Últimas indefectivações

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Lixívia 8

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica.........20 (-4 ) = 24
Corruptos......20 ( 0 ) = 20
Braga............17 (+1) = 16
Sporting.........7 ( +3 ) = 4

Na Luz tudo 'normal': o grande erro foi o penalty que ficou por marcar a favor do Benfica - falta sobre o Lima, que por acaso daria o 2º amarelo ao defesa do Guimarães ainda na 1ª parte!!! -, e no final da partida, após muita insistência dos jornaleiros, o treinador adversário lá se queixou do árbitro!!! E no dia seguinte lá apareceu um vice-presidente com a mesma 'cassete'!!!
Extraordinária também a cegueira que afectou os radialistas-lagartos da Antena 1, que mesmo no final do jogo, e após muitas repetições continuaram a afirmar, que não viam qualquer falta sobre o Salvio, quando na repetição de ângulo inverso, nas costas dos jogadores, é perfeitamente visível o contacto - não intencional, admito -, na perna esquerda do Salvio, que depois acaba por tropeçar nele próprio!!!
No Estádio achei a expulsão do André Gomes absurda, mas vendo as imagens, mudei de opinião: a expulsão é justa, não existe intenção, o André chega atrasado à bola, mas devia ter tido mais cuidado, e pelo menos devia ter dado a ideia que queria retirar o pé...
Não posso deixar de passar, as várias faltas e faltinhas, ridículas marcadas a meio-campo, principalmente sempre que o Matic ganhava uma bola de cabeça, um pontapé de canto, a nosso favor, transformado em pontapé de baliza, logo no início do jogo, e um fora-de-jogo mal tirado ao Cardozo...

Os Corruptos não precisaram do apitador, já que o adversário resolveu abdicar dos pontos, desde do primeiro minuto, com uma atitude ridícula... Além de alguns lances de fora-de-jogo muito difíceis de decidir, nada de importante se passou... O Briguel podia ter levado vermelho, mas como retirou o pé quando sentiu a perna do adversário, safou-se!!! Complicado neste lance julgar a intenção, se houve mesmo premeditação, seria sempre vermelho...

Em Braga, um dos poucos condenados do Apito Dourado - Rui Silva -, voltou a fazer das suas!!! A Micaela protesta penalty, sem razão, leva amarelo, e continua a berrar... logo de seguida, um avançado do Braga atira-se para a piscina, e com as bancadas ainda em ebulição da jogada anterior, o árbitro marca penalty, isto tudo com o resultado empatado...!!!

Em Setúbal, alguns foras-de-jogo mal marcados, o Rinaudo e o Ricardo Silva se calhar deviam te sido expulsos, mas sem influência no resultado...
A notícia Lagarta da semana - e foram muitas -, para mim, foi o arquivamento vergonhoso do processo Pereira Cristóvão/Cardinal !!! Todos ficam a saber que quando um dirigente deposita dinheiro na conta de um árbitro, o CD da FPF, arquiva!!! Vivemos numa verdadeira República das Bananas...

Anexos:
Benfica
1ª-Braga(c) E(2-2), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, (3-2), (-2 pontos)
2ª-Setúbal(f) V(0-5), Jorge Sousa, Nada a assinalar
3ª-Nacional(c) V(3-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
4ª-Académica(f) E(2-2), Xistra, Prejudicados, (0-3), (-2 pontos)
5ª-Paços de Ferreira(f) V(1-2), Marco Ferreira, Prejudicados, (1-5), Sem influência no resultado
6ª-Beira-Mar(c) V(2-1), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, (3-1), Sem influência no resultado
7ª-Gil Vicente(f) V(0-3), Vasco Santos, Nada a assinalar
8ª-Guimarães(c) V(3-0), João Ferreira, Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado

Sporting
1ª-Guimarães(f) E(0-0), Capela, Nada a assinalar
2ª-Rio Ave(c) D(0-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar
-Marítimo(f) E(1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Gil Vicente(c) V(2-1), Vasco Santos, Beneficiados, Prejudicados, (2-2), (+2 pontos)
5ª-Estoril(c) E(2-2), Nuno Almeida, Beneficiados, (2-3), (+1 ponto)
6ª-Corruptos(f) D(2-0), Jorge Sousa, Prejudicados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Académica(c) E(0-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
8ª-Setúbal(f) D(2-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar

Corruptos
1ª-Gil Vicente(f) E(0-0), Duarte Gomes, Beneficiado, Prejudicado, (1-1), Sem influência no resultado
2ª-Guimarães(c) V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicado, Sem influência no resultado
3ª-Olhanense(f) V(2-3), João Ferreira, Nada a assinalar
-Beira-Mar(c) V(4-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
5ª-Rio Ave(f) E(2-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
6ª-Sporting(c) V(2-0), Jorge Sousa, Beneficiados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Estoril(f) V(1-2), Capela, Nada a assinalar
8ª-Marítimo(c) V(5-0), Cosme, Nada a assinalar

Braga
1ª-Benfica(f) E(2-2), Soares Dias, Beneficiado, Prejudicado, (3-2), (+ 1 ponto)
2ª-Beira-Mar(c) V(3-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
3ª-Paços de Ferreira(f) D(2-0), Pedro Proença, Nada assinalar
4ª-Rio Ave(c), V(4-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
5ª-Guimarães(f), V(0-2), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
6ª-Olhanense(c), E(4-4), Jorge Tavares, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
7ª-Marítimo(f), V(0-2), Benquerença, Nada a assinalar
8ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar

LINK's
1ª jornada
2ª jornada
3ª jornada
4ª jornada
5ª jornada
6ª jornada
7ª jornada

O Baile dos Bombeiros

"D. Palhaço gostou do apagão. Sente-se bem às escuras. Esfregando as mãos sujas, soltou uma casquinada sinistra e disse para a sua habitual plateia de cretinos que apagões lhe davam gozo. O Lambe-Botas-e-Sapatos-de-Verniz deu um salto de felicidade incontida e gritou a plenos gargomilos: 'Genial D. Palhaço! Genial!' E D. Palhaço babou-se de uma baba bovina... Estes episódios repetem-se a esmo lá para os lados de Medancelhe e das Catrinas. Aceitemos como boa a decrepitude de D. Palhaço: os anos atropelaram-se sem piedade, já sem válvulas novas permitem maior circulação do sangue grosso e impuro. Quando ainda fala, na sua voz sumida e gasta de mentiras. E para ouvir os aplausos do grupelho imbecil que já não o suporta.
Podia muito bem ser um Dinossauro Excelentíssimo, como o de Cardoso Pires, mas nele de excelente nada há, bem pelo contrário. E, assim sendo, não passa de um mamífero que patina à toa nas vascas da agonia. O último filme de Milos Forman antes de deixar a Europa e partir para os Estados Unidos, chamou-se 'O Baile dos Bombeiros'. Nele havia uma cena na qual, tirando proveito de um apagão, certo personagem tratava de roubar os prémios do bingo, e que por acaso valiam pouco mais que um caracol. A cena da reposição dos objectos roubados é extraordinária mas não vem aqui à colação. O facto é que quem gosta de roubar também gosta da escuridão, e de apagões. Tal como no filme, na vida de D. Palhaço quem apaga as luzes é inocente e acaba por ser roubado. Geralmente por ele e pelo seu bando de sicários. Por mim, grave não é o momento em que se apagam as luzes. Grave, grave, é o momento em que se apaga a honestidade..."

Afonso de Melo, in O Benfica

O 'Euromilhões' oferecido à Olivedesportos

"O Governo acaba de retirar os jogos da Liga de futebol e das competições europeias de clubes da lista dos eventos de interesse público, o que afasta estes espectáculos desportivos das grelhas de programas dos operadores de acesso livre (RTP, SIC e TVI), limitando o direito à informação.
A chamada 'lista de acontecimentos de interesse generalizado do público', anualmente divulgada pelo Governo, ouvida a ERC, representa um limite à aquisição de direitos exclusivos, justificado em nome do direito dos cidadãos à informação.
Prevista na directiva europeia dos Serviços de Comunicação Social Audiovisual, visa assegurar que os operadores que emitem em sinal condicionado ou sem cobertura nacional «não transmitem com carácter de exclusividade acontecimentos que esse Estado-membro considere de grande importância para a sociedade, privando assim uma parte considerável do público (...) da possibilidade de acompanhar esses acontecimentos (...) na televisão de acesso livre».
Em Portugal, na prática, essa lista induz a tradicional detentora dos direitos de transmissão de grande parte dos eventos desportivos mais populares, a Olivedesportos/Sport Tv, a negociar com a RTP, a SIC e a TVI os direitos que possua sobre a sua transmissão, com o objecto de, através desses operadores, tornar esses espectáculos acessíveis a toda a população e não apenas às famílias que disponham de ligação às redes de cabo e similares e paguem os respectivos canais de acesso condicionado. Por outro lado, ao estabelecer que os detentores dos direitos de transmissão teriam de facultar o seu acesso a outros operadores 'em condições normais de mercado' e ao atribuir à ERC poderes para arbitrar com carácter vinculativo a ausência de acordo numa negociação sobre os valores relativos à venda dos direitos, o legislador quis garantir que a transmissão desses eventos em canais de acesso livre não ficaria impossibilitada por qualquer exigência de um pagamento exorbitante.
Neste contexto, a recente lista relativa a 2013, aprovada há poucos dias pelo Governo, é não só absolutamente surpreendente como, sobretudo, gravemente lesiva do direito dos cidadãos ao acesso esses acontecimentos.
Em primeiro lugar, foi retirado o jogo por jornada da Liga de futebol, que constava de todas as listas desde 1997, ano em que este mecanismo foi adoptado. Isso significa que fica reservado à Olivedesportos, que detém actualmente os direitos de transmissão desses espectáculos desportivos, o exclusivo desta competição, cabendo-lhe decidir, sem qualquer mediação ou arbitragem, se vende ou não esses direitos. bem como o restante montante, caso considere a hipótese de os vender. Na prática, Governo acaba de entregar a essa empresa a capacidade de decidir se os portugueses sem ligação às redes de cabo e similares e sem poder económico para a assinatura daquele canal desportivo podem ou não ter acesso a alguns dos jogos da principal competição desportiva nacional. É verdade que, nesta época desportiva de 2012-2013, os direitos de transmissão têm permanecido na Sport Tv, dado o aparente desinteresse dos operadores
RTP, SIC e TVI em os adquirirem pelo preço exigido. No entanto, a exclusão desta competição da lista anual tranquiliza a empresa detentora dos direitos: estes apenas poderão ser negociados pelo preço que ela impuser, inexistindo qualquer arbitragem da ERC que garanta um preço mais baixo e o acesso de todos os portugueses a essa transmissão, se qualquer daqueles operadores ainda ambicionasse transmitir o tradicional jogo por jornada...
Em segundo lugar, a lista relativa a 2013 não inclui a participação nas competições europeias de futebol ou até de um clube português numa final de uma competição europeia de futebol, ao invés do que sucede com outras modalidades desportivas, bem menos populares. Se for de hóquei, basquetebol... o evento é de interesse público. Se for uma final de futebol, já não é de interesse público! Deste modo, o detentor de direitos de transmissão de uma final europeia de hóquei em patins, andebol, ou basquetebol, por exemplo, em que participe uma equipa portuguesa, terá de negociar com a RTP, a SIC ou a TVI, se qualquer um destes operadores assim o quiser, sujeitando-se à arbitragem da ERC que vise garantir a transmissão dessa competição em sinal aberto. Mas se um clube português de futebol chegar à final da Liga dos campeões europeus ou da Liga Europa, o jogo poderá ser emitido por um canal de acesso condicionado como a Sport Tv, se for ele que tiver adquirido os respectivos direitos de transmissão, de nada valendo o direito dos portugueses à informação...
Estas insólitas alterações na lista dos acontecimentos de interesse generalizado do público foram justificadas com 'o actual contexto que o sector da comunicação social atravessa'. O argumento não colhe. As acrescidas dificuldades dos operadores de acesso livre (RTP, SIC e TVI) em adquirirem os direitos de transmissão não invalidam a obrigação do Estado de garantir os direitos dos cidadãos à informação. Ao contrário que alguns pensam a lei não obriga a RTP, a SIC ou a TVI a adquirir direitos de transmissão, mesmo de acontecimentos relevantes.  Mas não deve, como agora sucede, colocar obstáculos se e quando essa intenção existir.
A Olivedesportos tem todas as razões para estar grata ao Governo. Os portugueses, não..."


PS: Em Portugal costuma-se dizer: «Os almoços - ou jantares - nunca são de graça - muito menos no Gambrinus!!!». Nem as homenagens no Coliseu...

As equipas 'B'

"Normalmente, um grande guarda-redes vale por meia equipa. Quem não se lembra da influência de Mlynarczick no FC Porto, campeão europeu em 1987, ou de Schmeichel no Sporting, campeão nacional em 2000? Se, depois disso, essa mesma equipa puder juntar ao guarda-redes um grande ponta-de-lança goleador, tipo Drogba ou Falcao, então qualquer meta fica ao seu alcance. Não é preciso ir muito longe: com Cech e Drogba em grande forma, o Chelsea conquistou a Champions há apenas 5 meses, contra o Barcelona de Messi, o favorito de todos.
Liga dos Campeões que, a partir da próxima época, se vai alargar às formações B (sub-19), por um período experimental de dois anos, das 32 equipas apuradas para a fase de grupos. Por razões económicas, a composição dos grupos será a mesma e os jogos realizados nas mesmas datas. A única diferença verificar-se-à a partir dos oitavos, em que as eliminatórias serão dirimidas num só jogo e em que as meias-finais e a final darão lugar a uma final-four. Se vingará ou não, depois se verá.
Com Blatter na FIFA e Platini na UEFA, escusamos de ter veleidades sobre a entrada da tecnologia no futebol. A única concessão consistirá na introdução de equipamentos que evitem os chamados golos-fantasmas. Os dois boss entendem que a sacralidade do futebol não deve ser violada e, para defenderem a sua tomada de posição, usam de toda a ordem de argumentos, alguns bem caricatos: sociológicas, antropológicos, românticos, técnicos, financeiros... Mas, bem lá no fundo, as únicas razões que os movem são políticas. Ou seja, a tecnologia reduzir-lhes-ia poder e influência. E isso é coisa de que não abdicam."

Manuel Martins de Sá, in A Bola

Sistema

"«O Benfica pode liderar este processo até pela proximidade do término desse compromisso, que pelos vistos amarra toda a gente e ninguém se consegue libertar; tem aqui uma grande oportunidade de acabar com o SISTEMA, com tudo o que está errado para trás no Futebol português». A frase foi recentemente proferida por quem? Luís Filipe Vieira? Rui Rangel? Outro benfiquista envolvido na disputa eleitoral ou no rescaldo da retumbante vitória da Lista A? Nada disso. É da autoria de António Oliveira.
O antigo seleccionador nacional, um dos principais accionistas do FC Porto, destacada personalidade da bola indígena, não teve quaisquer pruridos em dizer o que disse. Oliveira disse e sabe bem o que disse. Tem muitos anos de Futebol, de Futebol visível e de Futebol invisível. Oliveira sabe tanto como os (poucos) que sabem tudo. Quando o Benfica alude ao SISTEMA, nos últimos 30 anos, os seus detractores acusam o Clube de procurar desculpas para algumas debilidades ou fracassos competitivos. E agora? O que dirão esses mesmos anti-benfiquistas da declaração de António Oliveira, sócio em tempos da Olivedesportos, ex-treinador do FC Porto, alguém que só pode conhecer o famigerado SISTEMA na perfeição?
Oliveira, ainda que verbalmente, deu uma valente machadada no SISTEMA e não se esqueceu de citar o Benfica como a estrutura susceptível de liderar o processo de transparência que urge implementar no Futebol lusíada. Oliveira fez bem em vir a terreiro. O Benfica ainda pode fazer melhor. De resto, já começou. A questão dos direitos televisivos é apenas o tiro de partida. A meta ainda está longe. Mas que ninguém subestime um Benfica unido, pujante e arrojado."

João Malheiro, in O Benfica

Objectivamente (cinismo)

"Quando a fanfarronice se junta com cinismo é o que dá! As frases de Pinto da Costa no Estoril depois do seu jogo mil (até rima) não são verdadeiras. Cheiram que tresandam e são apostas nos seus desejos maquiavélicos de sempre criticar, sempre desejar mal ao Benfica, seu ódio de estimação!
Alguém acredita que PC queira o Benfica em finais europeias, ou que estaria de bom agrado no estádio para ver o Benfica ganhar? As pessoas não precisam de ser tão mentirosas para falar da actualidade clubística da nossa terra e de aproveitaram todos os momentos para lançar veneno sobre os seus rivais. Disse PC (sempre gabando-se de uma amizade antiga com o ex-presidente do SLB, Fernando Martins) que até esteve no Estádio da Luz quando o Benfica recebeu e perdeu a final da Taça UEFA com o Anderlecht. Não disse que gostava que o Benfica tivesse ganho. Mas, também, mesmo que o dissesse era mentira!
Este cinismo irrita qualquer pessoa! Que necessidade tem esta figura de constantemente afrontar o Benfica? De que é que lhe serve andar a toda a hora a fomentar e instigar ódios antigos?
Faz parte da sua maneira de ser, dirão alguns dos seus defensores. Mas todas as pessoas de bem, que desejam paz no Futebol, que querem harmonia e SERIEDADE nesta modalidade, dispensam as repetidas observações cínicas, carregadas de ódio deste velho protagonista, chato e embirrante!
E neste seu velho e repetido discurso, aproveitou o facto de estar no Sul, na Capital do Terreiro do Paço do Poder Central, que tanto o preocupa mas não deixa de o exercer no seu pequeno país, sua habitual vítima quando se farta de estar sozinho contra o Benfica.

Disse: «A quebra do Sporting está ultrapassada, pois tem Liderança, Capacidade e grandes jogadores»! Oh, que sentimento de ternura! Isto é bom porque é sinal de que o Benfica está muito mais forte e ele precisa de pedir apoio ao nosso velho rival."


João Diogo, in O Benfica