Últimas indefectivações

sábado, 16 de agosto de 2014

Zurique: medalhas...

Foi preciso esperar pelo penúltimo dia de competição para a delegação Portuguesa conquistar medalhas nestes Europeus, e foram logo duas, ambas na Maratona feminina: Jéssica Augusto, Bronze individual; e selecção Portuguesa - Jessica Augusto, Filomena Costa, Marisa Barros (ex-Benfica), e Doroteia Peixoto -, com a Prata.


Tivemos 6 Benfiquistas em competição no dia de hoje, destaco o excelente 8.º lugar da Susana Costa, na Final do Triplo Salto feminino. Acima das expectativas claramente... A prova foi muito interessante, já que a Susana fez nulo, no primeiro salto, fez 13,72m no 2.º salto, o que lhe dava somente a 9.º posição, e portanto de fora dos últimos 3 saltos... mas, à 3.ª tentativa, saltou 13,77m, exactamente a marca que precisava, e assim 'saltou' para 8.ª!!! No 4.º salto, ainda melhorou para 13,78m... mas ficou por aqui.
Se a Susana tivesse aproximado a sua melhor marca do ano, só teria subido para 6.ª tal a diferença para as outras competidoras... Este foi um excelente Campeonato para a Susana, e agora só espero que consiga manter este nível, para que nos próximos Campeonatos (incluindo os Jogos...) possamos ter 2 atletas Portuguesas no Top 8 Mundial...

Nas estafetas Portugal bateu um recorde nacional - antes somente o Ricardo dos Santos nos 400m o tinha feito -, os rapazes, nos 4x100m, começaram por ter 'azar' na Pista que lhe foi destinada: 1. Depois uma distribuição das Selecções pelas duas Meias-Finais um pouco 'torta' para facilitar a qualificação da Suíça (a equipa da casa) para a Final, tornou tudo mais complicado, mas mesmo assim deu para ser a última equipa a ser repescada. Com o recorde nacional, em 38,79s (melhor que a Holanda, que qualificou-se automaticamente na 1.ª Meia-final!!!), tivemos em pista o Diogo Antunes, o Arnaldo Abrantes, o Yazaldes Nascimento, e o único não-Benfiquista: Francis Obikwelu!!! Vamos assim amanhã 'defender' o nosso 6.º lugar dos últimos Europeus, não será fácil, mas é possível...
Nos 4x400m femininos já se sabia que a qualificação seria quase impossível, mas mesmo assim as meninas não desistiram... mas ficaram longe. Se tivessem aproximado o recorde nacional feito nos Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona, estávamos na Final e a lutar pelas medalhas, mas neste momento isso parece impossível... A nossa Dorothé Évora, fez o 3.º percurso, com a Filipa Martins, a Vera Barbosa, e a Cátia Azevedo a completarem a equipa, que fez 3:35.41 min.

O outro Benfiquista a competir em Zurique hoje, foi o Diogo Ferreira (12.º), e as coisas não lhe correram bem. Na Final do Salto à Vara, não conseguiu um salto válido, falou as 3 tentativas a 5,40m, marca perfeitamente ao seu alcance. Mas não podemos ser muito criticos, o Diogo no seu primeiro grande Campeonato conseguiu a qualificação para a Final... algo que outros antes dele, tiveram que penar para conseguir!!! Agora, é começar a pensar nos Mínimos para os Mundiais do próximo ano, e nessa altura fazer melhor na Final... algo perfeitamente possível.
O Edi Maia, finalmente, num grande Campeonato conseguiu estar perto do seu melhor nível, terminou em 8.ª com 5,60m, igualando a sua melhor marca deste ano (perdeu quase sempre para o Diogo Ferreira este ano!!!), depois de vários Campeonatos onde desiludiu, neste esteve bem... somando mais um Top 8 para a comitiva Portuguesa, e já são vários... ainda hoje a Sara Moreira, terminou em 6.ª nos 5000m...

Amanhã, no dia do fecho dos Europeus, vamos ter mais 6 Benfiquistas em acção: os 3 velocistas na Final dos 4x100m (Diogo Antunes, Arnaldo Abrantes, Yazaldes Nascimento), e os 3 Maratonistas José Moreira, Rui Pedro Silva e o Ricardo Ribas.

Tacuara...

O mais insólito clube em crise

"Escrevo de Valência, eu sou um benfiquista que acompanha os movimentos migratórios do meu clube. A vitória da Supertaça faz do Benfica o mais insólito clube em crise. Campeões nacionais, vencedores da Taça de Portugal, vencedores da Taça da Liga e da Supertaça nos últimos três meses. Detentores hoje, de apenas todos os títulos nacionais existentes, o que deixa para a nossa concorrência toda junta, nada, nenhum título, apenas os títulos dos jornais.
Mas ainda assim, eles (a concorrência) estão muito bem e nós muito mal. Quero sempre crises destas. Assim é que eu gosto de estar em crise. A vencer títulos. Quando estávamos muito bem e não ganhávamos nada era bem pior. Neste momento é que se pode dizer com verdade que vamos perder, pois temos tudo para perder. Pelo contrário os nossos rivais não podem perder um único título, não têm.
Mesmo sendo a Supertaça a menos prestigiante prova nacional, foi uma boa vitória e conseguida em Aveiro, diria excelente por muitas razões. Primeiro porque o Benfica jogou bem, muito acima da expectativa generalizada de adeptos e comentadores. Segundo porque ganhar um título é óptimo. Terceiro porque é invulgar ganhar o primeiro jogo oficial da época, já perdi na memória essa ocorrência. Quarto porque em penalties tem sido mais frequente perder do que vencer competições. Por fim porque relança a nova época em moldes muito mais desanuviados e deixa para trás um conjunto de treinos de pré-época de pouca saudade.
Certo que o dia 31 de Agosto continua um fantasma na cabeça dos adeptos, mas será justo dizer o mesmo de todos os clubes, pois há uma incerteza que permanece. Mais ainda depois da excelente exibição de Enzo Pérez. Domingo contra o Paços de Ferreira, sugiro tentar uma coisa verdadeiramente difícil e rara, ou seja, ganhar o primeiro jogo do campeonato."

Sílvio Cervan, in A Bola

Zurique: pela manhã...

Hoje só tivemos atletas nas provas da manhã, em Zurique. Já se esperava resultados modestos...
O Pedro Isidro madrugou nos 50 Km Marcha, terminou na 25.ª posição com 4:07.44 min. O Pedro ficou praticamente a 10 minutos da sua melhor marca obtida em Maio último, pode parecer muito, mas se o Pedro fizesse uma marca idêntica ao seu recorde pessoal, subia somente ao 20.º lugar!!! Nunca é demais recordar que o Pedro é um atleta paraolímpico, e que a participação nestes Campeonatos é já um triunfo...
Destaque ainda nesta prova para o recorde do Mundo do Yohan Diniz (mesmo parando, perto do final...!!!), um luso-descendente que terminou a prova com a bandeira Portuguesa na mão, em homenagem ao seu avô paterno. Será muito provavelmente o único recorde mundial dos Campeonatos, executado por um grande atleta que nos últimos anos, tem estado em todos os grandes Campeonatos, obtendo grandes resultados com regularidade...

O jovem Emanuel Rolim, natural do lugar da Estrada (!!!), estreou-se nos grandes Campeonatos na prova dos 1500m, e não conseguiu a qualificação para a Final. Ficou em 11.º na sua série, com 3:42.22 min. Já se esperava muitas dificuldades, o Emanuel para ter algumas ambições a este nível, tem que pelo menos melhorar 5 segundos... já que não tem ponta final, para fazer a diferença, a este nível. Parece-me que o Emanuel poderá 'subir' para os 5000m com algum sucesso, vamos ver... Hoje, estrategicamente cometeu um erro: colocou-se bem no meio do pelotão, mas na penúltima volta entusiasmou-se, tentou aproximar-se da frente, por fora, desgastou-se, e na última volta ficou no elástico... se tivesse mantido uma posição interior, mesmo na parte de trás do pelotão, se calhar teria chegado com mais gás aos últimos metros...
Nos 1500m também tivemos um luso-descendente a correr na selecção Francesa, mas desta vez o Florian Carvalho também não se conseguiu qualificar para a Final!!!

O que se aprende por aí

"Esta semana em que o Benfica conseguiu vencer a Supertaça aprendemos na imprensa coisas muito interessantes. Por exemplo, Jorge Jesus disse «Não formo jogadores por cor, idade ou religião». O jornal 'Público', na edição 'online', subtitulava que JJ dissera «Não formo jogadores».
É, enfim, um pormenor de somenos na vida de um jornalista, é uma espécie de impreparação bondosa ao nível da paráfrase. Deixando as questões da Língua e passando para a Matemática, aprendemos que a SAD do FCP comunicou que alienou 56,37% do passe de Mangala por 30,5 milhões de euros. O que faria com que o M. City tivesse pago pela totalidade do passe do dito futebolista qualquer coisa como 53 milhões de euros... mais 3 milhões do que a cláusula de rescisão. São uns 'mãos largas' os dirigentes do City. No entanto, em Inglaterra e no 'site' da FIFA escreve-se que o City pagou 32 milhões de libras, o que equivale a 40 milhões de euros. Acrescente-se que recentemente a SAD portista divulgara que o passe de Mangala estava dado como garantia a um empréstimo de 30M€ do BES, tendo de reembolsar o Banco, numa primeira tranche, em 23M€, em Julho. Obviamente que estas contas não levantam dúvidas a ninguém e muito menos aos jornalistas da amestrada imprensa desportiva que regurgitam palermices no 'twitter'. 
Deixando a matemática a falando de comédia, aprendemos ainda, ao ler a imprensa cor-de-rosa-desportiva, que Rojo continua feliz em todos os treinos (com uma felicidade idêntica à do Varela ou do Rolando...) e que, num mundo imaginário onde vive, o presidente do SCP considera que pode falar de contas alheias sem que o país futebolístico ria às gargalhadas. Pelo caminho, lá conquistámos mais um troféu e preparamo-nos para defender o título de Campeão num campeonato em que a credível comunicação social desportiva já nos condenou."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica