do banco da frente pela enésima joelhada na cabeça, de conduzir nas ânsias de não chegar atrasado ao jogo. Preciso de me preocupar em não fazer barba em dia de jogo, estacionar no mesmo sítio longe do café e “prender o burrinho” porque já alguém se sentou no meu lugar. Necessito de sentir a boa disposição incontida de ver o Benfica ganhar… caramba, nos dias que correm, até da agonia deprimente de ver o Glorioso perder sinto falta."

Cadomblé do Vata


"1. A selecção levou 150 quilos de bacalhau para a Hungria… se Jonas tivesse sido convocado pelo Engenheiro, transformava aquilo tudo em golos.
2. O empresário do Nuno Tavares disse à imprensa italiana que o lateral esquerdo não vai sair do SL Benfica… as más notícias continuam a atingir os benfiquistas como granizo nas cerejas da Cova da Beira.
3. Na conferência de imprensa de ontem, Cristiano Ronaldo retirou as garrafas de Coca Cola da mesa e substituiu-as por uma de água… só faltou o Twix no fim para ser o Alardo Challenge.
4. Depois da derrota da Polónia na jornada inaugural do Euro20, a imprensa polaca tem-se dedicado a arrasar Paulo Sousa com críticas… se precisarem de uma ajudinha, avisem que em 4 ou 5 horas meto-me em Varsóvia.
5. Will Dantas, empresário do Pedrinho disse numa entrevista que “Jorge Jesus trata mal todos os jogadores”… duvido que esta opinião seja partilhada pelo empresário do Gilberto."

Euro2020: Portugal 3 - 0 Hungria

Euro2020: França 1 - 0 Alemanha