Últimas indefectivações

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Invictos e isolados...


Sporting 22 - 28 Benfica

Vitória incontestável, com talvez a melhor exibição defensiva da temporada - colectiva -, e com mais uma enorme exibição do Álamo com 24 defesas, em 46 remates!!! No outro lado, o Hugo Figueira - indiscutivelmente o melhor guarda-redes Português dos últimos anos -, fez 8 defesas, em 36 remates!!!
Invictos e isolados na frente do Campeonato, sendo que nas 5 jornadas que faltam para terminar a 1ª volta, só 'assusta' a deslocação à Madeira... hoje, nem os 'brothers' Martins travaram o Benfica, apesar de uma quantidade absurda de 'violações' marcadas ao ataque do Benfica...!!!

Ética e esperança (I)

"A ética não é uma abstracção, nem um cardápio à escolha de cada um. A ética está na moda, mas não é uma moda. São valores e saberes universais e intemporais: decência, carácter, honradez, integridade, coerência, sensatez, prudência, autenticidade, perseverança, lealdade, exemplaridade, solidariedade, orgulho de pertença e muitos outros.
A ética fundamenta-se no dever de, que precede o direito a. «O Dever acima de tudo»: não o dever dos passivos do balanço, mas o dever moral da consciência.
Hoje, a linguagem favorece o indiferentismo ético. Os fins passaram a justificar qualquer meio. O mentiroso não mente. Diz inverdades. Certas fraudes já não o são. Foram promovidas a espertezas. A desonestidade é um mal menor. Há quem lhe chame flexibilidade. A palavra de honra foi trespassada com honras de primeira página. A ética do esforço e da exactidão vale menos do que a astúcia traiçoeira. A iconografia do sucesso, ainda que parente, substitui os valores, mesmo que imprescindíveis. Vivemos um tempo de ética da quantidade e de ética condicional, alimentadas por um qualquer mas, às vezes, talvez, salvo se, mais ou menos.
Na (falta de) ética desportiva, onde há adversários, vêem-se inimigos. Onde deveria haver competição dura mas leal, há batota e amoralidade. Onde se deveria saber ganhar e perder, há atitudes inconsequentes e perniciosas.
Por isso, aplaudo o bem estruturado Plano Nacional de Ética no Desporto. Na esperança de contribuir para uma prática desportiva como espaço de ética intensiva. Mas, com planos ou sem eles, a ética precisará sempre da autorização do exemplo. E da sua polinização."

Bagão Félix, in A Bola