Últimas indefectivações

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Arquivado, mas...


Infelizmente o futebol está repleto de corruptos. Em Portugal, na UEFA, na FIFA... As máfias das apostas parecem invisíveis em Portugal, mas eles andam por aí... Doping em dose industriais... Entre muitas outras coisas, que nós adeptos, não merecemos.
Mas existe algumas diferenças entre os corruptos internos, e os pavões da UEFA (e da FIFA). Enquanto em Portugal, chamar corrupto (ou outra coisa parecida...) a um corrupto na cara, é recebido na maioria das vezes com indiferença, ou mesmo orgulho... Na UEFA, eles ainda têm algumas preocupações com as aparências!!! Quando acusados publicamente, ficam incomodados... e quando são desmascarados, tremem...
Se o Benfica tivesse ficado calado com esta tentativa de castigar o Enzo: o Enzo tinha sido castigado. Se em Portugal, não tivesse havido uma reacção imediata da comunicação social (especialmente da A Bola... sou critico em muitas ocasiões, mas desta vez tenho que elogiar a atitude da redacção da A Bola, e nós sabemos que A Bola, é lida atentamente em Nyon!!!), se os Benfiquistas não se tivessem mobilizado, nas redes sociais (e em Nyon, à porta da UEFA), muito provavelmente o Enzo tinha sido impedido de jogar.

Mas todo este folclore serviu pelo menos para confirmar mais uma vez, o tratamento rasteiro, que alguns dão ao Benfica. Ontem o Santolas, mais uma vez, resolveu armar-se em paladino do anti-Benfiquismo e 'exigiu' o castigo do Enzo... mas não pediu o castigo do Chiellini!!!

Agora, não se pense que o pior já passou... Já vi muitos jogos da Juventus, para saber que para eles 'vale tudo' para ganhar... e amanhã vai ser preciso, uma equipa muito personalizada do Benfica, para sair de Turim com a qualificação para a Final... No jogo da semana passada, na Catedral, descrevi uma reacção patética do banco da Juve, a um suposto erro do Turco na Luz (depois de todos os erros efectivos que os beneficiaram)!!! Amanhã, essa pressão será ainda mais descarada... e o Inglês que foi nomeado, apesar de à partida não fazer parte dos piores, também ainda não me convenceu...
Por tudo o que fizemos esta temporada, estou convicto que vamos honrar as nossas camisolas. A mensagem antes do jogo é simples: concentração, inteligência, garra, e ambição... O jogo de ontem do Real em Munique, até pode facilitar a compreensão: ontem foram os jogadores da casa, que entraram nervosos, depois dos seus dirigentes, terem tentado incendiar o ambiente... Amanhã, só temos que ter a mesma atitude, sabendo que marcando um golo, temos tudo para triunfar.

Não resisto a deixar o meu bitaite técnico-ou-táctico: se eu fosse o treinador, escolhia o André Almeida para jogar ao lado do Enzo!!! Não tenho nada contra o Rúben, bem pelo contrário, mas o nosso '6' amanhã, vai ter muitos confrontos físicos com o Pogba... e para esse papel, o André parece-me mais qualificado.

Por ti, Eusébio

Senhor Roubado e Anfield Road

"Do final da Calçada de Carriche até ao mítico estádio do Liverpool vai a distância entre a história que esteve na origem do Senhor Roubado e a história que Anfield Road transporta do clube dos Reds.
Com as épocas futebolísticas perto do fim, por cá ainda alguns (cada vez menos, diga-se) insistem na teoria aritmético-conspirativa dos erros de arbitragem unilateralmente apreciados e, na ausência de contrafactual, ousam imaginar resultados, classificações e taças diferentes. Por lá, na Velha Albion assistiu-se, no domingo, a um jogo de um notável índice de competitividade, em que a sagacidade de Mourinho bateu a generosidade do seu ex-colaborador e agora treinador do Liverpool Brendan Rodgers, pelo que, no fim, o Liverpool não pôde saborear a vitória que seria uma via verde para festejar a Premier League.
Por cá, a conspiração, a inveja, a desculpa. Por lá, a competência, a ousadia, a responsabilidade.
Lá, em Anfield Road e apesar da derrota comprometedora, os indefectíveis adeptos continuaram a aplaudir a equipa e a cantar You'll Nerver Walk Alone.
Cá, o senhor Roubado (agora escrevo senhor com minúscula para não confundir com o Menino Jesus Roubado da Igreja de Odivelas em 1671 e que está na origem daquele nome) continua a estar no subconsciente de quem tem dificuldade em aceitar a supremacia dos outros.
Dirão os mais distraídos que é apenas uma questão geográfica: Anfield Road, onde se espera à 24 anos, versus a estação do Metro do troço Campo Grande/Odivelas que dá pelo nome sugestivo de Senhor Roubado, onde parece não haver tempo para saber esperar. Será?"

Bagão Félix, in A Bola