Últimas indefectivações

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Os nomes na porta de saída encarnada


"Após um início de defeso marcado pelas contratações de jogadores para reforçar o plantel do SL Benfica, o cenário acalmou um pouco nos últimos dias, ainda que, segundo tem sido noticiado, a toada seja para retomar, com vista a satisfazer as pretensões do técnico Jorge Jesus, nomeadamente para cumprir os objectivos que são esperados pelos exigentes adeptos do clube: domínio a nível interno e regresso às grandes campanhas europeias.
Todavia, numa época em que se prevê um recorde no que concerne ao nível de compras, é vital, por outro lado, vender alguns atletas para equilibrar as contas e manter estável a saúde financeira que tanto tem sido falada e enaltecida pelos responsáveis do clube encarnado, assim como para emagrecer o plantel.
Entre nomes de jogadores que, muito provavelmente, os adeptos não sentirão saudades, surgem também outros que são vistos como activos importantes e que, na opinião de muitos, merecem ser aposta do treinador, sobretudo para alcançar o sucesso desportivo na temporada 2020/2021.
No meio de alguns empréstimos e vendas, estes são os nomes que, eventualmente, estarão na porta de saída do SL Benfica, sendo que, obviamente, nem todos sairão, mas parte deles é bastante possível.

1. Carlos Vinícius É claramente o nome mais sonante nesta lista. A sua permanência no plantel não é certa, a meu ver, por duas razões: a possível chegada de Edinson Cavani (o que levaria a ser suplente do uruguaio e, eventualmente, se desvalorizar); alguma necessidade, quase obrigação nos últimos anos, do SL Benfica realizar uma transferência avultada e, neste ponto, o negócio poder-se-ia fazer por um valor próximo dos 60 milhões de euros, com o mercado inglês a ser o provável comprador do ponta de lança brasileiro que, na sua primeira época de águia ao peito, conquistou o prémio de melhor marcador da Primeira Liga e apontou um total de 24 golos em todas as competições.

2. Haris Seferovic Depois de uma temporada muito abaixo daquela que tinha protagonizado em 2018/2019, tendo-se inclusive sagrado melhor marcador da Primeira Liga, o avançado suíço poderá ser um dos jogadores em quem os encarnados preveem receber um montante interessante (entre 10 a 15 milhões) e, desta forma, desfazerem-se de um ponta de lança que, na minha opinião, não é suficiente para um clube da dimensão do SL Benfica. Mercados como o inglês, turco e espanhol estão de olho no helvético.

3. Jota Tal como o seu colega David Tavares, também o extremo português deverá estar de malas feitas para rumar ao futebol inglês e representar o Nottingham Forest FC. Apesar das enormes expectativas depositadas no jovem, sobretudo após a saída de João Félix (falando-se até que poderia actuar como segundo avançado), a verdade é que os minutos foram curtos e nunca existiu uma verdadeira oportunidade para se afirmar e demonstrar tudo aquilo que o caracterizava nos escalões de formação: drible, velocidade, finalização, inteligência, excelente tomada de decisão e execução. Como tal, durante o período de empréstimo poderá mostrar que as águias ainda podem contar com ele e ser um importante elemento se retornar num futuro próximo.

4. Franco Cervi É porventura um dos jogadores que tem sido mais vezes associado à saída, algo que esteve para acontecer em 2019/2020 e que, neste mercado de transferências, pode, por fim, se concretizar. Com a chegada de Everton “Cebolinha” e a continuidade de Rafa, a vida de Franco Cervi complica-se no que diz respeito à posição de extremo. No entanto, no jogo treino SL Benfica x GD Estoril Praia, foi testado na posição de lateral esquerdo. Ainda assim, com a continuidade de Grimaldo e de Nuno Tavares para esse lugar, o espaço é novamente curto.
Concomitantemente, clubes como o SD Eibar, Besiktas JK e CA Boca Juniors têm demonstrado forte interesse em contratar o argentino de 26 anos pelo qual os encarnados exigem um valor a rondar os 15 milhões de euros.

5. David TavaresDevido ao elevado número de médios no plantel, às lesões graves no passado (que condicionaram o seu desenvolvimento) e também pelos episódios extra-futebol (apanhado a conduzir sem carta em tempo de Estado de Emergência), a saída de David Tavares parece praticamente certa. O Nottingham Forest FC é o destino mais provável para o jovem português, clube para o qual nos últimos anos têm saído vários jovens do SL Benfica.

6. GabrielComo sabemos, o futebol praticado por Jorge Jesus pressupõe alta intensidade e capacidade física, sendo a velocidade e resistência aspetos extremamente importantes. Neste sentido, Gabriel poderá sentir enormes dificuldades, ainda mais se olharmos com detalhe para a época anterior, onde o médio brasileiro apresentou índices físicos muito aquém do esperado, o que se verificou na péssima transição defensiva e na própria intensidade em campo. O Galatasaray SK é, até agora, o nome mais forte e que quer o brasileiro nos seus quadros. Contudo, a suposta proposta apresentada foi um empréstimo, ao qual os encarnados responderam de forma negativa, exigindo a venda por valores a rondar os 20 milhões de euros.

7. Florentino Luís Em virtude da escassa aposta durante 2019/2020 e, paradoxalmente, pelo enorme talento que demonstra, o jovem médio defensivo é também um dos nomes permanentemente falados para abandonar o clube neste mercado de transferências. O AC Milan tem aparecido como o principal pretendente, com um possível empréstimo de dois anos e uma cláusula de compra a rondar os 35-40 milhões de euros. Mais recentemente, o nome do Fulham FC é também colocado na rota do centrocampista sobre o qual Jorge Jesus certamente terá uma palavra a dizer, seja para a saída ou permanência.

8. Tomás Tavares Depois de uma temporada onde ficou bem patente que a aposta foi prematura e desajustada às necessidades da equipa, juntamente com a recente contratação de Gilberto para a lateral direita das águias, Tomás Tavares parece também ter o seu destino traçado, com um empréstimo, embora ainda não se saiba para onde. Até ao momento, o único clube ao qual surgiu associado foi o Boavista FC, porém o empréstimo de Nuno Santos impede que o negócio se concretize, já que apenas é possível emprestar um jogador a um clube da Primeira Liga.

9. Mile SvilarCom a permanência de Vlachodimos e a contratação de Helton Leite, Svilar tem muito pouca margem de manobra para lutar por um lugar na equipa da Luz, à semelhança do que aconteceu na época anterior, onde começou como terceiro guarda-redes (atrás de Vlachodimos e Zlobin) e disputou vários encontros na equipa B. No entanto, o ainda jovem guarda-redes belga, no qual o SL Benfica deposita confiança num futuro a médio prazo, beneficiaria de um empréstimo a um clube onde possa jogar, errar e, com isso, aprender, crescer e evoluir em aspectos do seu jogo. O Heerenveen da Holanda pode ser um possível destino para o guardião encarnado.

Por fim, mas não menos importante, alguns jogadores que não treinam com o plantel principal e estiveram emprestados na época passada, podem também ser transferidos e, consequentemente, contribuir para um encaixe considerável relativamente a vendas, visto que não contam para os planos do treinador Jorge Jesus, tais como: Lema, Pedro Pereira, Fejsa, Alfa Semedo, Krovinovic, Facundo Ferreyra, entre outros."

Carta à ministra da Saúde e à DGS. Eu, treinador e pai de atletas, peço: não matem o desporto em Portugal


"Declaração de interesses: Não sou médico. Não sou virologista, epidemiologista ou pneumologista. Sou um simples cidadão que pratica desporto desde os 4 anos (tenho 49). Sou treinador. E pai de filhos que praticam desporto. Desporto nos escalões de formação. Porque, na minha óptica (já era assim na cabeça do pai, que me incutiu a disciplina), o desporto faz parte, obrigatória, da sua formação. Do carácter e do lado cívico. Para além do habitual, faz bem à saúde.

Como disse, sou um mero treinador de uma modalidade que é considerada de alto risco: o râguebi. Tenho, por acaso, um filho que inicia o último ciclo de formação (primeiro ano de sub-18). Outro, que esperava inscrever para dar os primeiros passos na mesma modalidade (depois de dois anos de tentativas), ia intermediar o raguêbi com o judo que já pratica. Tenho uma filha na ginástica e outra ainda que, depois da natação e ginástica, procura encontrar algo que se adapte às suas características, e que, de certeza, teria uma modalidade a acolhê-la, mas que agora pergunta: “Pai, posso fazer...?”
Quatros filhos que fazem desporto, desde pequenos, mas não porque sim. Fazem-no por razões de saúde, sim, mas essencialmente por razões formativas de carácter, como disse. Por razões cívicas. Para serem melhores pessoas.
Saio, por razões óbvias, do meu casulo de formação — râguebi — que, face ao documento apresentado pela DGS, muito dificilmente, a nível sénior, terá capacidade para cumprir o agora pedido: testagem a todos os intervenientes 48 horas antes da competição. O mesmo se aplicará a outras modalidades.
Dirijo as minhas palavras e preocupações para o desporto de formação. A todos os desportos, do menor ao mais alto risco.
É um grito de alerta para os milhares de clubes cujas receitas e sobrevivência dependem dos jovens. Cujos desportistas, num processo de pirâmide, alimentam o desporto português. Que disputam as competições nacionais e internacionais. Que, muitos deles, representam o país a nível de selecções. O nosso país."