Últimas indefectivações

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vitória do trabalho...



...finalmente um título nacional absoluto numa modalidade, numa época onde os segundos lugares se 'alastravam', esta vitória da secção de Atletismo (masculinos) teve um sabor redobrado.

15 anos depois o título não fugiu, foram 15 anos onde a modalidade praticamente 'morreu' dentro do clube, chegámos a 'oferecer' atletas ao nosso principal rival, mas renascemos, e sem esquemas manhosos (como alguns...), apostando na formação, com persistência, não desmoralizando, este fim-de-semana fomos mais competentes. No último Inverno o título em Pista Coberta, 'escapou' com um empurrãozinho aos nossos adversários, mas desta vez a festa foi nossa... e tendo em conta o trabalho profundo que tem sido efectuado na secção esta não será uma vitória esporádica, a juventude desta equipa, garante títulos no futuro próximo (a vitória até já podia ter acontecido nos últimos confrontos, mas as lesões não 'deixaram', desta vez a equipa esteve a 100%)...

Ainda não foi desta que as 'meninas' do Benfica venceram, a média de idades ainda é mais baixa do que os 'rapazes', não vai ser fácil retirar o título ao Sporting, até porque a equipa feminina do Sporting é mais homogénea do que a masculina, mas o título de Juvenis a semana anterior é um sinal muito positivo...!!!

É fácil desvalorizar este título, o domínio absoluto do Sporting nas últimas décadas, retirou 'interesse' aos campeonatos. Chegámos ao ponto onde a própria Selecção Nacional se 'confundia' com o Sporting!!!. Recordo que o Atletismo é a modalidade Olímpica mais medalhada de Portugal, o impacto que Campeonatos da Europa, do Mundo, e os Jogos Olímpicos é enorme, pensar que nos próximos ciclos Olímpicos será o Benfica o Clube mais representado na Selecção Nacional, com vários atletas a lutar por finais, e mesmo por medalhas, é extraordinário... E agora é preparar o Taça dos Campeões Europeus!!!

Depois da polémica da 'Pista Coberta', depois do tratamento mal-educado, e ignorante de vários Lagartos em relação à nossa coordenadora da secção, dedico este título à Ana Oliveira, todos ajudaram, a Direcção, os treinadores, os médico, os fisioterapeutas, e claro os atletas (principalmente ao Jorge Paula, por vários motivos, creio que podemos estar na presença da próxima 'estrela' do Atletismo Português), mas...





PS1: Um agradecimento público ao PalCba por ter mantido a actividade do Blog durante a minha ausência, espero que a participação seja para continuar... O Post do Kaka(!!!) foi espectacular, um dos mais vistos da história do Indefectível!!!


PS2: Coloquei duas crónicas 'atrasadas', haveria outras que mereciam destaque, mas férias, são férias...!!!

Uma questão de justiça

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, o seu Presidente, Luís Filipe Vieira e os seus Administradores interpuseram nas Varas Cíveis da comarca de Lisboa acções declarativas de condenação contra a PRESSELIVRE - IMPRENSA LIVRE, S.A., EDISPORT - SOCIEDADE DE PUBLICAÇÕES, S.A. e GLOBAL NOTÍCIAS, PUBLICAÇÕES, S.A., na qualidade de proprietárias, respectivamente, dos jornais “Correio da Manhã”, “Record” e “Jornal de Notícias”, contra os Directores destes, Octávio Ribeiro, Alexandre Pais e Manuel Tavares e contra os jornalistas Eduardo Dâmaso, Tânia Laranjo e Sérgio Pereira Cardoso, todos do “Correio da Manhã”, Eugénio Queiroz, do “Record” e Luís Antunes e Nuno Miguel Maia, do “Jornal de Notícias”.
Em causa estão as notícias publicadas nas edições destes jornais entre 26 e 30 de Maio, pretendendo levantar suspeições graves sobre a SAD, o seu Presidente e Administradores no que concerne à transferência de jogadores. Estas suspeições, desprovidas de qualquer fundamento, lesaram gravemente a honorabilidade e o bom nome da SAD, do seu Presidente e Administradores.
Nos processos judiciais ora interpostos a SAD reclama o ressarcimento dos danos não patrimoniais sofridos que estima em trinta milhões de euros por cada órgão de comunicação e, ainda, danos patrimoniais a liquidar em execução de sentença. O Presidente do C.A. exige, por seu turno, em acções próprias, por danos morais, e por cada título, a quantia de dez milhões de euros.
Finalmente, cada um dos Administradores, também em acções próprias, pede um milhão de euros como montante indemnizatório pelos danos morais sofridos.
A dimensão dos pedidos corresponde à gravidade das suspeições levantadas e ao grau de culpa dos jornais e jornalistas em causa que, ao arrepio das mais elementares regras e deveres deontológicos, infringindo a lei de imprensa e deturpando, consciente e voluntariamente, a verdade, pretenderam ardilosamente construir uma narrativa integralmente falsa que macula seriamente a dignidade e o bom nome do Benfica, do seu Presidente e dos seus Administradores."


Traidores

"No dia 22 de Maio, Pinto da Costa produziu uma declaração bombástica, em entrevista a Fátima Campos Ferreira, declaração essa que não teve o devido destaque na comunicação social. Disse ele, perante a indiferença da entrevistadora: “Se algum clube me oferecesse 5 milhões de euros por ano para eu o ir dirigir, não hesitava em abandonar o FC Porto, e muito menos daria qualquer satisfação aos seus adeptos.” Na verdade, Pinto da Costa não disse isto por estas palavras. Mas disse “Villas-Boas é tão portista como eu”, o que vai dar ao mesmo.
Dirão alguns leitores que só a minha má-fé explica a opção de retirar consequências de uma frase proferida por Pinto da Costa um mês antes de ele saber que André Villas-Boas ia abandonar o clube; ao que eu respondo, não será tanto a minha má-fé quanto as próprias declarações de Pinto da Costa na última terça-feira, 21 de Junho: “Há um mês e pouco, quando o nosso treinador foi um fim-de-semana a Londres, coloquei a Vítor Pereira a questão: está preparado para chefiar a equipa?” Ora, se se confirmar que entre 22 de Maio e 21 de Junho passou menos de um mês, parece-me pacífico que, quando o presidente do FC Porto disse que Villas-Boas era tão portista quanto ele, já desconfiava da lealdade do treinador em relação à causa azul e branca; já sabia que Villas-Boas podia estar a enganar a cadeira de sonho que tinha no Dragão com a mesa das negociações que o Abrahmovich tem no iate. E, equiparando-se a Villas-Boas, pretendeu provavelmente fazer um piscar de olhos a um qualquer clube que estivesse interessado em abrir os cordões à bolsa por um dirigente experiente e dedicado.
A única defesa possível de Pinto da Costa, para além de se argumentar que aquela frase é um dos mais belos exemplos da sua ironia, passará por garantir que André Villas-Boas é efetivamente um portista indefetível, que só saiu para Inglaterra porque sentiu que Vítor Pereira era mais treinador do que ele. E a confirmação de que não é o único a pensar assim veio mais tarde, com a divulgação de que a cláusula de rescisão de Vítor Pereira é 3 milhões de euros mais alta que a de Villas-Boas.
Dito isto, o novo treinador do Chelsea tomou uma decisão acertada, ao demitir-se no final da época. Retirou as devidas ilações em relação ao desempenho da sua equipa na Taça da Liga."


Cornos

"From: Domingos Amaral
To: André Villas-Boas

Caro André Villas-Boas
De facto, és um predestinado. Época brilhante no FC Porto, Supertaça, Campeonato sem derrotas, Taça de Portugal, treinador mais jovem de sempre a vencer uma taça Europeia, e agora isto, o maior “par de cornos” da história do futebol mundial. Ao pé de ti, a ida de Figo do Barcelona para o Real Madrid foi uma brincadeira de crianças. Pelos vistos, és mesmo muito diferente do teu ex-mentor, José Mourinho. Ele é do povo, é conflituoso porque precisava de subir na vida, derrubando o mundo a caminho do topo. Foi-se, mas antes deixou a Champions. Tu, além de só teres ganho a Liga Europa, és de “boas famílias”, tens sangue azul, e isso distingue as pessoas. Há meses, falavas com o desprendimento dos velhos fidalgos, querias era treinar no Japão ou no Chile (!), e os grandes campeonatos não te “entusiasmavam”. Contudo, essa autenticidade, essa humilde aparente, era afinal uma máscara. A maior traição não foi teres saído do FC Porto, mas teres subvertido a identidade que criaras ao longo do ano. A conversa sobre “a cadeira de sonho” não passou afinal de uma conversa da treta, de mais um dos teus “mind games”, e é por isso que aos portistas a tua saída soube a pesadelo. Mesmo a mim, benfiquista, causou mossa. A partir de agora, já não acredito na máxima de que, no futebol, o que hoje é verdade amanhã é mentira. A partir de agora, é tudo mentira, já não se pode confiar em ninguém. Eu sei que, no futebol dos nossos dias, encornar é o que está a dar, mas nunca ninguém encornou tantos, tão cedo e tão fundo."


Começa-se a Dar No DURO

Começou hoje a dar-se no duro para a acelerada preparação da pré-eliminatória da Champions.
30 para ser reduzida a 27! O meu desejo é que JJ decida com sensatez.
O Coentrão deve sair nos próximos dias, mas siga p'ra BINGO.
Os que cá estão, têm é dar bem duro, pois o LASTRO que os mesmos de sempre se preparam para colocar vai ser mais de MUITO.