Últimas indefectivações

sexta-feira, 25 de maio de 2012

...nas entrelinhas !!!

Mais importante do que o Luís Filipe Vieira disse no seu último discurso, e mais importante do que os Corruptos escreveram na sua resposta, aquilo que eu destaco, é aquilo que os Corruptos não disseram!!!
O Presidente do Benfica atacou o Presidente Corrupto, mas atacou-o referindo-se em exclusivo às actividades criminosas e altamente reprováveis, do Peidoso, no âmbito desportivo. Só no campo desportivo, mais concretamente em todas as actividades que envolveram a viciação de resultados, e que são públicas... ( e não foi por falta de material que o Vieira não se referiu à vida privada do Padrinho Bufa!!!)
Na resposta os Corruptos,  não negaram nada (mais uma vez), e simularam um ataque ao Benfica, mas todas as piadolas dirigiram-se ou à vida privada empresarial do Presidente do Benfica, ou às lutas eleitorais dentro do Benfica (copiando inclusive slogan's!!!), os Corruptos, em nenhum dos pontos puseram em causa a credibilidade das vitórias do Benfica...!!! (e eles no passado até já inventaram um tal apito vermelho falsificando inclusive carimbos da PJ!!!)
A diferença de conteúdo nas duas intervenções é abismal... Aquilo que foi dito teve a sua importância, mas aquilo que não foi dito... é muito mais significativo.

Campeões olé! Campeões ali!

"Em primeiro lugar, e para registo de interesses, eu sou contra a escolha de Carlos Lisboa para treinador de basquetebol do Benfica. Carlos Lisboa está na categoria de ídolo nas hostes benfiquistas, não pode estar sujeito ao escrutínio dos mundanos.
Carlos Lisboa é, com José Maria Nicolau, o maior ídolo do universo benfiquista extra futebol, e por isso devia ser poupado às críticas do quotidiano.
Os seus triplos e exibições contra o Macabi de Telavive ou o Real Madrid, a vitória fora contra o Juventude de Badalona fazem parte do museu de memórias da minha geração. Títulos e taças em catadupa, fazem parte do imaginário colectivo vermelho e branco: dez em 11 anos (1984-1995).
Por essa razão, porque os deuses se querem no Olimpo, eu poupava os nossos à convivência mundana de adeptos como eu.
Mas atento a que a sua opção, foi viver connosco neste mundo, então que seja assim. Assim como, perguntam os leitores? Em provocação dirão os adversários, com razão. Podendo ser campeão em casa, no seu pavilhão, no recato dos seus, porque optou Carlos Lisboa por ir ganhar, sem espinhas, ao terreno do adversário?
O pavilhão que bateu recorde de assistência para ver... Carlos Lisboa ser campeão. 2237 espectadores, todos unidos numa vontade, foram provocatoriamente desrespeitados por um cinco de basquete vermelho e branco, e um Carlos Lisboa.
Se tal fosse por si só de pouca monta, já vinha o staff com as t-shirts preparadas para festejar o 23.º título. Como sabiam que iam ser campeões? Coisa de deuses, dirão os mais conhecedores.
O título de basquetebol de quarta-feira foi mais que um campeonato, para uns e outros, foi o sabor de uma época e o estado de espírito dos próximos tempos.
Parece, que de premeio é suposto dizermos Olá John, mas a mim só me apetece dizer: Obrigado Carlos!"

Sílvio Cervan, in a Bola

PS: Hoje, no jornal A Bola, na reportagem sobre as cerimonias oficiais no Estádio da Luz, relativas ao título Nacional de Basket... a jornalista Edite Dias, resolveu (mais uma vez, diga-se...) dar uma bicada aos Benfiquistas, escrevendo qualquer coisa como: "... efusivos festejos, para celebrar a única alegria do ano...'!!! Como Benfiquista tenho que informar a Dona Edite, que este título não foi o primeiro título do Benfica esta época... mas mesmo que fosse.
Não é a primeira vez que reparo nos escritos desta jornaleira, muito provavelmente Lagarta, tal a azia normalmente destilada contra o Benfica, nas suas crónicas sobre as modalidades do Benfica...

Absurdo


Benfica 5 - 11 Valdagno

O desporto às vezes é cruel, e quando se joga contra equipas Italianas isso acaba até por ser uma 'quase' fatalidade!!!
Jogo completamente absurdo, o Benfica até entrou bem, com confiança (se calhar demasiada), várias bolas nos postes, e uma exibição assombrosa do guardião contrário não permitiu que o Benfica marcasse. Em sentido contrário, no início de jogo, os Italianos em cada 2 remates, marcavam um golo!!! Com um estilo de jogo irritante, onde praticamente esgotavam os 45 segundos em todos os ataques, quase sem querer, iam marcando... por duas vezes em 'recargas' de penalty's!!! O Benfica começava a perder a cabeça, a perder organização defensiva, o critério de arbitragem - também absurdo, mas coerente -, ia enervando ainda mais a equipa... e até nas situações de bola parada onde o Benfica tem sido eficaz, esta noite, nada entrava!!! Com o Valdagno nas suas 'sete quintas', a jogar em contra-ataque os golos foram-se sucedendo - nesta fase a eficácia dos Italianos também baixou, era impossível manter..., porque senão a goleada ainda teria sido maior!!! - e o azar/desespero dos jogadores do Benfica ia aumentando... Só numa situação de superioridade numérica o Benfica conseguiu marcar, depois de marcar o primeiro golo, os outros até apareceram, mas a diferença era irrecuperável...!!!

A única nota positiva disto tudo, é não sobrecarga de jogos, que para o Campeonato Nacional podia ser decisiva. Até porque o Candelária, o nosso próximo adversário complicado, também perdeu...!!! Não foi o regresso desejado a uma Final 8 da Champions, mas o Benfica não jogava a este nível à bastantes anos, creio que nas próximas épocas vamos poder regressar a esta fase com alguma regularidade, é importante alguma experiência, conhecimento dos adversários, e até algum estatuto, porque muito sinceramente o critério dos árbitros Espanhóis deixou-me muito baralhado!!! 

O 'fair-play'

"Mal por mal não teria sido melhor apagar a luz e deixar que toda a gente fosse em paz para casa?...

O dedo em riste, o olhar furioso, a pose descontrolada, a agressividade da cabeça perdida, a voz trémula, o tom irritado, o confronto com as forças policiais, enfim, um quadro negativo e surpreendente - há muito que não se via a imagem dada esta quarta-feira pelo presidente do FC Porto em pleno recinto do pavilhão do clube, depois da equipa portista perder para o rival Benfica o título nacional de basquetebol e após os jogadores adversários serem corridos para o balneário.
No final da década de 80, mas sobretudo na primeira metade da década de 90, eram relativamente vulgares as reacções do presidente do FC Porto que voltaram a ver-se, agora, no final de um jogo de basquetebol. Essas reacções do líder portista foram desaparecendo à medida que as equipas do FC Porto - de futebol e não só - foram tornando mais normais os ciclos de vitórias. Claro: quanto maior o sucesso menor a irritação.
Para conseguir vencer, o presidente do FC Porto e os seus principais seguidores foram sempre capazes de quase tudo. De ameaças, pressões, insultos, agressões, de trinta por uma linha; depois, com as vitórias e os títulos, os nervos foram dando lugar a uma euforia cada vez mais tranquila e o presidente portista quase chegou a parecer uma estrela da diplomacia.
Para trás, ficavam anos de agitação quase permanente, instabilidade sucessiva, pressão constante, agressividade latente. Impossível não recordar jogos como o FC Porto-Benfica que ditou o título de 1991 para os encarnados, ou como se tornaram relativamente célebres partidas dos portistas em campos como os do Estrela da Amadora, do Tirsense, do Farense ou do Belenenses, para citar apenas casos em que o ambiente (em especial nalguns daqueles jogos) chegou a tornar-se verdadeiramente explosivo.
Bem me recordo deles.
Os anos passaram e a coisa acalmou. O FC Porto passou a ganhar mais do que os outros. Muito mais. E aparentemente deixou de ser necessária aquela atmosfera doentia que parecia rodear as comitivas do FC Porto sempre que se aproximava os momentos decisivos da competição.
Fosse ela qual fosse.
O lamentável espectáculo visto no pavilhão portista esta quarta-feira levou-nos assim a um deplorável baú de recordações. Não, evidentemente, pela atitude dos adeptos, porque negativas atitudes de adeptos há em todo o lado, em todos os clubes e em todos os países, mas pelo comportamento dos mais altos responsáveis do FC Porto, do mais impulsivo, alterado e agressivo presidente, até ao  mais fleumático, sereno e calmo administrador, como é o caso de Angelino Ferreira, invulgarmente atirado para aquela arena de gladiadores em que parece ter-se transformado, subitamente, o recinto do magnifico pavilhão do clube azul e branco, curiosamente incapaz nos últimos largos anos de celebrar no basquetebol o que tem festejado, por exemplo, no futebol, andebol ou hóquei em patins.
Neste tipo de modalidades colectivas de pavilhão, sobretudo quando estão frente a frente equipas de clubes tão triviais como são hoje o FC Porto e Benfica, é mais ou menos previsível a tensão entre adeptos, os maus comportamentos, até as inqualificáveis e lamentáveis agressões, que muitas vezes chegam a vitimar atletas, como também já aconteceu na Luz, especialmente quando o jogo, por qualquer razão, é decisivo, como era o caso esta quarta-feira.
O caso, porém, voltou desta vez a ganhar uma inacreditável dimensão e a revelar o pior lado de dirigentes cujo verniz nunca deixou verdadeiramente de estalar e cuja história no futebol português está longe, muito longe mesmo, de ser feita apenas de sucessos, bons exemplos e fair-play.
A mim, confesso que nada do que se viu quarta-feira me surpreendeu. Lamentável e vergonhoso.
Não me surpreendeu porque, entre outras coisas, tenho memória.
Mal por mal, não teria sido melhor apagar a luz e deixar que toda a gente fosse em paz para casa?
Teria.
Muito melhor!

PS: A morte do antigo dirigente do Sporting, Manolo Vidal, leva-nos mais um pedaço da história boa do futebol em Portugal, da história boa dos dirigentes com categoria, da história boa das pessoas boas. Felizmente, histórias como as da festa da Académica no Jamor ajudam, pelo menos, a manter viva a memória das boas histórias de gente boa como o Manolo Vidal."

João Bonzinho, in A Bola

PS: Só um reparo: já em post's anteriores expliquei a diferença entre actos de violência impunes (e até incentivados...), e actos de violência condenados por toda as partes... todos se recordam do incidente com o Filipe Santos fora do Pavilhão (que foi investigado, julgado, e que teve condenações...), mas porque é que ninguém se recorda da Stickada do Paulo Alves a um adepto do Benfica???!!! Nem do petardo que mandou o Pedro Afonso para o Hospital a meio de um jogo???!!! etc. etc. etc...

O inimigo e o rival

"1. Pinto da Costa anda tão aliviado com a vitória num campeonato em que o seu clube foi despudoradamente ajudado dentro e fora das quatro linhas (o árbitro principal está dentro do campo, mas os auxiliares estão fora), e tão abatido com a falta de entusiasmo que a equipa e o treinador suscitam nos adeptos, que se sente obrigado a inventar todas as semanas uma nova facécia, um insulto soez dirigido ao clube da capital que, de há três anos para cá, já não o deixa dormir descansado.
Com a aura de impunidade de que se rodeou, PC voltou à carga, desta vez para fazer um trocadilho com o famoso adágio popular que diz que “vozes de burro não chegam ao céu”, assegurando que “vozes de burro não chegam à UEFA”. O chefe do FCP referia-se ao facto de Pedro Proença, árbitro que ele venera e protege (se há uma qualidade que não se pode negar-lhe é ser reconhecido com os amigos), ter sido nomeado para arbitrar a final da Champions, o que provaria o infundado das acusações de parcialidade sempre que este árbitro internacional apita jogos do Benfica.
Este dichote merece reflexão. Que “vozes de burro não chegam ao céu” sabemos há muito, desde que PC prometeu o campeonato de 2009/10 ao seu amigo Pedroto e Deus não lhe deu ouvidos. Também sabemos as vozes que o país inteiro ouviu nas escutas do Apito Dourado não chegaram onde deviam. Mas a afirmação de PC deve-lhe ser devolvida: o que leva um árbitro internacional a fazer arbitragens tão descaradamente tendenciosas sempre que apita jogos do Benfica?

2. O que mais pode acontecer ao Sporting? Depois do caso Pereira Cristóvão, que ainda ensombra a direção, depois da desastrosa contratação de Domingos (o roupeiro Paulinho vem agora declarar que nunca mais lhe apertaria a mão), Sá Pinto acabou por revelar as suas limitações como treinador: na tática, na motivação, na histeria com que viveu o jogo, na forma como descartou responsabilidades no final. A perda da Taça foi um golpe fatal num clube histórico que vive tempos difíceis. A venda do lateral-direito da Seleção Nacional a preço de saldo não será um triste sinal do descalabro?"

As Putas Virgens !!!

O Carlos Lisboa não devia ter festejado a vitória daquela forma. O Carlos Lisboa devia pedir desculpa aos Benfiquistas, e só aos Benfiquistas pela sua reacção... Até posso compreender, mas tenho que condenar.

Agora, uma coisa é condenar esta reacção, outra coisa completamente diferente é justificar a barbárie que se seguiu com o Carlos Lisboa (adenda: aliás antes do Carlos fazer qualquer gesto, já choviam objectos no recinto...). É de uma hipocrisia verdadeiramente cretina, falar em adeptos urbanos e civilizados, quando nesta partida (e em todas), os adeptos desta Organização Criminosa passam a vida a ofender abertamente, desde do primeiro minuto, a instituição, e os adeptos do SL Benfica, esteja o Benfica presente ou ausente, em qualquer modalidade... se por acaso os Benfiquistas reagissem da mesma forma às 'ofensas', então todas as partidas, em quase todas as modalidades, neste País, não chegariam ao fim, porque haveria agressões sempre...
Ainda o fim-de-semana passado, no Seixal, a equipa de Iniciados (!!!) dos Corruptos, após marcar um golo (mesmo com o Campeonato já entregue...!!!), festejou-o da forma mais ignóbil possível para miúdos de 14 anos, e não me recordo de ler ou ouvir alguém condenar essas reacções (bem pelo contrário), e ainda mais importante, a equipa de Iniciados dos Corruptos não saiu do campo escoltada pela Policia de Intervenção...
Tentar 'vender' a ideia que estes animais só se tornaram violentos, por causa do Lisboa é de uma enorme lata, sendo do conhecimento público (existe sempre um esforço dos avençados locais para esquecer...), tantos outros casos similares, com os mesmos intervenientes, com a mesma impunidade...
Também estranho que uma Organização que tem como Presidente um individuo que confessa alegremente usar termos injuriosos regularmente e orgulhosamente (para gaúdio dos jornaleiros presentes!!!), fique tão ofendida com um gesto da mesma ordem!!!
O Benfica emitiu um comunicado, onde até posso discordar de algumas frases, mas que realça bem um ponto curioso: afinal a 'provocação' do Lisboa no 2º jogo, não acabou em violência, mas a do 5º e decisivo jogo, já 'obrigou' à batalha campal que se seguiu?!!! Aliás a virgem do Marçal e o Porco canal, sem querer, desmontam com as suas próprias palavras, a sua teoria parva: se o Marçal no 4º jogo pediu aos seus colegas, para não festejarem exageradamente a vitória na Luz, é porque ele sabia (e sabe) que em situações anteriores isso não aconteceu, até porque ele participou em algumas; quando ainda o Marçal elogia o comportamento dos adeptos Corruptos, afirmando que o apoio foi constante durante todo o jogo, 'esqueceu-se' que o cântico principal desses mesmo adeptos é o 'SLB Filhos-da-P...'!!! Que eles 'declamam' tão naturalmente que nem se apercebem (talvez não!!!) daquilo que estão a dizer...!!!
Clarifico que estes factos, não diminuem, nem desculpam o gesto do Lisboa, simplesmente contextualizam a discussão hipócrita... relembro que ainda recentemente num Hotel na Beira-Baixa (creio) com as duas equipas hospedadas no mesmo local, alguns elementos da comitiva Corrupta (liderados pelo adjunto que aparentemente é filho do Presidente da FPF!!!), tiveram atitudes altamente reprováveis, mas bastante esclarecedoras sobre o carácter dos bichos...!!!

Uma palavra ainda de solidariedade para o Pedro Ribeiro - Benfiquista com qual discordo amigavelmente de quase tudo em relação ao Benfica, do qual até não sou fã do seu trabalho, porque àquela hora estou profundamente a dormir!!! Mas que acompanho o seu blog com alguma atenção, e que reconheço uma enorme coerência nas suas opiniões, inclusive em relação aos fenómenos de violência no desporto... -, que no seu blog pessoal, opinando sobre este assunto, foi vitima de um ataque inqualificável, por parte dos acéfalos do costume, onde inclusive recebeu ameaças à sua vida e dos seus mais próximos!!! Mais uma prova que a acefalia Corrupta é transversal a todas as classes sociais e às supostas qualificações académicas... num sítio supostamente frequentado por pessoas 'inteligentes' o discurso acabou por ser igual, aquele é que é usado dos cantos mais escuros das casas de alterne!!! Para memória futura esclareço mais uma vez que todos os actos reprováveis cometidos individualmente ou colectivamente por adeptos do Benfica, foram condenados em primeiro lugar pela própria instituição, e depois nos casos que assim o exigiram foram investigados, julgados e condenados nos Tribunais... no Benfica não existe, encobrimentos, nem tentativas criminosas de condicionar policias (podia desenvolver este tema, mas o Carlos Alberto escreveu tudo o que queria dizer, sincronia total...!!!), politicos ou tribunais, com o objectivo de 'arquivar' tudo... Tem sido esta atitude que, felizmente, nos últimos anos tem contribuído para que os Benfiquistas tenham cada vez mais, comportamentos socialmente civilizados, ao contrário da regressão social, induzida, premeditadamente por parte da Organização Criminosa do Freixo. Esta diferença, entre o Benfica e a Organização, é abismal, cabal, absoluta...
PS1: Depois do sucesso do post com um título onde usei a mesma expressão ofensiva, não resisti voltar a utilizá-lo!!!!

PS2: Será que o Pedro Ribeiro se fosse funcionário da RTP ou RDP já tinha sido despedido?!!!

ADENDA: As Putas os Chulos e os Tarecos já responderam ao discurso do Presidente. Sinceramente esperava mais...!!! Além dos trocadilhos habituais, e dos ataques à vida pessoal do Presidente do Benfica, noto que não existe nem sequer uma indirecta ao facto das vitórias do Benfica não serem limpas!!! Ao acusar o Benfica de 'apelar à violência' os responsáveis do dito comunicado só podem estar a tentar vencer um concurso rasteiro de comédia barata...!!!

Grossa Ironia !!!


"Sobre conquista do título nacional de Basquetebol
Luís Filipe Vieira: “Foi uma vitória desportiva, uma vitória da verdade”
O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, recebeu esta quinta-feira, dia 24 de Maio, os Campeões Nacionais de Basquetebol. Na sua intervenção, o líder “encarnado” elogiou o desempenho da equipa orientada por Carlos Lisboa e lamentou os incidentes registados no final do quinto e último jogo do play-off da modalidade.
“A minha primeira palavra não pode deixar de ser de orgulho, de admiração, de agradecimento a todos vós pela vitória, mas sobretudo pelo exemplo que nos deixaram.
Deram a todo o país uma demonstração clara de tudo quanto ao longo de anos temos vindo a denunciar.
A vossa vitória de ontem não foi apenas a vitória desportiva, não representou apenas o 23.º título a nível do basquetebol, foi uma vitória da verdade, da coragem, foi a vitória de quem soube sofrer as consequências de ir ganhar a uma casa que não tem dignidade nas derrotas!
Parabéns Carlos por seres o treinador e o homem que és!
Parabéns à equipa, porque ontem deram uma enorme demonstração do que é o Benfica!
O que ontem se passou no Dragão é uma vergonha para o Desporto, para o país, uma vergonha para as instituições desportivas!
Só não é uma vergonha para quem não tem, nem nunca teve vergonha na cara!
O que alguns fizeram ontem, mas também na véspera do jogo, foi demasiado grave para ficar impune.
E ainda têm a lata de falar de apagões? Quando a sua história foi marcada por fruta, corrupção e compadrio?
Têm a lata de falar de verdade desportiva quando o seu sucesso foi construído com base na maior mentira do desporto português?
O sistema ainda não acabou. O sistema de hoje continua construído na intimidação, na violência, nos favores.
As nossas razões podem não chegar à UEFA, como não chegaram as “escutas da fruta”, como não chegaram para a justiça portuguesa as “escutas do café com leite”!
Mas nós não vamos parar enquanto não limparmos o desporto português.
Burros não são os que acreditam na mudança.
Burros são os que acreditam que isto nunca vai mudar!
Burros são os que acreditam que a impunidade vai durar para sempre!
Mas será que alguns dirigentes deste país só gostam da actuação da Polícia quando esta os avisa que tem de fugir para não serem presos?
Na vida como nos livros:
Um ladrão não deixa de ser ladrão por declamar poesia!
Um ladrão não deixa de ser ladrão por ir ao Papa!
Um fugitivo da justiça não o deixa de ser apenas porque alguns juízes decidiram assobiar para o lado!
Posso garantir-vos que vamos continuar a denunciar e a combater o sistema, o tempo que for necessário, seja no Basquetebol, no Futebol, no Andebol ou no Hóquei!
Alguns muros já caíram, mas não vou descansar enquanto houver árbitros, delegados e dirigentes que tenham medo, que se sintam condicionados por ameaças e represálias.
Não vou descansar enquanto algumas Federações continuarem a ter medo de agir com liberdade. Só espero que o sistema não venha agora a atacar no Hóquei, porque não tenham dúvidas de que vamos estar muito atentos!
Para o Carlos Lisboa e toda a equipa, o meu muito obrigado pela maneira como vestiram a camisola. Pela forma como lutaram durante o jogo e pela forma como souberam sofrer depois do jogo.
O vosso exemplo orgulha o Clube, orgulha os benfiquistas e orgulha todos aqueles que gostam de ganhar limpo!”"


PS1: Brutal!!!! Perfeito!!! Parabéns ao Presidente e ao João Gabriel (creio...)!!! Eu sei que os Animais vão zurrar, vão reclamar, vão dizer que basta o Benfica vencer um titulozinho de bola ao cesto para ficarem de peito feito... estou-me marimbando. Agora o que é preciso é manter esta pressão alta... e quando os Lagartos refilarem, é fazer uma versão 'esverdeada' (não faltará assunto!!!)... e quando os Proenças deste Mundo refilarem fora ou dentro do campo é responder...!!!

PS2: Também gostei da referência ao Andebol!!! Se no futebol e no Hóquei ninguém questiona as roubalheiras, no Andebol a irregularidade da nossa equipa, não nos tem permitido denunciar abertamente todos os condicionalismos... Tal como no Futebol e no Hóquei é necessário reforçar a estrutura da secção, para depois, sem erros próprios demasiado penalizadores, possamos lutar pela vitória, contra tudo e contra todos...!!! O Basket mesmo assim, em relação aos apitadores, é das modalidades menos inclinadas... não é perfeita, mas...

Bem-vindo Ola John


O jovem extremo naturalizado Holandês, Ola John, foi contratado pelo Benfica - além dos óbvios trocadilhos que vão ser feitos com o nome do nosso jogador... -, julgo que já era tempo do Benfica contratar um jogador nascido na Libéria!!! Recordam-se da nacionalidade do jogador que numa noite de rara clareza partiu o focinho em pleno túnel do antro Corrupto, a uma das suas Bestas de serviço?!!! George Weah foi um dos meus jogadores favoritos, as suas qualidades futebolisticas precoces não enganavam, mas nessa grande noite ganhou o meu respeito eterno...!!!


Falando um bocadinho mais a sério: boa contratação, jovem (denota ainda alguma ingenuidade), rápido, forte fisicamente, bom drible, joga preferencialmente com o pé direito, mas centra e remata com o esquerdo em caso de necessidade... só um reparo, com um jogador com estas características, temos que ter opções dentro da área em qualidade e em quantidade para aproveitar o jogo que vai ser criado por este futuro menino 'querido' do 3º anel (tenho essa convicção)... O preço é elevado, mas o miúdo tem tudo para dar certo... recordo-me do ver o irmão a jogar, era ponta de lança, não conseguiu triunfar em Inglaterra, mas o 'mano' novo é claramente mais talentoso...!!!

Contra factos há argumentos

"1. A Académica venceu a Taça de Portugal. Brilhantemente. Um dia histórico para várias gerações académicas. Muito me recordei de ter estado no Jamor em 1969 na memorável final entre a Académica e o Benfica.
2. Na liga espanhola, Roberto no Saragoça (que se salvou da despromoção nos derradeiros instantes) foi considerado o melhor guarda-redes da competição.
3. Sérgio Conceição é o treinador do Olhanense, Pedro Emanuel é o técnico da Académica. Domingos Paciência treinou o Sporting. De Fernando Couto diz-se que vai treinar o P. Ferreira. No Rio Ave sai Carlos Brito depois de 4 excelentes épocas e entra um técnico estreante: Nuno Espírito Santo. Todos diferentes, todos iguais: ex-jogadores do Porto.
4. Os clubes com salários em atraso vão cumprir os requisitos para se inscreverem na Liga. Muito simples, acordam com os jogadores que a realidade é mentira e que a mentira é a realidade. É a ética, senhores!
5. Com a mudança estatutária quase ad hominem no Benfica, eventuais candidatos à presidência do clube terão que ter 43 ou mais anos de idade. Uma exigência tão inédita e despropositada que nem para se ser candidato a Presidente da República é necessária (o limite é de 35 anos). Outras exigências ou incompatibilidades, porém, foram ignoradas.
6. O Benfica e uma agência funerária assinaram uma parceria que permite aos sócios do clube (incluirá também árbitros ditos simpatizantes?) usufruírem de um pacote de vantagens nas cerimónias fúnebres: descontos de 12% e direito a uma música (»Ser benfiquista»). Pura coincidência saber-se disto no fim desta época? Ou fará parte do core business?"

Bagão Félix, in A Bola