Últimas indefectivações

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Redirectas LIV - Ponto De Partida


Caros companheiros,

Se existe algo que eu busco com as Redirectas, esse algo é: discutir Benfica.
Discutir Benfica, de forma séria e apaixonada, com companheiros que, como eu, olham o hoje e vislumbram um amanhã. E, mais que uma miragem, aspiram ao sonho. Esse é, pois, o ponto comum. O nosso ponto de partida, para alcançar consensos alargados, em torno de ideias e propostas, que se possam implementar na prática.
Foi assim esta semana, em diálogo com um companheiro. Dialogámos sobre o sonho. Sobre o Benfica povo e o povo Benfica. Sobre o génio e a glória. A história e as lições que ela nos ensina. E a generosidade. A generosidade que doa o povo, a quem abraça como sua, a missão de não temer a glória.
Assim se fez o Glorioso Sport Lisboa e Benfica.
Pelas mãos de génios maiores, que souberam ser mais, para além do humanamente imaginável.
Por isso eu acredito. Acredito, no povo. Na sua generosidade. Esse irracional que, faz do Benfica, um clube ímpar e irrepetível.
Acredito num Benfica maior e melhor.
Acredito num Benfica rumo ao futuro.
Um Benfica que não teme.
Um Benfica que não se dá e não se vende.
Um Benfica senhor de si e dos seus destinos.
Um Benfica humilde e obstinado.
Um Benfica afirmativo e independente.
Um Benfica transparente e letal.
Um Benfica conquistador.

Companheiros, falemos do sonho...
Onde está o sonho?
Que sonho?

Entretanto, Luís Filipe Vieira disse:

"Temos de começar a reter os jovens que formamos!"

E eis que, a mensagem conseguiu passar! O que eu venho escrevendo nas Redirectas finalmente está na boca do presidente. Ganhou peso institucional. Eu estarei cá para garantir que não será esquecido. O clamoroso erro de gestão desta época ninguém o apaga. Ficaria bem ao presidente reconhecê-lo e assumi-lo. Continuarei atento e vigilante.

Quanto à Champions League:

Não se podem esperar omeletes sem ovos. Elementar. Necessitávamos esta época de mais qualidade, e não, de vender parte importante da qualidade que tínhamos. Um prejuízo brutal em termos de receitas e de desvalorização da marca e activo. Em resumo, andámos para trás quando deveríamos ter andado para a frente. Opção completamente errada e lesiva dos superiores interesses do Sport Lisboa e Benfica em todos os aspectos. A guardar para memória futura.

Pelo Benfica Sempre!

Redheart

---

39 comentários:

  1. Sempre a mesma tetra. Os políticos e economistas de comissões tomaram conta do SLB. O Vieira e todos os outros querem é vender sempre e cada vez mais, se possível putos de 19 ou 20 anos da formação (esses não deram despesa em compra e comissões) é tudo lucro e dá para meter mais ao bolso.
    Pior é que pelo menos podiam investir em jogadores de jeito e não Rafas, Carrilhos e flops. Não conseguiram ver um Twumasi no Astana mesmo tendo jogado contra eles, um Boakye no Estrela Vermelha e cá por casa fazia mais meio André Leão do que um Filipe Augusto inteiro, não compreendo como gastam tanto num lateral direito que nem na equipa B joga e não gastam 2 ou 3M num helder lopes que pelo menos era melhor que todos os outros que lá estão e o Samaris não conseguiram vender e agora parece um Paulinho Santos desta vida. No fundo a politica de vendas e contratações e no fundo desportiva têm apenas como objectivo continuar a alimentar o negócio e aumentar sempre as margens de lucro para quem neles participa e infelizmente para o abate do passivo vão as migalhas, nem isso escapa à soberba dos abutres que pairam na Luz. Eu estou de olhos abertos, deixem andar e um dia vão ver que passamos mais uma seca de 11 anos e voltamos a ser o Benfiquinha dos anos 90.

    ResponderEliminar
  2. Caro João,

    Se leu as minhas anteriores Redirectas conhece um pouco de meu pensamento.
    Se ainda não leu, aconselho a ler.
    O modelo de gestão não é o correcto.
    É possível fazer mais e melhor.
    As explicações que o presidente dá para as vendas efectuadas não me satisfazem.
    "Tivemos que os deixar ir". A sério?
    Os jogadores podem e devem ficar mais tempo no clube.
    E a renovação da equipa de futebol deve começar a ser pensada com cabeça tronco e membros.
    Jogadores como Luisão, Jonas, Samaris, Fejsa, Sálvio e Pizzi já não vão melhorar de qualidade. Se queremos melhorar a qualidade da equipa precisamos colocar isso na equação.
    Vender os 5 jogadores que vendemos foi incompreensível e as aquisições deixam muito a desejar.
    Como se justifica tudo isso quando tínhamos tudo para podermos dar o salto para um nível de qualidade superior?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vender 5 jogadores é incompreensível, já despachar luisão, jonas, samaris, fesja a sério, salvio e pizzi tem de ser o mais rápido possível....

      Eliminar
    2. Caro João Gil,

      Falei em começar a pensar na renovação do plantel e não em despachar o mais rápido possível.
      Não colocar palavras onde elas não estão por favor.

      Saudações Gloriosas,

      Redheart

      Eliminar
    3. certo, mas para haver renovação e sendo que alguns não caminham para novos, essa renovação não deve ser para daqui a dois ou três anos?!!!

      Eliminar
    4. Caro João,

      Para que a equipa não perca qualidade temos de ter jogadores prontos a substituir os jogadores mais experientes e precisamos que esses jogadores tenham anos de casa.
      No dia que Luisão saír a equipa vai perder muito de sua personalidade.
      Anos de casa são importantes.
      Precisamos de nossos jovens a jogar na equipa principal mais tempo e premiar os melhores com salários condizentes com o seu real valor.
      Luisão quis saír muitas vezes porque teve ofertas de salário superiores ao que auferia.
      O presidente conseguiu convencê-lo a ficar.
      Se conseguiu convencer Luisão alguém acredita que não conseguiria convencer um jovem jogador como o Renato Sanches ou o Gonçalo Guedes?

      A renovação da equipa é algo que deve estar em cima da mesa. Os jogadores que eu referi ainda têm muito para dar ao Benfica mas precisamos de jogadores que os façam sentar no banco mais vezes. Precisamos de qualidade.

      Saudações Gloriosas,

      Redheart

      Eliminar
    5. Aqui já estamos mais de acordo, mas para esses jogadores "do caixa" estarem prontos um dos factores para terem sucesso é exactamente terem jogadores como os referidos no campo e no balneário.
      Temos de perceber que para um jovem que tem pouco mais de dez anos de carreira útil como jogador alguém oferecer lhe dez vezes mais, e lutar pelos maiores títulos mundiais, por muito que digam que gostam do Benfica, obviamente que vão sair.


      Eliminar
    6. e mais já foi dito em algumas entrevistas e por muito que não gostemos, o que o Benfica faz é aproveitar o "pico" de valorização de um atleta para vender, ninguém questiona que na altura das vendas muitos dos jogadores ainda não valiam aquilo em ter desportivos mas em termos económicos aproveitou e muito bem isso.

      Eliminar
    7. depois há quem diga que podíamos ter vendido mais caro, mas mesmo os jogadores que valem mais hoje que saíram do caixa e que todos diziam ser craques precisaram de dois, três anos pelo menos em alta competição. E há imensos factores para terem sucesso.

      Eliminar
    8. Caro João,

      São necessários no balneário. Estamos de acordo quanto a isso. O que eu chamo a atenção é que irá chegar a hora que terão que se aposentar e depois não existe quem os substitua no seu papel de liderança ainda que se possa investir em jogadores com semelhante qualidade futebolística.
      Quanto aos picos de valorização não me conseguem convencer com esses argumentos.
      O pico de valorização do Renato foi atingido?
      O do Gonçalo Guedes? Já para não falar do negócio Ederson. Para mim o pior deles todos.
      A estratégia e modelo de gestão têm de ser diferentes e sublinho as palavras de LFV mencionadas no artigo.
      Ao dizer a frase que disse ele está reconhecendo que algo terá de mudar.

      Saudações Gloriosas,

      Redheart

      Eliminar
    9. Em termos financeiros há alguma dúvida que tirando o caso do Ederson e do Semedo, nenhum dos outros valia o que pagaram por eles em termos desportivos. E ainda é mais fácil perceber isso se virmos que o Bernardo ao fim de dois ou três anos é que tem o "futebol nos pés" que todos diziam , e casos como o do Hélder ou de outros que também tinham talento e que nesses dois ou três anos ainda nem atingiram o valor pelo qual foram vendidos em termos desportivos.

      Eliminar
    10. Em relação a jogadores como o Luisão, o Jonas , o Júlio César, o Eliseu se aposentarem, é que jogadores como o Sálvio, Samaris, Pizzi, têm de ficar para darem "estabilidade e estaleca" aos miúdos que vão aparecendo.

      Eliminar
    11. Renato se continuasse no Benfica continuaria a evoluir.
      O Gonçalo parece-me que não tens acompanhado o que ele tem feito no Valência.
      O Benfica perdeu qualidade.
      Tem mais dificuldades em ganhar jogos.
      O prestígio international esta época ficou desvalorizado e o valor do plantel desvalorizou na mesma medida.
      Temos mais três miúdos a calçar na equipa mas ainda não estão preparados para repor a qualidade perdida.
      Eu já ficava satisfeito se aguentassem os jogadores 2 épocas ou 3 no lugar de os venderem passado 6 meses ou 1 ano.
      O clube não perderia dinheiro porque os venderia mais valorizados e ganharia títulos e manteria o prestígio e os proveitos da Champions.

      Eliminar
    12. O Gonçalo vai ser grande jogador, mas estás a aproveitar um enorme momento de forma dele para dizer isso. O que quero dizer com isto e até dando o exemplo do Guedes é que vão ter que ganhar muitos km nas pernas até serem esses craques que todos dizem, e vão ter nesta altura mais momentos de "apagões" do que de rendimento constante em termos desportivos.

      Eliminar
    13. Isso significa que são jogadores em crescimento.
      Na minha opinião é esse processo de crescimento que o Benfica deve acarinhar, trabalhar, desenvolver porque todos eles vão ser melhores jogadores no futuro e a qualidade actual já daria muito jeito ao Benfica.
      O que eu desejo é ver jogadores a evoluírem nos relvados da luz até se tornarem estrelas do futebol.
      O Benfica só tem a ganhar com isso.

      Eliminar
    14. "Isso significa que são jogadores em crescimento." Pronto, estás a ver que aqui dizes tudo, por isso é que pelos valores que são vendidos são muito bem.
      E por isso é que agora se fala e muito bem no Guedes pela qualidade e pelo momento de forma, mas o ano passado teve "apagões" e houve muitos momentos em que o queriam no banco mesmo não havendo mais ninguém (o Jonas estava lesionado)

      Eliminar
    15. A analogia que eu faço é a seguinte (mais tarde publicarei uma Redirecta com o pensamento mais desenvolvido):

      Uma adega que produz vinho de qualidade, qual a melhor estratégia?
      1. Vender vinho corrente
      2. Vender vinho reserva

      Geralmente depende da qualidade da uva.
      Quando a uva é de boa qualidade vale a pena colocar o vinho a estagiar em pipas de Carvalho e vender por 5x mais.

      Quando um jogador tem a matéria-prima necessária vale a pena esperar e obter rendimento desportivo e financeiro.

      Os que não conseguem dar o rendimento desportivo pois que se vendam e vão evoluir noutro lado.

      Está a diferença que separa os nossos pontos de vista.

      Eu se fosse o presidente investiria no Renato e no Gonçalo e vendê-los-ia daqui a uns anos com ganhos financeiros significativos.

      Projectar o Benfica para entrar no primeiro mercado de transferências onde os jogadores se transacionam a cima dos 70 milhões e com tendência para subir de valor.
      É aí que está o ouro e é aí que está o prestígio.

      Eliminar
    16. Isso de esperar posso te dar mais de cinco ou dez exemplos de jogadores que "mostravam qualidade" e deram pouco o caso do Miguel rosa é dos melhores. Depois o caso de se venderem por 70 milhões , hoje muitos dos miúdos, que estão no caixa é como se tivessem o selo de qualidade, por todas as vendas efectuadas e é por isso que quase "só" vendemos para os melhores clubes do mundo e pelos valores que são.

      Eliminar
    17. O Miguel Rosa nunca foi titular do Benfica.
      Temos selo de qualidade, mais uma razão para não os vender assim que chega o primeiro grande com 30 milhões na mão.
      Que se olhe em primeiro lugar para a preservação da qualidade competitiva da equipa de futebol.
      Nós não podemos ir à Champions e ficar em último no grupo.

      Eliminar
    18. Pois não, mas mostrava qualidade e todos queriam que jogasse. E estás a falar dos dois ou três que têm muito talento e qualidade mas que estão em super forma e que "partem tudo" em cinco ou dez jogos mas que realizam mais quarenta ou cinquenta jogos por época.

      Eliminar
    19. Estou a falar que a política de gestão da SAD De futebol do Sport Lisboa e Benfica se deve preocupar em aumentar a qualidade da equipa de futebol para que o Benfica se assuma como um dos clubes principais a nível Europeu e Mundial

      A estratégia para chegar lá é complexa e passa um pouco por aquilo que estamos conversando.

      Eu acredito que é possível fazê-lo.
      As Redirectas estão a ser escritas com isso em mente.

      Se ainda não leste, aconselho a ler.

      Existe muito para ser debatido.

      Eliminar
    20. Sem dúvida. Esse é um ponto chave, até porque de todos estes craques, o Bernardo precisou de dois ou três anos para estar ao mais alto nível e agora está no banco, o Renato vamos ver se lá vai chegar, o Gonçalo "parte tudo" mas tem quarenta ou cinquenta jogos que nem aparece e depois há outros que mostravam muita qualidade e já nem te lembras deles como o Hélder, o Ivan, O Nuno e muitos outros....

      Eliminar
    21. Caro João,

      Qual o jogador doz Benfica actual que tinha lugar no banco de qualquer uma das melhores equipas da Europa?
      Qual o jogador de cada uma delas que não seria titular no Benfica?

      Eliminar
    22. Partindo pela mesma lógica que utilizas em relação ao Guedes nesta altura o Rúben até era titular em algumas delas....

      Eliminar
    23. Vamos então colocar essa hipótese que existe um clube de topo disposto a dar 30 milhões pelo Ruben. Vendias em Janeiro como aconteceu ao Guedes o ano passado?
      Recorda-te que depois da venda do Guedes a equipa passou a perder pontos no campeonato porque perdeu a velocidade que o Guedes dava ao jogo defensivo e ofensivo.

      Eliminar
    24. Há um jogador que há quatro meses era craque e que pegava de estaca na equipa A, e como é que ninguém lhe dava oportunidades!!! Agora está no estoril e nem joga e nem convocado é....

      Eliminar
    25. As pessoas pensam que jogadores de topo mundial a saír da academia é algo fácil de acontecer mas estatisticamente está provado que a probabilidade disso acontecer é muito reduzida.
      O facto de um jogador ser bom nas camadas jovens não faz dele o futuro melhor do mundo.
      Para mim isso é claro e mais uma das razões porque entendo não se venderem jogadores titulares da equipa principal sem existir outro jogador preparado para os substituir.
      Os melhores do mundo são desde cedo recrutados pelos principais clubes.
      Também aí existe concorrência e também aí o prestígio fala mais alto.
      Por esse motivo, quando temos jogadores a jogar na equipa principal que são mais valias claras então que se faça tudo para os manter até que se esteja seguro que a sua ausência será colmatada com alguma tranquilidade.

      Eliminar
    26. Sim, isso é claro. Por isso é que clubes como o manchester que compra e paga o que quer no dia que o ronaldo disse que queria sair, ele ficou lá....no dia em que o neymar disse que queria sair do barça, também ficou lá, isto nos clubes que compram e pagam quem querem....

      Eliminar
    27. Para isso existem as cláusulas de rescisão.
      Como disse, é um assunto complexo.
      O segredo está muito naquilo que o clube pode oferecer ao jogador que está em desenvolvimento.
      Cativar o jogador pelo projecto.
      É evidente que quando o jogador se nega pouco se pode fazer.
      Mas actualmente o que sucede é que o próprio clube promove a venda em muitas situações.
      É essa a base do negócio actual.

      Eliminar
    28. "Cativar os jogadores pelo projecto." Isto são clubes candidatos a ganhar tudo no mundo...e são jogadores que na altura já ganhavam milhões e que mesmo assim ficaram com a cabeça à roda....

      Eliminar
    29. O Ronaldo foi para o Real Madrid porque o Manchester não lhe dava a visibilidade suficiente (projecto) para ser o melhor do mundo.
      O Neymar decidiu saír da sombra do Messi.
      Não foi por dinheiro. Foi pelo projecto.
      Se fosse dinheiro estariam a jogar na China ou na Rússia ou nos EUA

      Eliminar
    30. A liga inglesa é só a liga mais vista no mundo, e o manchester era só o clube que ganhava tudo....

      Eliminar
    31. Mas o Real Madrid é o maior clube do mundo.
      E para destronar Messi era preciso jogar no mesmo campeonato.

      Eliminar
    32. Não te esqueças que o PSG tentou contratar o Ronaldo e Messi e eles não quiseram ir

      Eliminar
  3. Quem nunca teve fantasias sexuais? Quem nunca imaginou ter relações sexuais, nem que seja à força, com uma BOAZONA provocante que passa na rua? Ou até mesmo com mulheres bonitas e conhecidas?
    A diferença é que uns conseguem controlar os seus impulsos e outros não: uns são pessoas honestas, os outros são VIOLADORES/criminosos.
    Mesmo dando de barato que o chinoca proença não é um corrupto puro no sentido jurídico-criminoso do termo, para qualquer pessoa com um mínimo de bom senso, já se tornou mais do que evidente que aquele apitadeiro não consegue controlar os seus impulsos de PARCIALIDADE anti-Benfiquista e pró-portista.
    Para mim não existem duvidas absolutamente nenhumas …
    TRATA-SE DE UM CASO DE POLICIA!
    Tal como um violador/criminoso não consegue controlar os seus impulsos sexuais …
    O proencionante/criminoso chinoca não consegue controlar os seus impulsos de parcialidade pró-portista/corruptista e anti-Benfiquist

    ResponderEliminar
  4. É realmente impressionante a lata e o descaramento desses TRAFULHAS na forma clara e bem visível como corrompem os mais elementares princípios da sã convivência em sociedade …
    O “DINHEIRO SUJO” TUDO CONSEGUE!
    “Especialistas” de ocasião ( de certeza absoluta – bem pagos!; de certeza absoluta – com “dinheiro sujo”! ) prontos a defender as mais imbecis e corrompidas das teses …
    jornaleiros! ex jornaleiros! árbitros! ex árbitros! juízes, ex juízes! atrasados mentais! …
    Todos prontos a oferecer o cu e a alma ao sistema em troca de “DINHEIRO” … !!!
    TÊM MENOS DIGNIDADE DO QUE AQUELAS QUE RECEBEM DINHEIRO POR SEXO!

    ResponderEliminar
  5. Só assim se percebe a hesitação de alguns juizecos em castigar o clube corrupto azul … !!!
    E assim se perde mais uma oportunidade de ouro de tentar dar alguma credibilidade ao jogo!
    E como o futebol é tão mediático …
    ( Por consequência … )
    Assim se perde mais uma oportunidade de ouro de tentar dar alguma credibilidade ao país!

    ResponderEliminar
  6. blá blá blá .. muda o disco porra! A esmagadora maioria das pessoas o diz: Portugal é um País com elevados níveis de compadrio e corrupção que mina irremediavelmente o seu desenvolvimento …
    Mas o poderosíssimo e corrupto sistema azul-verde conseguiu convencer os portugo-ceguinhos da bola de que o futebol é um jogo limpo, isto apesar das provas insofismáveis como as viagens ao Brasil, as putas de luxo e o aconselhamento familiar dado pelo corrupto da costa.
    A força do lóbi/sistema azul verde do futebol fica bem patente na forma como conseguiram impor aos políticos e aos Portugueses em geral

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Não existem dúvidas que existe corrupção no futebol e que o Benfica tem de lutar contra tudo isso.
      Sabemos de tudo isso.
      Mas, dar tiros nos pés é que não pode mesmo ser.
      Já temos de lutar contra o país inteiro, que não tenhamos também de pagar os nossos próprios erros.
      Hoje somos tetra e quando assim é a exigência para connosco próprios tem de aumentar e não diminuir.
      Eu quero um Benfica a olhar o futuro com determinação e garra.
      Temos de investir para chegar mais longe na Europa e não desinvestir.
      E este disco da exigência vai continuar a tocar e ainda tem muito para dizer.
      A corrupção está aí mas eles não vencem à 4 anos.
      Exija-se qualidade.
      É esse o caminho para as vitórias.

      Viva o Benfica!

      Redheart

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!