Grande jogo, emotivo, intenso, nem sempre bem jogado, e com a equipa que mais remata à baliza com
perigo, a vencer!!!
Muito sinceramente, ao intervalo pensei que o jogo estivesse ganho. O Sporting como é costume até tem muito posse de bola, mas tem poucos jogadores no último terço do campo, e cria poucas oportunidades. O Artur voltou a não fazer muitas intervenções de qualidade (não foi obrigado, uma mais difícil, e do canto deu o golo...!!!), sendo que o Patrício - excepto no Pato -, esteve muito activo, com várias defesas decisivas... e além dos golos, também vencemos nas bolas aos ferros!!! Mas as bolas paradas voltaram a assustar!!!
Não sei quais foram as razões que levaram o
Benfica a aceitar a marcação do jogo para Sábado. Com o jogo de Terça em Atenas, com os Lagartos a verem a Europa na TV, corremos sérios riscos de ser eliminados, devido ao desgaste Europeu... Felizmente, as coisas correram bem.
A pressão estava toda em cima do
Benfica: a frustrante derrota em Atenas, a guilhotina na cabeça do
Jesus, que vem desde da pré-época... Ao contrário o Sporting nada tinha a perder neste jogo, bem pelo contrário. O discurso dos Lagartos, a partir de amanhã, vai ser o da equipa jovem,
'low-cost', que bateu o pé ao melhor plantel do
Benfica dos últimos anos... O Benfica não tinha (nem tem) espaço para estes álibis, portanto o peso da responsabilidade era nosso, e o
Cardozo resolveu o assunto rapidamente...
Tacuara não marcava de livre directo hà dois anos, em Basileia, e até foi parecido (por baixo da barreira), e quando o Sporting empatou, o Cardozo não gostou!!!
Na 2.ª parte o Benfica entrou em modo: controle, algo que está a fazer melhor, mas as bolas paradas, voltaram a trair a equipa. Temos que resolver este problema rapidamente, não podemos continuar a sofrer golos destas maneira... muito menos nos descontos. Apesar do golo do empate ter dado emoção ao jogo, foi totalmente injusto, o Benfica fez o suficiente para vencer nos 90 minutos...
No prolongamento, após várias grandes defesas do Patrício, depois dos postes, terem evitado o golo do Benfica, o já tradicional goleador dos momentos decisivos (principalmente aos Lagartos) apareceu:
Luisão!!! Que sentado, após ser empurrado pelo defesa do Sporting, marcou... com o Patrício a
chocar um Pato magistralmente!!!
Até ao final do jogo, foi novamente o Benfica a falhar várias chances de golo...
O Lagartos continuam a confundir posse de bola, com domínio, ou mesmo remates perigosos à baliza. E talvez por isso, somos obrigados a ouvir estas analises Lagartas que são de partir o coco a rir... o Adrien disse mesmo que o Benfica jogou no erro, e que além dos 4 golos, não fez mais nenhum ataque!!! Esta gente vive mesmo noutro planeta...!!!
Em relação às alianças da mulher do Lagarto-mor, só tenho que o avisar, que com o Jardim como treinador, nem sequer a aliança de casamento está segura nos dedos do dele, bem pelo contrário!!!
Que o Duarte Gomes é mau árbitro?!!! Isso não é novidade nenhuma... nós sabemos disso, à vários anos... Agora, quando começam a chorar parvoíces como: 'sempre para o mesmo lado', por favor não se esqueçam como é que empataram esta época no Alvalixo, e já agora quando o Luisão supostamente fazer penalty sobre o Montero, devido a um pontapé no tronco, é bom que o Colombiano não se queixe do tornozelo!!! O mais ridículo disto tudo é que estamos a falar da equipa que esta época está farta de marcar golos em fora-de-jogo!!!
O jogo foi intenso, houve muitos contactos, os amarelos saíram com facilidade para a equipa da casa... nos lances mais discutidos, acho que foram decididos em coerência com o critério usado no resto do jogo, o que tendo em conta o árbitro, já não é nada mau:
- O Luisão não tem qualquer intenção de atingir o Montero, é o Lagarto que mete o corpo à frente do pé do capitão, e depois faz o habitual espectáculo (tal como o Nico tentou fazer com o Maurício, para mim, era amarelo para os dois)...
- No lance com o Almeida, não acho deliberada a Mão na Bola, é à queima, e o braço está onde devia estar... Essa história dos braços junto ao corpo, é uma história da carochinha, já que ninguém anda (ou corre) com os braços junto ao corpo!!! Mas no critério que normalmente é usado em Portugal, devia ter sido marcado.
- Foras-de-jogo: ainda não revi todos os lances, mais tarde poderei fazer uma adenda neste ponto. No 3.º golo do Cardozo não existe fora-de-jogo, o Óscar está em linha. E mesmo assim tenho dúvidas, já que o passe do Amorim não é para o Cardozo, é para o Nico, e a bola só vai para o Óscar após o Rojo tocar na bola...!!! No 1.º golo do Sporting, parece-me que o Capel também está em linha, e portanto em posição legal, mas gostaria de ver a linha da SportTV e gostaria que este lance tivesse o mesmo destaque que o lance do Cardozo, mas isso é impossível...
- Agora aquilo que ninguém vai falar é de como o Maurício (e até o Willian...) chegou ao fim do jogo, depois de várias faltas duríssimas... e o tal penalty sobre o Luisão (do Rojo), que por graça divina deu em golo!!!
Mas como é óbvio, a arbitragem supostamente prejudicial ao Sporting vai ficar para a história deste jogo, até porque todos os Lagartos que poluem a (des)comunicação social desportiva, demonstraram toda a sua azia no final da partida... até aqueles que se dizem independentes deixaram cair a máscara: Freitas!!! Sou obrigado a destacar neste aspecto o aziado-mor: Coroado!!!
ADENDA(1):
Ainda me falta rever o lance que dá o 3.º golo ao Sporting - o fora-de-jogo posicional do Montero no momento da marcação do livre, não me parece irregular... -, parece que a falta não existiu, mas antes que me esqueça, deixo aqui as fotos, dos dois foras-de-jogo milimétricos no 1.º golo do Sporting, e ainda o gif do fora-de-jogo mal tirado ao Sílvio, que daria muito provavelmente o 4.º golo ao Cardozo, no início da 2.ª parte!!!
Já agora, o penalty sobre o Luisão devia ter sido marcado: assim perdoava-se o frango ao Patrício; o Cardozo provavelmente marcaria o 4.º golo; e o Rojo ia logo para a Rua !!!
Mais um Gif. Este é do minuto 54, um duplo penalty que não foi assinalado!!! Empurrão e rasteira ao Matic, e agarrão ao Cardozo... tudo normal!!!
ADENDA(2):
Deixo aqui a foto, do pé em riste do Montero sobre o Luisão, no lance onde os Lagartos pedem penalty... na foto, não dá para ver o mergulho que se seguiu, e a 'dor' intensa que o Colombiano sentiu na perna, depois do Luisão lhe ter acertado meio no braço, meio no tronco...!!! Pelo menos não partiu o nariz!!!