Últimas indefectivações

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Svilar

Pode não ser titular amanhã, mas acredito, que quando esta época terminar, será muito provavelmente titular da equipa principal do Benfica!
Mile Svilar, é um jovem Belga, com enorme potencial... filho de um ex-internacional Jugoslavo (também guarda-redes), e com muitas semelhanças, inegavelmente, ao 'nosso' Preud'Homme!!!

Vi-o pela primeira vez na Youth League e fiquei surpreendido, chamou-me logo a atenção... antevi imediatamente um grande futuro, muito antes de saber que o Benfica estaria interessado...!!!

Tem aquela aparente 'loucura' que muitos grandes guarda-redes tiveram... muito rápido, bons reflexos, e grande presença...

Não é o 'tipo' de guarda-redes que os Benfiquistas 'pediam': titular indiscutível, experiente, para substituir Ederson... Mas, esta é a actual realidade do Benfica!

A 'novela' da saída do Anderlecht, não me 'agradou' mas no final o Benfica acabou mesmo por 'pagar'... e para um jovem guarda-redes, que nunca fez um jogo pela equipa principal o Anderlecht não se pode queixar, mas não gosto deste tipo de conflitos!

Lixívia 4

Tabela Anti-Lixívia
Corruptos...... 12 (0) = 12
Benfica.......... 10 (0) = 10
Sporting........ 12 (+2) = 10

Mais uma semana de Tugão... mais um semana de pouca-vergonha...!!!
O anuncio que os Lagartos resolveram apresentar mais 3 queixas contra o Eliseu, é só mais um episódio da tragédia que se tornou o Tugão... 'liderada' por atrasados mentais, inimputáveis!!!

Como referi na crónica do jogo, fiquei agradavelmente surpreso com a decisão do Hugo Macron Miguel, em marcar um penalty a favor do Benfica!!! Também disse, que o penalty é claro, mas nestes lances de 'bola parada' muitas vezes os agarrões passam sem 'marcação'! Creio que o VAR teve influência na decisão do árbitro, já que eles agora sabem, se o VAR 'mudar' uma decisão errada, a 'nota' baixa significativamente...
Infelizmente, no resto do jogo, pouco mudou...!!! Critério disciplinar e técnico do mais anti-Benfica possível... O Rio Ave fez um jogo baseado na pressão e na recuperação de bola, e o jogo acabou com 16/26 em faltas...
Logo nos primeiros minutos um Amarelo 'alanrajado' perdoado ao Marcão... foi o sinal necessário para os Vilacondenses sentirem a impunidade!!! Mesmo que este lance não fosse Vermelho, o Marcão deveria ter sido expulso no início da 2.ª parte por acumulação... e ainda foi ele que fez o penalty!!!
Por volta dos 26 minutos, lance duvidoso dentro da área do Rio Ave, com o André Almeida, mas não houve uma única repetição... Perto do final da partida, lance com o Jiménez, a bola bateu no braço do defesa do Rio Ave, mas sem falta, porque não houve um acto deliberado... no mesmo lance, fiquei com dúvidas se o Jiménez é atingido no pé pelos adversários, mas as repetições não são esclarecedoras!!!
Uma nota sobre as crónicas a este empate:
O Benfica de facto não fez uma boa 1.ª parte. As ausências por lesão de jogadores fundamentais, notaram-se... O Rio Ave montou uma eficaz estratégia para 'parar' o meio-campo do Benfica, principalmente o Pizzi. A partir da entrada do Zivkovic o Benfica subiu de produção. Quando o golo às três tabelas do Rio Ave surgiu (auto-golo), o Benfica já estava melhor... Depois dos golos, o Benfica foi claramente superior, com várias oportunidades flagrantes para chegar à vitória...! Independentemente, do mérito da estratégia Vilacondense para travar o Benfica, o facto é que o Rio Ave praticamente não teve oportunidades... o Bruno Varela fez um defesa, numa tentativa de chapéu após um mau alívio numa 'bola parada'... e já na parte final do jogo, no ataque mais bem construído pelo Rio Ave, o Nuno Santos rematou ao lado com perigo... Portanto, os elogios superlativos ao Rio Ave; e as criticas catastróficas ao Benfica, são ridículos...
Eu, critiquei as lacunas no plantel do Benfica, quando ganhámos a Supertaça; quando ganhámos ao Braga; quando ganhámos em Chaves; e quando ganhámos ao Guimarães...!!! Tal como venho a criticar a onda de lesões que tem assolado o Benfica, nestas duas últimas épocas...
Concluindo: os Tetracampeões não deixaram de saber jogar por causa de um empate... a competência do treinador e dos jogadores não pode ser colocada em causa por causa de um empate... Agora, temos que reconhecer as limitações, e rectificar o que for preciso...
E já agora, se o Rio Ave, jogar com a mesma atitude e com a mesma eficácia estratégica, contra os Corruptos e os Lagartos, garanto os Cartões vão começar a 'saltar' nos primeiros minutos...!!

No Alvalixo,  tivemos mais um espectáculo de impunidade... Battaglia fartou-se de distribuir porrada: só na primeira parte, 'mandou' uma cotovelada que em muitos jogos daria um Vermelho directo... Depois levou um Amarelo, numa entrada de pitons e logo a seguir nova pisadela 'grave' e tudo ficou por um Amarelo... No meio destas 'entradas', Alan Ruiz, 'ferrou' igualmente os pitons num adversário, numa pisadela grave...
No início da 2.ª parte, dois lances consecutivos na área dos Lagartos bem decididos: no primeiro o Mathieu 'cortou'a bola e logo a seguir André Claro 'atirou-se' para a piscina! O erro aqui, foi o VAR ter 'interrompido' o jogo somente após o 2.ª lance, quando pelo meio houve uma lançamento lateral, e portanto caso o lance com o Mathieu tivesse sido mesmo penalty, já não poderia 'recuar'!!!
Nos últimos minutos, dois golos anulados, pelo VAR, às duas equipas, ambos pro fora-de-jogo...
Uma nota ainda para o primeiro ataque do Estoril: praticamente no mesmo 'local', o Coates 'encosta' o Kléber... seguindo o 'critério' do Paixão - critério, que a crítica especializada concordou unanimemente - ficou um penalty por marcar contra o Sporting!!! É óbvio que não é penalty... mas como é que é possível, aqueles que defenderam o penalty do Bas Dost, dizer que neste lance não existiu nada?!!!!

Em Braga, agressão de Brahimi passou em claro... totalmente em claro, já que o Xistra nem sequer marcou falta!!! E mais uma vez, 'ferrou' os pitons, quando a bola já não estava lá...
Este sim, é um daqueles lances passíveis de 'recurso' ao CD, já que o árbitro não tomou nenhuma decisão... Inacreditável, como  o VAR não chamou a atenção... O lance é claro... O VAR foi o Bruno Esteves!
Inacreditável, como este lance, praticamente não foi analisado por ninguém nos pasquins e televisões!!!
Houve um lance com o Aboubakar e o Rosic na área, mas não me parece penalty...
Noutro lance, onde o guarda-redes se lesiona, o Marega está em claro fora-de-jogo, falha o golo por pouco... e o fiscal não levantou a bandeirinha! O VAR teria anulado o golo (acho eu...), mas mesmo assim...!!!
Num jogo onde o Braga foi obrigado a 'rodar' o plantel, pois jogou na Quinta-feira para Liga Europa, e com os jogos das Selecções, este jogo não foi adiado para Segunda... Tanto o Braga como o Marítimo, com duas pré-eliminatórias Europeias não beneficiaram das 'condicionantes' no sorteio da Liga... foi muito conveniente para os Corruptos!!!


Uma nota final sobre novos incidentes com as 'claques':
Enquanto alguns confrontos, após o Rio Ave - Benfica (actos condenáveis) foram destacados pelos sites online... Em Braga, os 'legais' andaram novamente à porrada, antes e depois do jogo, e ainda fizeram uma 'fogueira' nas bancadas... Tudo tão normal, que quase ninguém destacou esta notícia!!!

ADENDA: Acabei de cruzar alguma informação sobre o que se passou entre adeptos no final do Rio Ave-Benfica:
Nos últimos tempos, os actos violentos anti-Benfiquistas têm-se alastrado em todos os Estádios deste País... Ainda esta semana no Paços de Ferreira - Guimarães, um 'avô' vestido com uma camisola do Benfica vestida, foi ameaçado, intimidado, ofendido... e acabou por sair da bancada, com o neto ao lado dele, temendo pela sua integridade física... tendo os criminosos, ficado na bancada, impunemente!!!
Em Vila do Conde, numa das bancadas laterais havia adeptos misturados, aparentemente durante o jogo, houve a tentativa de expulsar alguns adeptos do Benfica - em minoria - da bancada (adeptos que pagaram o bilhete), no final da partida parece que os adeptos do Benfica que tinham sido ofendidos (com algumas tentativas de agressão pelo meio) fizeram uma 'espera' aos 'corajosos' que na bancada, em maioria, os tinham tentado expulsar...!!!

Anexos:
Benfica
1.ª-Braga(c), V(3-1), Xistra (Verissímo), Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
2.ª-Chaves(f), V(0-1), Sousa (Tiago Martins), Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
3.ª-Belenenses(c), V(5-0), Rui Costa (Vasco Santos), Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Rio Ave(f), E(1-1), Hugo Miguel (Veríssimo), Prejudicados, Impossível contabilizar

Sporting
1.ª-Aves(f), V(0-2), Tiago Martins (Pinheiro), Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), V(1-0), Paixão (Hugo Miguel), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
3.ª-Guimarães(f), V(0-5), Hugo Miguel (Sousa), Nada a assinalar
4.ª-Estoril(c), V(2-1), Godinho (Tiago Martins), Beneficiados, Impossível contabilizar

Corruptos
1.ª-Estoril(c), V(4-0), Hugo Miguel (Luís Ferreira), Nada a assinalar
2.ª-Tondela(f), V(0-1), Veríssimo (Malheiro), Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Moreirense(c), V(3-0), Oliveira (Tiago Martins), Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Braga(c), V(0-1), Xistra (Esteves), Beneficiados, Impossível contabilizar

Jornadas anteriores:
Épocas anteriores:
2016-2017
2015-2016

Rui Vitória procura soluções

"O Benfica perdeu os dois primeiros pontos da época, não tendo conseguido superiorizar-se a um Rio Ave que soube ter bola e soube o que fazer com ela. Rui Vitória argumentou que faltou eficácia e inspiração, o que é verdade, mas ficou igualmente a certeza de que o campeão dispõe de um plantel desequilibrado, ou melhor, bastou ver que Filipe Augusto e Rafa não são a mesma coisa que Fejsa e Salvio, assim como Lisandro fica aquém de Jardel. Rui Vitória precisa de mais e melhores soluções. Todos reconhecem a sua paciência assim como o seu alto crédito, mas com o fecho do mercado à porta convém que a sua voz seja ouvida.
A semana não podia ter corrido melhor para o Sporting. A sua presença na fase de grupos da Liga dos Campeões foi conseguida com mérito, e o que surpreendeu foi a classe evidenciada em Bucareste, dando força à ideia de que Jesus está a construir uma equipa com bons hábitos, aliás como o atesta ainda a sua liderança na 1.ª Liga. É também por esta razão que Jesus deveria acabar com as comparações despropositadas que faz com Benfica e FC Porto, o que, para além de não lhe ficar bem, é uma falsa questão, pois fica ainda a certeza de que este ano, sim, o treinador acertou finalmente com as contratações.
O FC Porto de Sérgio Conceição confirmou, ontem, na sua primeira saída perigosa, que está no carril certo, voltando a apresentar um futebol autoritário e quase sempre de iniciativa, o que tem sido uma marca do seu treinador – jogar no Dragão ou fora é igual, o que tem feito a diferença, como se viu em Braga."

Video no estádio

"Estiveram ontem em Alvalade 45.367 espectadores, segundo os números oficiais. E desses, talvez 43 ou 44 mil fossem adeptos do Sporting. Mas vamos imaginar que a última decisão de arbitragem – e do VAR – acontecia na grande área contrária: era o Sporting a marcar um golo decisivo nos instantes finais mas que, um minuto depois, seria anulado.
Entre uma decisão e a outra, festejava-se na bancada com o parceiro do lado, pegava-se no filho às cavalitas, beijava-se a namorada, tudo aquilo a que se tem direito. Até ao momento em que o árbitro recebia indicação para ia ver as imagens e, muito bem, alterava a sua decisão. Não anulava só o golo. Anulava também a celebração de um estádio inteiro e ali, naquele instante, ninguém saberia o que tinha verdadeiramente acontecido.
A chegada do VAR é uma grande inovação, mas ainda falta dar vários passos. Um dos mais importantes já foi sugerido pelo director do ‘Correio da Manhã’ e da CMTV, Octávio Ribeiro, nas páginas de Record: mostrar nos estádios (todos deveriam ter ecrãs) as imagens que servem para vídeo-árbitro e árbitro sustentar estas decisões. Faz todo o sentido que quem paga bilhete e está na bancada, sujeito a todas as emoções, possa ficar a saber em cima da hora se a bola entrou ou não entrou, se foi ou não penálti, se estava ou não fora-de-jogo. É o mínimo."

O melhor exemplo

"A ideia que Manuel Machado tentou ‘pôr no mapa’ jaz morta e arrefece. Em primeiro lugar, porque não há razão para se temer um desequilíbrio maior no futebol português do que aquele que sempre existiu. Em segundo, porque a qualidade e a competência dos treinadores será sempre a melhor solução para encurtar distâncias entre grandes, médios e pequenos.
O Rio Ave que bateu o pé ao Benfica é o exemplo perfeito que serve para contrariar o discurso fatalista que o técnico do Moreirense tinha deixado há uma semana. O que Miguel Cardoso demonstrou ontem frente ao campeão nacional é que não é necessário uma equipa ter assim tanto dinheiro para jogar como um grande. Foi exactamente isso que o Rio Ave fez ao ponto de ter conseguido inverter os papéis durante 45 minutos, com o Rio Ave a jogar à Benfica e o Benfica obrigado a jogar à Rio Ave.
Manuel Machado está convencido que, "por muito que se trabalhe, haverá sempre um sobredotado que joga de vermelho, verde ou azul, que desmonta aquilo tudo sozinho". Não é verdade. Quando se trabalha bem é possível travar os sobredotados. E mesmo que um desses génios de vermelho tivesse ontem acabado por dar a vitória ao Benfica, a proposta táctica, a exibição e a coragem do Rio Ave continuariam a merecer ser realçadas. O problema é quando se perde com ideias pequenas."

Alvorada... do Júlio

Benfiquismo (DLXXIV)

Luvas pretas...

Futsal 2017/18

As modalidades de pavilhão estão quase a começar a época oficial. Vou começar a antevisão da época 2017/18 pelo Futsal, porque os jogos a sério começam já na próxima semana, e já vi vários do jogos da pré-época... O Torneio deste fim-de-semana em Portimão, acabou por ser uma excelente avaliação ao real valor do nosso plantel...

Guarda-redes:
Roncaglio
Cristiano
Correia

Fixo:
Afonso Jesus
André Coelho

Alas:
Chaguinha
Brito
Bruno Coelho
Henmi
Ângelo
Robinho
Pinto
Cecílio

Pivot:
Deives
Campos
Jacaré

A revolução foi grande, foram muitas as saídas, mas a equipa técnica manteve-se! Tentando ser frio na analise da época anterior, é verdade que o investimento pornográfico dos Lagartos, acabou por definir as expectativas (baixas) muito cedo... mas durante a época, não perdemos um único confronto directo com o Sporting... o que deu algum alento, mas acabou por ser 'demolidor' a derrota nas Meias-finais do Campeonato, em dois jogos com o Braga, onde o nosso nível de eficácia esteve 'abaixo de zero'!!!!

Sendo assim, e mantendo as Osgas o investimento 'maluco' o Benfica tinha que fazer alguma coisa!
Aproveitando algum 'desinvestimento' na Rússia, conseguimos um jogador 'impossível': Robinho... além do Roncaglio que estava 'tapado' pelo Higuita na sua equipa anterior. Não esquecemos o mercado interno, e fomos buscar os melhores portugueses fora 'grandes': André Coelho e Tiago Brito... Com a saída do Elisandro, precisávamos de um Pivot, e fomos buscar provavelmente o melhor Pivot do Campeonato Brasileiro: Deives... Atentos ao mercado, conseguimos o Raul Campos em fim de contrato com o El Pozo Murcia... A estes nomes sonantes, adicionámos alguns ex-juniores: Jacaré, André Correia e Afonso Jesus...

As primeiras impressões são boas. A equipa está melhor, tem mais opções... e tem mais qualidade, principalmente nas Alas, com vários jogadores fortes no 1x1... e o André Coelho dá-nos uma opção física para defender Pivot fortes...
O plantel não é perfeito, se calhar precisávamos de mais um Fixo... e de uma opção de valia idêntica ao Deives como Pivot... Se o Raul Campos 'crescer' (até agora parece-me inadaptado à equipa), ou se o Jacaré começar a 'ganhar' minutos, talvez quando chegar as decisões, já não seja necessário outro Pivot...!!!

Este fim-de-semana, em Portimão, fizemos dois bons jogos, contra provavelmente as melhores equipas do Mundo: o Barça ganhou o Torneio, e parece-me neste momento mais forte que o Inter... também fez uma revolução no plantel, e estão bem lançados, boa pressão alta, e saídas de pressão com muito critério... gostava de ver o Benfica fazer o mesmo!!!
Empatámos os dois jogos, mas hoje com o Inter merecíamos vencer... jogámos bastante melhor que o actual Campeão Europeu... a imagem do jogo, acaba por ser aquela bola ao poste do Chaguinha que daria o 4-2... e que na jogada seguinte, deu o 3-3!!!
No Sábado, lidámos mal com a pressão alta do Barça, e os nossos guarda-redes acabaram por fazer grandes jogos... o empate perto do final foi lisonjeiro!

O Roncaglio será seguramente o melhor guarda-redes do Campeonato... e os 'putos' estão prontos para ser opção... o Cristiano vai estar na Selecção dentro de pouco tempo... e o André Correia que ainda à poucos meses estava nos Juniores, não se impressionou, mesmo nada, ao jogar contra as 'estrelas'!!!
O André Coelho, esteve lesionado durante a pré-época, está um pouco mais 'atrasado' mas vai ser fundamental na nossa época. Tem características raras em Portugal. O Afonso Jesus vai ter poucos minutos, mas o talento está lá...
Robinho e Tiago Brito, têm tudo para ser os abre-latas... e assim dar algum 'descanso' ao Chagunha! A maior parte dos nossos adversários internos, jogam com as linhas muito baixas, é fundamental ter jogadores fortes no 1x1... e o Robinho deverá ser um dos melhores do Mundo... estava com algum receio da condição física, mas o veterano, parece-me em forma... O regresso do Bruno Pinto é uma decisão 'duvidosa', vai ter poucos minutos...
O Deives não tem a capacidade física do Elisandro, mas tem inteligência futsalista acima da média e tecnicamente tem uma característica fundamental: sabe jogar de 'primeira' !!!
O Raul Campos ainda está a 'compreender' o que a equipa quer dele... O Jacaré vai evoluir, e só espero que quando se aproximar o fim de época, ele já seja uma opção habitual da rotação...

Uma nota para a atitude do Bruno Coelho no jogo com a Burionhosa: o capitão não pode fazer aquilo. Sempre fui contra a atribuição da braçadeira de capitão, simplesmente, seguindo o critério de antiguidade... Haverá seguramente, outros jogadores com mais 'cabeça' para ser Capitão!

Injusto...

Académico Viseu 1 - 0 Benfica B


Foi mesmo muito injusto... o Benfica foi a melhor equipa, mas falhou na concretização e o Académico acabou por marcar um grande golo, num Livre Directo...
Os 5 pontos neste início de época, não reflectem a qualidade de jogo desta equipa... A ausência do Félix e do Zé Gomes... e agora do Jota, acaba por nos retirar opções atacantes, e quando é preciso arriscar mais, faltam soluções... 

Diogo de Ouro

Mais uma medalha de Ouro nas Universíadas para um atleta do Benfica: Diogo Ferreira, no Salto à Vara, com 5,55m. Excelente resultado...
Recordo que o Rui Bragança, conquistou a Prata... e o Fernando Belo, o Ouro no Peso!

PS: No último dia do Mundial de Canoagem, a Teresa Portela, no K1 200m, não conseguiu melhor que o 9.º lugar na Final. A Teresa obtém sempre melhores resultados nos 500m, ter-se qualificado para a Final A nos 200m, já foi um bom resultado...
Parabéns ao Pimenta pelo novo Ouro nos 5000m... Também gostei de ouvir o Emanuel Silva, a falar no fim da prova... Afinal, não é só o Benfica, que discorda da forma como a preparação dos grandes Campeonatos tem sido feita, pela direcção técnica da Federação!