Últimas indefectivações

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Vitória... com um susto, no meio do temporal !!!

Pinheirense 2 - 5 Benfica

Mais um mau início (com um golo sofrido, numa perda de bola do Henmi...), e só nos últimos minutos do 1.º tempo, com a quebra física do adversário conseguimos impor o nosso jogo. Foi importante empatar antes do intervalo... num grande golo do Patias.
A 2.ª parte foi diferente, falhámos menos na concretização... e abrimos uma boa margem até ao 1-4...

Voltámos a ter somente 8 jogadores de campo disponíveis: Paulinho, Ré, Bruno Pinto, Vítor Hugo, Pablito continuam de fora... talvez por isso, notou-se alguma gestão de esforço, os jogadores do Benfica estão habituados a uma rotação maior... Mas tivemos algumas desconcentrações perigosas, e curiosamente foi o Gonçalo, o mais experiente, com mais bloqueios!!!

A BTV transmitiu o jogo em directo, com os nossos próprios meios. Infelizmente, devido ao mau tempo (temporal em vários pontos do País...), tivemos algumas interrupções durante o jogo (sempre que a transmissão parava, o Benfica marcava...!!!), mas espero que no futuro o Benfica aposte em mais transmissões fora das nossas modalidades...
Com muitos Benfiquistas nas bancadas em Gondomar, tenho que homenagear um deles, que durante o jogo mandou umas 'bocas' engraçadas: 'Mete o Talisca', 'Está fora-de-jogo'...!!!

Introdução... épica !!!

Duas semanas sem campeonato

"Duas semanas sem campeonato! Apenas selecção e Taça, o que, para utilizar uma linguagem em voga quanto dos impostos, é uma forma de 'moderação' futebolístico-clubista.
E vai saber bem. A mim, como benfiquista com o gosto de prolongar, sem esforço, a liderança do SLB, nesta entrada outonal. O que vem mesmo a calhar, dada a legião de jogadores magoados e a necessidade de a equipa se apresentar em melhores condições face aos últimos tempos menos convincentes (Moreirense em estilo sofrido, Estoril em regime de dieta depois dos 2-0), Arouca em sonolência prolongada interrompida por um excelente Talisca e B. Leverkusen num dos piores jogos europeus de que tenho memória). Será tempo, também, para o ainda guarda-redes Júlio César receber mais uns intensivos tratamentos, não direi para jogar, mas para, pelo menos, conduzir sem dores o automóvel.
É também uma oportunidade para Lopetegui deixar de sonhar com árbitros, a não ser o afável e compreensivo Pedro Proença, sobre o qual, aliás, o treinador não teve queixas...
Serão, igualmente, duas semanas de aquecimento verbal para o FCP e SCP, após ingrato sorteio na Taça de Portugal.
E tempo para os três clubes pensarem na 'estratégia técnico-táctica' e no 'enquadramento físico-emocional' da 3.ª jornada da Champions que virá logo a seguir. O Benfica em Monte-Carlo lutará por ainda chegar à... Liga Europa. O Sporting vai a Gelsenkirchen tentar repetir o feito do poderoso Maribor. O Porto, depois de uns bielorrussos suaves e de uns ucranianos quase expatriados, enfrenta, nada mais, nada menos, que o último classificado da Liga espanhola. Oh! Ingratos sorteios, de novo!"

Bagão Félix, in A Bola

Talisca, o facilitador

"Desde que chegou ao Benfica, Talisca já foi testado em várias posições: começou por jogar no lugar de Enzo, depois houve tentativas de fazer dele um 6 e, mais tarde, viria a jogar entre 9,5 e o 'meia', acompanhando Lima no ataque.
A indefinição quanto à posição do baiano faz sentido. Qualquer que seja o lugar onde joga, Talisca aparenta ser um corpo estranho à organização táctica da equipa. Não tem cultura defensiva e, apesar da altura, revela fragilidades nas bolas aéreas; falta-lhe intensidade de jogo de Enzo e não sabe pautar o jogo como um 8; e aparenta lacunas técnicas para jogar de costas para a baliza. Tudo isso é verdade, mas Talisca é um verdadeiro facilitador.
Num jeito meio desengonçado, toma sempre a opção mais inesperada para, com eficácia, desbloquear os impasses dos jogos.
Se o futebol precisa de jogadores capazes de interpretar rigorosamente uma determinada táctica, necessita também de quem seja capaz de desformatar o jogo. Talisca é um desses jogadores: não interpreta na perfeição as características de nenhuma posição, mas, onde quer que jogue, revela um rasgo individual que lhe permite surpreender sempre. Quer em arrancadas serpenteantes, onde parece que vai perder a bola a qualquer momento mas acaba por marcar, quer em passes de ruptura, com a bola a sair vertical, como se pontapeada por um taco de bilhar, como sucedeu na jogada do golo de Salvio contra o Arouca. As suas características fazem, por vezes, recordar um colosso do futebol brasileiro, também ele um jogador incaracterístico: Rivaldo.
Claro que Talisca precisa de limar muito o seu futebol e espera-o, ainda, uma longa aprendizagem, mas, convenhamos, com o brasileiro o risco não é tanto não aprender, mas aprender de mais, tornando-se de um jogador burocrático."