Últimas indefectivações

sábado, 13 de janeiro de 2024

Pontos nos i's...

Suprema hipocrisia...

Espiral hilariante de esquecimento...

Comunicado


"O Sport Lisboa e Benfica lamenta e repudia a posição pública assumida hoje pelo Sporting CP que, num aproveitamento gratuito e sem qualquer fundamento ou substância, procurou colar ao Benfica um manto de suspeição em nome da verdade desportiva.
Num processo que já teve tantas contradições públicas, há pelo menos uma certeza sublinhada pelo Ministério Público: o que quer que se tenha passado em nenhum momento teve a intervenção do Benfica.
O que espera o Sporting CP com isto? Expiar o passado? Retirar ganhos desportivos? Qualquer das opções se afigura lamentável.
Ninguém se vai esquecer de que o Sporting CP escapou entre os "pingos da chuva" ao processo Cashball.
Ninguém se vai esquecer de que um vice-presidente do Sporting CP depositou 2000 euros na conta de um árbitro antes de um jogo da sua equipa principal na Madeira.
Ninguém se vai esquecer que o Sporting CP, apesar de a toda a hora apregoar princípios e valores (como se fosse algo que se apregoasse), por manifesto incumprimento sucessivo do clube, impeliu os Bancos a concederem-lhe um perdão bancário que ultrapassou os 100 milhões de euros, com claros prejuízos para os contribuintes portugueses e, simultaneamente, com claros benefícios desportivos para o Sporting CP que, desta forma, numa flagrante concorrência desleal, desfrutou de uma evidente vantagem competitiva face aos outros clubes."

Um grande guarda-redes


"DE CONTESTADO A ADMIRADO ANATOLY TRUBIN É EXEMPLO... ... de como os juízos apressados dão frequentemente mau resultado.

1. Para nenhuma outra posição como a de guarda-redes é tão decisiva a experiência. Só os predestinados assumem com 20 ou pouco mais anos a titularidade de uma equipa com a grandeza e a responsabilidade do Benfica: Oblak fê-lo aos 20 anos; Ederson aos 22.

2. Trubin, que se estreou no Glorioso com 22 anos também, tem vindo a mostrar a categoria e a frieza próprias dos guarda-redes de equipa grande - aqueles que passam grande parte do tempo a assistir ao espetáculo e, depois, do nada, com uma ou duas enormes defesas, oferecem à equipa os pontos que se revelam decisivos no final da época.

3. Antes de Trubin assumir a titularidade tínhamos sofrido 5 golos em 4 jogos da Liga; com ele vamos em 12 jogos com os mesmos 5 golos sofridos. E já somos a melhor defesa da Liga.

4. Entretanto, as dificuldades por que Vlachodimos está a passar no Nottingham Forest talvez ajudem a compreender melhor a vontade do presidente e do treinador em trocá-lo por um guarda-redes com outro perfil.

5. Trubin, que começou por ser muito contestado, é hoje considerado o melhor reforço para a época 2023-24 (Di María é uma espécie de "empréstimo" do próprio). Agora, a preocupação é que o Benfica não siga com ele os exemplos de Oblak, que fez apenas 26 jogos até ser transferido, e Ederson, que completados 58 rumou ao Manchester City.

6. Trubin não é imbatível, vai porventura dar, como todos, um ou outro "frango". Mas, como disse José Boto, "pela idade e pela qualidade, o Benfica tem guarda-redes para muitos anos".

7. Importante conclusão a tirar quando estão a chegar reforços e Arthur Cabral começa, por fim, a mostrar serviço: quem está cá fora precisa dar mais tempo até avaliar as decisões de quem está lá dentro. A bem bem da estabilidade da equipa."

Password !!!

O gajo!

Subornos 'inversos'!!!

É isto, certo? Ganhem vergonha, palhaços.

Falido!

Fim de semana preenchido


"Esta edição da BNews é dedicada à atividade desportiva do Benfica nestes dias.

1. Triunfos importantes
O Benfica ganhou, por 4-2, ao Reus, passando a comandar, de forma isolada, o grupo B da WSE Champions League de hóquei em patins. Nuno Resende considera a "vitória justíssima com muita qualidade, com boa energia na equipa e em que todos tiveram prestações positivas".
Também a equipa feminina de voleibol esteve em ação, ganhando, por 0-3, na visita ao Leixões.

2. Agenda do futebol
O Benfica procura a 7.ª vitória consecutiva no domingo, às 18h00, no Estádio da Luz, frente ao Rio Ave, na última jornada da primeira volta do Campeonato Nacional.
As Inspiradoras têm jogo no estádio Nacional com o Racing Power (domingo, 13h00).
A equipa B encontra-se com o FC Porto B no estádio Luís Filipe Menezes (domingo, às 15h30). Os Sub-19 visitam o Farense, no sábado, às 11h00. Os Sub-17 têm deslocação a Leiria (domingo, às 15h00). E os Sub-15 atuam no reduto do Louletano (sábado, às 11h00).

3. Agenda das modalidades
Na Luz, jogam, no sábado, a equipa feminina de andebol com o Alpendorada (15h00) e a equipa masculina de basquetebol com o Portimonense (17h00). No domingo, embate europeu de hóquei em patins no feminino, frente ao Vila Sana (12h00) e, no futsal masculino, desafio com o Caxinas (16h00).
Fique a par dos restantes jogos no Site Oficial ou através do calendário digital.

4. Na fase decisiva
A equipa feminina de râguebi vai disputar, com o RC Bairrada/RC Tondela, o acesso à final do play-off do Campeonato Nacional. A 1.ª mão é no domingo, às 15h00, no estádio universitário de Lisboa. O treinador Martim Aguiar refere que o objetivo é a conquista do título.

5. Em destaque 
Veja a súmula dos conteúdos das plataformas de comunicação do Sport Lisboa e Benfica mais relevantes da semana.

6. Iniciativa meritória
A Liga de Futebol Adaptado regressou à Luz, reunindo cerca de 150 jovens participantes.

7. Casa Benfica Reguengos de Monsaraz
Esta embaixada do Benfiquismo celebrou o 24.º aniversário e a BTV esteve presente.

8. Quizz Night
Realiza-se hoje, às 21h30, no Museu Benfica – Cosme Damião, mais uma edição da Benfica Quizz Night, uma iniciativa que testa conhecimentos sobre a história do Sport Lisboa e Benfica."

Visão: Leandro Barreiro...

5 minutos: Diário...

Terceiro Anel: Diário...

Royale: Braga...

A Verdade do Tadeia #2024/107 - Tanto futebol para ver

Punir por convicção


"Cássio e Marcelo, ambos jogadores do Rio Ave à altura dos eventos, testemunharam no processo de César Boaventura. O primeiro indicou que a fraca figura o tentou aliciar com 60 mil euros para facilitar no jogo contra o SLB e o segundo caracterizou a sua abordagem como se tivesse tratado de «uma brincadeira», o que levou a uma contradição parcial direta do seu testemunho de 2017 (há dias atrás atestou que recusara receber qualquer recomendação para facilitar quando anos antes tinha assegurado que Boaventura lhe tinha sugerido fazer falta para penálti).
Boaventura defende-se de uma acusação de 3 crimes de corrupção ativa e 1 crime de corrupção ativa na forma tentada emv relação aos jogadores já mencionados, do seu ex-colega de equipa Lionn e de Salin, este que foi guarda-redes do Marítimo no intitulado jogo da mala (aquele em que Renato Sanches foi expulso aos 37’ e que, antes do início do jogo, um entertainer fez chacota a carregar mala de viagem repleta de notas).
Alegadamente, a superinteligência de Boaventura passava por corromper os 4 atletas para que estes beneficiassem o SLB nos jogos das suas equipas. E há quem ainda não aceite que o SLB tenha sido alheio à conduta de um empresário fracassado que envergonha o futebol e até vítimas de rapto quando se deixou trancar temporariamente no interior de uma viatura ao mesmo tempo que era filmado pelo raptor que viria a ser suspenso 3 anos e meio pelo Conselho de Disciplina da AF Porto por ter agredido um árbitro.
De facto, eram ambos visitas de Vieira na SAD e no Campus do Seixal. Mas lá porque o nível da socialité em torno de Vieira era reduzidíssimo, não significa que este montasse planos para incumbir amigos de corromper atletas. No mínimo, tem que se provar. O que não sucedeu, de todo, até agora. Ainda falta ouvir Lionn e Salin. Imaginemos, por exemplo, que algum destes até se encontrou diretamente com algum dos antigos administradores da SAD (Vieira, Domingos S. Oliveira, Rui Costa ou Miguel Moreira). Ainda assim, tem que se provar. Punição por convicção não deve ocorrer num Estado de Direito. O art. 71.º do código penal é explícito nas condições para determinação das penas."

Os exemplos de Artur Jorge e Henry: falemos da saúde mental dos jogadores


"Treinador do SC Braga abordou o tema e é preciso que mais vozes se juntem

Artur Jorge abriu o jogo esta semana para falar sobre um tema pouco comum - para não dizer inédito - numa conferência de imprensa: a saúde mental dos jogadores. Queixou-se o treinador do SC Braga que ainda há «pouca abertura» para se falar no quanto isso pode ter impacto no desempenho de um profissional de futebol. E apontou ainda o dedo às redes sociais, como «armas» que funcionam «atrás do computador».
Tem toda a razão o técnico bracarense quando admite que andamos a «esconder a cabeça na areia» e que não falamos o suficiente sobre isto. Está mais do que na hora de o futebol deixar de ser visto - e fomentado - como o lugar onde não há problemas de saúde mental (os jogadores são demasiado bem pagos para isso…), ou não há homofobia (porque nem sequer existem jogadores homossexuais…), ou racismo (porque os castigos são exemplares…), ou machismo (porque as mulheres até têm as mesmas oportunidades…).
Infelizmente, o que não faltam são histórias de como a saúde mental afetou e afeta jogadores de futebol. Ainda também por estes dias, Thierry Henry deu o seu importante testemunho, revelando que passou grande parte da carreira provalvemente em depressão, a chorar constantemente. Falamos de um dos jogadores mais marcantes da viragem do século, de um campeão da Europa e do Mundo, de alguém que, aparentemente, tinha tudo para estar bem na vida - e, sobretudo, no futebol.
Mas Henry, mesmo muito antes de as redes sociais servirem para qualquer um passar mensagens de ódio e violência (não são só isso, note-se, mas não o ignoremos), conta que desde muito cedo teve noção que só faria o seu pai feliz se se tornasse um futebolista de sucesso. Um tipo de pressão que Beckham também revelara recentemente no seu documentário e que continua a ser recorrente um pouco por todo o lado: o sonho do progenitor transforma-se numa obrigação para o filho, como se a dedicação (ou obsessão) extrema e o trabalho árduo desde muito pequenos fosse sinónimo da maior das felicidades para sempre.
Haverá muitos motivos para os jogadores terem problemas de saúde mental, mas o importante é que se faça alguma coisa sobre isso. Mais prevenção, menos tabus, mais atenção e apoio, menos preconceito e ignorância.
Henry poderá agora ser um exemplo para os mais jovens, que ele até treina. E o simples facto de se falar abertamente sobre o tema já ajudará certamente alguém a saber que não está sozinho, não é o único a passar por isso, não é anormal sentir isso. Daí o meu aplauso ao treinador do SC Braga por colocar o assunto em cima da mesa, como um pontapé de fora da área que abana as redes de tal forma que até nos levantamos da cadeira."

Rafael Nadal reapareceu


"Nadal esteve um ano afastado dos courts por lesão. Voltou, após 16 ausências por lesão, regressou pela décima sétima vez. Provavelmente será o seu último ciclo, em Junho fará 38 anos. Chegou aos quartos-de-final no Torneio de Brisbane, na Austrália, como ensaio para o Open da Austrália. Porém teve nova lesão, perdeu o encontro com J. Thompson e não vai à Austrália.
Fico triste, é alguém que gosto de ver jogar, assim como gostava de ver Federer. Djokovic é um caso à parte de longevidade com poucas lesões. Seria tão interessante ver, de novo, Nadal contra Djokovic e Alcaraz. Nadal no seu íntimo também quer que isso possa acontecer.
Terá que ficar para uma próxima. Talvez em terra batida, o seu habitat natural! A sua nova lesão não é assim tão preocupante, pois nada tem que ver com a sua anterior lesão, uma boa notícia para que volte a reaparecer. Quando se está ausente muito tempo, o corpo ressente-se de um esforço continuado.
Qualquer atleta tem um inimigo invencível: a passagem do tempo. Um atleta tem que o enfrentar, uns conseguem melhor outros pior. Todavia, no final sabem que vão perder.
Nadal está a procurar retardar ao máximo o seu ocaso e pendurar a raquete e as sapatilhas. Vamos ver se o consegue fazer, na medida do possível e encerrar em grande.
Admiro a sua tenacidade e vontade inquebrantável. O ténis precisa de Nadal, a saída de Federer deixou um vazio assinalável.
Nadal, nos dois primeiros encontros, teve um bom desempenho, nem parecia que tinha estado inactivo por lesão cerca de um ano.
Pelo que me parece desta vez o seu regresso avizinha-se um pouco mais complicado. Está mais velho, o seu corpo nem sempre responde e tem que jogar com jogadores mais novos, ávidos de vitórias.
As suas chances de ter sucesso nos encontros passam por mudar a sua estratégia de jogo. Ele vai ter que encurtar as trocas de bolas para não se desgastar tanto. Certamente este é o seu propósito. Não sabemos se será suficiente, é uma dúvida que será esclarecida nos próximos meses.
Nadal não se move por dinheiro ou títulos, já ganhou tudo que tinha para ganhar e vive muito acima de qualquer mortal. Todavia o prazer de jogar, a sua alegria no jogo faz parte da sua vida e dá-lhe um sentido.
Nadal está noutra fase da sua carreira, mas ainda tem muito que dar aos seus seguidores e a ele próprio.
Rafael Nadal tem todo o direito a decidir quando deve dizer adeus ou continuar para nosso gáudio."

Zero: Mercado - Álvaro Fernández, Chiquinho e Gonçalo Borges

Zero: Tema do Dia - FC Porto faz bem em bloquear as saídas de Nico e Gonçalo Borges?

ESPN: Futebol no Mundo #302 - Despedida de Beckenbauer e Real Madrid na decisão da Supercopa

Quezada: Gelada #20

6, excerto...

Mercados, excerto...

Aquecimento, excerto...

Hora, excerto...

Ataque, excerto...

Total, excerto...

Remontada natural...!!!

Benfica 4 - 2 Reus

Jogo esquisito, onde sem jogar bem, fomos muito melhores, mas sem concretizar a superioridade justa no marcador, a perder 0-1 ao intervalo... e até tivemos 'quase' a terminar a partida, com o credo na boca!

Para a semana, temos o jogo em atraso com o Sporting, que pode 'garantir' o 1.º lugar no grupo, no final da 1.ª volta!

Renascença: Jogo de Palavra - Nelo Vingada

BI: Modalidades #144 - Semanada...