Últimas indefectivações

sábado, 5 de dezembro de 2015

Imparáveis...

Paço de Arcos 1 - 7 Benfica

Deslocação tradicionalmente difícil, resolvida com tremenda competência, apesar da ausência, por lesão, do nosso goleador João Rodrigues... E só não foi a zero, porque o Valter cometeu um erro invulgar, que acabou por dar no golo do Paços!!!!
De todas as equipas de pavilhão do Benfica, esta secção, é muito provavelmente a mais forte, a nível interno e internacional... Estamos a jogar a um nível muitíssimo alto!!!
A adaptação do Jordi Adroher está a ser melhor do que eu esperava. A qualidade individual era conhecida, mas esta capacidade de jogar na área como matador... admito que está a sair melhor que a encomenda!!!
Parabéns ao Gonçalo Pinto, pela estreia pela equipa principal... foi pena ter falhado o penalty!
Na Quarta, temos jogo com o Valongo na Luz.

Golos...

Benfica 37 - 23 Belenenses
(17-12)

Muitos golos, num dos jogos mais tranquilos da época, com todos os jogadores de campo a marcarem... Com todos os jogadores disponíveis (finalmente), o nível parece estar a subir...

À rasquinha...!!!

Vilacondenses 2 - 3 Benfica
16-25, 25-21, 25-23, 15-25, 13-15

Primeiro ponto perdido da época, numa jornada onde aumentámos a diferença no Campeonato, com a derrota da Fonte do Bastardo em Espinho!!!
Creio que a ideia era poupar forças para o jogo de amanhã com a Fonte, mas para isso era preciso decidir cedo, o que não aconteceu... se calhar as facilidades do 1.º Set acabaram por iludir, mas ainda fomos a tempo de vencer...!!!

O mais importante...

Benfica 1 - 0 Rio Ave

Nota-se uma quebra no rendimento da equipa, depois dos jogos Europeus, estamos a jogar duas vezes por semana... jogos teoricamente acessíveis, mas não é fácil manter o nosso ritmo alto, em todos os jogos, durante toda época...
Hoje, apesar dos problemas, e alguns erros, fomos de longe a equipa mais ofensiva, fartámos de falhar oportunidades, mas também é verdade que o Bebé acabou por ser decisivo com várias intervenções importantes...
Parabéns ao Tiaguinho, pelo golo... já esteve lesionado esta época, é muito jovem, tem talento, se tivesse noutra equipa nacional, seria uma 'estrela', no Benfica acaba por ter poucos minutos... mas o potencial está lá!!!

#LigaSportZone | Jornada 14SL Benfica 1-0 Rio Ave

Publicado por Zona técnica - Futsal em Sábado, 5 de Dezembro de 2015

Proença sem apito é zero

"O Benfica assinou com a NOS um contrato que lhe garante uma receita de 40 milhões de euros por temporada durante 10 anos. Isto rende-lhe muitíssimo mais do que, por exemplo, vender Taarabt ao quilo na próxima abertura do mercado. E rende-lhe praticamente o mesmo se visse a sua equipa chegar todos os anos à final da Liga dos Campeões durante uma década a fio.
Torna-se evidente que se trata de um supremo êxito financeiro laboriosamente construído de raiz. Veremos ao longo do tempo se um correspondente êxito estratégico, não menos importante para o Benfica, acompanha esta pulverização dos alicerces em que assentava o remediado império dos direitos de transmissão dos jogos de futebol.
Garantem os especialistas que a situação acabará por beneficiar todos. O negócio do Benfica com a NOS não significa, portanto, nenhum vendaval de iniquidades. Já voou, no entanto, a bandeira da centralização dos direitos televisivos tão garbosamente empunhada por Pedro Proença durante a campanha eleitoral para a Liga de Clubes. Era de pano cru, farpada e voou, é verdade que sim. Mas o presidente da Liga continua agarrado à trémula haste da sua bandeirinha que foi para o Céu enquanto se prepara, inevitavelmente, para procurar na Terra a benevolência possível no olhar daqueles que tão confiadamente o elegeram para o cargo.
Morto o assunto da 'centralização', é de suspeitar que a notícia da eleição de Pedro Proença para presidente da Liga foi muito exagerada. Tendo em conta, principalmente, que recebeu aval político e suporte anímico do Porto e do Sporting, emblemas que contavam com a 'modernização' prometida pelo seu candidato mas não com uma coisa destas. Julgaram, porventura, que o presidente da Liga ia resolver apitando as questões 'prementes' do futebol português como o fazia quando era árbitro e com a maior das facilidades. Mas não é o que se está a ver. Proença sem apito, para já, é zero.
Com o seu futebol ponderado, o Benfica ganhou ontem merecidamente à Académica. Os rivais do Benfica podem chorar os milhões que vão chegar à Luz por via do negócio com a NOS. Confesso-me, no entanto mais sensível aos lamentos que o presidente do Águias da Musgueira tornou públicos esta semana. O Benfica terá ficado a dever ao clube de origem de Renato Sanches 25 bolas de futebol. Dêem lá as bolas ao Águias da Musgueira. É que isto nem se discute, não é?"

Renato, o mundo a seus pés

"O que está a acontecer a Renato Sanches é aquilo que habitualmente acontece com os predestinados. Com aqueles que, mais cedo ou mais tarde, acabam por subir a um pedestal onde só cabem os verdadeiros foras-de-série. Sejamos claros: o que Renato está a fazer, tendo apenas 18 anos, é qualquer coisa de extraordinário e absolutamente sublime. O médio que ainda tem idade para competir nos juniores - fez ontem o terceiro jogo consecutivo como titular do Benfica, sempre com rendimento alto. A sua capacidade de influenciar a qualidade geral da equipa tem sido tão evidente, que já se torna difícil imaginar, daqui em diante, um Benfica sem Renato Sanches.
A determinação que o leva a tornar-se indispensável, o mérito de conseguir ser aceite pelos mais experientes e a capacidade para criar laços de forte empatia com os adeptos são as características que confirmam não só a qualidade do jogador, como também aquele carisma próprio dos líderes naturais. O menino da Musgueira tem tudo (mas mesmo tudo!} para se tornar um craque de nível mundial. Para quem joga na posição 8, é fortíssimo na cobertura defensiva - seja a fechar o seu espaço, seja a pressionar o portador da bola. Em posse, comporta-se como um adulto: paciente na circulação. inteligente no transporte, agressivo no 1x1.
Fernando Santos tem muitas e boas soluções para o meio-campo de Portugal. Há opções para todos os gostos e não será por aí que a Selecção Nacional deixará de ter sucesso na fase final do Europeu. De William Carvalho a João Moutinho, passando por João Mário,. Adrien, Danilo, Miguel Veloso, André André e possivelmente ainda Tiago. Mesmo assim, vai ter de pensar, e rapidamente, em encontrar espaço para mais um. É inevitável e apenas uma questão de tempo."

Calmaria... antes da bomba!!!

Benfica 3 - 0 Académica


Jogo morno, que ficou marcado por um golo do Renato, na sua estreia a titular na Luz, um golo que deixaria o King orgulhoso!!!

Sabia-se à partida, que este jogo seria completamente diferente, do jogo de Braga. Exagerando, até se podia dizer que estamos a falar de 'desportos' diferentes: enquanto em Braga, o Benfica 'deu' a bola ao adversário; hoje, sabíamos que seria a Académica, a dar o domínio do jogo ao Benfica...
As competências necessárias para 'trabalhar' as duas estratégias são bastantes diferentes, quase opostas. Se no Dragay ou em Madrid, o Benfica já tinha provado, saber jogar na expectativa, em alguns jogos de 'posse de bola', tivemos algumas dificuldades... Esta noite, sem alguns titulares, fomos postos à prova, e demonstrámos algumas debilidades:
- Uma por culpa própria, pois era evidente que o Samaris, seria sempre mais competente para um jogo de 'posse de bola' do que o Fejsa... Suspeito, que a ideia, terá sido poupar o Grego para o Atlético!!!
- A segunda debilidade evidente, foi a falta de velocidade nas Alas. Sem Laterais ofensivos, e com o Pizzi e o Nico a deslocarem-se para o meio, afunilámos o jogo, e raramente conseguimos ganhar a 'linha'... Com o regresso do Semedo, o problema será resolvido na Direita, mas na Esquerda, é mais complicado...
Mas mesmo assim, e depois de algumas criticas ao actual treinador, tenho que admitir, que finalmente o Benfica, após muito tempo, parece ter um Plano A e um Plano B, trabalhado, e compreendido pelos jogadores!!! Durante os 6 anos do Judas no Benfica, este foi talvez o maior problema do Benfica...!!!
Apesar de alguma lentidão, e de alguns erros parvos, o jogo foi de sentido único. Antes do 1.º golo, já tínhamos criado oportunidades, mas a bola saiu ao lado por cima... com o Pizzi em grande destaque, claramente o melhor jogador no 1.º tempo... ao contrário do Nico, muito abaixo do exigível.
Na 2.ª parte, a Académica arriscou um pouquinho mais, até criou uma oportunidade, mas era notório que o Benfica estava mais perto do golo... e ele lá apareceu... O jogo 'acabou', mas mesmo assim, continuamos a cometer alguns erros desnecessários, como por exemplo: faltas em zonas perigosas... o Jardel nesse aspecto exagerou!!!
E quando o jogo estava a terminar, e ia ficar para a história, como um jogo 'quase' sem história, o Renato quis fazer História, com um grande golo... Por acaso o Renato nem começou bem, com alguns passes mal efectuados para o Mitro e o Jonas, mas compensou sempre estes erros, com velocidade e força na recuperação... melhorou muito na 2.ª parte, quando começou a jogar mais adiantado, pois no 1.º tempo, ocupou muitas vezes o mesmo espaço do Fejsa... e depois faltavam jogadores à frente para dar linhas de passe...
Talvez os melhores minutos do Carcela no Benfica, mesmo sem ter marcado golo... O Lisandro foi hoje o melhor Central... O facto do Jonas ter feito os 90 minutos, dá a entender que com o Atlético na Terça, deve  ficar no Banco... provavelmente, vamos ter o Jiménez e o Nico novamente no meio, ou então o Nico na esquerda e uma Tripla no meio-campo: Fejsa/Samaris/Sanches!!!
Como é normal nestas circunstâncias, com o Benfica a marcar os primeiros golos de penalty, vai-se seguramente falar dos penalty's... sendo que o grande erro do árbitro, foi não ter marcado o primeiro penalty a favor do Benfica, quando o resultado ainda estava 0-0... mais um daqueles, que é impossível, não ter visto...