Últimas indefectivações

domingo, 18 de setembro de 2016

O ano do Trap !!!

Tradição e motivação

"O Benfica tem de dar tudo, mesmo tudo, até ao último minuto, para ultrapassar o bem organizado SC Braga de José Peseiro.

(...)
2. Ainda sou do tempo em que todos os jogos de cada jornada do campeonato se disputavam às três da tarde. E lá para as sete da tarde o Diário Popular e, salvo erro, mais tarde A Capital e o Norte Desportivo tinham edições especiais com a reportagem dos jogos realizados, equipas e golos. Agora somos do tempo em que temos todos os jogos do campeonato - agora Liga! - a horas distintas de forma a que a televisão com os direitos em exclusivo - ou as televisões - possam atrair mais assinantes e, logo, mais receitas. E no nosso caso criando canais, sem ser canais pagos, que provocam a atracção e tentam sugerir a motivação de novos assinantes. Ditos mais assinantes.
Nesta quarta jornada da liga espanhola cada um dos seus dez jogos realiza-se em horário diferente. E neste domingo não haverá nenhuma siesta para amante espanhol de futebol. O Valência joga às três, o Villarreal às cinco e o Real Madrid às oito menos um quarto! Não querendo ficar atrás, a nossa Liga copia a liga espanhola e na sua próxima jornada - a sexta - tem todos os seus nove jogos em diferentes horários. Em razão também da segunda jornada das Ligas dos Campeões, Porto e Sporting jogam na sexta-feira. Um às sete da noite - o Porto - e o outro às nove. No sábado há três jogos e um deles é a visita - milionária em razão do preço de alguns bilhetes - do Benfica a Chaves. Que é um regresso que vivamente se saúda. E a jornada só acaba na segunda-feira, vinte e seis, com o confronto, no Restelo, entre o Belenenses e o Arouca. E com Lito Vidigal a regressar a um estádio onde também foi feliz. Como está a ser neste Arouca que bem precisa de um alento de pontos!

3. Mas esta quinta jornada motiva um domingo quente e uma segunda-feira motivante. E com a nota que os primeiros quatro classificados da nossa Liga têm o mesmo número de golos marcados: oito. O Sporting apenas sofreu um, o Braga dois e o Benfica e Porto ambos três. Hoje o Futebol Clube do Porto visita Tondela e o Sporting vai invadir Vila do Conde. Ambos os clubes, saídos com motivações bem diferentes da primeira jornada da Liga dos Campeões, sabem que não podem perder pontos. A ambição deste Sporting assim determina e a necessidade deste Porto assim o exige. O Sporting quer manter o pleno dos pontos. O Benfica, face ao número de lesionados, tem de fazer tudo, mesmo tudo, até ao último minuto do jogo, para ultrapassar o bem organizado Sporting de Braga de José Peseiro. Com a consciência de que há lesionados a recuperar e de que o seu regresso é bem fundamental para os três ciclos que se aproximam. O primeiro que culmina a vinte e oito deste mês com a visita a Nápoles. O segundo, na segunda quinzena de Outubro, e que termina com os confrontos na primeira semana de Novembro com o Dínamo de Kiev e com o Futebol Clube do Porto. Aqui, no Dragão. E o terceiro, no arranque de Dezembro, e que impõe a visita à Luz do Nápoles e do Sporting. E, espero, no final destes ciclos que o conjunto da família benfiquista esteja bem sorridente.
(...)"

Fernando Seara, in A Bola

Benfiquismo (CCXXIII)

Sempre presentes...

Consistência

Freamunde 0 - 0 Benfica


A nota principal é a consistência das últimas jornadas. Jogando melhor ou pior, a equipa já não se 'perde' em campo, como acontecia...
Muita dessa consistência, deve-se ao facto da equipa ser cada vez mais da 'casa'!!! Do onze de hoje, praticamente todos os jogadores são da casa... praticamente todos, jogaram juntos nos Juniores, nos Juvenis e alguns nos Iniciados... e isso dá consistência!!!
Para mim, só falta mais algum esclarecimento nos últimos 30 metros...

Nota especial para a estreia do João Félix, com 16 anos... o mais novo de sempre na equipa B. Neste momento o Félix é o meu jogador 'coqueluche' da Formação, desde que o vi dar uns toques o ano passado, 'converti-me'!!! Tem um potencial enorme...