Últimas indefectivações

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Benfica nos Jogos Paralímpicos, Londres 2012



Com a cerimónia de abertura a decorrer neste momento, deixo aqui a referência que o SL Benfica vai ter 3 atletas nos Jogos Paralímpicos em Londres...
No Atletismo no Firmino Baptista e o Gabriel Potra - vão competir nos 100m, nos 200m e nos 4x100m -, e na Natação a Simone Fragoso - 50m livres e mariposa, 100m e 200m livres.
Com muito menos apoio, com muito menos visibilidade, sem profisionalismos, os atletas Paralímpicos Portugueses têm trazido para Portugal vários títulos - o Gabriel Potra tem um curriculum vasto com medalhas e recordes a nível Mundial...!!! Provavelmente estes vão ser os Jogos mais mediáticos de sempre, o ambiente deverá ser motivador - a cerimónia de abertura está a ser um exemplo disso... -, por tudo isto, não tenho nenhuma dúvida do total empenho de todos...
Boa sorte, para todos...

Que outra face da lua? (I)

"A semana passada foi a semana Armstrong. A da morte do primeiro homem a ir à lua, Neil Armstrong e a da decisão do ex-ciclista Lance Armstrong de desistir de provar a sua versão da outra face da lua no caso de alegado doping, depois de durante anos e anos ter estado nos píncaros da lua.
Sempre nutri admiração pelo heptacampeão americano. Sobretudo por causa da notável capacidade de luta e de coragem com que ultrapassou uma grave doença.
Não sei - se é que alguma vez saberemos - a verdade sobre as sofisticadas formas de dopagem de que foi acusado. Mas custa-me entender que tendo sido sujeito, sem mácula, a inúmeros controlos durante tantos anos nas mais importantes provas, tenham agora sido validados não dados insofismáveis mas testemunhos de ex-colegas a troco de bónus de arrependimento e não só. É até curioso saber-se que foi o colega Floyd Landis, o primeiro a acusá-lo, 4 anos depois(!) de lhe ter sido retirada a vitória por controlo positivo no primeiro Tour depois dos 7 ganhos por Lance...
Tudo isto marcará fortemente o ciclismo. Como no sofisticado mercado financeiro em que o polícia sabe menos que o vigário, também na dopagem a técnica de falsear a verdade quase sempre está à frente da técnica de a detectar.
Como conciliar a absoluta necessidade de erradicar a batota com a melhor ponderação das circunstâncias que evitem um fundamentalismo sanitarista em que um ciclista pode cair? Ou, pegando numa ideia de José M. Delgado no editorial de há dias, como distinguir a verdade de mentira da mentira da verdade? De outro modo, caminhar-se-à para um colapso no ciclismo. E não só..."

Bagão Félix, in A Bola