Últimas indefectivações

domingo, 30 de março de 2014

Caminho aberto para a Luz !!!

Braga 0 - 1 Benfica

A nota artística nesta altura do Campeonato é completamente supérflua!!! Além da pressão natural destes jogos - com o título à porta!!! -, esta partida em Braga tinha mais duas variáveis: a derrota para a Taça na Quarta-feira (sim, apesar de ser uma competição diferente, com um '11' de recurso, cria sempre desconfiança...); e o factor Proença (sim, quando uma equipa se prepara para um jogo destes com um árbitro desta laia, a desconfiança durante a semana, não é boa conselheira...!!!). O facto do Benfica nos últimos anos só ter ganho dois Campeonatos, parece afectar a memória dos adeptos do Benfica... historicamente, o Benfica só muito raramente conseguiu ser Campeão prematuramente!!! As últimas duas, foi só na última jornada... A ansiedade, o medo do erro, até a própria euforia dos adeptos pode condicionar a forma como a equipa encara os jogos...
O jogo de hoje, não teve muitas oportunidades de golo, de ambos os lados, para o adepto até teve momentos demasiados calmos, mas o jogo foi durinho, com o Braga a pressionar alto... um Braga desfalcado, mas com as pilhas todas. Pessoalmente, creio que sem a gestão da última Quarta-feira, hoje teríamos tido muito mais problemas...
É verdade que a bola rodeou demasiadas vezes a área do Benfica, o nosso meio-campo não conseguiu recuperar bolas altas, o Oblak sem fazer nenhum defesa de outro Mundo, foi obrigado a entrar em acção, mas a melhor oportunidade do Braga foi num canto, e o Benfica além do penalty falhado, podia ter marcado pelo menos mais dois golos (além de algumas jogadas mal definidas no 'penúltimo' passe!!!)...

Não houve destaques individuais, mas a maneira como o Lima se desmarcou no lance do golo, deve ser realçada... Com o Cardozo em baixo de forma, com o Rodrigo ainda a demonstrar alguma irregularidade no momento do remate, é muito importante ter neste momento um ponta-de-lança em grande forma... não podemos ficar à espera que o Luisão e o Garay sejam os nossos goleadores em todos os jogos!!! A nossa defesa também esteve bem, principalmente os laterais, com muito trabalho, só aquele falhanço de cabeça do Sílvio era dispensável... Em sentido contrário, tenho que destacar o menor fulgor do Enzo nos últimos jogos: hoje parece que não recuperou de um toque, contra a Académica até marcou um golo, mas para um dos jogadores que tem beneficiado mais da rotação do plantel, esperava-se mais qualidade de jogo nesta altura do ano... começo mesmo a desconfiar que o Enzo terá algum problema físico grave, e anda a sacrificar-se pela equipa!!!

Resumindo: foi um jogo onde fomos obrigados a sofrer até ao último minuto, talvez com demasiado respeito pelo adversário, onde tivemos no minuto 13 a nossa fortuna, e um final feliz.
O Desdentado acabou por estar discreto, para mim o Amarelo ao Siqueira foi ridículo... Os avençados vão 'exigir' a expulsão do Fejsa, mas para quem não expulsou o Luiz Carlos, também não podia expulsar o Fejsa!!! Além dos 'amarelos' a jogadores do Braga, quando jogadores do Benfica iam isolados para área, serem muito duvidosos!!!
O penalty não tem discussão, é verdade que só foi marcado, porque já estávamos nos descontos... Mas o Rodrigo resolveu 'falhar' o penalty!!! É uma decisão que aceito, afinal de contas, depois de tudo o que este 'palhaço' já fez ao Benfica, o Benfica não precisa de penalty's dele (mesmo bem marcados) para vencer jogos!!! Falando um pouco mais a sério, como é óbvio, devia ter sido o Lima a marcar o penalty, e diria o mesmo, se o Rodrigo tivesse marcado.
Matematicamente faltam 3 vitórias, nas 5 últimas jornadas, basta vencer os jogos na Luz... mas o ano passado o empate com o Estoril, foi na Luz!!! Com os jogos a meio da semana, todas as jornadas vão ser complicadas... todas. Até em Arouca, onde a derrota parece impossível, será difícil... com a chuva a persistir nesta Primavera, temo mesmo, mais um jogo no Batatal lá do sítio!!!
Mas, admito que tenho uma fezada para o próximo fim-de-semana: mesmo com toda a mijadeira que tem acompanhado os Lagartos nas últimas jornadas, com golos sem saber ler nem escrever...; e com arbitragens muito 'amiginhas', acho que o Paços de Ferreira, pode fazer uma surpresa... e assim o jogo de Segunda-feira com o Rio Ave, na Luz, já podia ser encarado de outra forma!!!

Juniores - 8.ª jornada - Fase Final

Gonçalo Guedes
Leixões 1 - 4 Benfica

Excelente vitória, com um obstáculo extra: o Thierry Graça, o nosso guarda-redes, foi expulso aos 6 minutos!!! Ficámos em inferioridade pouco tempo, pois o Leixões também ficou com 10, e assim, fomos para a frente, e goleámos!!!
Com o empate dos Lagartos em Guimarães, a luta no Campeonato parece ser só a dois: Benfica/Braga... E como ainda temos que ir a Braga, as coisas não estão fáceis... aqueles dois pontos perdidos, contra este Leixões no Seixal, depois da vantagem de 3-0, podem vir a fazer falta!!!

Até ao final, recebemos o Guimarães, o Leiria e o Sporting, e temos que ir a Braga, Oeiras e aos Corruptos, e pelo meio ainda temos a Final-Four da Champions na Suíça!!!
A boa notícia da semana, foi a renovação do João Nunes, depois muita polémica online, acusações... tudo ficou resolvido, ainda bem.


Benfica.........19
Braga............19
Sporting........15
Corruptos......12
Oeiras............8
Leixões..........8
Leiria.............4
Guimarães......4 

9.ª Corrida António Leitão

Decorreu este fim-de-semana a 9.ª Corrida António Leitão dentro e em redor do Estádio da Luz. Começou no Sábado com os mais pequenos... e terminou hoje, com os 'mais grandes' que apesar da chuva não desmobilizaram...
Parte significativa do orçamento da secção de Atletismo do Benfica, que tantos triunfos nos tem oferecido, nas últimas épocas, tem a sua origem nesta excelente iniciativa (entretanto já copiada, pelos do costume...!!!), por isso é importante, que os Benfiquistas (e não só) continuem a aderir em força à Corrida... Hoje, foram mais de 13 mil!!!

Tranquilo

Benfica 3 - 0 Guimarães
25-17, 25-17, 25-15

Com o acesso à Final do Campeonato assegurada, o Benfica venceu hoje, com alguma facilidade, o Vitória de Guimarães... Depois do jogo muito longo de ontem, hoje tudo foi mais rápido.
Ainda não garantimos o 1.º lugar, e respectiva vantagem de jogar a 'negra', em caso de necessidade na Luz, temos que manter a concentração...

Joana Campeã !!!

Parabéns à Joana Vasconcelos, pela conquista do título Nacional de Fundo de Canoagem, pela 3.ª vez consecutiva...!!!