Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Vermelhão: Finalmente, líderes...

Benfica 3 - 0 Estoril


Parecia impossível o Benfica chegar ao 1.º lugar, depois do início de temporada ainda com o Schmidt! E até a recente declaração do Presidente, que desejava uma liderança no Natal, na 'privacidade' da Assembleia Geral, foi aproveitada para 'gozar' após o empate nas Aves... Mas, finalmente, o Benfica está no lugar devido! Agora, vamos fazer tudo para manter e alargar a vantagem mínima... e não será fácil, as duas jornadas que se seguem, contra o Sporting e depois contra o Braga, vão ser testes de dificuldade significativa...

O Lage voltou a alterar o 'esquema', tentou adaptar a equipa aos 3 centrais do Estoril, com dois Laterais muito rápidos, mas na minha opinião: não resultou! O Beste fez um jogo horrível, e o Tino fez muita falta no meio-campo... Contra um adversário, com avançados de maior qualidade a coisa poderia ter corrido mal! Demos muito espaço na zona central... com o Trubin a ser decisivo, com uma grande defesa logo nos momentos iniciais...

O Estoril tentou pressionar alto, algo que me surpreendeu... e o Benfica voltou a demonstrar dificuldades, a sair da pressão...

Estivemos bem, no aproveitamento dos erros do adversário... e foi assim que chegámos ao golo. Quando conseguimos transições rápidas, com apoios, aproveitámos as costas dos Laterais, e criámos quase sempre perigo, mas sem concretizar...

O Lage voltou a 'complicar' nas substituições: estranha a saída do Aursnes... e na manutenção do Beste até ao fim! E mesmo nas duas últimas trocas, as dúvidas com a lesão do Bah, demoraram demasiado tempo a ser resolvidas!

O Kokçu foi votado o MVP! Acredito que os Turcos tenham votado em massa, novamente! Mas, o Kokçu fez de facto um bom jogo, com o Aursnes a correr que nem um maluco na pressão, o Kokçu jogou praticamente a '6', tal como fazia no Feyenoord, e depois dum início complicado, acabou por acertar no posicionamento e recuperou várias bolas, na garra!


Carreras, Araújo, Aursnes e Bah estiverem bem, o António regressou à titularidade e apesar de ter estado bem na maioria das intervenções, ainda cometeu alguns erros no passe nas tentativas de sair 'limpo' dos cortes! Trubin decisivo com aquela defesa inicial... Akturkoglu, continua a parecer cansado, chegando quase sempre ligeiramente atrasado, algo que não acontecia no inicio da época...


O Pavlidis matou o borrego, mas continua a executar muitas desmarcações fora de tempo... o Amdouni, voltou a entrar muito bem, e a marcar dois golos! Mesmo assim, um reparo: não sei se foi ordem do treinador, ou opção do Zeki, naqueles momentos finais, quando Benfica perdeu a bola várias vezes em zona defensiva, o Suíço tentou sempre a 'oferecer' a linha de passe, interior, baixa, quando devia procurar o espaço nas costas da defesa subida do adversário!


Mais uma arbitragem vergonhosa do Lagarto do Nobre, 'salvo' pelo Esteves (quem diria?!) no penalty revertido contra o Benfica! Inacreditável a quantidade de faltas a favor do Benfica, perto da área dos nossos adversários, que são completamente ignoradas! Hoje, foram todas! Repito todas! Faltas a favor do Benfica, só no meio-campo do Benfica!!!

Agora temos o Natal e a partir de quinta-feira, preparar o Sporting, que está em polvorosa! A depressão já passou, neste momento já estão a pensar no próximo treinador! Aparentemente mais um treinador 'roubado' a meio da época, a um adversário, contra a vontade do Clube que ele atualmente representa! Nada de novo, por aqueles lados... A questão aqui, no lado do Benfica, até é delicada, porque o Rui Borges tem um estilo de jogo bastante diferente dos 5 defesas do atual Sporting, mas chegando a poucos dias do jogo, duvido que vá alterar muita coisa... O Lage tem que se concentrar em escolher o melhor 11, que deverá passar pelos regressos do Nico e do Tino, sendo que a lesão do Bah no final deste jogo, deixou-me preocupado...

Em frente...

Benfica 4 - 1 Torrense

Eliminatória da Taça de Portugal, ultrapassada com competência, num jogo onde o marcador final foi escasso, para o domínio do Benfica...

É a águia que vai tirar o leão de apuros?


"Os próximos dois jogos do Sporting na Liga – recebe o Benfica e vai a Guimarães – podem ser transcendentes. Mas ainda fica uma volta inteira por jogar…

QUEM vai chegar ao Natal na liderança da Liga? Hoje, antes das nove da noite, hora a que termina o Benfica-Estoril que encerra a 15.ª jornada, saber-se-á. Se os encarnados tropeçarem com os canarinhos (que já ‘tiraram’, na Luz, no tempo de Marco Silva, um título ao Benfica de Jesus), o Sporting, em igualdade pontual com o FC Porto, estará no topo da classificação na noite de consoada; se a equipa de Bruno Lage triunfar, serão os da Luz a apresentarem-se em Alvalade no próximo domingo, para o dérbi, na condição de líderes. Surpreendente, qualquer um destes cenários? Claro que sim. O Sporting ainda não conseguiu refazer-se da saída de Ruben Amorim e dos doze pontos de Liga que disputou sob o comando de João Pereira, ganhou quatro, enquanto que no mesmo período o FC Porto conseguiu dez e o Benfica (que entretanto acertou contas, com êxito, com o Nacional), fez sete, e tem um jogo a menos (com o Estoril). Sabendo-se que depois do dérbi os leões viajam a Guimarães, percebe-se de imediato a transcendência que passou a assumir o duelo com os eternos rivais (que permitirá saber quem será líder no Ano Novo).
Numa época que parecia ir ser um passeio, os leões entraram numa montanha-russa, que teve o ponto mais alto nos 2-4 de Braga, e que a partir daí tem sido sempre a descer. Mas é até possível dizer que o Benfica chega a Alvalade na altura certa para o Sporting, que tem, nessa noite, oportunidade de retomar rumo, porque o jogos entre os gigantes de Lisboa são entidades com vida própria e desígnios insondáveis.
A propósito da saída de Ruben Amorim de Alvalade para Old Trafford, disse Frederico Varandas, presidente dos leões, na Gala dos Stromps: «o que aconteceu ao Sporting, nunca aconteceu em Portugal... É a primeira vez que um treinador saiu, por sucesso, a meio de uma época.» Pois, não é bem assim. Cronologicamente, o primeiro a fazê-lo foi o Benfica, em 1996/97, quando, a 1 de fevereiro de 1997, foi buscar Manuel José ao Marítimo; seguiu-se o FC Porto, a 23 de janeiro de 2002, ao ir contratar José Mourinho à União de Leiria, onde seguia no quarto lugar, abrindo uma era gloriosa na história dos dragões; três anos depois, a 1 de fevereiro de 2005, os portistas repetiram a fórmula, com José Couceiro, que treinava com êxito o V. Setúbal; finalmente, a 4 de março de 2020, foi o próprio Frederico Varandas a pagar a cláusula de rescisão de Ruben Amorim ao SC Braga, num movimento em tudo semelhante ao que os ‘red devils’ fizeram agora com o Sporting. Aquando da saída do técnico para a Premier League, o líder leonino afirmou: «quando olho para o Ruben Amorim vejo o segundo treinador com mais jogos da história do Sporting. Vejo um treinador brilhante da história do Sporting. O Sporting é grande e nobre em valores. Sejamos grandes e nesta casa trataremos bem quem sempre nos fez bem. Ao Ruben Amorim, nós reconhecemos muita dedicação, trabalho, profissionalismo e batalhas ao longo destes cinco anos.» Que assim continue, sem cair na tentação fácil das narrativas revisionistas."

Objetivo: ganhar


"O Benfica recebe o Estoril, hoje às 18h45, no Estádio da Luz, focado na conquista de mais três pontos. Este é o tema em destaque na BNews.

1. Motivados para vencer
O treinador do Benfica, Bruno Lage, revela a mentalidade do grupo de trabalho para a partida deste final de tarde na Luz: "Continuamos no nosso objetivo, que é de vencer o jogo, porque são três pontos muito importantes. A equipa está motivada em fazer uma grande exibição, em oferecer esta prenda de Natal aos adeptos, com uma boa vitória, com uma boa exibição e com golos."

2. Prémios entregues
Tomás Araújo e Di María, que leva 11 golos na presente temporada, receberam os prémios do Sindicato dos Jogadores relativos a Melhor Jovem e Melhor Jogador da Liga Betclic 2024/25 em outubro/novembro.

3. Tricampeões
O Benfica é tricampeão nacional de natação. Na competição realizada em Albufeira, a equipa masculina revalidou o título nacional, e a feminina, apesar das várias ausências, terminou na 2.ª posição.

4. Contratos renovados
Diogo Spencer, Diogo Prioste e Hugo Félix prolongam a ligação ao Benfica até 2029.

5. Ambição
O treinador dos Sub-23, Vítor Vinha, perspetiva a próxima eliminatória da UEFA Youth League e a fase de apuramento do campeão da Liga Revelação.

6. Resultados – Formação
A equipa B ganhou ao Felgueiras por 2-0. Os Sub-19 venceram, por 1-4, na visita ao Académico de Viseu. Os Sub-17 triunfaram, por 1-2, na deslocação ao Real SC. Os Sub-15 empataram 1-1 em Alverca.

7. Outros resultados
No que respeita a equipas masculinas, o Benfica obteve triunfos em basquetebol (no Póvoa por 75-79), em voleibol (3-0 ao Nun'Álvares) e em andebol (10-44 no reduto da ADC Benavente).
Relativamente às equipas femininas, vitórias em futebol (por 1-3 no campo do Clube de Albergaria), basquetebol (47-65 na visita ao União Sportiva) e futsal (0-12 no CD Aves), e derrota na Supertaça de andebol realizada no Funchal frente ao Madeira SAD (18-20).

8. Jogos do dia
Além do Benfica-Estoril (18h45), também há partida de futsal na Luz, com o Benfica a receber o Torreense às 21h00.

9. Ações de solidariedade
Fique a par de mais algumas ações de solidariedade empreendidas pela Fundação Benfica em conjunto com as equipas masculinas de andebol e de futsal do Benfica.

10. Fomentar o espírito de grupo
Veja as ações realizadas neste âmbito para os residentes no Benfica Campus e para os jovens atletas do futebol de iniciação.

11. Casa Benfica Santo Tirso
Conheça esta embaixada do benfiquismo através da lente da BTV."

Terceiro Anel: Diário...

Zero: Tema do Dia - Dérbi com o Benfica é decisivo para João Pereira?

Observador: E o Campeão é... - Crise no Sporting. Varandas perdeu o "timing"

Zero: Ataque Rápido - S06E21 - Qual o buraco mais fundo de Manchester?

BolaTV: Entrevista - João Kopke

BolaTV: Política Desportiva #2

BolaTV: Rivalidades #14 - O dérbi efervescente entre Hamburgo e St. Pauli

BolaTV: Mãe África #3

BolaTV: Este Futebol não é para velhos #17 - Carvajal em 4.º e Messi em 6.º, qual deles faz menos sentido?

BolaTV: Entrevista - Pedro Duarte...

BolaTV: Lado B - Os prémios The Best

BolaTV: Entrevista - Rui Almeida...

Três Toques - A vida não anda fácil para o Special Ruben

Sporttv: O Futebol é Momento - S03E20 - Liderança à vista

DAZN - The Premier Pub...

Segunda Bola - S04E21 - “Onde andam Gyökeres e Trincão?"

Gisèle, Jenni e a força de um nome


"A plataforma Netflix está cheia de «documentários de crimes reais» e eu sou uma das culpadas. Consumo vários nas poucas horas vagas. E eles vão fazendo.
Já deve estar em marcha o do jovem que matou a tiro o CEO de uma seguradora em Nova Iorque e na fase final o dedicado à mulher que fez história em França ao tornar público o julgamento do marido e mais 50 homens por a violarem ao longo de vários anos, enquanto era drogada e ‘emprestada’ por ele. Ex-marido agora, mas com incrível nuance: Gisèle divorciou-se de Dominique e ficou com o nome de solteira, mas não só abdicou do anonimato, como avançou para o Mundo com o apelido dele: Pelicot.
Como disse, «a vergonha tem de passar para o outro lado». Os 51 foram condenados por violação ou abuso sexual, com o marido a levar os 20 anos de pena máxima.
Quem está na mesma plataforma com o documentário 'Diário das Campeãs', e também deu caras e nomes, são as jogadoras da seleção feminina de Espanha, que viram a conquista inédita do Mundial ensombrada por mentiras e manipulações depois de o presidente da federação, Luis Rubiales, ter beijado a avançado Jenni Hermoso no pódio, após comportamento condenável junto à rainha de Letizia na bancada, quando agarrou os genitais numa 'cultura de mano' com o selecionador.
Jorge Vilda e as suas competências como treinador, bem como o controlo excessivo sobre as jogadoras, tinham sido colocados em causa por várias jogadoras, a ponto de 15, entre elas Aitana Bonmatí, se recusarem a ir à seleção.
Acusadas de mimadas, umas voltaram, outras não, mas todas têm voz, e têm-na desde que decidiram falar publicamente das desigualdades, como não poder usar o ginásio que era «só» para a seleção masculina, mesmo que não estivesse, longas viagens de autocarro ou voos em maus horários.
O beijo foi a gota de água num problema maior, ainda não concluído: a atual selecionadora, Montse Tomé, é uma das mulheres a aplaudir Rubiales na famosa assembleia em que grita que não se demite, o que acabou por ter de engolir depois de intervenção da FIFA. Nenhum deles foi ouvido, a vergonha passou para o seu lado. A história é delas e os nomes ficam para sempre."