Últimas indefectivações

domingo, 23 de dezembro de 2012

Meia-"remontada" !!!


Corruptos B 2 - 2 Benfica B

Parece que o vicio da equipa principal está-se a 'pegar' à equipa B !!! Dar de avanço parece ser moda - desta vez exageraram, e aos 15 minutos perdíamos por 2-0 -, e depois vamos atrás do prejuízo!!! Só faltou mais um golinho para a reviravolta ser total... Mas como jogámos os últimos 15 minutos com 10 jogadores, os miúdos estão perdoados - até parecia mal o Benfica terminar um jogo contra os Corruptos com 11 jogadores!!!!

Ninguém merece uma coisa destas

"O agravamento da doença de Tito Vilanova, treinador do Barcelona, lançou um manto de bondade e de altruísmo sobre o futebol espanhol. Silenciaram-se os desvarios das últimas semanas interpretados pelos suspeitos do costume em prol dos ódios do costume.
O Real Madrid e José Mourinho não demoraram a fazer chegar a Vilanova os seus votos de recuperação e, por uns quantos dias – quantos? –, o incomensurável valor da vida vai colocar os valores da bola no local onde pertencem, no recreio: trata-se apenas de um jogo, são 90 minutos de entretenimento e nada mais.
Ver rivais a trocar votos de felicidade e de comiseração não é muito comum na nossa cultura. E só um acontecimento trágico, uma doença, uma morte, um colapso, faz baixar as armas entre adversários históricos. Mas porque a malta do futebol é muito criativa há um modo corrente de desejar o bem com segunda e malévolas intenções. O último sorteio das competições europeias suscitou sentimentos do género entre os adeptos do Benfica e do FC Porto. Os do Benfica fazem votos para que o FC Porto elimine o Málaga para que se continue a cansar no estrangeiro e não se apresente folgado na segunda volta do campeonato. Os adeptos do FC Porto desejam muito que o Benfica passe o Bayer Leverkusen pelo mesmo conjunto de malévolas razões. No fundo, mentem a si próprios porque o futebol vive-se dia-a-dia e é sempre estimulante a hipótese de ver o rival espalhar-se na Europa à conta de um adversário de créditos inferiores.
Os rivais são assim: desejam-se o pior. Contudo, há sempre variantes. Já ouvi a muitos sportinguistas que o que mais lhes dói neste momento único do seu clube é ter de ouvir os rivais do Benfica e do FC Porto dizer que “o Sporting faz falta ao futebol português”. Porque bondade a meias com hipocrisia é coisa que não existe e porque só um drama de verdade pode unir os corações dos adeptos. E é por esta razão que, por uma vez de acordo, sportinguistas, benfiquistas, portistas e os demais, olharam com igual espanto e choque o drama de verdade que é a primeira página da última edição do jornal oficial do Sporting: a insólita mensagem pascal de bom Natal de Godinho Lopes, fotografado no papel de Cristo na última ceia. Ninguém merece.

ERRAR É HUMANO
Não se pode tratar os árbitros por tu
A APAF veio exigir ao Conselho de Disciplina da FPF que reabra o caso Cardinal depois de tornado público o relatório do Ministério Público contra o ex-vice-presidente do Sporting, Paulo Pereira Cristóvão, acusado de sete crimes que nos abstemos de descrever. É desnecessário e de mau tom julgar Pereira Cristóvão na praça pública quando vai ser julgado pelos tribunais. A questão que nos prende é outra. É esta: como pode o órgão disciplinador oficial do futebol português ter metido na gaveta um caso em que, entre outros pormenores, através das manigâncias de um dirigente desportivo se tentou falsamente subornar um fiscal-de-linha?
No meio desta trapalhada há uma boa notícia para os sportinguistas: num mundo em que, em todas as áreas de actividade, os grandes recebem sempre melhor tratamento do que os pequenos, o Sporting, apesar das suas mil crises, continua a ser um “grande” do futebol português com direito a reverências. Com os pequenos, em matéria de árbitros, a música é completamente diferente. Ainda esta semana o Conselho de Disciplina da FPF manteve a suspensão por um mês a um dirigente do Arouca, Joel Pinho, por ter dito “só vês azul” ao árbitro do jogo Arouca-FC Porto B. Haja respeito. O que é isso de tratar o árbitro por tu? 

POSITIVO
Óscar perigoso
Cardozo está, provavelmente, no seu melhor momento de forma desde que chegou ao Benfica. Contra o Marítimo assinou um “hat-trick” e ultrapassou a barreira dos 100 golos em quatro anos na Liga portuguesa. 

Mister Fonseca
Está a ser notável o percurso do Paços de Ferreira sob o comando do jovem técnico português Paulo Fonseca. No campeonato e agora na Taça da Liga: arranque com uma vitória em Vila do Conde. É obra. 

NEGATIVO
Sérgio sofre
Sérgio Conceição tem feito milagres com o que tem à disposição em Olhão mas, pelos vistos, já não aguenta mais contrariedades ao seu projecto. No fim do jogo com o Benfica foi bem explícito sobre o assunto.

PÉROLA
“Jesualdo é o treinador de todas as equipas do Sporting.”, GODINHO LOPES
Foi esta a maneira simpática, ainda que rebuscada, que o presidente do Sporting inventou para explicar que o estatuto de Vercauteren tinha mudado no clube. Há uma nova hierarquia em Alvalade protagonizada por Jesualdo Ferreira. A esta hora pensa-se que o belga já terá sido avisado."

A palhaçada

"É outra vez a palhaçada do costume. Tendo terminado há dias o prazo para que os clubes das competições profissionais de futebol apresentassem os comprovativos da regularização dos pagamentos dos jogadores, continua a sobrar o silêncio oficial sobre o assunto.
Seis meses depois de iniciada a época desportiva, o que aconteceu em julho último, são conhecidos vários casos de incumprimento em qualquer das divisões tuteladas pela Liga. Não vale a pena citar nomes, o povo do futebol conhece-os, alguns são tão repetitivos quanto o badalo da Torre dos Clérigos, mas, nestas alturas, como que por milagre, os gabinetes lá vão conseguindo as necessárias assinaturas para scapar à malha legal, que prevê perda de pontos.
A palhaçada está bem tipificada: jogadores e outras entidades declaram sob juramento de honra que nada lhes é devido, recebem em troca cheques pré-datados (quanto isso...) e toda a gente fica bem na fotografia. Até a Liga. Porque é Natal e ninguém quer bolo-rei estragado.
Há ordenados em atraso na Liga e na 2.ª Liga. Infelizmente, em seis meses possíveis, há quem tenha apenas visto um ou dois recibos mensais depositados na conta. De norte a sul, do interior à orla marítima, uma mão cheia não basta para albergar os clubes caloteiros. Mas, perante o notário, está tudo bem e recomenda-se. O que a Liga agradece, sem se dar ao trabalho de investigar, de recolher outros testemunhos e... esclarecimentos.
Esta é talvez a maior mentira do nosso futebol. E, pelo visto, tem pernas para muitas maratonas e pulmão vitalício à prova da Lei.
A Liga, que já pouco representa nas estruturas do jogo, e que por esse motivo se deveria centrar nas questões de fundo, continua com a obsessiva tentação dos inexistentes milhões dos direitos de transmissão televisiva e não quer saber se os documentos recebidos estão em conformidade. Nada mais interessa. O resto está blindado pela corporação patronal e não passa para o contencioso.
Mas não haverá uma forma de acabar esta palhaçada?!..."

Paulo Montes, in A Bola

De Godinho Lopes

" «Em 2000 fomos campeões com Duque e Freitas, e não foi por acaso. Havia espírito, objectivos claros. Voltaremos a ser campeões» 28 Fevereiro 2011
«Domingos é um treinador de sucesso e que conhece a realidade do futebol português» 23 Maio 2011
«Houve acordo com José Couceiro. Era preferível ele sair» 9 Junho 2011
«A saída de Domingos não faz sentido» 12 Fevereiro 2012
A saída de Domingos foi uma decisão do Sporting. Agradeço a Domingos ter dado o melhor que sabia» 14 Fevereiro 2012
«O Sporting informa que o vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão solicitou ao presidente do Conselho Directivo a suspensão de mandato, a qual foi aceite» 12 Abril 2012 (comunicado)
«Após ouvir o vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão, decidiu-se que este reassumiria funções» 17 Abril 2012 (comunicado)
«Sá Pinto deu alma» 26 Maio 2012
«Fica Oceano. Faz parte da casa. Os jogadores sabem o líder que têm no balneário. Estas declarações servem para que Oceano se sinta treinador principal do Sporting» 16 Outubro 2012
«Vem a Sporting SAD informar ter acordado com Luís Duque a cessação de funções como administrador desta sociedade. Mais se informa ter sido acordada a saída do director Carlos Freitas» 22 Outubro 2012 (comunicado)
«Scolari foi um nome ponderado, sim. Com a escolha de Vercauteren, temos de assumir para onde iremos, a área da formação» 25 Outubro 2012
«Queremos ir à Champions» 10 Novembro 2012
«Inicialmente falei com José Couceiro para estas funções, numa altura em que Jesualdo Ferreira não estava disponível. A casa começou a ficar arrumada e avançámos para Jesualdo Ferreira. Há o propósito de regressar à Liga Europa» 16 Dezembro 2012"

Miguel Cardoso Pereira, in A Bola