Últimas indefectivações

domingo, 21 de agosto de 2011

Objectivamente (Olegarices!!!)

"Começou mais uma Liga Portuguesa de Futebol Profissional e com mais uma OLEGARICE a indicar o caminho que já está traçado para mais uma época de batalhas. Tudo muda em Portugal. Governo, administradores de empresas públicas, pagamentos de novas portagens e impostos. Os únicos que não mudam são os Olégários e os Xistras!... Não há maneira de dar volta a isto. Com apenas uma jornada disputada é só ver a quantidade de disparates a beneficiar e a prejudicar. Sempre os mesmos!

Dizem alguns optimistas que as coisas vão melhorando. Que isto já não é como no tempo dos Silvanos, dos Silvas e dos Calheiros. Entendo por mim que agora ainda é pior. É mais sofisticado, tem outros artistas e como se vê o beneficiado é sempre o mesmo! Aliás, agora até tem uma espécie de Agência de Comunicação (tão na moda) que pretende legitimar as más decisões dos árbitros. Estou a falar do jornal 'O Jogo' que se arroga o direito de na primeira página afirmar categoricamente que «Machado (Manuel) protestou, mas Tribunal de 'O Jogo' considera penalti evidente!». É de rir! Mas quem é o Tribunal de O Jogo para ratificar seja o que for? Alguém acredita na isenção de Coroado, Paraty ou Pedro Henriques?

Toda a gente sabe qual é a tendência deste jornal portista. Toda a gente que tem paciência para o ler sabe interpretar o que ali se escreve e em que sentido vão as opiniões dos seus colaboradores. Eram os analistas dos árbitros (ainda por cima destes...) que iam em sentido inverso! Tenham paciência!

É pois muito preocupante iniciarmos uma competição desta forma. Todos se lembram do que aconteceu a época passada e como se processaram os arranques do Fc Porto nos anos em que foi campeão. Amealhar muitos pontos nas jornadas iniciais quando os distraídos acham que ainda vão a tempo de encurtar distâncias e quando dão por ela... já estão a nove pontos! A história é sempre a mesma e alguém tem de pôr cobro nisto! Não sei como!"


João Diogo, in O Benfica

De cócoras

"Numa das escutas telefónicas que imortalizam a prestação do sr. Costa como dirigente desportivo, ouve-se o dito defender que Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, fica bem de cócoras.
De facto, os ‘vitores pereiras’ que andam há trinta anos pelo futebol português têm-se habituado a ter perante o sr. Costa essa atitude de fiel subserviência de quem abana o rabo na expectativa do osso. Só assim se percebe a nomeação de Olegário Benquerença para apitar o jogo do clube do sr. Costa frente ao Vitória de Guimarães. Já na época passada, este mesmo Olegário decidiu contribuir para a farsa de campeonato a que assistimos, ao ir àquele mesmo estádio prejudicar despudoradamente o nosso Benfica. Agora, foi lá prejudicar os da casa. Nos dois casos há uma constante: de cócoras, foi beneficiado o clube do sr. Costa. Para os mais saudosistas, dá para reviver os tempos de António Garrido, José Pratas, Martins dos Santos, Carlos Calheiros, José Guímaro, António Costa, Isidoro Rodrigues, Donato Ramos, Fortunato Azevedo e tantos outros ‘Coroados’ da vida.
No final, e afinal, está tudo como sempre esteve. E, de cócoras, a comunicação social subverte o primeiro dos seus propósitos, ou seja, silencia-se. Fá-lo de forma cobarde, conivente e hipócrita. No final da primeira jornada, todos – e bem – escreveram como o Benfica perdeu pontos por culpas e responsabilidades próprias; mas todos se esqueceram de referir que o clube do sr. Costa ganhou pontos à custa de ajudas alheias. E, assim, de cócoras e branqueando a voz do dono, ainda nos querem convencer de que as palavras de Falcao a pedir que o deixem sair é apenas uma brilhante estratégia urdida por quem nunca falha, nunca, nem quando o treinador lhe foge na véspera do começo da época…
Nesta imensa farsa, os únicos que nunca falham são os que, solícitos, ficam de cócoras perante o sr. Costa. Esses, realmente, há trinta anos que não lhe falham."


Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Considerações (1ª jornada)

"Depois de uma noite muito, muito mal dormida escrevo esta crónica antes de partir para férias. E a única coisa que me apraz registar é que o presidente do SLB resolve tudo o que esta na sua mão excepto os resultados desportivos, que não estão, como é óbvio. Não vale a pena crucificar Jesus, porque Koeman ganhou aos andrades os dois jogos e perdeu o campeonato. Quique Flores foi o maior desastre da história do Benfica. Fernando Santos foi o que se viu, etc, etc, etc. Claro está que no jogo de Barcelos depois de estar a ganhar 2-0 se cometeram erros que nos custaram dois pontos. Não vale a pena tentar esconder o sol com a uma peneira. Existiram factos que nos levaram a este resultado. Mas o que me vai deixando mais preocupado é que continuo a verificar que o Benfica é Pablo Aimar e mais dez. Daí Pablo deve ser resguardado com um terceiro elemento no meio campo para evitar lesões.

Antes deste jogo se realizar tinha alertado que o Gil Vicente era um dos jogos em que teríamos de ganhar, pois são um dos seis pontos ganhos que os 'andrades', têm garantidos. Também alertei que teríamos dois meses em que se poderia (pode) ganhar ou perder quase tudo. Jorge Jesus conhece o futebol português como ninguém. Se o Benfica quer ser campeão não pode estar a ganhar 2-0 e deixar-se empatar. Não basta termos um grande plantel. Não basta termos grandes jogadores. Temos que ter mais qualquer coisa. Que agora, tal como na época passada, falhou, só que agora temos soluções. Isto não são palavras à toa. São factos. Foi o que eu vi. E infelizmente não me costumo enganar. Nada contra Jorge Jesus. Apenas realismo. Como o disse, vou ausentar-me um mês e meio. Só peço a Deus que ilumine o seu filho. A bem do SLB.

Boas Férias para todos os benfiquistas."


José Alberto Pinheiro, in O Benfica

Vice-Campeões






Todos os jogadores estão de parabéns. Excederam em muito as expectativas, antes do Mundial ninguém julgaria possível a final, creio que nem os jogadores...!!! Um grupo muito unido, com um grande espírito de sacrifício, que ultrapassou todos os limites na entrega ao jogo... Ninguém podia exigir mais...

É irónico que nos últimos dois jogos, aqueles teoricamente mais difíceis, a equipa tenha jogado com maior atrevimento ofensivo, se calhar não era necessário o ultra-catenacio dos primeiros jogos, que usou e abusou do Nelson...

E se houve jogo onde Portugal repartiu o jogo, e se calhar não merecia perder, foi exactamente o da final, o único que afinal perdeu!!! Foi essencialmente uma derrota do desgaste, com vários jogadores completamente rotos nos últimos minutos do tempo regulamentar, e de rastos no prolongamento...!!! Mas se calhar, se o Caetano tem entrado quando o jogo estava 2-1, com os Brasileiros de cabeça perdida, a dar muitos espaços, o resultado podia ter passado para 3-1 !!!

Para mim, o Danilo foi o melhor jogador de Portugal, está mais agressivo, do que quando jogava na formação do Benfica, tacticamente perfeito... o Nelson jogou todos os minutos de Portugal, na maior parte do tempo completamente abandonado lá na frente, com a ausência de apoio foi obrigado a recuar para ser ele a construir jogo, foi usado e abusado, com uma melhor gestão do esforço do Nelson durante este Torneio, o resultado final deste jogo poderia ter sido diferente...

Foi muito ingrato a forma como o Campeonato terminou para o Mika, mereceu o troféu de melhor guarda-redes do Torneio...

Em sentido contrário, o jogador que mais me irritou foi o Sérgio Oliveira, uma nulidade, em todos os jogos (podem me acusar de clubite, estou-me marimbando), ainda por cima em Portugal ficou o Rúben Pinto que teria feito de certeza absoluta aquela posição muito melhor...

Num Mundial nivelado por baixo, onde um Brasil fraquinho foi Campeão do Mundo, a FIFA também merece uma 'homenagem', pois organizar Campeonatos em locais impróprios para a prática do Futebol, está-se a tornar uma especialidade: a humidade, o calor, a altitude!!! Os jogadores regra geral já eram fraquinhos, os treinadores medrosos na maioria, mas com estas condições é praticamente impossível jogar futebol ofensivo de qualidade... como consequência jogos fraquissimos...!!! Uma última nota: no Brasil faltou o Neymar e o Lucas, na Espanha o Thiago Alcântara, e na Inglaterra 40 jogadores convocados não foram libertados pelos seus Clubes!!! E se calhar fizeram bem...

Altos e baixos... e acabar em alta !!!



Benfica 3 - 1 Feirense



Não vi o jogo. Apanhei alguns minutos na Benfica TV, a seguir no Site da Bola, e na parte final ainda passei pelo suplicio da Antena 1 !!!

Mas a história do jogo não é segredo para ninguém, muitas oportunidades, a maior parte desperdiçadas, o Nolito a fazer o golo da ordem, mais desperdício, e praticamente no primeiro remate à nossa baliza, o Benfica sofre um golo!!! Na ânsia de chegar novamente à vantagem, abre-se espaço na defesa, mas o fúria do Maxi e a 'estranha' capacidade do Cardozo em marcar golos, 'acalmou' as nossas almas!!! Já no final, à bomba, Bruno César levantou a Catedral!!!

Pelo meio, os Anti's tiveram um brinde, que vai provavelmente durar uma semana (ou mais!!!). Já vi as imagens e não existe penalty do Javi, e pelo que parece (não vi as imagens) foram marcados dois foras-de-jogo muito mal marcados ao Cardozo, e ao Saviola. No caso do Conejo completamente isolado!!! Mas desta parte eles não se vão lembrar...

Resumindo, continua a faltar a consistência defensiva, e desta vez a 'culpa' não é do Roberto!!! A falta de eficácia no ataque também é um problema... Acho que alternância táctica é benéfico para o Benfica. Quando pedi um Plano B, era mesmo isso, um Plano B, e não um Plano B para ser usado sempre como Plano A !!! O esquema que jogámos na Holanda, e que provavelmente vamos jogar na Quarta, contra equipas como o Feirense na primeira parte, é demasiado defensivo... aquilo que na minha opinião tem condicionado as segundas partes menos conseguidas do Benfica, tem um nome: Aimar, claramente o melhor jogador da equipa, e o mais importante nos nossos movimentos ofensivos, mas não aguenta os 90 minutos... independentemente do esquema que a equipa utilize. Por isso o golão do Bruno César pode ter sido muito importante, porque é em Bruno César que o Jesus aposta para fazer de Aimar, e quanto mais depressa o Brasileiro se adaptar e ganhar confiança melhor... sim, acho que o Bruno César tem muito potencial, mas precisa de acalmar o jogo, precisa de confiança, nem todos os toques na bola têm que ser mágicos, e ele tenta 'deslumbrar' em todas as jogadas que participa, e às vezes exige-se simplicidade...