Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Vermelhão: Bacalhau a caminho de Istambul...!!!

Benfica 2 - 0 Nice


Eliminatória carimbada, em mais uma vitória por 2-0, numa partida marcada, mais uma vez, pelo calor extremo, um autêntico bafo do Diabo, que quando o jogo começou aliviou um pouco, ainda se sentiu alguma brisa, mas a temperatura manteve-se muito alta, impedindo as equipas aumentarem a velocidade do jogo...

O Nice foi um adversário digno, que nunca se rendeu, nem mudou de sistema, mesmo em desvantagem desde do início tentou sempre marcar. Perderam alguns jogadores, mas têm uma equipa muito física, e bem orientada, que conseguiu criar problemas à nossa 1.ª fase de construção!

Notou-se que o Benfica com bola no pé, iria tentar jogar de forma 'pausada', e 'apertar' a posse do adversário! Os golos Noruegueses acabaram por dar ainda mais segurança, e o jogo acabou por decorrer sem grandes oportunidades...

Últimos minutos antes do intervalo, complicados, com ambas as equipas muito cansadas... Entrada no 2.º tempo, com o Benfica a dormir.... as substituições, desta vez, acabaram por ajudar: Prestianni com excelentes minutos na Esquerda (quando passou para a Direita perdeu-se...)... Tino a dar segurança e o Barreiro a dar intensidade! Acabámos por criar algumas oportunidades na parte final, que com um bocadinho de cabeça podiam ter carregado o marcador...

Foi o primeiro jogo ao vivo deste ano, onde pude confirmar:
- a dinâmica Aursnes/Dedic vai ser difícil de desfazer! Mesmo que venha um Extremo Direito, devido às 'corridas' do Bósnio, dificilmente o Aursnes deixará de ser titular!
- Enzo, grande jogador... mas o Tino, em alguns jogos, poderá ser a opção necessária a sair do banco!
- Ríos, não é um organizador... muito bom na pressão, e na recuperação defensiva, mas não deverá ter a bola na 1.ª fase de construção...
- Schjelderup está melhor... mas se o Aktur sair, o Prestianni vai lutar pelo lugar!
- Dahl, está a melhorar defemsivamente...
- Ivanovic, hoje até esteve trapalhão, mas vai ser fundamental...


O Aursnes marcou e assistiu, mereceu o MVP, mas o Otamendi também fez um excelente jogo, tal como o António!

Este 442, que defensivamente, transforma-se num 532, com o Aursnes a defender ao lado do Dedic, tal como o Carreras e o Dahl fizeram o ano passado, vai ser usado muitas vezes, mas a opção Barreiro ao lado do ponta-de-lança terá que ser usada nos jogos onde o meio-campo tem que ser reforçado!


O Mercado ainda está aberto, e os rumores indicam que o Benfica ainda estará a negociar dois jogadores, ambos Alas, um deles para o lugar do Kerem!!! Pessoalmente, preferia um '10' marcador de golos, que trabalhasse defensivamente, para ser usado em vez do Barreiro! Sendo que o Prestianni, com a atitude de hoje, também poderia ser testado nesse lugar!!!


Como não poderia ser, o caminho do Benfica é sempre complicado, e agora temos o Fener no Play-off!!! O Fenerbache mais 'rico' de sempre, com grandes jogadores, principalmente no ataque! Como vimos na Eusébio Cup, é uma equipa muito dura, dá muito pau, e tem avançados muito perigosos... O grau de dificuldade vai aumentar, o Benfica terá que subir de nível e terá que jogar os 180 no máximo...


Mas antes, vamos ter a estreia no Campeonato! Nesta estranha pré-época, ainda não defrontámos uma equipa do Tugão! Será importante, os jogadores 'novos' perceberem rapidamente, que jogar na Reboleira, poderá ser tão complicado como jogar em Istambul!!! Os relvados, os árbitros, o anti-jogo, a xico-espertice do Tugão é única! Este Benfica, mais agressivo, com mais músculo que o Lage quer nesta época, vai ser testado no Tugão... 

SportTV: Mercados - Novos reforços para SL Benfica e Sporting CP?

Zero: Mercado - 30 milhões por Yeremay?

Terceiro Anel: Diário...

Zero: Tema do Dia - A entusiasmante vitória do FC Porto em cinco pontos

Observador: E o Campeão é... - Farioli é mestre a recuperar "espírito do dragão"

Observador: Três Toques - Dedé: O avançado que também defende penáltis

BI: Megafone #31 - Vídeos fofinhos, voto eletrónico e insultos ó Xor árbitro!

Chuveirinho #137

Objetivo apuramento


"O Benfica recebe o Nice no Estádio da Luz em jogo da 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões (20h00). Este é o tema em destaque na BNews.

1. Determinação
Na opinião de Bruno Lage, a "eliminatória está longe de estar decidida". O treinador do Benfica considera: "O apoio dos adeptos é fundamental. Temos ainda uma tarefa a concluir e, como tal, temos de entrar com uma enorme determinação."

2. Ganhar sempre
Dahl releva: "Temos de fazer o mesmo que fizemos no primeiro jogo. É esse o nosso objetivo para todos os jogos, terminar sempre do lado vencedor." Sobre jogar no Estádio da Luz, o jogador sueco afirma que "é incrível quando os adeptos puxam por nós".

3. Visita ao Estrela
Os bilhetes estão à venda no site oficial do SL Benfica. O encontro, ainda sujeito a alteração, está marcado para as 20h30 de sábado, 16 de agosto, no Estádio José Gomes.

4. Últimos resultados
A equipa B do Benfica empatou a um golo na visita ao Chaves e os Juvenis venceram, por 4-0, na receção ao Estoril.

5. De volta
Cristina Prieto, vice-campeã europeia de futebol por Espanha, está de regresso ao Benfica Campus e já treina com a equipa. "Queremos começar já, agarrar na bola e continuar a fazer história e conquistar todos os títulos possíveis", salienta.

6. Pré-época arranca
A equipa masculina de voleibol do Benfica está de volta aos treinos. Marcel Matz, Japa e Bernardo Silva falaram das ambições do Benfica para a temporada 2025/26. E contam com o reforço Francisco Pombeiro.

7. No Europeu
Portugal selou o apuramento para o próximo Campeonato da Europa de voleibol no feminino e contou com o contributo das atletas do Benfica Alice Clemente, Joana Garcez e Mariana Garcez.

8. Bons desempenhos
Etson Barros estabeleceu o recorde nacional dos 3000 metros obstáculos, marca que lhe garantiu a qualificação direta para os Mundiais de Tóquio. E André Pereira venceu a Corrida Principal das Festas de São João, na Terceira.

9. Recordar um ano de ouro – 1975
Quatro antigos atletas do Benfica de andebol, basquetebol e voleibol partilharam as suas experiências vencedoras de águia ao peito em 1974/75."

3x4x3


- Rubricas...

Segunda Bola...


Assim se conquistam multidões


"1. É difícil, praticamente impossível, não acreditar que o Benfica resolveu, em Nice, na noite de quarta-feira, a pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões que lhe calhou disputar com o Nice. Superioridade inquestionável em campo e um resultado a condizer, 0-2. O jogo da 2.ª mão está marcado para a próxima terça-feira, na Luz.

2. Franjo Ivanovic fez o seu primeiro jogo pelo Benfica e fez o seu primeiro golo pelo Benfica. É assim que se conquistam as multidões. Vamos, Benfica!

3. A imprensa voltou a interessar-se por este assunto, silenciado na altura própria, na sequência das declarações de Luís Filipe Vieira ao canal Now, na passada sexta-feira, acusando o atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol de um comportamento condenável no decorrer do processo eleitoral que levou à sua eleição. As palavras do ex-presidente do Benfica reabriram o tema e valeram-lhe um processo do Ministério Público.

4. Ficámos a saber, através do Record, por exemplo, que Nuno Lobo, o candidato derrotado por Pedro Proença, “apresentou uma queixa contra desconhecidos por, alegadamente, ter sido alvo de ‘espionagem’, quando era candidato à FPF”. E ficámos também a saber que “Fernando Seara, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, já foi ouvido no âmbito desse processo”. Será isto possível?

5. “Fui chamado para prestar declarações sobre essa denúncia num processo de inquérito que foi aberto e já fui ouvido pela Divisão de Investigação Criminal da PSP, em quem o Ministério Público delegou as competências para a investigação”, disse Fernando Seara no programa Grande Jogo da CMTV.

6. Seara disse mais: “A denúncia foi feita em razão de violação da vida privada, como fotografias sem autorização. Uma denúncia de perseguição e devassa da vida privada. E eu fui ouvido e prestei as declarações que entendi, com base no que conhecia.” Quanto a Nuno Lobo, “apresentou, na altura, queixa contra desconhecidos por espionagem e escutas ilegais”. Poderão as pretéritas eleições na FPF contaminar as próximas eleições no Benfica? Mas que mundo é este?

7. O Campeonato de 2025/26 arranca neste fim de semana sem o Benfica, que adiou para 23 de setembro o seu jogo com o Rio Ave na Luz, por força da importância de descansar entre os dois desafios com o Nice. Que este incómodo de ficarmos com um jogo em atraso durante um mês e meio seja compensado com o sucesso nesta pré- -eliminatória da Liga dos Campeões. É o que parece que vai acontecer. Ou que já aconteceu. E, para já, é tudo o que se pede."

Leonor Pinhão, in O Benfica

A continuação de um legado


"ANTÓNIO FARIA INSPIROU-SE EM TOMÁS PAQUETE PARA SE TORNAR UM ATLETA BRILHANTE

Há pessoas que nos marcam sem sequer o saberem e sem sequer nos conhecerem. Não são especiais por serem perfeitas ou por alcançarem algo grande. São especiais porque nos fazem acreditar que nós também conseguimos, que podemos sonhar alto. Ensinam que as quedas são parte do percurso. O facto de insistirmos em nos levantarmos é que nos torna diferentes. A essas pessoas chamamos de ídolos. Pode ser um atleta, um cantor, ou até alguém da nossa família, o que importa não é o palco onde brilham, mas a luz que acendem dentro de nós!
António Faria, ainda muito novo, ganhou admiração por um dos melhores atletas nacionais. O desejo de lhe seguir os passos fez com que optasse pelo atletismo, organizando corridas em que desafiava os amigos. Nessas corridas revelava quem era o seu ídolo: “Cá vai o Tomás Paquete ganhar isto, rapazes!”
Começou por participar nos Campeonatos da Mocidade Portuguesa, onde revelou talento para a modalidade. Em 1950, os dirigentes do Benfica convidaram-no a participar num treino à experiência. Ganhou os 100 m, com 11,4 segundos, e assinou pelo Clube. Na época de estreia, sagrouse campeão nacional em principiantes nas provas de 100 m e de 4×100 m. Dois anos depois, após ter conquistado os títulos individuais, tanto regional como nacional, nos 100 m e nos 200 m em juniores, foi promovida a sua estreia no escalão de seniores. O sonho de estar lado a lado com Tomás Paquete numa prova estava próximo.
Em 24 de julho, no Campeonato Regional, os dois atletas encontraram-se na final dos 200 m. Numa disputa acérrima, Faria beneficiou de um ligeiro desequilíbrio de Paquete para vencer. Não era ainda como tinha idealizado. Ambos integraram a equipa de 4×100 m, “proporcionando ao numeroso público uma antevisão de quanto pode ter de extraordinário o próximo campeonato de 100 metros”. Uma semana depois, voltaram a estar lado a lado, sendo a final dos 100 m um dos aliciantes da competição. Paquete, considerado o principal candidato, confirmou o estatuto, cruzando a meta em 10,7 segundos. Faria ficou em 2.º, terminando 2 milésimos de segundo depois. A imprensa justificou o desaire do jovem atleta por estar a cumprir o serviço militar.
António Faria não era de desistir. Em 7 de agosto, estava pronto para voltar a discutir o título nessas distâncias no Campeonato Nacional. Na final dos 200 m, “dominada por Tomás Paquete durante a maior parte do percurso, António Faria impôs-se no final”, e ganhou a prova. Ficava a faltar a distância que lhe tinha escapado na semana anterior. Apesar de ser mais arriscado por ser uma distância curta, apostou na mesma estratégia. Paquete dominou e, nos últimos metros, António Faria ultrapassou-o. O atleta estava radiante. Ganhar a um ídolo é a maior demonstração de admiração. A partir de Tomás Paquete, António Faria construiu um sonho que se materializou em algo real ao vencê-lo.
Saiba mais sobre as suas várias conquistas na área 3 – Orgulho Eclético, do Museu Benfica – Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Todos!


"Se há momentos em que o futebol se transcende a si próprio, a Genuine Cup 2025 – disputada em Houston – é um deles. Durante uma semana, dezenas de equipas de todo o mundo mostraram a esse mesmo mundo que o futebol não é apenas competição. Pode ser também um veículo de inclusão, amizade e superação.
A Fundação Benfica voltou a ser convidada, disse “presente” representando Portugal com uma equipa de atletas com deficiência intelectual, levando ao relvado o seu talento e os valores benfiquistas. O objetivo principal da organização, que partilhamos, foi dar palco e oportunidades a quem tantas vezes é esquecido, criar pontes entre diferentes culturas e realidades, e, sobretudo, provar que o futebol genuíno, aquele que se joga com o coração, é inclusivo e universal.
Que orgulho, para todos nós, fazer parte deste fantástico universo Benfica, que sabe e quer ir além de si próprio tocando todos em toda a parte com a mão mágica do futebol e mostrando ao mundo que o SLB é muito mais do que um clube: é uma família global e unida que acredita num desporto sem barreiras. Porque, se há vitória que acende a chama imensa, é a que se instala e muda a vida das pessoas. Essa é nossa desde 1904 e continuará pelo futuro dentro. Um futuro com todos dentro!"

Jorge Miranda, in O Benfica