Últimas indefectivações

sábado, 5 de dezembro de 2015

Calmaria... antes da bomba!!!

Benfica 3 - 0 Académica


Jogo morno, que ficou marcado por um golo do Renato, na sua estreia a titular na Luz, um golo que deixaria o King orgulhoso!!!

Sabia-se à partida, que este jogo seria completamente diferente, do jogo de Braga. Exagerando, até se podia dizer que estamos a falar de 'desportos' diferentes: enquanto em Braga, o Benfica 'deu' a bola ao adversário; hoje, sabíamos que seria a Académica, a dar o domínio do jogo ao Benfica...
As competências necessárias para 'trabalhar' as duas estratégias são bastantes diferentes, quase opostas. Se no Dragay ou em Madrid, o Benfica já tinha provado, saber jogar na expectativa, em alguns jogos de 'posse de bola', tivemos algumas dificuldades... Esta noite, sem alguns titulares, fomos postos à prova, e demonstrámos algumas debilidades:
- Uma por culpa própria, pois era evidente que o Samaris, seria sempre mais competente para um jogo de 'posse de bola' do que o Fejsa... Suspeito, que a ideia, terá sido poupar o Grego para o Atlético!!!
- A segunda debilidade evidente, foi a falta de velocidade nas Alas. Sem Laterais ofensivos, e com o Pizzi e o Nico a deslocarem-se para o meio, afunilámos o jogo, e raramente conseguimos ganhar a 'linha'... Com o regresso do Semedo, o problema será resolvido na Direita, mas na Esquerda, é mais complicado...
Mas mesmo assim, e depois de algumas criticas ao actual treinador, tenho que admitir, que finalmente o Benfica, após muito tempo, parece ter um Plano A e um Plano B, trabalhado, e compreendido pelos jogadores!!! Durante os 6 anos do Judas no Benfica, este foi talvez o maior problema do Benfica...!!!
Apesar de alguma lentidão, e de alguns erros parvos, o jogo foi de sentido único. Antes do 1.º golo, já tínhamos criado oportunidades, mas a bola saiu ao lado por cima... com o Pizzi em grande destaque, claramente o melhor jogador no 1.º tempo... ao contrário do Nico, muito abaixo do exigível.
Na 2.ª parte, a Académica arriscou um pouquinho mais, até criou uma oportunidade, mas era notório que o Benfica estava mais perto do golo... e ele lá apareceu... O jogo 'acabou', mas mesmo assim, continuamos a cometer alguns erros desnecessários, como por exemplo: faltas em zonas perigosas... o Jardel nesse aspecto exagerou!!!
E quando o jogo estava a terminar, e ia ficar para a história, como um jogo 'quase' sem história, o Renato quis fazer História, com um grande golo... Por acaso o Renato nem começou bem, com alguns passes mal efectuados para o Mitro e o Jonas, mas compensou sempre estes erros, com velocidade e força na recuperação... melhorou muito na 2.ª parte, quando começou a jogar mais adiantado, pois no 1.º tempo, ocupou muitas vezes o mesmo espaço do Fejsa... e depois faltavam jogadores à frente para dar linhas de passe...
Talvez os melhores minutos do Carcela no Benfica, mesmo sem ter marcado golo... O Lisandro foi hoje o melhor Central... O facto do Jonas ter feito os 90 minutos, dá a entender que com o Atlético na Terça, deve  ficar no Banco... provavelmente, vamos ter o Jiménez e o Nico novamente no meio, ou então o Nico na esquerda e uma Tripla no meio-campo: Fejsa/Samaris/Sanches!!!
Como é normal nestas circunstâncias, com o Benfica a marcar os primeiros golos de penalty, vai-se seguramente falar dos penalty's... sendo que o grande erro do árbitro, foi não ter marcado o primeiro penalty a favor do Benfica, quando o resultado ainda estava 0-0... mais um daqueles, que é impossível, não ter visto...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!