Últimas indefectivações

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Obrigado, Telma, por teres vindo para ficar!

"Uma medalha de bronze que lhe fica tão bem.

Telma Monteiro tinha ganho tudo.
Dezasseis medalhas entre Mundiais e Europeus: cinco de ouro, outras cinco de prata, mais seis de bronze. Quatro vezes vice-campeã do mundo, e mais cinco títulos de campeã da Europa amealhados. 
Tinha ganho tudo, menos a glória da presença num pódio olímpico.
Em algumas ocasiões pareceu ceder à pressão. Compreende-se. O momento é solene, e faz abanar mesmo quem às vezes parece de ferro. Mas não desta vez!
Se há coisa a que Telma não ia ceder seria a pressão. Percebia-se. Sentia-se. Transpirava determinação.
Mentalmente foi tão forte ou mais do que a futura campeã olímpica, a brasileira Rafaela Silva. Mesmo depois de ter perdido, algo injustamente, no segundo combate, e ter sido afastada do ouro. 
Telma focou. Cerrou os dentes, e foi à luta. Como tantas vezes antes, mas com uma fé inabalável. Uma fé que a fez gritar a plenos pulmões Eu vim para ficar! depois de garantir a presença no combate pelo bronze com um ippon brilhante.
Se já era grande, a judoca tornou-se enorme. Superou-se a si própria, e pode finalmente sorrir. Merece tudo o que está a viver. Tornou-se lenda.
Obrigado, Telma, por teres vindo para ficar! E que fiques muitos anos, porque a nossa casa é a tua casa!"

Telma e Rui Jorge melhores que Pogba

"1. A entrega da medalha olímpica a Telma Monteiro foi um momento deliciosamente lusitano, para usar a sua própria expressão. Um objectivo traçado com vontade e ânimo, ultrapassadas as contrariedades físicas e psicológicas que enfrentou. Em linguagem tão simples,quanto energética e confiante. Telma mostrou, com clarividência, a razão por que valeu a pena lutar, não desistir e acreditar em si própria. Sem lamechices, sem alardes de vedetismo bacoco, com realismo e o vigor da convicção, a nossa judoca, com currículo vitorioso a todos os níveis, simboliza belíssimo exemplo para os jovens.
2. Ainda nos JO, Rui Jorge é outro notável exemplo de profissionalismo e carácter. Com equipa quase improvisada, o treinador não esmoreceu perante o capital de queixa que até tinha às carradas perante tantas negas dos clubes. A longa série de vitórias alcançadas no lugar que ocupa é a prova da sua competência, que sabe aliar a correcção desportiva, à sensatez sem deslumbramento e a à sobriedade dos verdadeiros fortes. Pena que o futebol tenha sido capturado por uma ínfima corte de privilegiados (chamados heróis por qualquer minudência) e não se dê o justo valor a Rui Jorge e a estes atletas olímpicos
3. Por falar em privilegiados tatuados, despenteados ou sortudos, Pogba bom jogador, mas não mais do que isso, volta ao clube que o havia dispensado (Man. United) pelo inexplicável valor recorde de 110 milhões de euros e vai receber (por semana!) o obsceno salário de 341 mil euros. A explosiva mistura de dinheiro e loucura sem limites!"

Bagão Félix, in A Bola

Uma olímpica inquietação...

"A ginástica é uma das modalidades maiores dos Jogos Olímpicos. Enche pavilhões em todo o mundo e faz espantosas audiências televisivas, especialmente nos Estados Unidos, onde as equipas femininas são sempre muito fortes.
Há, no entanto, algo que me impressiona e, confesso, me inquieta. Enquanto na ginástica artística masculina, os atletas têm um corpo digno da melhor estética grega, na feminina os corpos parecem deformados. Muito trabalho muscular, acredito que sim, mas não consigo encontrar fascínio, nem mesmo nos melhores exercícios. Posso admirar-me com o grau de dificuldade, extasiar-me com a perfeição técnica, mas perfeita era também a Nadia Comaneci quando, aos 15 anos, fez o seu estrondoso 10 nos Jogos de Montreal e mais tarde se soube como era possível retardar artificialmente o crescimento das mulheres.
Vejo a chinesa Shang Chunsong e não resisto a procurar os seus dados: 20 anos de idade, 34 quilos de peso e 1 metro e 40 centímetros de altura. Nenhuma das suas colegas chega ao metro e meio e nenhuma chega aos 40 quilos de peso.
Não posso afirmar o que quer que seja que implique a ideia de uma qualquer situação irregular, mas posso anunciar a minha perplexidade.
Eu sei que há controlo e que a Rússia até foi duramente punida pelo uso do doping de estado. E também sei que a maior de todas as ginastas da actualidade, a campeã americana Simone Biles, tem 19 anos de idade e mede 1,44 metros. Mas tem mais 13 quilos (!) do Chunsong e mais 12 quilos do que Yao Jinnan. Dirão: admiras-te porque és gordo. Pode ser..."

Vítor Serpa, in A Bola

Benfiquismo (CXC)

Anda cá, não fujas !!!

Parvoíce

Não vou escrever muito sobre a eliminação do Célio Dias, para evitar ser demasiado desagradável!
É inadmissível uma derrota desta forma... O ataque não resultou, o Célio estava a liderar o combate, só tinha que se 'deitar' no tapete, e esperar que o árbitro interrompesse o combate e pronto...!!! Nem a falta de experiência é desculpa... A diferença de nível é demasiado grande, para 'desculpar' o desaire...
A forma como o adversário festejou é esclarecedora!!!

Parabéns ao Nelson Oliveira, pelo espectacular 7.º lugar, e respectivo diploma Olímpico, no contra-relógio da prova de Ciclismo de estrada... Sempre em progressão, muito bem gerida toda a prova...

Parabéns ao José Carvalho, pelo 9.º lugar, na Final, na prova de Canoagem de Águas Bravas, C1 slalom. Com mais apoio, o jovem José Carvalho tem tudo para melhorar daqui a 4 anos...

Parabéns ao Marcos Freitas, pelo 5.º lugar no Ténis de Mesa. O Marcos vez a sua obrigação, tendo em conta ser o 9.º cabeça-de-série na prova (11.º do ranking mundial...), tal como ele confessou antes do jogo dos Quartos com o Japonês, faltou a 'superação'!!! Ontem, aqueles Set's em que o Marcos basicamente se entregou ao Japonês, a este nível, são fatais... 

Parabéns antecipados ao Alexis Santos pela meia-final nos 200m estilos, na piscina Olímpica! Chegar à Final será algo de outro mundo, mas nunca se sabe... Foi pena o Diogo Carvalho, ficar longe da sua melhor marca, tinha sido suficiente... Curiosamente, ambos os portugueses, fizeram um sector de Costas muito mau...

O bom, o mau e o vilão

"Franco Cervi é craque. A sua qualidade é de tal ordem que, mesmo falhando um remate com o pé esquerdo, ainda consegue marcar golo com o direito improvisando em cima do seu próprio erro. Se o seu talento era conhecido de quem segue a 'cantera' do Rosario Central, não conseguindo adormecer sem acompanhar os jogos da Taça Libertadores ou do campeonato argentino, maior crédito ainda deveria ter nos relatórios de alguns afamados departamentos de 'scouting'. Um criativo com este potencial, de 22 anos, custando apenas 5,6 milhões de euros por 90% do passe, é uma golpada de mercado da qual o Benfica vai recolher grandes dividendos. Tendo em conta que Cervi estava na montra de uma das equipas da moda da Argentina, à vista do mundo, a desenvoltura negocial das águias tem ainda mais mérito.
A massa crítica azul que nada disse sobre a chegada do problemático Osvaldo, há um ano, debate agora a utilidade da contratação de Laurent Depoitre, um ponta-de-lança belga sem cartel e que tem nos atributos físicos o maior predicado. Os tempos de Jardel, McCarthy, Lisandro, Falcão, Hulk ou Jackson já lá vão e o grande reforço do ataque chama-se André Silva. Após tantas queixas ensurdecedoras sobre a falta de aposta na formação, sendo reclamado um urgente regresso ao ADN portista, seria de esperar tudo menos que a SAD fosse contratar um avançado que bloqueasse a evolução daquele que está fadado para ser a grande figura da equipa nos próximos anos.
Restam poucas dúvidas de que Slimani quer mesmo deixar Alvalade, tornando-se uma bomba-relógio que pode explodir na pior altura. Feliz ou infelizmente, nos tempos que correm, os clubes estão cada vez menos protegidos e, mesmo que procurem resistir e comunicar com voz grossa, facilmente são encostados à parede pelos seus activos mais valiosos. As intenções do argelino são conhecidas e não se entende como pode a SAD leonina reforçar a sua posição negocial quando liberta Teo Gutiérreze Barcos numa altura que Spalvis está lesionado e ainda não concretizou qualquer contratação para o eixo ofensivo. Face a um arranque de campeonato que não simples, o Sporting sujeito-se a ficar refém do bom ou mau humor de Slimani."


PS: Tanto nos pasquins como nas televisões, as opiniões são praticamente unânimes: João Mário, Slimani e os outros, são todos uns ingratos, influenciados por empresários oportunistas... e que o Sporting, qual D. Quixote, deve lutar até ao fim contra estes 'ladrões'!!!!
Pois, parece-me que voltámos ao tempo da 'velha senhora', aquele tempo os Clubes tinham a famosa cláusula de opção, que basicamente dava aos Clubes a oportunidade de ter contratos vitalícios com os jogadores... por outras palavras: escravatura!
O facto dos jogadores terem ofertas para ganhar 4, 5, 8 vezes mais, daquilo que ganham, parece que não é importante (gostaria de ver os jornaleiros ou paineleiros, nas suas profissões, a rejeitarem ordenados 2 ou 3 vezes maiores!!!). Estamos neste caso a falar de um jogador de 24 e outro de 28 anos...
Sendo que no caso do Slimani a falta de vergonha na cara é ainda maior, pois o Cotoveleiro chegou ao Sporting, em conflito com o seu anterior Clube...!!!

Nove troféus sem resposta


"Benfica aponta ao tetra com Sporting na cola. FC Porto é o mais pressionado: ficou a zero nas últimas 12 competições.

Faz hoje precisamente três anos que o futebol do FC Porto festejou a última conquista: a Supertaça Cândido de Oliveira, ganha em Aveiro ao Vitória Guimarães (3-0)... de Rui Vitória. Paulo Fonseca era o treinador e o FCP garantia o 74.º troféu no futebol (20.ª Supertaça) contra 70 do Benfica e 46 do Sporting.
Pinto da Costa estava decerto longe de imaginar que nos três anos e doze competições seguintes o FCP ia ficar a zero; e que o Benfica ia ganhar nove dessas doze competições (3 campeonatos, 3 Taças da Liga, 2 Supertaças e uma Taça de Portugal), recuperando a liderança do futebol português. Mesmo o Sporting (dois troféus) e o Braga (um) fizeram mais que os dragões neste triénio de pesadelo. A viver aquele que é, de longe, o maior jejum do seu consulado de 34 anos, Pinto da Costa preside ao clube mais pressionado para ganhar o campeonato. Os adeptos do FCP, habituados a três décadas de glória e vitórias ininterruptas, não estão na disposição de tolerar mais fracassos, tropeções e erros de avaliação semelhantes ao que conduziram o FCP à situação actual. Daí ser o FCP aquele que começa o campeonato mais angustiado. Porque não contratou um treinador indiscutível; porque não contratou reforços de primeira grandeza como era costume; porque não conseguiu fechar negócios que há uns anos jamais falharia (vide folhetim Boly); porque a injecção de qualidade que o plantel necessitava em várias posições terá ficado aquém das necessidades. Lembro que tanto o Benfica como o Sporting tinham plantéis claramente superiores ao portista e quer-me parecer, correndo o risco de estar redondamente enganado, que essa décalage não foi suficientemente encurtada.
O Sporting parte na cola do Benfica. A equipa valorizou-se extraordinariamente no Europeu de França (quatro campeões!) e, como não perdeu nenhum jogador nuclear (ao contrário do Benfica) devia ser neste momento o candidato mais sólido e confiante. Mas não é. O assédio aos campeões europeus e ao excelente ponta de lança que é Slimani, conjugado com outros factores que fazem parte do jogo do mercado (impaciência/desapontamento dos jogadores perante o que consideram ser expectativas defraudadas; impaciência/pressão/gula de empresários e outros comissionistas) transformam o Sporting num potencial barril de pólvora. Veem-se caras feias, amuos, até birras, mas nada que não se possa resolver. Bruno de Carvalho há de ter aprendido que este é o preço que um grande realmente competitivo tem de pagar. FC Porto e Benfica passaram por esta situação n vezes nos últimos defesos e aprenderam a lidar com ela - construindo pontes, acordos, compromissos honrosos (sobretudo: proveitosos) para as duas partes. É claro que se a abordagem destes casos for semelhante à gestão do dossier-Carrillo, então o SCP tem mesmo o caldo entornado.
O Benfica parte na frente. A meu ver é claro favorito ao título - ao tetra. Como se viu em Aveiro, mantém o óptimo astral da época passada (Cervi parece capaz de substituir Gaitán, sendo a baixa de Renato mais difícil de preencher), um treinador sereno e competente suportado por estrutura já rotinada no sucesso. O clube está sólido e confiante: ninguém entra em pânico à primeira contrariedade. O Benfica interiorizou a vício de ganhar que durante tantos foi exclusivo portista. Só não concordo com um detalhe no projecção que o meu amigo Fernando Guerra fez aqui ontem («o processo revolucionário em curso operado por LFV não sei como o quando acabará, mas acredito que vai passar por uma final da Liga dos Campeões e do que dela resultar»). No particular caso benfiquista, uma final da Champions por si só não chega, Fernando. Ao fim de nove finais perdidas (!), só mesmo a vitória interessa.
(...)"

André Pipa, in a Bola