Últimas indefectivações

domingo, 10 de novembro de 2013

Vitória muito saborosa !!!

Sporting 7 - 8 Benfica

A equipa nas últimas jornadas não esteve bem, talvez por isso a confiança não era muita, admito. Mas um derby, é um derby... e hoje, apesar de alguns erros evitáveis - sofremos 2 golos em situações de 'bola parada'... já parecem os outros!!! -, no ataque, conseguimos baixar o nível do desperdício, que normalmente é bastante elevado na nossa equipa!!!
Na história dos derby's, temos levado com várias exibições do Benedito, tipo Roberto em Atenas, hoje, isso não aconteceu, com o Cristiano na baliza, a fazer uma exibição boa, mas 'terrestre' e com os nossos artilheiros com confiança, sem medos, até conseguimos alguns golos de antologia: Henmi e Joel...
A lesão do Brandi acabou por não atrapalhar, apesar de na parte final do jogo, quando era preciso congelar a bola, o espanhol fez falta.
O resultado é totalmente enganador, o Benfica não merecia vencer por 1 golo de diferença, hoje o resultado justo, era uma goleada... chegámos ao 3-6 a jogar em igualdade numérica. Quando a mais de 13 minutos do fim, o Sporting apostou no 5x4, tudo mudou. De início aproveitámos, e chegámos aos 3-8, mas depois sofremos 4 golos, quase consecutivos, não é fácil estar tanto tempo a defender nestas circunstâncias.
Quem me conhece, sabe que sou totalmente contra esta regra. Já o afirmei em situações inversas. Não é justo uma equipa liderar, ou dominar a jogar 4x4, e depois nos últimos minutos o marcador ser completamente desvirtuado, com um alteração de estratégia que as regras não deviam permitir.
Se a atacar em 5x4 o Benfica tem demonstrado muitas debilidades, a defender ultimamente mostrou alguma evolução, hoje parece que retrocedemos... é preciso continuar a treinar estas rotinas, porque - infelizmente para mim... -, fazem parte do jogo.
Também é curioso, que neste derby não tenha existido os tradicionais escândalos de arbitragem... que no passado, tantas vezes nos empurraram...  E talvez por isso, vencemos. Mesmo assim, foi preciso 12m30s para marcar a 1.ª falta aos Lagartos, e em ambas as partes, ficámos 'tapados' com faltas bem cedo!!!

Uma nota para a azia do arrogante treinador Lagarto, que nem hoje, com o baile que levou, conseguiu admitir a superioridade do Benfica. Se na Final da Taça de Honra da AFL se mostrou eufórico, e desrespeitoso para com os jogadores e o treinador do Benfica, após ter ganho um jogo, com a ajuda do árbitro, no último segundo, jogando em 5x4, hoje parecia que estava a ser torturado durante a conferência de imprensa, balbuciando algumas frases alucinadas...

PS: Esta manhã na Sobreda da Caparica, voltou-se a disputar o derby em Rugby. Recordo que as camisolas com as riscas horizontais que os Lagartos vestem, foram 'inventadas' por esta secção... que após uma cabazada histórica que levaram num derby, há mais de 50 anos, resolveram fechar a secção!!! E só agora, depois de já terem afogado as mágoas, resolveram reabrir...!!! Sendo assim, nada melhor, que no primeiro derby disputado, tenham novamente perdido, desta vez por números um pouco mais respeitosos: 34-10!!! Espero que não voltem a fechar a secção!!!


2 comentários:

  1. Boa noite, não me parece que o problema seja esta regra do 5x4
    Taticamente temos que ser mais criativos e arranjar antidotos para esta disposição tactica, nem me parece injusto ganhar desta forma.
    Temos que treinar métodos e formulas quer para defender contra este sistema, quer até para tirar partido no ataque aos adversários que utilizam esta disposição e obtêm muitas vezes resultados positivos contra nós.
    Temos que ser mais criativos e treinar opçoes de neutralização e oa mesmo tempo tirarmos vantagem contra essas equipas.
    Não querendo fazer analogias com outras modalidades, digo apenas que a nossa equipa de hoquei está a utilizar um sistema defensivo que me agrda bastante, com 3 defesas apenas, o que obriga os adversários a terem uma cautela extrema quando atacam a nossa baliza, qualquer falha atacante tem como resultado provável, sofrer um golo do Benfica.
    À medida do futsal, poderemos estudar e arranjar formulas e antidotos que façam os adversários pensar se vale mesmo a pena utilizar o 5x4, contra nós!

    ResponderEliminar
  2. Se eu fosse treinador de futsal e fosse jogar contra o Benfica punha a minha equipa em 5x4 desde o primeiro minuto.

    É aflitivo ver que quase sempre que uma equipa arrisca 5x4 acaba a sofrer mais golos e com o Benfica é o oposto, quando o adversário joga sem ninguém na baliza marca-nos mais que os que sofre.

    Contra o Benfica por 5x4 nem sequer pode ser considerado arriscar, para arriscar é preciso que exista um risco elevado de a coisa correr mal, o que não é o caso.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!