Últimas indefectivações

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Vitória...

Carvalhos 2 - 5 Benfica

Missão cumprida, em jogo com muito pouca informação sobre o que se passou. Chegámos ao 0-5, e tivemos muitas faltas contra... Tudo na mesma no topo da classificação.

Objectivo: bi-campeonato... nada mudou

Zenit 1 - 0 Benfica

Resultado ingrato, num jogo muito equilibrado, onde houve poucos remates à baliza, mas onde o Benfica teve várias oportunidades de marcar (mas falhou), e onde os Russos, em dois remates à baliza, marcaram um golo!!! O Júlio César só se assustou em mais um lance, num contra-ataque, num momento em que o Enzo estava a receber assistência fora-do-campo...

A eliminação da Champions aconteceu no 1.º jogo na Luz, aí é que o resultado foi estranho, e como o Benfica nos 3 jogos fora, não conseguiu recuperar o prejuízo, acaba eliminado...

Como eu já tinha afirmado o empate neste jogo não chegava, já que ficaríamos dependentes de terceiros na última jornada... Por isso compreendi a substituição do Talisca pelo Derley, o Benfica precisava de ganhar o jogo. Correu mal... como noutras ocasiões corre bem. Mas sabendo aquilo que a casa gasta, prevejo folhetim para vários dias!!!

O Benfica começou o jogo de forma prudente, como muitas vezes não faz na Champions, e é criticado. Mesmo assim só em bola parada (muitas delas inventadas) é que o Zenit se aproximava. A meio da 1.ª parte, subimos no terreno, e tivemos a primeira grande oportunidade num remate do Salvio. Entrámos muito bem no 2.º tempo, tivemos 3 claríssimas oportunidades... o Luisão até já marcou golos daquela forma, mas hoje falhou estrondosamente o remate!!!
O Talisca hoje jogou um pouco mais recuado, e defensivamente ocupou muito terreno, em relação ao jogo em Leverkusen onde o Jesus lhe pediu para fazer a mesma coisa, esteve muito melhor, mas ofensivamente nunca conseguiu apoiar o Lima...
Com a saída do Talisca o Zenit, o jogo voltou a ficar equilibrado, mas mesmo assim o Júlio César não tinha trabalho... até aparecer o golo... Nos últimos minutos não houve jogo...

O André Almeida mostrou a sua utilidade, num jogo onde não se pedia ao André para desequilibrar ofensivamente esteve quase perfeito. O Nico foi o principal desequilibrador...
O Lima está num mau momento de forma, o Samaris fez um dos melhores jogos, mesmo assim teve algumas falhas (inclusive no golo, onde compensou mal o Jardel...).

Não posso acabar sem falar do senhor Rizzoli: o critério disciplinar (principalmente) na 1.ª parte foi digno de um qualquer Proença... talvez assim se explique como esta gente chega ao topo da arbitragem Mundial!!! Inventou amarelos para o Benfica, e foi perdoando vários ao Zenit (o do Anyukov então...!!!). Acabou por condicionar todo o jogo disciplinarmente... permitiu um 'choradinho' constante dos mais beneficiados, e quando parecia ter mudado o critério expulsou o Luisão, com duplo-amarelo, isto depois de ter perdoado duplo-amarelos a jogadores do Zenit que jogaram a bola com o braço, simularam grandes penalidades, agarraram avançados do Benfica... Não me admira o sucesso que este senhor tem na UEFA e na FIFA. 3 jogos do Benfica, 3 resultados negativos, 2 deles inquinados: hoje, e em Glasgow...
Dentro do mesmo nível, tenho que ainda destacar a 'exibição' da PorkosTV. Se os dois palhaços que passaram o jogo a ladrar, ainda tentaram disfarçar (disfarçaram mal... mas ainda tentaram), o palhaço do microfone no final da partida, foi mesmo à descarada!!! A bajulação como foi tratado, o outro palhacito que tem uma carreira feita às custas da Corrupção, em contraste com a maneira como são feitas as perguntas ao treinador do Benfica, é gritante... Não é só falta de profissionalismo, é muito mais...

Já o escrevi várias vezes, este ano, prefiro ficar fora da Liga Europa, não temos plantel para rodar em todas as competições. Parece que o Bayer fez-me esse favor, ao perder em casa com o 'intragável' Mónaco...
Agora, o mais importante é o jogo em Coimbra, felizmente parece que não houve lesões... o último jogo em São Petersburgo levou tempo a recuperar a equipa fisicamente do esforço, da porrada e do frio.

2.º lugar...

Benfica 28 - 26 Madeira SAD

Depois da dupla jornada do fim-de-semana com os Noruegueses esperava-se um jogo complicado, até porque o Madeira SAD por tradição faz sempre grandes jogos na Luz!!!
Pareceu-me que o Ortega quis proteger os jogadores mais influentes, o Dario, o Ronny, especialmente, ficaram mais tempo no banco do que o normal, mesmo o Borragan teve algum descanso... O Zé Costa foi a excepção, já que ficou muitos minutos em campo, tanto a atacar como a defender...
A vantagem do Benfica foi quase sempre curta, ao intervalo 12-10, e na 2.ª parte quando o Benfica normalmente é mais forte, o Madeira foi-se aguentando com alguns expedientes que o Benfica mostrou dificuldade em adaptar-se: guarda-redes avançado (7 para 6 em campo!!!); e defesa 3:2:1 muita alta... Já perto do fim, finalmente abrimos uma boa vantagem 27-21... mesmo assim, nos últimos minutos, quando o vencedor já não estava em causa os Madeirenses não desistiram e reduziram para 2 !!!
Gostei de ver em alguns momentos a equipa jogar em simultâneo com o Davide, o Flávio, o Cavalcanti e o Moreno... então o Flávio está a evoluir a olhos vistos, temos futuro.

O Carneiro este ano tem sido menos influente, mas continuava a contribuir, nem que fosse para rodar com o Tiago. No jogo de domingo acabou por lesionar-se, partiu o quarto metacarpo, e assim vai ficar de fora algum tempo... O Álamo hoje também não foi opção, mas creio que foi mais por precaução.

Quem diria, estamos em 2.º lugar... vamos visitar os Corruptos no próximo fim-de-semana, não será fácil, mas a equipa está com atitude positiva...

A Taça 1/16 e 1/8

"Já aqui escrevi que a Taça de Portugal é a competição mais democrática do nosso futebol profissional. Ou seja, aquela em que um clube mais modesto pode festejar uma vitória inolvidável para a sua história perante um clube de outra e superior divisão. Aquela em que se pode ganhar o troféu e aspirar a uma aventura europeia, sem ser Benfica, Porto e Sporting. Continuo a pensar que até uma determinada fase da competição, os jogos sorteados entre clubes de escalões deveriam ser sempre realizados em casa destes. Assim, se faria uma boa discriminação positiva e se veriam, por esse Portugal fora, as equipas mais desejadas.
Este ano e chegados aos oitavos de final da Taça, é interessante verificar que dos 16 apurados, 62% são da 1.ª Divisão, mas ainda resistem 3 clubes da 2.ª Liga e outros tantos do campeonato de seniores que corresponde ao 3.º escalão.
Já ficaram de fora 8 primodivisionários, entre os quais Porto, Guimarães, Académica e Vitória de Setúbal (que venceram 6 das últimas 10 edições da Taça).
Tudo dependendo dos caprichos dos sorteios, Benfica, Sporting e Braga assumem-se agora como os menos surpreendentes finalistas. Ou talvez não porque um sensacional Belenenses, os sempre duros de roer (sobretudo em casa) Paços de Ferreira, Nacional, Marítimo e Rio Ave têm uma palavra a dizer.
Uma palavra especial para um dos clubes pelo qual tenho uma grande ternura e me reconduz sempre às minhas memórias de juventude: o COL, Clube Oriental de Lisboa que eliminou o Vitória de Setúbal em jogo bem renhido. E também para o derby minhoto, o mais iconográfico a seguir ao SLB-SCP.
Viva, pois, a Taça!"

Bagão Félix, in A Bola

UEFA Youth League - 5.ª jornada

Zenit 5 - 1 Benfica

Primeira parte segura, com uma vantagem merecida... nada podia antever o que se passou no 2.º tempo!!!
Não sei se foi o frio, mas os jogadores saíram das cabines com as pernas e o cérebro 'congelados'... É verdade que já estamos qualificados, mas ainda não garantimos o 1.º lugar (muito importante para jogar os Oitavos em casa), e não será fácil, pois o Bayer não é tão mau como a classificação parece dizer: hoje, venceram o Mónaco por 4-0!!!