Últimas indefectivações

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Muito chocolate 🔴⚪🦅


Mateus: Al Nassr...

Terceiro Anel: Al Nassr...

Visão: Al Nassr...

Quinta, excerto...

Mercado, excerto...

BTV: pós-jogo, excerto...

Águia: Diário...

O Benfica na TV: frente ao Al Nassr, o hino da alegria europeia encarnada


"Em jogo de preparação, o Benfica, representante do decadente futebol da Europa, bateu por 4-1 o Al Nassr de Cristiano Ronaldo. Ángel Di María foi, de novo, o motor da felicidade encarnada, do jogo bonito, da alegria de tocar na bola. Na 2.ª parte, Schmidt tentou um onze mais pausado, da inteligência tática. Algures na mistura dos dois estará o onze base do Benfica 2023/24

O QUE SE VIU DE NOVO
Não será bem o que se viu de novo, mas Roger Schmidt parece ter chegado a este encontro com o Al Nassr com uma ideia bem definida: experimentar o ying e o yang deste Benfica. Entrou com Neres, Di María, Rafa e Gonçalo Ramos no ataque, gente da vertigem, das combinações rápidas, das triangulações que nos trocam as voltas, para no 2.º tempo chamar, por exemplo, Florentino, João Mário e Fredrik Aursnes, homens da calma, da pausa, da inteligência tática, num intervalo em que mudou os onze jogadores.
Algures numa mistura dos dois estará o possível onze-tipo do Benfica para esta temporada. Para o adepto que se sujeitou aos acessos terríveis do Estádio do Algarve, foi naturalmente muito mais divertido assistir à 1.ª parte, frenética, com Rafa e Di María a combinarem como se jogassem juntos há uma catrefada de anos, com golos bonitos nascidos de combinações de gente feliz a jogar à bola. O primeiro golo, do argentino, nasce de uma triangulação de ambos, com Di María a acabar um pouquinho mais com a carreira de Marcelo Brozovic com uma finta de corpo de fideo, antes de picar a bola por cima do guarda-redes dos sauditas. O segundo, de Gonçalo Ramos, acontece após novo negócio bem sucedido entre os pés de algodão de ambos. Tudo esteticamente belo, intenso, rápido, feliz, um hino à alegria europeia.
Porém, também foi na 1.ª parte que os encarnados sofreram o único golo da equipa agora orientada por Luís Castro. Com o Benfica totalmente balançado para a frente, uma bola perdida a meio campo precipitou uma avenida de infinitas faixas de rodagem para Ghanam receber um grande passe de Talisca e seguir sozinho para a baliza de Vlachodimos. Com Aursnes e João Mário em campo, talvez o Benfica não tivesse sofrido aquele golo.

OS REFORÇOS
Parece fino que nem fio de prumo o mercado do Benfica até agora. Ángel Di María voltou a brilhar, tal como já tinha feito na estreia. Sem problemas físicos, vem para somar muito: deu pólvora (não seca) e linhas de crédito infindáveis ao ataque, sempre em trocas de posicionamento com Rafa, abrindo espaços, cheirando a baliza.
Para a bola chegar ao quarteto ofensivo, passou tantas vezes por Orkun Kokçu, discreto distribuidor, a ir buscar a bola atrás, a procurar diagonais, a abrir o campo, enchendo-o de possibilidades. E essas diagonais quem as recebeu tantas vezes foi David Jurácek, o lateral esquerdo checo, a mostrar novamente bom feeling para o cruzamentos e poder de fogo na meia distância. Parece, de facto, reforço. No lance do golo do Al Nassr talvez pudesse ter feito melhor, mas a forma como recuperou no campo e ainda atrapalhou Ghanam é de sublinhar. Ristic, porém, será boa concorrência - mostrou-se a sério na 2.ª parte.
De resto, se considerarmos o jovem Samuel Soares reforço, aquela defesa a um remate à queima-roupa de Ronaldo momentos antes do português sair de campo, na 2.ª parte, já vale umas quantas estrelas.

COMO COMEÇOU
Vlachodimos; Bah, António Silva, Morato, Jurasek; Kokçu, João Neves; Di Maria, Rafa, Neres e Gonçalo Ramos

COMO ACABOU
Samuel Soares; João Vítor, Tomás Araújo, Lucas Veríssimo, Mihalo Ristic; Florentino, Chiquinho; João Mário, Aursnes, Andreas Schjelderup e Petar Musa.

O MELHOR
Impossível não referir Ángel Di María. Toque de bola, a fineza, a capacidade de fazer jogar. Parece continuar tudo intacto, conservado em salmoura de paixão pela bola. Decisivo mais uma vez, como já tinha sido frente ao Basileia. Roger Schmidt terá necessariamente de fazer gestão do plantel, mas por esta altura parece improvável que o argentino venha só para mexer no jogo: é para entrar a titular. Aquele lance aos 44’, em que recebe a bola no ar antes de proceder a inventar um chapéu a Cristiano Ronaldo devia ser emoldurado - está velho, El Fideo.
Em termos coletivos, as fragilidades do Al Nassr são evidentes, claro, apesar de não jogar nos enfraquecidos campeonatos da Europa, mas o Benfica parece já muito preparado para enfrentar a época. Há entrosamento entre os jogadores e soluções interessantes para todas as posições do onze, ao ponto de, por esta altura, ser impossível perceber se Florentino, Neres ou Aursnes serão titulares nesta equipa. Talvez sim, em vários jogos. Para outros, Schmidt tem outras hipóteses. Se o mercado for benévolo para o Benfica, as possibilidades não acabam.

A BANDA SONORA
O futebol europeu, diz Cristiano Ronaldo, está a perder qualidade e fulgor, pobrezito. Para se dizer bem da Arábia Saudita talvez não seja preciso apequenar o Velho Continente, casa de equipas que acabaram de ganhar 5-0 (Celta) e 4-1 ao Al Nassr, mas cada um vive na realidade que escolheu viver. Que, por acaso, é uma realidade muito bem paga.
Mas numa coisa Cristiano tem razão: a Europa de facto perdeu qualidade. Há uns anos tínhamos os Jogos sem Fronteiras e agora não. Isso é chato, tira-nos aquela panache. Aqui, não vai o Hino da Alegria de Beethoven, mas vai o hino da EBU, também mítico, e aquela cançãozinha que antecedia a aparição de Eládio Clímaco. Enfim, nem quero estar cá no dia em que acabar o Festival da Eurovisão."

Cadomblé do Vata


"SL Benfica 4x1 Al Nassr FC

1. Gajos que já vi marcar golos ao SLB: Talocha, Traquina, Tapai... gajos que nunca vi marcar golos ao SLB: Cristiano Ronaldo.
2. Não vou dizer que este representante de uma das melhores ligas do Mundo é fraco... mas trouxe-me à memória os tempos em que jogávamos contra o Hamrun Spartan de Malta na Taça dos Campeões Europeus.
3. Por favor avisem o Hugo Félix, porque o rapaz pode-se confundir quando regressar de férias. .. o Schjelderup não é o irmão dele.
4. O SLB arranjou uma bela sarilhada com a contratação do Jurasek e a manutenção do Ristic... se entrarmos em algum jogo onde não vale chutes de força, vamos ter de adaptar o Chiquinho a lateral esquerdo.
5. Se o SLB ganhar ao Celta fica com o 1° lugar; qualquer outro resultado, o troféu vai para a Galiza; o Al Nassr não sai do fundo da tabela. Mesmo assim, disputaram-se hoje penalties de desempate, que acabaram empatados... agora, depois de lerem isto, tentem adormecer."

Um Benfica das Arábias, para um Al Nassr muito Europeu


"Benfica 4 Al Nassr

Apontamentos que fui tomando ao longo do jogo no meu bloco-notas.

1. A onda vermelha tomou conta de mais um estádio, desta vez o do Algarve. (Hoje não deu, amanhã lá estarei!)

2. Kökcü, Di María, Rafa, Ramos e Neres no onze inicial. Schmidt a preparar a época, não a única taça em que não somos dominantes em Portugal.

3. António Silva capitão. Surpresa para quem?

4. 23' 1-0. Simplesmente Di Magía.

5. 31' VAR a ser VAR: uma eternidade para validar o nosso segundo golo. Faz parte da preparação para a época.

6. 37' Ronaldo isoladíssimo... ainda não foi desta que marcou um golo ao maior de Portugal.

7. Ramos na pré época: 2 jogos, 90 minutos, 3 golos. 80 milhões? É pouco.

8. Mudou o onze, não mudou a reação à perda da bola. Coitados dos sauditas.

9. Talisca a confirmar que é o melhor do Al Nassr e que passou ao lado de uma grande carreira no Benfica.~

10. 68' Schjelderup também já marca. Este miúdo faz-se!

11. Quem tem o balázio mais forte, faz mais piscinas e assiste melhor: Jurásek ou Ristic? Tem a palavra Roger Schmidt.

12. Samuel Soares, com defesa monumental, rouba um golo cantado a Cristiano Ronaldo. Ainda não foi desta.

13. Luís Castro tem um trabalho ciclópico pela frente. Acabou 4-1, soube a pouco.

VAMOS, BENFIIIICAAAAAAA!!!."

Quezada: Al Nassr...

BI: Nassr...

Bigodes: Al Nassr...

El Mítico - 60s - Al Nassr...

RND: Live - Al Nassr...

Benfica FM: Live - Al Nassr...

5 minutos: Live - Al Nassr...

Vermelhão: Algarve vermelho!

Al Nassr 1 (5) - (5) 4 Benfica
(Mário, Chiquinho, Aursnes, T. Araújo, Ristic)


Mais um jogo, mais uma vitória, em mais uma boa partida de pré-época, com o sempre sonante 'nome' do outro lado, a dar à partida, uma importância, que até não tinha!!!

A adaptação das contratações continua: Kokcu, Jurásek e Di Maria a titulares e todos da darem sinais muito positivos.


Apostámos num 11 inicial muito ofensivo, com a tripla Neres, Di Maria e Rafa, atrás do Ramos, com a dupla Neves/Kokcu no meio, e isso acabou por significar alguns problemas na 'contenção' da nossa pressão alta! Sempre que a nossa 'linha de pressão alta' caiu, tivemos muitas dificuldades em parar os ataques rápidos adversários! A ausência do Tino e do Aursnes no 11 inicial explica muita coisa...!!!

No golo sofrido, mal o Morato, a tentar a intercepção super-arriscada, quando devia ter recuado. Voltou a fazer um excelente jogo, mas neste lance errou!


Uma nota ainda para a posição do Neres na esquerda: muito sinceramente não dá! Já na última época, o Roger colocou o Neres na esquerda em alguns jogos, da ponta final da época. Mas o rendimento do nosso 'mágico' baixa de forma gigantesca sempre que ele vai para a esquerda... A dupla Rafa/Di Maria está a render, e tem potencial para render ainda mais, com o Rafa muitas vezes a trocar de posição, em momento defensivo, mas no futuro, se os 3 voltarem a serer usados em simultâneo, preferia ver o Neres na direita e o Di Maria na esquerda!


Nota de destaque para o Ristic e o Schjelderup, que estão a surpreender pela positiva. Bem o Samu, a dar confiança...


Nas últimas horas voltou-se a falar duma possível saída do Ramos (falhou o hat trick por pouco!). No final da época anterior, quase que jurava a pés juntos, que o Gonçalo iria ser vendido antes do 30 de Junho, já estava 'convencido', mas acabou por ficar... e aparentemente erradamente, comecei a ter 'esperanças' !!! Com toda a boa vontade do Musa e do Tengstedt, não estão ao mesmo nível... e mesmo que o agora 'alvo alternativo' Santiago Gimenéz (para semana será provavelmente outro!!!) seja contratado, haverá sempre um período de adaptação, isto se tudo correr bem... E no futebol, independentemente da sempre relativa 'justiça', aquilo que conta, são golos! Sem golos, não existem vitórias... Sem golos, 'nunca' se joga bem!!!


Amanhã novo jogo, contra um Celta de Vigo mais fresco, e com bons princípios na pressão alta, como se viu contra o Al Nassr!



Benfiquismo no Algarve


"Casa do Benfica repleta em Albufeira para a inauguração das novas instalações. Este é o tema em destaque da BNews, com especial atenção para o discurso de Rui Costa. A apresentação do Fan Token oficial é outro tema em relevo.

1. Total foco no 39
Presente na inauguração das novas instalações da Casa Benfica Albufeira, que celebra o 28.º aniversário, o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, proferiu um discurso em que abordou vários temas relevantes.
Reiterou a ambição de conquista do Campeonato Nacional, salientou que o 38 é um enorme orgulho, mas é passado e está no museu e que a época que se vai iniciar será ainda mais desafiante do que a anterior.
Garantiu ainda o empenho na construção de um plantel muito forte de forma consciente e sustentada, salientou a importância dos Benfiquistas na perseguição dos objetivos e realçou o papel fundamental das Casas do Benfica no desenvolvimento do Clube, bem como alguns aspetos essenciais da evolução das embaixadas do benfiquismo.

2. Apresentação do Fan Token oficial
O Co-CEO da SAD benfiquista, Domingos Soares Oliveira, salienta que o parceiro Socios.com "traz-nos a experiência de 150 entidades desportivas com as quais já lançou os seus Fan Tokens" e reforça a importância desta iniciativa: "Esta é uma parceria que se insere nos nossos cinco maiores parceiros. Estamos muito satisfeitos."
Marina Fagali, "Public Relations Manager" da Socios.com, manifestou satisfação pela concretização do acordo: "Faltava o Benfica! O Benfica é um dos casos mais bem-sucedidos no mundo, em termos de sócios. É um dos maiores clubes do mundo, é o maior clube de Portugal. As expectativas são muito altas."

3. Ambição renovada
"Queremos continuar a vencer e alcançar as novas ambições que temos." Quem o garante é Filipa Patão, no arranque dos trabalhos de preparação da equipa feminina de futebol do Benfica.

4. Andebol já trabalha
Com novo treinador e vários reforços, a pré-época do andebol benfiquista está em marcha. Alexis Borges refere: "Temos uma excelente equipa, muita gente nova. Há que trabalhar muito em campo, todos juntos, em função do objetivo que é ganhar tudo."

5. Adversários conhecidos
Espera-se voleibol de alto nível na fase de grupos da Champions. Inseridos no grupo C, os encarnados defrontam Berlin Recycling Volleys (Alemanha), Piacenza (Itália) e Halkbank Ankara (Turquia).

6. Europeu
Os campeões nacionais Pedro Henriques e Roberto Di Benedetto foram adversários, ontem, no embate entre Portugal e França, que a seleção portuguesa venceu por 3-1.

7. Protocolo
O protocolo celebrado entre a Fundação Benfica e a Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 visa a coorganização de dois eventos desportivos a 2 de agosto, no Estádio Universitário de Lisboa, no âmbito da JMJ."

Zona Mística: Tomás Barroso...

Visão: Matej Jurásek...

Lanças...


Aquecimento: O meu craque #8


Jurásek vs. Grimaldo | O que pode esperar a nação benfiquista


"O SL Benfica contratou David Jurásek para colmatar a saída de Grimaldo. Os campeões nacionais pagaram, ao Slavia de Praga, 14 milhões de euros pelos serviços do jogador. O lateral de 22 anos assinou contrato válido até junho de 2028.
Um jogador diferente de Grimaldo nas características com e sem bola. Vejamos, o espanhol era um jogador mais dotado tecnicamente, com muito jogo interior, contrastando com Jurásek, um jogador mais de corredor e mais físico, não sendo o mais dotado com a bola no pé. Destaca-se pela velocidade, sendo muito forte na aceleração, capacidade de choque e alcance aéreo, uma agilidade mediana e boa resistência.
O jogador checo formou-se no FC Slovácko, no seu país natal, transferindo-se, depois, para o Brno da 2ª divisão. Depois de uma época interessante a nível individual, conseguiu o salto para o primeiro escalão da República Checa, para se juntar o Boleslav, equipa que já foi, algumas vezes, às competições europeias. Rapidamente conseguiu elevar o seu nível, chegando ao campeão Slavia Praga, com apenas 18 anos.
A época passada foi a melhor em termos individuais, titular indiscutível do emblema checo, efetuou 44 jogos e fez 11 assistências, tornando-se um dos destaques do campeonato. Os interessados começavam a ser alguns.
O presidente do Slavia, em declarações ao jornal O JOGO, falou sobre o jogador: “As estatísticas e o desempenho falam por ele. Não foi surpresa nenhuma o Benfica ter avançado para a sua contratação. Nós tínhamos a perfeita noção que Jurásek está no topo da lista dos melhores jogadores com menos de 23 anos da Europa na sua posição”.
“Não o vi jogar [Grimaldo]. Porém, os nossos especialistas em estatísticas compararam os dois e o desempenho global é quase idêntico. Acresce a isso o facto de Jurásek ser um jogador jovem, pelo que o seu rendimento irá evoluir. Quando chegou aqui, adaptou-se muito depressa. Acredito que será um importante ativo desportivo para o Benfica, que o conseguirá vender facilmente no futuro” atirou Jaroslav Trvdik.
David Jurásek mostra ser um elemento fundamental no processo defensivo, algo que Grimaldo falhava em algumas partidas, nomeadamente frente a equipas mais fortes. É um jogador forte na reação à perda da bola e forte a sair na pressão ao portador da bola. Um atleta forte nos duelos, muito pela sua robustez física e agressividade.
O atleta reencontra Alexander Bah, companheiros no Slavia de Praga, voltam agora a juntar-se. No estágio em Inglaterra, o lateral esquerdo falou da forma como foi recebido: ““O Bah olhou por mim, veio ter comigo de manhã para tomarmos o pequeno-almoço juntos, mas estive com todos os companheiros. Toda a gente é simpática e tenta ajudar-me”.
David Jurásek está avaliado em 5 milhões de euros, e na sequência na falha do negócio Kerkez por parte da direção de Rui Costa, o checo foi a alternativa. Os elogios são muitos, quer da imprensa checa, quer dos seus antigos companheiros, e a nação benfiquista espera que o jogador dê muitas alegrias aos adeptos."

Os Estatutos “E Pluribus Unum” do Sport Lisboa e Benfica


"Um dos dias mais felizes da minha vida foi o dia 18 de novembro de 2021. Foi o dia da primeira reunião da Comissão, composta por sete sócios, nomeada pela Direção do Sport Lisboa e Benfica para levar a cabo uma proposta de revisão dos Estatutos Gloriosos.
Foi a primeira de 13 reuniões de horas e horas, debate vivo e agregador de várias sensibilidades Benfiquistas entre nós. Devido a uma vida profissional muito intensa, por vezes, foi-me difícil conseguir estar presente, mas a “Chama Imensa” falou sempre mais alto.
Foi um prazer trocar ideias, defender argumentos, sempre com imenso sentido de humor com o António Bagão Félix, Fernando Neves Gomes, Jaime Antunes, João Loureiro, João Pinheiro e João Varandas Fernandes.
O ritmo frenético e, paradoxalmente, sereno de revisão artigo a artigo, de pesquisa sobre a história do clube e as tendências atuais a nível europeu e internacional, a comparação com estatutos de outros grandes clubes e o equilíbrio entre a preservação do acervo Glorioso e a preparação para o futuro, acabou por dar frutos.
Da minha parte, destaco três inclusões que são identitárias do nosso coração Benfiquista. Em primeiro lugar, a inclusão do “Ser Benfiquista” que cantamos antes dos jogos (no meu caso, a plenos pulmões!) e, em segundo lugar, o nosso emblema na plenitude e a sua obrigatoriedade nas camisolas da equipa de futebol. Por último, entendemos introduzir um Preâmbulo que desse o mote aos Estatutos e transmitisse a Mística Gloriosa num documento que é, para todos os efeitos, a nossa Constituição.
Foi, por isso, com imenso orgulho e alegria que apresentámos de modo formal à Direção e, em especial, ao Presidente Rui Costa, a nossa proposta no dia 21 de Março de 2022. Tal como nos tinha sido solicitado durante o processo de elaboração dos estatutos o Presidente Rui Costa pediu-nos que mantivéssemos reserva absoluta sobre o conteúdo da proposta, até que voltássemos a reunir com a Direção. Da nossa parte, o sigilo foi absoluto desde o primeiro dia de trabalho.
Então, porquê pronunciar-me publicamente sobre o tema depois de cerca de um ano e meio?
Por duas razões: a disponibilização online aos sócios de uma proposta aprovada pelo Plenário dos Órgãos Sociais e a divulgação não consentida de trechos de uma carta subscrita e enviada por seis dos sete membros da Comissão (sem incluir evidentemente o vice-presidente Jaime Antunes) no dia 14 de Julho de 2023, ao Presidente Rui Costa.
Em termos gerais, é bom para todos os Benfiquistas que façamos uma revisão dos nossos Estatutos. Esta é a parte mais importante.
No entanto, tendo em consideração que a Direção e os restantes órgãos sociais fizeram alterações à proposta da Comissão, é, sobretudo, importante perceber o porquê de algumas omissões e alterações. Qual foi a razão? E qual é o objetivo?
Quero deixar bem claro que escrevo este texto a título pessoal e porque me parece fundamental esclarecer alguns pontos de um documento do qual eu não posso, em consciência, assumir a responsabilidade do seu todo.
Há vários aspetos que merecem atenção, mas avanço com duas alterações que são estruturais na vida do nosso clube e cujo alcance pode ser nefasto.
Uma das propostas mais destacadas tem sido a questão das remunerações dos órgãos sociais. Se queremos rigor, transparência e responsabilização, então já não é razoável que uma pessoa como o Presidente, por exemplo, não seja remunerado. Ser Presidente do Benfica é mais do que um trabalho a tempo inteiro e, no caso do atual detentor do cargo que é um Benfiquista fervoroso, implica uma representação institucional pela Europa e pelo mundo fora.
Mais ainda, um clube continua vivo e de boa saúde se, para além do sucesso no relvado, for capaz de se enraizar nas gerações mais novas. A nível dos adeptos, mas também na própria vida do clube. Nesse sentido, ser remunerado num cargo institucional permite a gerações mais novas encarar a possibilidade de participar nos órgãos sociais de forma séria. Não podem ser apenas os que se encontram numa fase adiantada da sua carreira que se podem “dar a esse luxo”.
Assumida a necessidade de remuneração, tivemos então de encontrar uma forma de a definir sem possíveis conflitos de interesse, com rigor e com isenção. Nesse sentido, propusemos a criação de uma Comissão de Remunerações (sobretudo nos artigos 77 a 80): “A Assembleia-Geral que aprovar o segundo orçamento do quadriénio do mandato regular dos órgãos sociais, elege através do Método de Hondt, quatro membros efetivos e o membro suplente da comissão de remunerações, das listas que se apresentarem a sufrágio. O quinto elemento efetivo será indicado pelo Conselho Fiscal. (artigo 78)”. Mais ainda, são estabelecidas várias incompatibilidades e um modo de funcionamento tendo como objetivo o rigor e a isenção.
No documento que foi divulgado aos sócios pela Direção esta Comissão de Remunerações desaparece por completo. Porquê? Então, quem é que decide? A Direção decide sobre as remunerações dos seus próprios membros? Se não for assim, quem e como?
Um segundo ponto prende-se com a necessidade há muito identificada de reponderação dos votos face à antiguidade dos sócios.
Na nossa proposta, reduzimos de cinco para quatro escalões reforçando a democraticidade eleitoral: sócios há mais de um e até cinco anos são atribuídos 5 votos, aos sócios com mais de cinco e até 10 anos equivalem dez votos, com mais de 10 e até 25 anos têm direito a 25 votos e, por último, mais de 25 anos de sócio equivalem a 50 votos. No entanto, no documento divulgado pela Direção, os sócios do 1.º escalão passam a ter direito a um voto; do segundo a 5 votos; do terceiro a 20 votos e só o último escalão é que fica na mesma.
Porquê? Qual é a lógica subjacente a esta pseudo-alteração que aprofunda a desigualdade eleitoral?
Por último, o modo como o processo foi conduzido nos últimos meses reforça a minha preocupação. Ao contrário do que nos foi dito, não teve lugar qualquer reunião com a Direção antes da divulgação aos sócios. Mais ainda, no dia 13 de dezembro de 2022 fomos informados da decisão da Direção de constituir um grupo de trabalho dos órgãos sociais. No dia 6 de Julho de 2023, foi-nos comunicado que tinha sido aprovado um texto e que seria disponibilizado aos sócios. E, assim foi. Depois de o lermos decidimos enviar uma carta reservada ao Presidente Rui Costa manifestando a nossa preocupação face a alguns aspetos do resultado final no dia 14 de Julho.
Quero reiterar que não interessa quem fez o quê desde que a versão final dos Estatutos reforce a institucionalização do Benfica em detrimento de conjunturas e pessoas.
O nosso clube já teve derivas presidencialistas e conjunturas destrutivas que cheguem e eu não quero que se repitam.
E, por isso, termino com um apelo à Direção para que divulgue a proposta da Comissão de modo a ser possível um debate sem nevoeiro, sem zonas cinzentas e que, sobretudo, nos junte, nos agregue à volta dos Estatutos do nosso Benfica.
Para que os Estatutos sejam uma consolidação do sucesso que tivemos este ano com o 38 e uma fase de grupos da Liga de Campeões absolutamente magnífica.
Para que os Estatutos sejam um reforço do nosso Benfiquismo como foi a decisão da Direcção de apresentar o regresso de Di Maria às 19h e 04 minutos.
Para que os Estatutos sejam mais uma prova de um clube que atravessa todas as gerações, todas as geografias e todas as sensibilidades.
Para que os Estatutos sejam mais um momento “E Pluribus Unum”."

Terceiro Anel: Jurásek...

Terceiro Anel: Diário...

Sinal: Basileia...

Sabem porque os treinos do FC Porto são à porta fechada? Eles treinam isto...

Registe-se...


"A respeito do castigo aplicado ao David Neres, lembramos que a Liga Portugal, nas suas próprias redes sociais, gozou com o «chora bebé» quando elegeu o Otávio como melhor jogador da Liga.
Ou seja, quando é o Otávio é aceitável e até é motivo de piada, quando são outros é visto como uma tremenda falta de fair-play e incapacidade de aceitar a derrota.
Fica registado."

Chacota...


"O Conselho de Disciplina da FPF foi muito claro sobre o motivo que levou à suspensão de David Neres para o jogo da Supertaça entre o SL Benfica e o FC Porto. Para o CD utilizar os termos "chupem" e "chora bebé" são uma ofensa e devem ser punidos.
"𝑻𝒂𝒊𝒔 𝒆𝒙𝒑𝒓𝒆𝒔𝒔õ𝒆𝒔, 𝒂𝒑𝒆𝒔𝒂𝒓 𝒅𝒆 𝒏ã𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒕𝒊𝒕𝒖í𝒓𝒆𝒎 𝒅𝒊𝒇𝒂𝒎𝒂çã𝒐 𝒐𝒖 𝒊𝒏𝒋ú𝒓𝒊𝒂, 𝒏ã𝒐 𝒔ã𝒐 𝒏𝒆𝒖𝒕𝒓𝒂𝒔, 𝒊𝒏ó𝒄𝒖𝒂𝒔 𝒐𝒖 𝒂𝒔𝒔é𝒑𝒕𝒊𝒄𝒂𝒔 𝒑𝒐𝒊𝒔 𝒗𝒂𝒍𝒆𝒎 𝒑𝒆𝒍𝒐 𝒆 𝒏𝒐 𝒔𝒆𝒖 𝒆𝒙𝒂𝒕𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒕𝒆𝒙𝒕𝒐: 𝒔ã𝒐 𝒗𝒆𝒙𝒂𝒕ó𝒓𝒊𝒂𝒔 𝒆 𝒑𝒓𝒐𝒄𝒖𝒓𝒂𝒎 𝒆𝒙𝒊𝒃𝒊𝒓 𝒂 𝒗𝒊𝒕ó𝒓𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝒖𝒎 𝒄𝒂𝒎𝒑𝒆𝒐𝒏𝒂𝒕𝒐 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂 𝒅𝒆 𝒉𝒖𝒎𝒊𝒍𝒉𝒂𝒓 𝒐𝒔 𝒂𝒅𝒗𝒆𝒓𝒔á𝒓𝒊𝒐𝒔, 𝒐 𝒒𝒖𝒆 é 𝒖𝒎𝒂 𝒈𝒓𝒊𝒕𝒂𝒏𝒕𝒆 𝒗𝒊𝒐𝒍𝒂çã𝒐 𝒅𝒐 𝒇𝒂𝒊𝒓 𝒑𝒍𝒂𝒚, 𝒂𝒃𝒂𝒍𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒂 𝒊𝒎𝒂𝒈𝒆𝒎 𝒆 𝒄𝒓𝒆𝒅𝒊𝒃𝒊𝒍𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒅𝒂𝒔 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒆𝒕𝒊çõ𝒆𝒔 𝒂𝒍é𝒎 𝒅𝒆 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒕𝒊𝒕𝒖í𝒓𝒆𝒎 𝒖𝒎 𝒔é𝒓𝒊𝒐 𝒓𝒊𝒔𝒄𝒐 𝒅𝒆 𝒑𝒐𝒕𝒆𝒏𝒄𝒊𝒂çã𝒐 𝒅𝒐 𝒈é𝒓𝒎𝒆𝒏 𝒅𝒆 𝒇𝒆𝒏ó𝒎𝒆𝒏𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝒗𝒊𝒐𝒍ê𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒅𝒆𝒔𝒑𝒐𝒓𝒕𝒊𝒗𝒂."
O jogador do FC Porto e da Seleção Nacional, Otávio, é useiro e vezeiro na utilização destes termos, simula faltas, incita ódios entre colegas, ofende colegas, pede constantemente cartões para os adversários, rir-se na cara deles, provoca adversários, agride colegas de profissão e até da própria Seleção, mas para além de ser escolhido para melhor jogador da temporada, ainda lhe é permitido passear-se livremente pelos relvados nacionais sem ser incomodado.
O CD da FPF não podia ser mais parcial com esta decisão. Demonstrou, em toda a sua plenitude, que está refém do FC Porto. E se a época começa assim, esperem para a ver como vai ser daqui para a frente. A título de exemplo, as "eventuais" faltas de cooperação, por parte do SL Benfica já são justificação para aplicação de multas.
E ainda teremos de levar com ele mais um ano...

P.S: No Brasil, o caso de Neres é alvo de piadas. A FPF é alvo de chacota em terras de Vera Cruz."

Não me digas... 😏

O “pai” do Tetra a revelar-se…

Mateus: Henrique Araújo...

Mateus: Morato...

Lanças, excerto...

Quarta, excerto...

Hora, excerto...